Para Netanyahu, não há motivos para alarme com tensão entre Israel e EUA

http://therealbarackobama.files.wordpress.com/2009/05/netanyahu-benjamin.jpgSugestão: Gérsio Mutti

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, minimizou neste domingo o risco de um conflito nas relações com os Estados Unidos pela crise diplomática provocada pelo anúncio de um projeto de colonização em Jerusalém Oriental durante uma visita do vice-presidente americano, Joe Biden.A imprensa israelense já manifesta preocupação com a crise aberta com os Estados Unidos.

Washington reagiu de modo enérgico ao anúncio de um novo projeto de colonização, percebido como uma humilhação pelo principal aliado de Israel.

“Depois de ler os jornais, proponho que não nos levemos pelo pânico e nos tranquilizemos. Nós sabemos tratar este tipo de situação com sangue frio”, declarou o chefe de governo.

“Foi um erro lamentável, mas não intencional, que não deve se repetir. Designei uma comissão de diretores ministeriais para a questão”, completou Netanyahu.
Mas, para o jornal “Haaretz”, “a crise esperada há muito tempo entre Israel e Estados Unidos, desde que Benjamin Netanyahu assumiu o cargo de primeiro-ministro, em abril de 2009, explodiu finalmente”.

“O chefe de governo terá de escolher entre suas convicções ideológicas e a aliança com a direita, de um lado, e a necessidade de conservar o apoio dos Estados Unidos, do outro”, destaca o jornal.

A imprensa israelense lembra que o apoio é indispensável, já que Israel conta com Washington para deter o programa nuclear iraniano.

Segundo assessores, Netanyahu ficou “surpreso” com a enérgica reação americana e espera ter conseguido explicar a situação a Biden.

No dia 9 de março, durante a visita do vice-presidente de Barack Obama a Israel, o ministério do Interior anunciou a autorização para um projeto de construção de 1.600 casas em um bairro de colonização em Jerusalém Oriental anexada.

O anúncio provocou a revolta dos palestinos e foi condenado pela comunidade internacional.

Fonte: Bol/Uol

1 Comentário

  1. Claro q ñ, o protesto contra os sionistas é mera retórica, totalmente proforma, os ianks são cumplices nas mortes das crianças e mulheres Palestinas tbm..nada fazem p impedir esse massacre sistemático,shoah, dos Palestinos…Cadè a ONU é seu CS ?

Comentários não permitidos.