Julian Assange gostaria de asilo político no Brasil

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/wp-content/uploads/2010/12/1124_julian-assange-6_485x340.jpgJornal The New York Times estuda criação de sistema ao estilo do WikiLeaks, que permita receber vazamento de anônimos por internet.


O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, aceitaria, “lisonjeado”, asilo político no Brasil para ele e para sua organização se as autoridades do país o oferecessem, segundo uma entrevista realizada por internautas e divulgada nesta quarta-feira pela revista Carta Capital.

“Eu ficaria, é claro, lisonjeado se o Brasil oferecesse ao meu pessoal e a mim asilo político. Nós temos grande apoio do público brasileiro”, disse Assange em entrevista que foi coordenada e divulgada pelo blog que a revista dedica ao WikiLeaks.

Assange, que se encontra em prisão domiciliar no Reino Unido acusado de crimes sexuais, ressaltou, no entanto, que sua situação atual o impede de se mudar “para o belo e quente Brasil”.

Na entrevista, uma seleção de 12 perguntas das 350 que os internautas remeteram a Assange, o australiano afirmou que o WikiLeaks seguirá firme suas atividades, não se importando com intimidações que vem recebendo. “Estamos determinados a continuar a despeito das muitas ameaças que sofremos. Acreditamos profundamente na nossa missão e não nos intimidamos nem vamos nos intimidar pelas forças que estão contra nós”, assegurou.

Perguntado sobre os critérios usados por sua organização para selecionar os meios de comunicação com os quais colabora, Assange disse que escolhe “grupos de jornalistas ou de pesquisadores de direitos humanos com audiência significativa” porque não pode avaliar o trabalho individual de milhares de pessoas.

Para o fundador do WikiLeaks, “uma das funções primordiais da imprensa é obrigar os governos a prestar contas sobre o que fazem”. “No caso do Brasil, que tem um governo de esquerda, nós sentimos que era preciso um jornal de centro-direita para um melhor escrutínio dos governantes”, ressaltou.
Sobre a credibilidade do site, que filtrou milhares de supostas comunicações confidenciais do governo dos Estados Unidos, o fundador disse que lhe agrada uma história de quatro anos publicando documentos sem ser acusados de falsidade.

“Nesse período, até onde sabemos, nunca atestamos ser verdadeiro um documento falso. Além disso, nenhuma organização jamais nos acusou disso. Temos um histórico ilibado na distinção entre documentos verdadeiros e falsos, mas nós somos, é claro, apenas humanos e podemos um dia cometer um erro”, acrescentou.

Assange disse também que o WikiLeaks aceita filtragens de relevância diplomática, ética e histórica, que sejam documentos oficiais classificados ou documentos suprimidos por alguma ordem judicial. “Os Estados e as megacorporações mantêm seu poder sobre o pensamento individual ao negar informação aos indivíduos”, declarou.

Por fim, Assange negou que esteja envolvido em alguma produção cinematográfica sobre sua organização, mas revelou: “Se vendermos os direitos de produção, vou exigir que meu papel seja feito pelo Will Smith. O nosso porta-voz, Kristinn Hrafnsson, seria interpretado por Samuel L. Jackson, e a minha bela assistente por Halle Berry. E o filme poderia se chamar ‘WikiLeaks Filme Noire'”.

New York Times

O jornal New York Times estuda a criação de um sistema que, ao estilo do Wikileaks, o permita receber vazamentos anônimos pela internet, segundo o blog Cutline.

O editor-executivo do jornal nova-iorquino, Bill Keller, confirmou aos responsáveis do blog que o veículo estudou a possibilidade de criar seu próprio sistema para facilitar os possíveis vazamentos. Se trataria de uma unidade dentro do The New York Times similar a recentemente lançada pelo canal Al Jazeera, chamada Unidade de Transparência, e que funciona como uma caixa de correio anônima na internet que permite enviar documentos através de um sistema codificado que não registra os dados pessoais do informante.

Essa unidade já criou polêmica ao divulgar esta semana informação confidencial sobre as propostas da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) a Israel durante o processo de paz, o que se chamou de “Wikileaks palestino”. O New York Times foi um dos meios internacionais que junto ao “El País”, The Guardian, Le Monde e Der Spiegel publicaram em 2010 os vazamentos dos 250 mil documentos diplomáticos americanos vazados pelo Wikileaks. O “The New York Times” também apareceu entre as publicações internacionais que obtiveram cópias de documentos confidenciais sobre as guerras do Iraque e Afeganistão divulgados nos últimos meses pelo Wikileaks.

*Com EFE

Fonte: Último Segundo

31 Comentários

  1. O Brasil já tinha Virado Asilo dos Terroristas com o Batist,agora não me supreende se o governo trazer ele para ca,pq o governo ignora mesmo o que o wikileaks divulga contra o nosso governo,so apoia o wikileaks quando falam mal dos norte americanos,como tudo que chega da mida para o publico brasileiro e distorcido,então não me suprende se ele chegar ao Brasil e o wikileaks parar de divulgar arquivos secretos brasileiros.

  2. O bom disso e saber que os suposto terroristas sempre passeiam primeiro nos pais de primeiro mundo, só depois vêm para o Brasil, mais como as coisas andam mudando no Brasil, eles agora saber que não vão ser expulsa do país igual ha uns anos atrás, por pressões das supostas democracia que não existe nesses países

    OBS:
    Primeiro essas pessoas são usadas e depois descartadas, e são taxadas como terroristas criminosos políticos dentre outras coisa, sabemos muito bem disso, ate por radiação essas pessoas são mortas, cabe a pessoas leitora entende a jogada

    Eu apoio Julian Assange!
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=110854161

  3. Caro Guilherme Alberto,
    Enquanto isso o torturador de direita Jorge Troccoli (uruguaio) (operação Condor) tem sua extradição negada pela itália.

  4. Ah! não se esqueça de Cacciola que deu um rombo de bilhões no Brasil e foi gastar na itália o nosso dinheiro. Sua extradição tb foi negada pelo governo italiano ao Brasil.

  5. Anon o Caciola é cidadão Italiano também, logo a conversa é outra!
    Eu acho dificil o assange vir pra cá, ele não é terrorista, aqui só fica terrorista, guerrilheiro ahahahah, amigos do tarso. ahah

  6. Eu adoraria que Assange viesse para o Brasil para poder continuar seu trabalho sem perseguiçoes e aproveitando para denunciar os politicos corruptos do Brasil.

  7. Se a impunidade no Brasil não fosse tanta,adiantaria divulga ,mais do que adianta denuncia sendo que os mensaleiros tão soltos,i ai fla o que o governo enconbre,mais uma coisa tortura comunista que são responsaveis por mais de 200 milhoes de pessoas ,fora as politicas agricolas de paisses comunista e armarao o nasismo e uma coisa ,não tem como comparar um Didatura militar comunista com a Ditadura militar brasileira.

  8. Galileu pq a conversa é outra. A itália está pedindo extradição de um cidadão argentino (Cesar Alejandro Enciso) que cometeu crimes na Argentina contra italianos. Se a justificativa é o crime, então Cacciola deveria ser extraditado ou cumprir pena na própria itália. E devolver o dinheiro. Lembro-me tb do caso dos responsáveis pelo Bateau Mouche. O português eo espanhol fugiram para os seus países e vivem livres apesar de terem sido condenados por homicídio culposo, sonegação fiscal e formação de quadrilha. Então o negócio é este, vamos viajar para o exterior, fazer m., voltar livrementes para o Brasil e usufruir do $ deles.

  9. sinceramente o cara não cometeo crime nem um so divugou documentos que todos falavam mais não tinha coragem de divugal ese cara e o cara fese coisas que o mudo interio tentam faser mais não tem copragem e falar do brasil e tudo vedade mesmo porque a supesa dos senhores somos curuptus mesmo ou não e assim no comgresso

  10. A ingenuidade do povo chega a ser algo bestial.O cara divulgou algumas centenas de fofocas sem utilidade pratica e sem conter novidades vicerais e a turma ja o elegeu -o como o senhor descortinador de segredos ultramegaocultos,este cara nao e´de confiança,nao ficou bem esclarecido o porque dele divulgar hipersegredos dos americanos.Depois vao começar a choradeira de derrotados,culpando os americanos por infiltrar um agente dentro de nossa churrasqueira.Parece que temos vocaçao ou para ser lacaios ou deposito de m…

  11. Sr José Carlos, seu desinformado ! O governo da da Tunísia caiu e o do Egito está nos seus últimos suspiros por conta da mobilização gerada por vazamentos do Wikileaks.. Deixa de ser asinino e vê se estuda alguma coisa antes de falar bobagens. Se você não sabe onde estes países ficam consulte um Atlas. segue o link da matéria sobre o Wikileaks e a Tunísia: http://www.esquerda.net/artigo/tun%C3%ADsia-primeira-revolu%C3%A7%C3%A3o-wikileaks

  12. Aqui ele seria morto num farol qualquer há qualquer hora da noite na Avenida Augusta enquanto procurava por prostitutas. Mas mesmo assim pode vir, já estamos acostumados com esse tipo de gente…

  13. SR Andre oliveira temo por sua dificudade de interpretar textos:mas vamo la´,leia com calma por favor:a queda do governo Tunisiano foi causada pela corrupiçao,abandono da saude publica,falta de emprego ,ou seja ,coisas que o povo percebe ,nao avendo necessidade de serem informados pelo wikileaks.No Egito a mesma coisa,somados a uma perpetuaçao no poder do lider atual,incidente com os coptas,desemprego ,hiper inflaçao.Agora foi dito ,pode ser por causa de informaçoes do wikileaks.Sera´que o povo la nao percebia os problemas corriqueiros?Dizer que pode ter sido a gota dagua e´uma suposiçao.Se o seu raciocinio estiver correto vai haver queda de governos em todo planeta! Voce ta irado cara? gostei dos adjetivos,um abraço!

  14. Prezado José Carlos, insisto que você cometeu um erro grave ao dizer que o Wikileaks não publicou nada de interessante ou relevante. Se fossem irrelevantes as informações que ele divulgou a direita americana não estaria pedindo literalmente a cabeça de Assange numa bandeja e nem todas as agências do governo dos EUA estariam estudando formas legais de prender Assange e levá-lo a Guantánamo. No caso da Tunísia, se você não percebeu, o vazamento do Wikilieaks sobre a corrupção de lá, e que circulou na Tunísia, foi o ESTOPIM da revolta, o fio desencapado que gerou o curto circuito político que abalou todo o Oriente Médio. Isso foi obra sim do Wikileaks a partir da Internet. O Wikileaks ao dar vazão a opinião de autoridades americanas sobre seus aliados decrépitos deu as populações revoltadas com décadas de opressão e exploração a informação que significou a gota d´água que faltava para a derrama do copo da revolta. Peço escusas se me exaltei, mas em muitos casos o baixo nível de alguns comentários deixa margem a exasperação…

  15. Sr Andre oliveira ,sem resentimentos,estamos exercendo nosso direito sagrado de fazer comentario ,admiro pessoas que tem coragem de expressar suas opinioes,so assim se chega a um consenso. Na boa ,valeu , e vamo que vamo.

  16. O engraçado da história é que o Assange, em uma entrevista, disse que tinha informações que poderiam abalar as eleições no Brasil.
    A informação era sobre o compromisso do Serra(PSDB) com a Chevron.

    Bom, foi divulgado e não saiu nem uma linha na mídia brasileira. Mas essa mesma mídia divulgou que o filho do presidente da coréia do norte adora o backstreet boys.

  17. Ratus, nossa imprensa é marrom e só coloca no ar aquilo que convêm aos interesses políticos.
    Em relação ao asilo de Assange, seja bem vindo!

  18. Bom, foi divulgado e não saiu nem uma linha na mídia brasileira. Mas essa mesma mídia divulgou que o filho do presidente da coréia do norte adora o backstreet boys.

    .
    Na Folha saiu.

  19. Ao meu ver é um gibi novo a desvirtuar o foco maior!.. Se somente fossem culpados os governos.. ótimo! porém são marionetes.. todos eles, e os que ainda lutam contra.. mesmo que pelo menos em parte.. mas sabem o poder do inimigo.. e que com CERTEZA um dia serão derrubados.. porém aí que está.. a esperança é a ultima que morre.

Comentários não permitidos.