Otan considera incursões aéreas russas na Turquia perigosas

Philippe Wojazer/Reuters
O presidente da Rússia, Vladimir Putin

Vladimir Putin: “os aliados protestam duramente contra estas violações do espaço aéreo turco e condenam estas incursões”, declarou a organização de 28 países

Da AFP
A Otan considerou nesta segunda-feira extremamente perigosas as incursões da aviação russa pela Turquia, e pediu a Moscou o fim imediato de seus ataques contra a oposição síria e os civis, em um comunicado.”Os aliados protestam duramente contra estas violações do espaço aéreo turco e condenam estas incursões”, declarou a organização de 28 países após uma reunião de urgência realizada nesta segunda-feira em sua sede em Bruxelas.A Otan comprovou “duas violações do espaço aéreo da Turquia, no dia 3 e no dia 4 de outubro, por aviões (Sukhoi) SU-30 e SU-24 da aviação russa na região de Hatay (sul)”.
“Os aviões em questão entraram no espaço aéreo turco apesar das advertências claras, oportunas e repetidas das autoridades turcas”, afirma o comunicado.
Ancara só havia mencionado a incursão de um avião. “De acordo com as práticas da Otan, caças turcos responderam a estas incursões se aproximando do intruso, que abandonou o espaço aéreo turco”.
A Otan também mostrou sua grave preocupação pelos bombardeios russos na Síria, sobretudo em Hama, Homs e Idlib, “que deixaram vítimas civis e não tinham como alvo” o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).A organização pediu à Rússia que “cessasse imediatamente seus ataques contra a oposição síria e os civis, que centrasse seus esforços no EI e que promovesse uma solução para o conflito através de uma transição política”, segundo o texto.

16 Comentários

  1. Os russos pelo jeito sabem de onde vem os suprimentos aos extremistas e já estão mostrando as garras para delimitar o perímetro e mostrar que sabem onde irão bater se necessário.
    Só espero que ninguém ascenda o estopim para um conflito de grandes proporções para acabar de vez com o Oriente Médio.

  2. A otan deveria se preocupar mais com a invasao disfar;ada que sofrem e deixar os russos auxiliarem os cristaos e moderados sirios , o medinho da russia fez as na;oes da otan fecharem os olhos para o verdadeiro empalamento que estao sofrendo , agora chupem esta manga , sem esquecer dde outros abacaxis cultivados por eles mesmos , otarios e bambis !

    • “Otan considera incursões aéreas russas na Turquia perigosas”

      mais um completo TAPA na cara do ocidente/otan….

  3. Quem é que surge, de algum lugar lá no céuuuu…
    Se movimentando rapidinho como um vaga-lumeeee…
    Se algum problema você encontrar…
    Quem é que aparece pra ajudarrrr….
    Os ursinhos carinhosos….
    Estão aí pra ajudar 2x…..
    Os ursinhos carinhosooosss….
    Estão aí pra ajudarrrr….
    Se precisar é só chamaaarrrr…..
    Não tenha medo se algo te ameaçar…
    Os ursinhos surgem de algum lugaaaaar…..
    Os ursinhos carinhosos…
    5,4,3,2,1….

    https://www.youtube.com/watch?v=xPShlKutlnU

  4. Quero ver quando os russos fizerem uma zona de exclusão aérea na Síria que certamente vai ocorrer sedo ou tarde ai vamos ver quem vai ter coragem de entrar.

  5. Se incursoes aerea russa sao consideradas perigosas pela OTAN, como reagira essa OTAN se o que a CNN esta transmitindo e verdade: 2 oficiais norte Americano estao falando que ja existem tropas e armamentos russos na Siria, em volta de uma cidade chamadas Patakia. Que eles estaraim preparando para uma operacao “pente fino” na Siria. E o Zero Hedge publicou material dizendo que Russia esta planejando bloquear as costas maritimas da Siria para prevenir entrega de armamentos aos rebeldes terroristas. O marido de Obamas vai ter que retirar a saia, botar as calcas e asumir que ele e o homem na Casa Branca.

  6. Senhores,

    como disse um colega, isso tudo é um discreto aviso aos turcos mostrando que os russos estão cientes do que eles estão fazendo…

    Os russos não brincam em serviço, pra se ter uma idéia neste exato momento estão construindo uma novissima estação de radar no Ártico, que fará parte do sistema de Defesa Aeroespacial da Rússia.

    O objetivo estratégico disso tudo é claro, garantir a superioridade acima do Círculo Ártico.

    Estes sistemas meus caros servem para fazer o rastreamento de todos os lançamentos de mísseis a partir dos territórios de varios países, como por exemplo a China os EUA, a Índia e etc.

    Grato.

1 Trackback / Pingback

  1. Otan considera incursões aéreas russas na Turquia perigosas | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.