Um ano após posse, Brasil resiste em reconhecer governo de Honduras

http://www.cbc.ca/gfx/images/news/photos/2009/11/30/Porfirio-Lobo-cp-w-7740615.jpg

Fabrícia Peixoto

Da BBC Brasil em São Paulo

O presidente Porfírio Pepe Lobo completa, nesta quinta-feira, um ano à frente do governo de Honduras, ainda no aguardo de que seu mandato seja reconhecido por um grupo de países que ainda resiste à ideia, entre eles o Brasil.

Havia a expectativa de que a eleição de Lobo colocasse fim a uma grave crise política, que começou ainda em 2009 com a deposição do então presidente, Manuel Zelaya, que chegou a ficar quatro meses hospedado na embaixada brasileira.

Diversos governos que haviam suspendido relações com Tegucigalpa, com o argumento de que o país havia sofrido um golpe de estado, já normalizaram a relação bilateral. Entre eles estão a maioria dos países da América Central, além de Estados Unidos, México e Chile.

Por outro lado, um grupo liderado por Brasil, Argentina, Venezuela, Bolívia e Equador condicionam o reconhecimento do atual governo ao retorno de Zelaya – que vive na República Dominicana desde janeiro de 2010 – ao país , sem perigo de prisão.

“Nossa posição não mudou. Insistimos na ideia de que Zelaya precisa ser totalmente anistiado e que possa voltar ao país sem perseguição política”, diz um representante da diplomacia brasileira.

Os processos políticos que pesavam contra Zelaya, com o argumento de que ele teria infringido a Constituição do país, já foram arquivados – mas ainda pesam sobre o ex-líder hondurenho duas ações por corrupção.

Segundo a acusação, Zelaya teria sacado indevidamente US$ 2,15 milhões do Banco Central hondurenho, com o objetivo de custear um plebiscito sobre a reeleição no país.

Na avaliação do governo brasileiro, no entanto, a acusação de corrupção também teria “motivação política”, já que o processo foi aberto após a deposição de Zelaya.

“Estamos confiantes de que a Justiça hondurenha também irá arquivar esses dois processos, abrindo caminho para a normalização das relações entre Brasil e Honduras”, diz o diplomata brasileiro.

Minoria

Enquanto o Brasil prefere aguardar a decisão final da Justiça hondurenha sobre o caso de Zelaya, diversos outros países da região já restabeleceram suas relações diplomáticas com Tegucigalpa.

Aos poucos, o grupo liderado pelo Brasil vai se tornando minoria: até mesmo alguns membros da União de Nações Sul-Americana (Unasul) – um dos últimos grupos de defesa a Zelaya – já reconheceram o governo de Pepe Lobo, entre eles Peru e Chile.

Com exceção da Nicarágua, todos os principais parceiros de Honduras na América Central também normalizaram as relações diplomáticas o governo Lobo, além de Estados Unidos, México e União Europeia.

Na visão desses países, a eleição de Lobo, de forma “democrática” e “sem incidentes”, aliada aos esforços atuais em apurar os fatos, seriam “suficientes” para tornar a novo governo “legítimo” aos olhos da comunidade internacional.

‘Pendência’

O reconhecimento do governo Lobo, apesar de ser visto pelo Palácio do Planalto como uma “pendência”, não chega a preocupar o governo brasileiro.

A avaliação é de que o problema está caminhando para uma solução “natural”, na medida em que os processos contra Zelaya vêm sendo analisados pelo judiciário hondurenho “dentro dos prazos previstos”.

“Estamos muito perto de uma solução de anistia total a Zelaya que sairá de dentro das instituições hondurenhas”, diz a fonte do Palácio do Planalto.

Sobre a possibilidade de a Justiça hondurenha decidir pela acusação contra o ex-presidente hondurenho, a avaliação dessa mesma fonte é de que, nesse caso, o assunto terá de ser discutido “no âmbito da Organização dos Estados Americanos (OEA)”.

“Precisamos lembrar que o Brasil não é o único a não reconhecer o governo Lobo. A própria OEA ainda não readmitiu Honduras e o assunto terá de ser discutido de forma consensual, no âmbito da organização”, diz o interlocutor.

Fonte: BBC Brasil

13 Comentários

  1. O Brasil Resisti pq e um governo esquerdistas sem vergonha,
    que mente para o povo,o que aconteceu em Honduras não foi um golpe , foi a tirada de ideias socialistas por parte do zelaya ,afim de restabelecer uma democracia plena,pq zelaya queria fica no poder como se fosse um ditador,e nesse caso socialista.

  2. Guilherme Alberto
    Isso mesmo cara “o que aconteceu em Honduras não foi um golpe , foi a tirada de ideias socialistas por parte do zelaya ,afim de restabelecer uma democracia plena” agora me empresta a garrafa que eu também quero bebe dessa “aguá”.

  3. Caro Sr. Guilherme Alberto,
    Vc sabia que Lobo esta fazendo as mesmas modificações na constituição que foi tentada por Zelaya. Com Zelaya (esquerda) -> golpe. Com Lobo (direita) -> tudo Ok ?!
    Golpe pq foi retirado do governo pelo “poder justiciário” sem direito a justiça (processo, julgamento e defesa).
    Muitos governos são socialistas e democráticos. Ser socialista não determina falta de liberdades. Veja, por exemplo, a França foi governada por muitos anos por socialistas e sua orientação é de esquerda apesar do governo atual ser de direita. Países nórdicos embora tratem o mercado com contornos capitalistas os seus governos implementam uma política social socialista.
    Tb não esqueça que as ditaduras americanas que tiraram liberdades inclusive no Brasil foram ligadas a direita. O nazismo o facismo são exemplos de extremismos nacionalistas de direita. O comunismo, por outro lado, é um exemplo de extremismo de esquerda. Inúmeros exemplos se repetem pelo mundo.
    É claro que Chile, Peru e EUA reconheceram o governo. Pelo alinhamento político não é novidade…Chile não tem vontade própria e o Peru deseja tb não tê-la.

  4. aehuaeauaeuhaeuh,que governo comunista tem liberdade plena hein ????? Stalin disse em um discursoque foi documentado e passo ate na national geografic armamos essa nova onde de esquerdistas,Stalin considerava facismo e nazismo extrema esquerda,e foi Stalin que armo Hitler enviando chumbo,ferro,estanio,trio,algodao,a preços baixisimos sabendo que ele tinha jurado acabar com o comunismo,a fim de expandir o comunismo no mundo o que obviamente aconteceu em laos camboja ,vietna,cuba,coreia do norte isso ele tinha planejado em fim de 29.

  5. Não há um lado certo neste problema, Zelaya realmente sofreu um golpe, mas tentou dar outro antes. O processo que foi aplicado ao Zelaya não foi correto, mas ele não foi nem um pouco inocente nesta historia. A constituição hondurenha proibe plebicitos que tratem de re-eleição e a pena é a expulsão do pais. Zelaya insistiu e deu no que deu. Mas este deveria ter sido devidamente julgado. Além disso a pena de expulsão do pais é bizarra, se ele fez algo errado deveria ter sido julgado e preso em seu proprio pais. Ao expulsar o cara do pais Honduras exportou o problema para seus vizinhos.
    Também não acho correto o Brasil exigir a anistia ao Zelaya, quem é o Brasil para exigir que a justiça de outro pais anistie alguem?? Outra decisão bizarra. O maximo que o Brasil poderia exigir é que o Zelaya fosse novamente julgado pela justiça hondurenha ou conceder asilo politico no Brasil. Já demos asilo ao Battisti mesmo, que diferença faz mais um.
    Ah e antes que alguem diga, a constituição brasileira tbm proibe que algusn assuntos sejam discutidos em plebicitos ou sejam colocados em discussão no congresso, como a pena de morte, ou o estado republicano.

  6. Guilherme Alberto,
    Comunismo não é socialismo. No comunisto não há liberdades. E o nazismo é uma versão da extrema direita liberal apesar do nome ser originario da expressão nacinal-socialista.
    O nazismo e facismo utilizou a grave crise ocorrida na Alemanha e Itália, assim como a derrota na primeira guerra, para convencer seu povo através do nacinalismo extremo. Devo lembrar que o acordo que Hitler fez com Stalin (Pacto Molotov-Ribbentrop) para evitar a invasão foi apenas de conveniencia pois o mesmo precisava inicialmente de produtos para alimentar a máquina nazista e em troca propunha divisão territorial de países invadidos. O principal opositor a Hitler era o Partido Comunista Alemão cujo incêndio no Reichstag foi a eles atribuido.

    Nota. o ferro que alimentou a máquina nazista veio da Suécia. Dinamarca e Noruega foram invadidos para manter a chamada rota do ferro. Hitler tb desejava ter controle do ferro Siberiano.

    Eleições Parlamentares alemãs 1932 Nazistas 196 deputados
    Social-democratas/Comunistas 221 deputados

    Preocupados com o avanço da esquerda; grandes empresários alemães exigiram que Hitler fosse indicado Primeiro Ministro.

    Nas ruas comunistas e nazistas se enfrentavam.
    Derrepente o parlamento foi incendiado. Os nazistas acusaram os comunistas pelo acontecido.
    Aproveitando o momento tenso, Hitler, decretou a suspensão das liberdades civis e os comunistas foram presos. A imprensa passou a veicular uma série de noticias falsas, dizendo que os comunistas haviam cometidos uma série de crimes e que iriam tomar o poder

    Em 1933, ocorreram novas eleições parlamentares. Os nazistas obtiveram 43,9 % dos votos apesar das fraudes.

    Em 1933, os sindicatos foram dissolvidos. Em seguida o Partido Social-Democrata foi extinto.

    Judeus, homossexuais, ciganos, comunistas e social-democratas foram perseguidos e assassinados.

  7. Eu só queria saber como uma noticia sobre uma crise política em um país insignificante como Honduras, que o Brasil se meteu por pura vaidade (gosto do Lula, mas no caso de Honduras, foi uma besteira ter entrado em uma assunto que não lhe interessava), acabou chegando em uma discussão sobre capitalismo/socialismo. Zelaya era só um filhote Chaves, que não passa de um caudilho que a esquerda teima em considerar “socialista” que se inspira em uma figura que Marx detestava, o Simón Bolívar, o Zezio tem uma boa opinião sobre o assunto e que eu concordo.

    No mais essa, estado de bem estar social não pode ser considerado socialismo, estado de bem estar social( ou a terceira via) foi uma maneira que se encontrou para acabar com as reivindicações que os trabalhadores tinham, na Europa, de implantar o socialismo. Ora pois, se os trabalhadores tinham condições de vida que lhes permitiam ter conforto material, para que uma revolução socialista?
    E por isso que muitos estudiosos de esquerda afirmam que as partir dos anos de 1950 a esquerda européia acabou por perder poder, o que resultou em ações violentas nos anos de 1970 em países como Itália e Alemanha por grupos de extrema esquerda. E por fim o nazismo não é apenas uma versão da extrema direita liberal, mas sim um uma mistura de idéias que iam da eugenia passando, capitalismo e por um conceitos marxistas, como o conceito de lutas de classe que foi modificado para o conflito de raças. Por isso o nacional socialismo alemão, pois para Hitler, tudo que era da Alemanha era o supra sumo da Europa, é até mesmo o socialismo (que na sua essência, um ideal sem nacionalidade)era melhor se misturado com o nacionalismo alemão.

  8. Paulo Henrique,
    Esta diferença do socialismo e do estado promotor de bem-estar social (Myrdal) é uma visão dos socialistas que argumentam que neste último, as necessidades da sociedade são parcialmente realizadas para evitar o desenvolvimento de revoluções socialistas. Por outro lado, a origem do socialismo funcional sueco deriva-se da grave crise ocorrida no país com graves consequências sociais. Este modelo socialista surgiu entre os movimentos dos trabalhadores que depois foi adotada pela social democracia sueca pelo reconhecimento que políticas sociais promovem o desenvolvimento econômico e equilíbrio político-social ainda que muitos liberais não reconheçam seu valor. Isto mostra que ao invés de um artifício capitalista para evitar revoluções. O modelo sueco surgiu de uma adaptação do socialismo reivindicado pela classe trabalhadora em direção ao poder produtivo capitalista. Considero pessoalmente que o tal “bem-estar social” é de fato uma implementação socialista adaptada. Veja o que aconteceu nesta última crise; países que adotam este modelo quando em dificuldades questionaram inicialmente e se dedicaram fortemente a manter suas políticas sociais (bem-estar social) em detrimento dos valores capitalistas. Questionaram bancos, contas em paraísos ficais, tentam remodelar o FMI, disseram que a economia de livre mercado é uma furada, estatizaram bancos (puxa, até o Bush deu o braço a torcer) e por aí vai. Aqueles que ofereceram as suas sociedades benefícios sociais mais do que podiam e geraram grande déficit hoje tentam reduzir seus gastos sociais. Acontece que a democracia dá a estas sociedades por meio do voto, do protesto o poder de persuadir seus lideres a manter suas garantias (greves na França e a incapacidade do governo de direita atual a implementar medidas não desejadas pela sociedade).
    Ah…por que o Brasil se meteu com Honduras, um país insignificante. Pelo simbolismo, para marcar terreno, para testar sua musculatura e tb para promover sua ascensão na influência internacional. Afinal não dá para começar com grandes desafios. No caso do Irã, Brasil e Turquia tentaram e conseguiram um acordo, os do conselho de segurança não. Há quem veja que o lado perdedor foi o brasileiro por ter ficado isolado. Não compartilho esta visão.

  9. Os americanos e europeus, vão acabar vendo o Brasil (governo) como um país do mal, terrorista. Estamos indo na contra-mão da maré ou da história.

Comentários não permitidos.