China frustra Brasil e nega apoio à vaga no Conselho de Segurança

http://2.bp.blogspot.com/_pz3FrDMKgLg/S7SfepW9KkI/AAAAAAAAH_o/1k-UJ0hFIag/s1600/Chinese%2BPresident%2BHu%2BJintao%2BVisits%2BJapan%2BDay%2BB7KRm9cZ-Zol.jpg

O Brasil novamente não obteve o respaldo chinês a vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

Em um comunicado conjunto durante a visita da presidente Dilma Rousseff ao país, Pequim limitou-se a apoiar “a aspiração brasileira de vir a desempenhar papel mais proeminente nas Nações Unidas”.

Trata-se de posição semelhante à adotada há cerca de um ano, quando o dirigente máximo da China, Hu Jintao, visitou o Brasil. No comunicado assinado com o então presidente Lula, falou-se em “compreensão e apoio” a papel maior do Brasil na ONU.

A China, um dos cinco membros permanentes do CS, mantém o discurso de que a reforma da ONU tem de ser mais ampla e consensual.

Na prática, trabalha contra as candidaturas de Japão e Índia, países com quem mantém disputas históricas e que são aliados do Brasil no G4 –grupo que inclui a Alemanha e busca ascender no CS.

Sobre direitos humanos, o item 23 do comunicado disse que os dois países “fortalecerão consultas bilaterais” e “promoverão o intercâmbio de experiências e boas práticas”, mas sem elaborar.

O tema voltou a ser tratado no item 25: fala-se em “promover o desenvolvimento, a democracia, os direitos humanos e a justiça social”.

“Eu queria dizer, encerrando, que nós tivemos a mesma manifestação sobre direitos humanos que tivemos com os EUA”, afirmou Dilma, em rápida entrevista coletiva ontem à noite.

“Todos os países têm problemas de direitos humanos. Nós temos problemas de direitos humanos, todos têm. A nossa posição sobre direitos humanos, nessa questão, está expressa na nota conjunta”, disse a presidente.

Dilma terminou a entrevista em seguida, recusando-se a responder a uma pergunta da Folha sobre o assunto.

Orientada pelo Itamaraty, a presidente não fez até agora declarações sobre a atual onda de repressão chinesa contra dissidentes políticos.

A ofensiva, lançada em meados de fevereiro, reflete o temor do governo de que as manifestações pró-democracia no mundo árabe inspirem atos parecidos na China.

O caso mais recente foi no dia 3, quando o reputado artista Ai Weiwei foi preso no aeroporto de Pequim ao embarcar para Hong Kong. Três dias depois, ele foi acusado de crimes econômicos.

A prisão tem provocado vários protestos.

ECONOMIA DE MERCADO

A China voltou a cobrar a ratificação de que o país é economia de mercado, como assinado pelo então presidente Lula num memorando de entendimento, em 2004.

“A parte brasileira reafirmou o compromisso de tratar de forma expedita a questão do reconhecimento da China como economia de mercado”, diz o comunicado.

O reconhecimento da China como economia de mercado sofre forte resistência do setor empresarial brasileiro, que acusa os chineses de concorrência desleal em vários produtos.

Fonte: Folha

50 Comentários

  1. Só duas coisas a dizer….
    Ou os chineses sao muito fdp e voltaram atrás na decisão ou eles nunca apoiaram..

    E a segunda: HeadShot… pqp o Brasil não da uma dentro… ou e impressao minha ou o Brasil não tem nenhum respeito no exterior…

  2. Nada de novo. Esse é um clube fechado, onde conta, poder político, econômico e militar. Quando um dia formos ao menos em termos regionais, capazes de expressar esses 3 poderes, a vaga virá naturalmente.

    []’s

  3. como eu já havia falado antes o Brasil só conseguira ter força e posição global se o Brasil não tiver medo de pressionar a china e a Índia …
    o Brasil sempre teve (mesmo com lula ou FHC e agora DILMA), a posição de esta ruim mais esta bom….
    pelo menos ela conseguiu os 50 bi. em investimento o que pra china não é nada… e também a produção dos ipad no brasil isso nos da tecnologia pelo menos…
    quem viver VERA….

  4. Nenhum dos 5 do CS jamais apoiarão abertamente o Brasil no Clube dos Cafagestes e quem isso fizer é por pura demagogia.Perdemos tempo em ensistir nisso e emesmo que fizerem alguma reforma e ampliação duvido que novos participantes do conselho teriam poder de veto.A ONU hoje é um teatro de entretenimento de tolos.Eu não considero Russia e China como emergentes e sim como potencias.O Brasil e India como lideres globais emergentes deveriam articular com Africa do Sul e Indonesia que são lideres continental e denominacional respectivamente.Não tem outra forma que não seja ajuntar emergentes e nações subdesenvolvidas em uma unica causa,isso traria um raça na ONU.China e Russia deveriam se posicionar,ou ficariam com a ocidentalidade ou com os emergentes.Somente atravez de pressão e reinvidicações conjuntas se pode ter algum resultado ou melhor esquecermos isso e nos dedicarmos unicamente a nossos interesses e fortalecimento……..A hora que nos conscientizarmos que a orquestração Americana extrapola a pressões e induções internacionais e esta muito enraizada dentro de nosso sistema que se se enfraquece de um lado articula do outro.As coisas são muito mais complexas e envolventes do podemos imaginar…Abre teu olho Brasil,és o sortido armazem que todos querem por as mãos.

  5. Vocês foram vitimas do vendedor de ilusões (Lula), que criou uma imagem que não existe. Agora, vejo a cara decepção e começo a rir. h

  6. É o seguinte.
    O Brasil, não merece estar no CS, primeiro porque não tem poderio militar mínimo para isso, segundo porque não tem respaldo político internacional e por ultimo porque se comporta como um fanfarrão nas votações do CS.
    Mas esta tudo em casa, a China também não é economia de mercado. (antes que alguém diga o contrário vão pesquisar o que significa economia de mercado)!

  7. Noticias de fonte da FOLHA puro PIG…..A Yankada se enraizou profundo na sociedade Brasileira.Precisamos fazer uma nova independencia e estirpar a articulação manipulada indutiva que domina nossa midia,boa parte de nossa politica,industria e ate ja ta contaminando alguns militares.O Brasil so se livrara da subjugação dos Yankees na bala e o sangue Brasileiro tera de lavar nossa patria para por-mos pra fora o dominador e os entreguistas.

  8. Bah..País misera como mania de grandeza tsc, tsc…
    Conselho de segurança permanente é pra quem tem cacife de poderio Militar de respeito. Não é pra um País metido a grande que possui um Pseudo-poderio militar. Nossos governantes tem é que arrumar a casa primeiro ra depois pensar em alguma vaga importante na ONU.

  9. Também não sei pra quê essa vaga no conselho de segurança. O Brasil pode ser grande territorialmente, mas é uma piada na política internacional. Nunca tomamos posição alguma nas questões que surgem… se de repente sofressemos um atentado terrorista, quem sabe os políticús fariam alguma coisa (quiçá com pressão popular?).Aí, talvez, equipassem nossa FA’s.

  10. Os chineses são bons em promessas, troussemos muitas e em comprar materia-prima e suas empresas ….
    é o que nos cabe…
    enquanto isso o dolar……1,55….
    insdústria nacional no desespero…
    o FMI, EUA, EUROPA, China…dizendo que Brasil não pode fazer controle de entrada de dolares…..isso ainda vai da merda..alguem vai pagar a conta….

  11. Se houver reforma no CS,certamente o Brasil estará lá!
    O país vem conquistando espaço,já é uma das principais economias do mundo!
    O Brasil não é nenhum país de segunda classe como alguns querem nos fazer crer, e Lula não é nenhum vendedor de ilusão,ele é sim um estadista que enfrentou o complexo de inferioridade que ainda há no país e nos mostrou a nossa verdadeira vocação de grande nação !
    ”QUEM APOSTAR CONTRA O BRASIL VAI PERDER !”

  12. Será que a ONU não dá mais dor de cabeça do que lucro e poder?
    O Brasil devia optar pela estruturação de um novo grupo mundial, o nosso grupo, fora ONU, OTAN, BRICS.
    Começaríamos com os países da CPLP aumentando nossa influência nesses países com estruturação e treinamento das forças armadas, tecnologias agrícolas, consultoria em políticas de desenvolvimento, construção e até apoio em disputas internacionais.
    Íamos bater de frente com a China ao aumentar nossa influência seja em Timor na Ásia ou na África onde estão Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau.
    Depois de criarmos uma boa estrutura de influência e logística com os países de língua portuguesa partiríamos para a criação um grande grupo unindo os países de língua portuguesa aos de língua espanhola onde poderíamos unir esforços com dois países da europa que não estão bem das pernas; Portugal e Espanha e dos outros países dessas duas línguas em um grande bloco mundial.
    Seria um bloco com acordos de comércio, mão de obra, pesquisa, desenvolvimento social e uma ampla aliança de defesa com metodologia padronizada, enfim, trabalho, formação… existe muita riqueza esperando para ser explorada!

  13. Somente os tolos, pensam assim jamais serão alguma coisa, o poder é a base de tudo, sem força não há voz, muito menos quem as esculte, olhem para a India, porque eles entraram na ONU, tem um exército de da inveja a qualquer país é somos muito mediocres é ingnorantes, como vamos entra nesse seleto clube se não temos nem aval de nenhum país é nunca seremos respeitados porque não temos a Bomba Atômica so ela pode dizer por si só quem tem respeito,força,poder, projeção de poder, fora um leque de armamentos que não temos, olhem os investimentos dos Yankess, 663 Bilhões em armamentos, enquanto aqui se investe 20 bilhões para 20 anos isso é piada.

  14. O Brasil não tem problema algum com direitos humanos. O problema do Brasil é em relação a qualidade humana de seus cidadãos.
    Os absurdos praticados no Brasil se devem única e exclusivamente ao caráter do brasileiro, que embora se autodenomine cristão, está longe de ser um exemplo de “ser humano”. Só um exemplo, a polícia carioca mata 58 X mais que a polícia americana (1000 por ano num estado com 17 milhões contra 300 por ano num país com 300 milhões).
    Não podemos culpar o Estado por esses números. Culpados são as pessoas.
    A responsabilidade do Estado está em não punir as “pessoas”, mas não existe uma política oficial de desrespeito aos direitos humanos no Brasil. Esses desrespeitos são de inteira responsabilidade de quem os comete.
    Não sei o que é pior, se um país que tem um Estado que desrespeita e mata ou se um país que tem cidadãos que não possuem uma evolução moral que os impedem de cometerem atrocidades contra seus semelhantes.

  15. Nossa mídia PIG continua igual fazendo politicagem travestida de reporcagem, isso aí em cima é isso uma reporcagem. A China apoia as intenções do Brasil, o problema chinês é com o Japão, quer dizer a China será sempre contra qualquer reforma no CS, porque sabe que o Japão seria colocado como membro permamente, o outro problema é a Índia, quer dizer os chineses não tem qualquer interesse em modificar o CS. Como os EUA são contra qualquer reforma em qualquer organismo internacional que prejudique sua decadente hegemonia.

    Porém, os chineses não se fazem passar por nossos aliados e amigos, como os EUA fazem, eu diria amigo da onça!

  16. Fala kamaradas…
    Kamaradas, acabei de ler uma declaração presidente da Foxconn, Terry Gou, disse sobre o Brasil:
    “O salário dos trabalhadores brasileiros é muito alto. Mas os brasileiros, assim que escutam a palavra ‘futebol’, param de trabalhar. E tem ainda as danças. É uma loucura… Então, o Brasil é bom [como um lugar para fabricar] para o mercado local. O Brasil tem ótimos minerais. E eles têm o grande rio Amazonas, então há boas hidrelétricas. Mas se você quiser enviar produtos aos EUA, leva mais tempo e mais dinheiro enviar do Brasil [do que da China]”
    ——
    Esta declaração tem dois pontos:
    1°)O fator castrante de nossa burocracia, carga tributária e infra-estrutura q encarecem nossos produtos;
    2°)Ele deixou bem claro um dos motivos ou melhor, O MOTIVO, da China ser o país mais competitivo do mundo: A Semi-Escravidão imposta a grande maioria dos trabalhadores chineses.
    —-
    E ainda tem kamarada q tem a audácia de querer comparar o crescimento do Brasil com Índia e China!!!
    A vcs: “去中国”
    Falow

  17. Não me surpreende, a China também é concorrente do Brasil, o problema aí é que estão dando muita importância pra esse conselho que na verdade é uma irmandade que no máximo se opõe aos outros através de uma declaração ou nota, oposição real mesmo nada, além disso o Brasil não entrando nesta economiza dinheiro que gastaria fora e usa dentro, pois a riqueza brasileira ainda é virtual, não chegou ao povo. E realmente há informações divergentes.
    http://www.tosabendo.com/conteudo/noticia-ver.asp?id=58365

  18. Brasil ainda tá nessa de CS..pra que o Brasil não tem peso militar,as vezes não tem peso nem politico…nossos vizinhos não se preocupam em nos peitar e o GF ainda fica achando que vai mandar alguma coisa lá na ONUS…tem de esquecer isso o Brasil não vai melhorar em nada entrando para esse CS…vamos investir em educação, em desenvolver nosso parque industrial com tecnologia daqui, ai sim vão nos respeitar..vamos parar de viajar!!!!.

  19. 1.
    A luta pela vaga no CS é o objetivo, ou seja, já essa luta tem rendido muito ao Brasil, se tem falado um monte na mídia mundial e em todos lados devido a essa luta.
    Como dizem os taoistas o objetivo é o caminho. Ou seja, importa mais o caminho que o objetivo, o caminho tem de ser autosustentável, já percorrer o caminho tem que render algo, conhecimento, sei lá.
    Ainda não conseguindo nada, já a luta mesmo, tem rendido um monte, mas existem brasileiros que não gostam da popularidade do Brasil. Conheço muito brasuca que foi morar nos EUA ou na Inglaterra Alemanha Bélgica Holanda, e não gosta da importância que tomou seu país nos últimos anos. São caras que apostaram todas suas fichas a viver no primeiro mundo, e agora que desabou tudo estão zangados com o Pindorama que virou potência.

    2.
    O mesmo acontece com pertencer aos Brics, os mesmos brasileiros que não gostam da luta pela cadeira no CS, também falam besteiras dos Brics, é óbvio, normalmente são caras proamericanos que vivem nos EUA. Os Brics para eles é um verdadeiro pesadelo. Nem falar dos que vivem na Europa, magina! Os americanos afundaram Europa com a crise de 2008 e os Brics vêm agora arrasando todo.
    Lembro a frase dum cara do FedReserve acho, que falou em 2007 “Europa vai se ferrar, vamos afundar Europa”, mas infelizmente não guardei o link.

    3.
    Aqui no blog tivemos que desenvolver uma luta terrível há dois anos porque tinham muitos leitores que se resistiam a aceitar que o Brasil era uma POTÊNCIA, posso dizer que foi aqui no blog PlanoBrasil onde pela primeira vez se chegou ao acordo de reconhecer o Brasil como POTÊNCIA, sem adjetivos de ‘regional’, ‘emergente’ etc. Isso foi há 2 anos. Brasil é POTÊNCIA, e quem não goste é porque é contra. Mais levou tempo alguns entender isso.
    Não é preciso esperar a ter nukes para ser llamado potência, mas esses CANSEI e EMOS sempre encontram alguma escusa para minimizar o BRASIL.

    4.
    Esses CANSEIS e EMOS estão brigando por uma palavra, estão procurando nas declarações dos líderes mundiais, frases e palavras para desprezar o BRASIL. Como foi aquela frase que levou tempo aqui nos comentários para as mentes colonizadas de alguns que vinham de blogs colonizados, entenderem que a frase atribuida a deGaulle na verdade foi dita por um embaixador. Mas os CANSEIs continuavam a insistir com deGaulle. E assim tudo, essa atitude EMO de briguinhas, não é de brasuca cara.

    5.
    Caro Anderson, com todo respeito, não é mania de grandeza não, o Brasil é o QUINTO em território e população, já hoje talvez já seja a SEXTA economia (eu tinha calculado 2011), onde está a mania de grandeza? Brasil é grande por natureza, e está indo a mais, é claro, é preciso fabricar armas, é óbvio, mas não dá para falar de mania de grandeza.

    6.
    O argumento da pobreza ou da violência para descartar o Brasil. Eu pergunto não há pobreza na China? Cómo é o negócio? E na Índia? também a Índia é ridícula por reclamar estar onde se decide tudo, só porque tem pobreza?
    É óbvio que tem mais pobreza na Índia, mas para os CANSEI, parece que isso não conta, porque nunca escuto um CANSEI falando que a Índia seja ridícula.

    7.
    A luta por uma Nova Ordem Mundial (não aquela do Bush), mas uma ordem onde estejam consideradas as novas potências, vai levar DÉCADAS, não é que o Brasil e a Índia vão conquistar um lugar no CS em 2011, é algo que vai levar décadas, mas todo precisa um começo.
    Mas os CANSEI são histéricas, se não é algo para hoje, enlouquecem, não consiguem aguentar tanto estress.
    Mas é assim, são coisas que levam décadas, mínimo.

    8.
    Desde o ponto de vista económico, eu sou contra a China, porque os caras não estão dispostos a receber produtos com valor agregado, e isso não vai mudar nem com 10 viagens da Dilma.
    Com os chineses só dá para responder todo SIM. Não tem outra. Os caras não prestam.
    Mas desde o ponto de vista geopolítico, devemos manter viva a China. O negócio é o seguinte, é o mesmo que com a Venezuela, Venezuela é nosso escudo, os americanos provavelmente ataquem Venezuela antes que o Brasil, como falou um cara em Zeigeist, que um Rockefeller comentou, depois do Irã vem Venezuela.
    Para nós, é imporante manter a Venezuela e em geral os bolivarianos, como escudo.
    Com a China é o mesmo, OS EUA TEM O BRASIL COMO O SEGUINTE A AFUNDAR DEPOIS DA CHINA, ou seja, não é prioridade dos americanos afundar o Brasil hoje, é claro que não, hoje somos super aliados, mas depois que termine com o Irã, e depois que consigam deixar morrendo de fome aos chineses, reduzindo a China a uma potência faminta de recursos naturais, aí eles vão lembrar de nós, seguimos na lista depois da China.
    Por isso até aquele momento é de interesse geopolítico do BR manter o máximo de tempo a China ativa. Mas é óbvio que comercialmente é um desastre, os chinas não aceitam que outro país tenha indústria.
    Ninguém até agora fez esse análise, de como nós vamos ser atacados económicamente depois dos EUA bater na China, mas é assim, os únicos países do mundo que vão ficar como superpotências ao finalizar o século vão ser os EUA e o Brasil, os demais não tem condição.
    Brasil cada vez em mais áreas vira concorrente dos americanos, e cada vez colide mais vezes com eles nos foros mundiais.
    É difícil entender isso, principalmente para os CANSEI (que não gostam do Pindorama potência), mas o Brasil vai ocupar o lugar da China.
    A primeira vez que eu coloquei isso aqui, há um ano ou mais acho, um outro leiror quase me chamou maluco, mas existem muitos indícios de isso ser o que vai acontecer.
    O principal indício do Brasil superar China é que neste século a indústria decisiva vai ser o agronegócio(turbinado pela genética) e não a eletrônica-etc(os-ferros), isso eu tenho comentado amplamente há tempo, e o BR é país do mundo melhor preparado para essa indústria mais light, que vai fabricar o 90% dos robôs por exemplo. Já hoje é uma verdadeira revolução, já hoje se dá banana com vacinas às crianças em Zambia, os argentinos com 25 vacas produzem toda a insulina que precisam, e tudo assim. Já dá para substituir a chapa dos carros por fibras do nosso nordeste (informação saiu o outro dia) etc etc etc. Sds.

  20. O Pig puro sangue não mostra isso aqui:

    Reunião de Líderes do BRICS Sanya, China, 14 de abril de 2011

    Declaração de Sanya:

    1. Nós, os Chefes de Estado e de Governo da República Federativa do Brasil, da Federação Russa, da República da Índia, da República Popular da China e da República da África do Sul, reunimo-nos em Sanya, Hainan, na China, para a Reunião dos Líderes do BRICS em 14 de abril de 2011.

    2. Os Chefes de Estado e de Governo do Brasil, Rússia, Índia e China expressam sua satisfação com o ingresso da África do Sul no BRICS, e registram sua expectativa de reforçar o diálogo e a cooperação com a África do Sul no âmbito do Fórum.

    3. É o forte desejo comum por paz, segurança, desenvolvimento e cooperação que uniu os países do BRICS, com uma população de cerca 3 bilhões de cidadãos de diferentes continentes. O BRICS visa a contribuir para o desenvolvimento da humanidade e para o estabelecimento de um mundo mais justo e equânime.

    4. O século XXI deve ser marcado pela paz, harmonia, cooperação e desenvolvimento científico. Sob o tema “Visão Ampla, Prosperidade Compartilhada”, conduzimos discussões francas e aprofundadas, alcançando abrangente consenso sobre o fortalecimento da cooperação no BRICS, bem como sobre a promoção da coordenação em questões internacionais e regionais de interesse comum.

    5. Constatamos que o BRICS e outros países emergentes têm desempenhado importante papel, ao contribuir de maneira significativa para a paz mundial, a segurança e a estabilidade, ao impulsionar o crescimento econômico global, ao reforçar o multilateralismo e ao promover maior democratização das relações internacionais.

    6. Nos planos econômico, financeiro e de desenvolvimento, o BRICS é uma importante plataforma de diálogo e cooperação. Estamos determinados a reforçar a parceria BRICS para o desenvolvimento comum e a avançar, de forma gradual e pragmática, a cooperação intrabloco, refletindo os princípios de transparência, solidariedade e assistência mútua. Reiteramos que essa cooperação é inclusiva e sem elemento de confronto. Estamos abertos a um crescente engajamento e cooperação com terceiros-países, em especial os emergentes e em desenvolvimento, assim como organizações internacionais e regionais.

    7. Compartilhamos a visão de que o mundo está passando por amplas, complexas e profundas mudanças, marcadas pelo fortalecimento da multipolaridade, pela globalização econômica e pela crescente interdependência. Ao enfrentar esse ambiente global em transição e uma infinidade de ameaças e desafios globais, a comunidade internacional deve unir esforços para fortalecer a cooperação em benefício do desenvolvimento comum. Com base em normas universalmente reconhecidas pelo direito internacional e com espírito de respeito mútuo e decisão coletiva, a governança econômica global deve ser reforçada, a democracia nas relações internacionais deve ser estimulada, e a voz dos países emergentes e em desenvolvimento deve ganhar maior ressonância nas relações internacionais.

    8. Manifestamos o nosso forte compromisso com a diplomacia multilateral, com a Organização das Nações Unidas desempenhando papel central no trato dos desafios e ameaças globais. Nesse sentido, reafirmamos a necessidade de uma reforma abrangente das Nações Unidas, incluindo seu Conselho de Segurança, para assegurar maior eficácia, eficiência e representatividade de modo a que possa melhor enfrentar os desafios globais da atualidade. China e Rússia reiteram a importância que atribuem a Brasil, Índia e África do Sul em assuntos internacionais, e compreendem e apóiam sua aspiração de desempenhar papel mais protagônico nas Nações Unidas. (Ênfase minha, PHA)

    9. Destacamos que a presença simultânea dos cinco países do BRICS no Conselho de Segurança durante o ano de 2011 oferece valiosa oportunidade de se trabalhar de forma conjunta e estreita sobre questões de paz e segurança, com vistas a reforçar as abordagens multilaterais e a facilitar futura coordenação sobre temas da agenda do Conselho de Segurança da ONU. Manifestamos nossa profunda preocupação com a turbulência no Oriente Médio, no Norte e no Oeste da África e desejamos sinceramente que os países afetados alcancem paz, estabilidade, prosperidade e progresso e que recuperem sua posição e sua dignidade no mundo de acordo com as legítimas aspirações de seus povos. Compartilhamos o princípio de que o uso da força deve ser evitado. Afirmamos que a independência, a soberania, a unidade e a integridade territorial de cada nação devem ser respeitadas.

    10. Desejamos dar continuidade a nossa cooperação no Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a questão na Líbia. Concordamos que todas as partes devem resolver suas divergências por meios pacíficos e pelo diálogo com a ONU e organizações regionais competentes desempenhando os papéis que lhes cabem. Expressamos igualmente apoio ao Painel de Alto Nível da União Africana sobre a Líbia.

    11. Reiteramos nossa firme condenação ao terrorismo em todas suas formas e manifestações e enfatizamos não haver justificativa alguma a quaisquer atos de terrorismo. Acreditamos que as Nações Unidas têm papel central na coordenação de ações internacionais contra o terrorismo, de acordo com a Carta das Nações Unidas e em conformidade com os princípios e normas do direito internacional. Nesse contexto, instamos a rápida conclusão das negociações, no âmbito da Assembléia Geral da ONU, da Convenção Global sobre Terrorismo Internacional e sua adoção por todos os Estados-Membros. Estamos determinados a reforçar nossa cooperação na luta contra essa ameaça global. Manifestamos nosso compromisso de cooperar para o reforço da segurança internacional da informação. Conferiremos especial atenção à luta contra o crime cibernético.

    12. Observamos que a economia mundial se está recuperando gradualmente da crise financeira, mas ainda enfrenta incertezas. As principais economias devem continuar a reforçar a coordenação de suas políticas macro-econômicas e trabalhar conjuntamente para alcançar um crescimento forte, sustentável e equilibrado.

    13. Estamos empenhados em garantir que os países BRICS continuarão a ter crescimento econômico forte e sustentado, apoiado por nossa crescente cooperação nas áreas econômica, financeira e comercial, o que contribuirá para o crescimento de longo prazo estável, consistente e equilibrado da economia mundial.

    14. Apoiamos o Grupo dos Vinte (G20), para que tenha papel cada vez maior nas questões de governança econômica global como o principal fórum para a cooperação econômica internacional. Esperamos da Cúpula do G20 em Cannes, em 2011, resultados positivos nos campos da economia, finanças, comércio e desenvolvimento. Apoiamos os esforços em curso dos membros do G20 para estabilizar os mercados financeiros internacionais, para conseguir um crescimento forte, sustentável e equilibrado e para atingir o crescimento e desenvolvimento da economia global. A Rússia se oferece para ser anfitriã da Cúpula do G20 em 2013. Brasil, Índia, China e África do Sul expressam sua satisfação e apreço em relação à oferta russa.

    15. Instamos a que sejam atingidas de maneira rápida as metas de reforma do Fundo Monetário Internacional, acordadas em Cúpulas anteriores do G20, e reiteramos que a estrutura de direção das instituições financeiras internacionais deve refletir as mudanças na economia mundial, ampliando a voz e a representação dos países emergentes e em desenvolvimento.

    16. Ao reconhecer que a crise financeira internacional evidenciou as inadequações e deficiências do sistema monetário e financeiro internacional existente, apoiamos a reforma e aperfeiçoamento do sistema monetário internacional, por meio de um sistema de reservas internacionais abrangente e capaz de proporcionar estabilidade e segurança. Vemos com satisfação o debate em curso sobre o papel dos Diretos Especiais de Saque (SDR, na sigla em inglês) no sistema monetário internacional, incluindo a composição da cesta de moedas dos SDRs. Sublinhamos a necessidade de maior atenção para os riscos que os volumosos fluxos transnacionais de capitais representam para os países emergentes. Propugnamos por reforma e supervisão regulatória financeira internacional adicional, por meio do fortalecimento da coordenação de políticas, da regulação financeira e de cooperação na supervisão, bem como por meio da promoção de um desenvolvimento consistente dos mercados financeiros globais e dos sistemas bancários.

    17. A volatilidade excessiva dos preços das commodities, particularmente no caso dos alimentos e energia, apresenta novos riscos para a recuperação em curso da economia mundial. Apoiamos a comunidade internacional no reforço da cooperação para garantir a estabilidade e o forte desenvolvimento de mercados físicos, reduzindo distorções em ampliando a regulação do mercado financeiro. A comunidade internacional deve trabalhar em conjunto para aumentar a capacidade de produção, fortalecer o diálogo entre produtores e consumidores para equilibrar a oferta e a demanda e aumentar o apoio aos países em desenvolvimento em termos de financiamento e tecnologias. A regulação do mercado de derivativos de commodities deverá ser adequadamente reforçado de modo a evitar atividades capazes de desestabilizar os mercados. Também é necessário abordar o problema da escassez de informação confiável e atualizada sobre a oferta e a demanda em nível internacional, regional e nacional. O BRICS promoverá cooperação mais estreita em matéria de segurança alimentar.

    18. Apoiamos o desenvolvimento e o uso de recursos energéticos renováveis. Reconhecemos o importante papel das energias renováveis como meio para fazer face à mudança do clima. Estamos convencidos da importância da cooperação e do intercâmbio de informações na área do desenvolvimento de fontes de energias renováveis.

    19. A energia nuclear deverá ser elemento importante na composição da matriz energética dos países do BRICS. A cooperação internacional no desenvolvimento seguro da energia nuclear para fins pacíficos deve ter continuidade em condições de estrita observância dos pertinentes requisitos e padrões no que se refere ao desenho, construção e operação de usinas nucleares.

    20. Acelerar o crescimento sustentável dos países em desenvolvimento é um dos principais desafios para o mundo. Acreditamos que o crescimento e o desenvolvimento são fundamentais para enfrentar a pobreza e alcançar as Metas de Desenvolvimento do Milênio. Erradicar a pobreza extrema e a fome é um imperativo moral, social, político e econômico da humanidade e um dos maiores desafios globais que o mundo enfrenta hoje, especialmente os países de menor desenvolvimento relativo na África e em outros continentes.

    21. Instamos a comunidade internacional a implementar ativamente o documento final adotado pelo Plenário da Reunião de Alto Nível da Assembléia Geral das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento do Milênio realizada em setembro de 2010 e a alcançar as Metas de Desenvolvimento do Milênio até 2015, como previsto.

    22. A mudança do clima é uma das ameaças globais que desafia comunidades e países. Brasil, China, Rússia e Índia apreciam e apóiam a África do Sul como sede da COP17/CMP7 da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima. Apoiamos os acordos de Cancún e estamos prontos a concertar esforços com a comunidade internacional com vistas à conclusão exitosa das negociações na Conferência de Durban, de acordo com o mandato do “Mapa do Caminho de Bali” e em consonância com o princípio da equidade e das responsabilidades comuns, porém diferenciadas. Nós nos comprometemos a trabalhar para um resultado global, equilibrado e vinculante com vistas a reforçar a implementação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e seu Protocolo de Quioto. O BRICS intensificara a cooperação na Conferência de Durban. Reforçaremos nossa cooperação pragmática com vistas a adaptar nossas economias e sociedades às mudanças do clima.

    23. A realização do desenvolvimento sustentável, como ilustram a Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Agenda 21, o Plano de Implementação de Joanesburgo e os tratados multilaterais ambientais, deve ser importante veículo para a promoção o desenvolvimento econômico. China, Rússia, Índia e África do Sul manisfestam seu apoio para a realização no Brasil da Conferência das Nações Unidas de 2012 sobre Desenvolvimento Sustentável e estão dispostos a trabalhar com o Brasil para chegar a um compromisso político novo e alcançar resultados positivos e práticos nas áreas de crescimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental no quadro do desenvolvimento sustentável. Brasil, Rússia, China e África do Sul apreciam e apóiam a Índia como sede da XI Conferência das Partes (COP-11) da Convenção sobre Diversidade Biológica e da VI Conferência das Partes – Reunião das Partes (CoP/MoP-6) do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança, a ser realizada em outubro de 2012.

    24. Sublinhamos nosso firme compromisso em reforçar o diálogo e a cooperação nos domínios da proteção social, trabalho decente, igualdade de gênero, juventude e saúde pública, incluindo a luta contra o HIV / AIDS.

    25. Apoiamos o desenvolvimento de infra-estruturas na África e sua industrialização no quadro da NEPAD (Nova Parceria para o Desenvolvimento da África).

    26. Concordamos em continuar expandindo e aprofundando a cooperação, econômico-comercial e em investimentos entre nossos países. Encorajamos todos os países a se absterem de recorrer a medidas protecionistas. Congratulamo-nos com os resultados da reunião de Ministros do Comércio do BRICS, realizada em Sanya, em 13 de abril de 2011. Brasil, China, Índia e África do Sul continuam empenhados – e instam outros membros a segui-los – na promoção de um sistema multilateral de comércio forte, aberto e apoiado em sistema multilateral baseado em regras e centrado na organização mundial de comércio. Da mesma forma, defendem a conclusão bem sucedida, abrangente e equilibrada da Rodada de Doha de desenvolvimento, a partir dos progressos já alcançados e em consonância com seu mandato de promoção do desenvolvimento. Brasil, Índia, China e África do Sul estendem seu total apoio para a rápida adesão da Rússia à Organização Mundial do Comércio.

    27. Analisamos os progressos da cooperação no BRICS em vários campos e compartilhamos a percepção de que essa cooperação tem sido enriquecedora e mutuamente benéfica e que há um vasto campo para o estreitamento da cooperação no âmbito do BRICS. Estamos concentrados na consolidação da cooperação intra-BRICS e no desenvolvimento de uma agenda própria. Estamos determinados a traduzir nossa visão política em ações concretas e endossamos o Plano de Ação em anexo, que servirá como base para a cooperação futura. Revisaremos a implementação do Plano de Ação durante nossa próxima Reunião de Cúpula.

    28. Tencionamos explorar a cooperação na esfera da ciência, tecnologia e inovação, incluindo a utilização pacífica do espaço exterior. Felicitamos o povo russo e o governo sobre o 50 º aniversário do vôo de Yuri Gagarin ao espaço, que inaugurou uma nova era no desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

    29. Expressamos nossa confiança no sucesso da Universíada de 2011, em Shenzhen; os Jogos Mundiais Estudantis de 2013, em Kazan; os Jogos Olímpicos da Juventude em Nanjing, em 2014; os Jogos Olímpicos de Inverno e Jogos Paraolímpicos em Sochi, em 2014; a Copa do Mundo da FIFA no Brasil, em 2014; os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio de Janeiro, em 2016; e da Copa do Mundo da FIFA de 2018, na Rússia.

    30. Estendemos nossas mais profundas condolências ao povo do Japão pela grande perda de vidas na catástrofe que assolou o país. Continuamos a apoiar o Japão a superar as consequências dessas catástrofes.

    31. Os líderes de Brasil, Rússia, Índia e África do Sul estendem seus mais sinceros agradecimentos à China por sediar a Reunião de Cúpula do BRICS e ao Governo Provincial de Hainan e ao Governo Municipal de Sanya e a seu povo por seu apoio ao encontro.

  21. Voces mallham a China e todos dizemos que la é escravidão mas tem uma coisa que aqui na democratica setima economia não se faz,INVESTIR e eles investem e muito.Então antes de rotularmos os problemas internos dos outros deveriamos fazer o dever de casa e tornar-mos o Brasil mais competitivo e moderno…Sera que ninguem repára que toda vez que tem noticia de caças sempre são indutivas a menosprezarem menos ao F18.E toda vez que se tem noticia de um pais fora do eixo EUA-OTAN sempre é articulada e indutiva tambem.E sera que ninguem percebe tambem que sempre que se tem noticia de nossa politica sempre tambem é indutiva e manipulada de forma a desmerecer o congresso e a camara como se nesse pais corrupção e falcatruas so existissem nesses foruns da Republica.E sera que ninguem percebe tambem a articulação manipulada com noticias cotidianas enaltecendo o MD-X9 Jobim como o unico politico serio e o unico que trabalha direito.Sera que ficamos todos cégos ou hipnotizados para não percebermos estas coisas?Sera tambem que os amigos não perceberam que muitos que frequentam aqui tambem fazem parte dessa disseminação deturpada dos fatos e que são simpatizantes do PIG-Partido da Imprensa Golpista.O que mais precisa acontecer para que nós Brasileiros vejamos que tudo isso tem um unico motivo heim????

  22. Meu caro Bosco, me permita discordar, mas o que não falta é desrespeito aos direitos humanos no Brasil… E estes são praticados em larga escala pelo Estado… Através de seus representantes e agentes, que assassinam em massa, diretamente ou indiretamente… Pergunto: Onde está o respeito aos direitos humanos em um país em que seus representantes e/ou agentes cometem e/ou concorrem para todos os tipos de crimes contra a população, e não são punidos pois criam mecanismos para se eximirem das punições?… Cito alguns: Extorsão; Corrupção (ativa e passiva); Negligência; Improbidade administrativa; Assassinato; Abandono de Incapaz; Roubo qualificado; Peculato; Formação de quadrilha ou bando; Assédio moral; Descriminação; Apropriação indébita; Contrabando; etc.; etc;… Mas, esperar o quê de um país onde seus servidores públicos lesgislam em causa própria e institui a mentira como um direito legal para todo o tipo de degenerado, a não ser um país em que os direitos humanos são diáriamente desrespeitados… Pois da mesma forma em que uma família formada por pais relapsos, e desprovidos do bom caráter formam, quase que invariavelmente, filhos de má índole… Um governo em que seus representantes e/ou agentes não dão o bom exemplo, instituem o direito a mentira como regra, eximem-se das conseqüências dos seus “mal feitos”, e promovem negativamente uma inversão de valores, inevitavelmente, contribuem para a promoção de uma “sociedade doente”… E se uma sociedade se degenera, mais cedo ou mais tarde o caos se instala, e todos são atingidos… Sem distinção… E sem perdão…
    Resumindo: O que o nosso país precisa é de governantes/representantes que dêem o “BOM EXEMPLO”.

  23. Malhar a CHINA, EUA, França por não nos apoiarem não vai levar a nada.
    Até por que a CS é um clube fechado e quem esta dentro obviamente não quer a expansão do mesmo.
    Por que quanto mais gente, mais dificil aprovarem as coisas..
    É importante deixar claro que quem quer que aumente o CS são os Emergentes (como Brasil e India), mas quem esta lá não quer… e se dizer algo positivo é só pra puxar aquele saco basico que todos estamos acostumados.
    Não só nós Brasileiros, mas todos com intenção de ter cadeira permanente.

    Eu posso dizer ‘nossa, seria INTERESSANTE Oo EM Pinto fosse redator do Globo, TERRA, UOL’
    Mas interessante pode significar muitas coisas, ainda mais no mundo politico.

  24. Por qie o Brasil que tanto entrar na ONU,eu vejo bobeira de entrar,si a onu não tem voto com a OTAN,o Brasil e seus vizinhos tem que fazer um tipo OTAN mais que seje do hemisferio sul tanto a america e africa, assim vai equilibrar um pouco a balança com a OTAN,e por outra parte os recursos da America do sul e da africa estariam mais protegida se estamos mais unido,economicamente,militarmente e politicamente.

  25. Não podemos falar dos problemas do Brasil como se o pais tivesse culpa.Se tem culpados somos nós o povo omisso,são os politicos oportunistas,vendidos e x9 yankee,a esquerda recalcada que não progride e apenas importasse com vingança,a direita radical com a midia comprada e vendida trabalhando pró-yankees.Pela primeira vez em nossa historia termos a oportunidade realmente de sermos independentes e auto-suficientes mas toda essa podridão nos levara para o ralo e o ralo para a fosse,porque todos esses podem ser e ter tudo na vida,menos serem Brasileiros e terem puro sentimento patriótico.Cambada de boçais,voces ainda não perceberam que a maioria militar não é pró-yankees,que nosso povo não é pró-yankkes,que ja perderam no referendo da proibição de armas e agora aproveitam a comoção da morte de crianças para atricularem por não aceitarem o Brasileiro desarmado para ficar mais facil e não largarmos o dedo em voces.Que o F18 não vira pro Brasil nem que a Hilary Clynton invada de subito o congresso Americano so de pantyhose se exibindo para os congressistas e forjarem uma farsa que nos repassarão a TT completa e que embora com resistencias dentro da FAB armas Russas são bem vindas.Perguntem ao EB se eles estão descontentes com a aplicação e logistica.Falta apenas expulsarmos os vendilhões entreguistas abarrotando cargueiros e despejando-os em Miami e fazendo o mesmo com comunistas extremistas derrotados jogando-os de hercules sobre a Albania.O Brasileiro aprendeu a identifica-los todos e a conhecer vossas artimanhas,embustes e golpes.O Brasil precisa de tudo menos de Brasileiros como voces…CAMPANHA 2012 O COMEÇO DO FIM.VENDILH-OES<EXTREMISTAS,PIG E JOBIM,PARA A LUA OU PARA A RUA.

  26. FERNANDO…Voce falou tudo.Romper com o CLUBE DE CAFAGESTES e apostar na formação de uma nova ordem mundial.Não tem outra saida ou fazemos isso ou seremos eternamente meros coadjuvantes.Dizer que para fazer parte do CS tem de ter bomaba nuclear,ser potencia belica é pura hipocrisia.Uma cultura se mede pelo avanço em engenharia,ciencia e matematica e não por bombas,saques,pilhagens,invassões.Isso é papo do cão que não quer dividir o osso com ninguem porque abocanhou primeiro.

  27. Interessante essa posicao Chinesa. Se o Obama teria sido tao firme ao dizer nao, as pererecas de plantao estariam loucas. Ianks go Home, nao se pode confiar, e uns grandes FDps etc etc. A China, que suposatmente e um BRIC e “amiga” simplesmente mostra o ‘finger” pra Dilma e bota pe firme.
    Disse a China: Manda pra ca seus minerios brutos, oleo crus, e soja em graos e a gente manda pra voces os manufaturados. Igualzinha as colonias de antigamente, mas como e a China Amiga as pererecas ficam caladas.

  28. DIREITOS HUMANOS rsrs rsrs rsrs rsrs Façam-me cócegas para que eu ria mais…Me mostrem nesse planeta ate mesmo nas nações escandinavas aonde não se tem problema nenhum com direitos humanos.Sempre haveram reivindicações de classes e de minorias ate em Marte mas aqui acusamos a policia de truculencia,corrupção,os politicos por omissão e agirem por puro corporativisto e interesses e o estado por não se fazer presente onde um poder paralelo acaba ocupando esse vacuo.E quando falamos de direitos humanos pensamos primeiro em proteger bandidos coitadinhos oriundos das minorias e o cidadão de bem que é privado do direito de ir e vir,que não sabe se fica parado ou se corre de uma viatura policial porque não sabe se sera somente revistado ou se poderão tirar sua vida ao verem seu salario em seu bolso.Para esse não tem direitos humanos pois ele apenas é um animal que sobrevive escravisado e oprimido de todos os lados.

  29. Precisamos discernir sobre o que é correto e coerente do que é manipulado e orquestrado com segundas intenções.Se querem se fazer presente que se oficializem formando a pseudo cigla legalmente atuante PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA e todos seus correligionarios da midia,da industria,da politica.E como tem reporteres e politicos X9 a serviço de Washington.Verdadeiros descendentes do GRANDE ARARIBÓIA O TRAIRABÓIA O PRIMEIRO VENDILHÃO TUPYNIQUIM e todos a espera da primeira Caravela Yankee para solicitos oferecerem seus prestimos e CICCERONAGENS…TRAIDORES DA PATRIA.

  30. Peraí vcs tão falando que ninguém apoia o Brasil no CS, vcs estão loucos né? A França já declarou o apoio ao Brasil como membro permanente no conselho de segurança da ONU na visita da ministra das Relações Exteriores da França Michele Alliot-Marie. AH não se esqueçam que o Reino Unido também apoia o Brasil.
    E essa notícia de supostamente a China não apoiar o Brasil tá sendo interpretada de forma errada. Veja o que disse o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota: “O sinal emitido pela China foi ‘muito positivo’ e não deixa dúvidas sobre o seu conteúdo. ‘A linguagem do comunicado é muito afirmativa. Só não é mais explícita porque a China tenta conciliar sua disposição favorável em relação ao Brasil com a reserva sobre a articulação no G-4, que une Brasil, Índia, Japão e Alemanha nesse projeto’.

  31. NELSON DE AZEVEDO NETO…Correto e apoiado.Essa é a mesma filosofia da “grande mãe de todas as democracias” que faz vista grossa para tudo e para todos que afinam.Não importa se sja ficha suja,corrupto,ditador ou terrorista e sim que faça o jogo imundo.Mas tenha a certesa meu amigo que a grande maioria e quando falo grande maioria incluo a todos os Brasileiros ja conhecemos o VENTRILOCO e para tirarem o Brasil e a nossa liberdade de nós nem com bomba atomica.Encherem os peitos e as bochechas para entoarem na midia encantos de multidões não cola mais e nem na marra se sobreporão.

  32. Sucateiam nossas forças armadas e desmerecem nossos poderes constituidos.Agora querem de novo desarmar o cidadão de bem.Tudo orquestrado para que fiquemos cada vez mais vulmeraveis e com a midia fazendo lavagem cerebral,omitindo alguns fatos,deturpando outros e manipulando tudo de seus X9s vendilhões numa auto-promoção indutiva.

  33. bem quem sabe caia a ficha da dilma,e enchergue alguma coisa,o brasil começa a gatinhar com bons rumos,mas é pouco,para aspirar uma cadeira é só ter armas ,armas significa poder,por acaso foi preciso a china implorar para cer um dos cinco paises da onu,ou simplesmente foi convidada,dilma é poder armas bomba atomica tá minha querida,compre o rafale uns 400,o su 35 UNS TRESENTOS,umas trinta fragatas de 6500t,10 submarinos nucleares, manda fabricar a bomba atomica que eles simplesmente convidarão o brasil.

  34. Essa matéria é mentirosa e veio da Folha, um jornal pra lá de canalha. A visita a China foi um enorme sucesso. Houve um comunicado conjunto dos BRICS muito importante e a questão da reforma da ONU funciona assim mesmo. Será lenta e gradual. Mas com ONU ou sem ONU ninguém pode negar o peso do Brasil em qualquer questão importante no mundo. E quanto as armas elas virão no dia em que a cúpula do Exército, Marinha e Aeronáutica colocarem a cabeça no século XXI e pararem de exaltar as quarteladas que cometeram e de defender os assassinos que vestiram fardas.

  35. Milton Brás Cabral disse:
    14/04/2011 às 13:14

    1.
    A luta pela vaga no CS é o objetivo, ou seja, já essa luta tem rendido muito ao Brasil, se tem falado um monte na mídia mundial e em todos lados devido a essa luta.

    Perfeito em tudo que foi comentado.

  36. Esses políticos FDPs não investem em educação para que nós não aprendermos à votar corretamente…Porque essa Po… só muda com muita EDUCAÇÃO.E tem mais mudar à metodologia de ensino…Pra quê o aluno tem que saber qual à capital dos USA se ele não sabe a capital de todos os estados brasileiros… Pô meu pai é libanês de origem, naturalizou brasileiro, mora hoje nos USA e se naturalizou americano também…onde quero chegar, na hora de jurar bandeira para naturalização americana um dos itens era de saber uma quantidade de nomes de ex-presidentes americanos… e falo mais os alunos de lá no geral não sabem nem aonde fica o Brasil e nós aqui tendo que aprender nomes de rios da China sem ao menos saber o nome dos 3 maiores rios brasileiros…não sou contra o conhecimento, quanto mais melhor, más temos que nos conhecermos em primeiro lugar…quem sabe daqui à 3 gerações, incluindo a de políticos as coisas melhorem e até lá não sei se existirá ONU, BRASIL,PLANETA ect…Talvez tenha viajado demais…Me desculpem colegas…SDS

  37. Os BRICs têm muito em comum, incluindo a luta contra o protecionismo comercial, que alguns países têm recorrido após a crise financeira global. Alguns países desenvolvidos impuseram um bloqueio tecnológico e recusam-se a exportar produtos de alta tecnologia para as economias em desenvolvimento. Isto não é senão “o protecionismo comercial excessivo”, uma tendência “anti-globalização”, que é um desafio para as economias dos BRICs.

    Autor: Xinli Zheng *
    Da matéria: BRICS tem de assumir mais desafios. ChinaDaily
    * Permanent vice-chairman of China Center for International Economic Exchanges, and former deputy director of the Policy Research Office of the Communist Party of China Central Committee.

  38. Nenhuma novidade,ate parece materia clonada,a turma de baba ovos chineses sao as unicas que se decepcionaram.Eu ja cantei a pedra varias vezes,quem vai entrar naquele clube e´a INDIA,ja perolizei sobre este assunto.O Brasil possui uma das terras agricultaveis mais ferteis do universo,eles sao cobiçadas principalmente pelos Chineses,como eles vao apoiar um pais imbecil que els querem anexar suas terras.Sera que o cara que fingiu ser analfabeto para se identificar com o povao sofrido ,achou que os amarelos iria cair na labia dele,tenha do´,ou o brasil se prepara para o pau,ou vamos comprar alimentos caros na mao dos chineses,a africa caminha para isto.

  39. Prezados colegas, chego atrasado e peço licença para algumas colocações…
    Antes de tudo… as críticas, feitas aqui, contra a fraqueza e corruptibilidade de nossa imprensa e classe política minha plena concordância.
    Quanto a fraqueza militar de nosso país…
    O país que mais tem nos ajudado nessa nossa defasagem de defesa é o Vietnâ, gloria e honra ao povo vietnamita, pois eles, mesmo subnutridos e raquíticos, provaram ao mundo que guerra na selva é um pesadelo.
    Amigos, nem mesmo o mais louco general americano aceitaria iniciar uma frente de guerra, em larga escala, e de tempo para solução totalmente indeterminado, no inferno verde da amazonia.
    Temos que muito agradecer, também, as seleções brasileiras de esportes coletivos, que tem provado ao mundo que somos uma superpotência nesse quesito. E todo mundo sabe que numa guerra o espírito de equipe é sobremaneira relevante e vencedor. E quer o mundo queira ou não, nós temos mostrado, em copas e olimpiadas, que quando o brasileiro se une, ele é extremamente difícil de ser batido. Mas não é só isso não como exemplo da força do povo brasileiro, que podemos tirar dos esportes… já há muitos anos que em competições de Vale Tudo (briga sem arte marcial definida) os brasileiros vem dando pau em tudo que é nacionalidade (principalmente nos arrogantes americanos – que inclusive tiveram que mudar as regras desse esporte para pararem de apanhar dos brasileiros).
    Amigos, mesmo com simples bananas de dinamite e fuzis arcaicos, numa floresta equatorial, se pode causar danos
    repetidamente numa força inimiga. Quanto mais cargas cônicas ôcas explosivas, dão em moda atualmente em qualquer força chulé.
    E se um território plenamente desprotegido, feito de desertos, como o do Afeganistão, é um ninho de ações de guerrilha contra os invasores, o que pensar então das possibilidades da nossa amazonia.
    Agora mesmo, vejam na Líbia, outra nação desértica, uma liga de nações e recursos militares, não dão jeito de mandar para os ares um sacana-ditador-assassino-costumas e seus cupinchas.
    Quanto a projeção (Sr.Milton B. Cabral) de que os USA e o Brasil, daqui há cem anos, serão as únicas superpotências do planeta, discordo…
    …O mundo está se encaminhando para o desaparecimento das superpotências e o surgimento e consolidação, num futuro próximo, de várias simples potências.
    Quanto ao armamento nuclear, está se tornando cada vez mais claro, para seus detentores, que é inútil. E pior, dispendioso demais. Além do risco terrorista mortal que ele favorece.
    Da mesma forma que a URSS foi desmantelada, quem sabe teremos a felicidade de assistir o desmantelamento definitivo do arsenal atômico.
    O mundo do progresso internacional, da paz e autodeterminação dos povos, não poderá se dar ao luxo e ao desperdício de bilhões de unidades monetárias sendo gastas com imensas e selvagens forças armadas.
    O futuro de nosso Brasil é de ser, a cada ano que passar, mais rico e desenvolvido, e de possibilitar a todos os seus cidadões uma vida abastada e feliz, sem igual no mundo.
    Porém, a perfeição está apenas em Deus, e não nas nações e nos homens. No futuro estaremos mandando sondas a outras estrelas, enquanto que aqui, na Terra e seus países, ainda teremos muitas limitações a superar.

Comentários não permitidos.