Aprovação de mega-acordo comercial no Pacífico ‘acende alerta para Brasil’

Representantes de 12 países no anúncio da TPP (Foto: Erik S. Lesser/EPA)Image copyrightEPA
Image captionPara especialistas, Brasil terá de rever política comercial após aprovação da TPP, que inclui 12 países

A aprovação da Parceria Trans-Pacífica (TPP, na sigla em inglês), histórico acordo comercial entre Estados Unidos, Japão e outros dez países no Pacífico, acende um alerta para o Brasil e pode deixar o país ainda mais isolado no comércio internacional, dizem analistas ouvidos pela BBC Brasil.

Assinada nesta segunda-feira em Atlanta (EUA) após cinco anos de negociações, a parceria reduzirá as barreiras comerciais entre 12 países responsáveis por 40% da economia mundial.

Além de EUA e Japão, o grupo inclui Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura e Vietnã.

Para João Augusto de Castro Neves, diretor de América Latina da consultoria Eurasia baseado em Washington, o êxito da TPP acende “um sinal de alerta para a política comercial brasileira”.

Leia também: Por que Obama não consegue mudar leis sobre controle de armas nos EUA?

Curtiu? Siga a BBC Brasil no Facebook

Ele diz que, para o Brasil, o acordo apresenta dois grandes riscos. O primeiro é reduzir o ímpeto das negociações por um acordo maior na Organização Mundial do Comércio (OMC), uma das grandes prioridades da diplomacia brasileira.

“Com o TPP, economias que respondem por metade do PIB mundial acordarão regras que vão além das negociadas na OMC, o que põe a organização em segundo plano”, ele diz.

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) coordenado pelos professores Lucas Ferraz e Vera Thorstensen diz que a TPP e o acordo comercial em negociação entre Estados Unidos e União Europeia “são iniciativas revolucionárias para o sistema de comércio”.

(Foto: PR)Image copyrightPR
Image captionBrasil só pode negociar parcerias comerciais em conjunto com outros países do Mercosul

Bom para uns, incerto para os demais

Os autores dizem que as parcerias beneficiarão seus integrantes, mas criarão um cenário incerto para todos os outros países: “Por causa de seu tamanho, (os acordos) estabelecerão um novo sistema de regras, provavelmente em conflito com a OMC porque diferenciarão membros dessas parcerias de não-membros”.

Em dezembro de 2013, todos os 159 membros da OMC aprovaram um acordo com 10% das regras previstas da Rodada Doha, principal negociação multilateral para a liberalização do comércio global.

Ainda que considerada tímida por especialistas, a aprovação deu fôlego à aposta do Brasil por negociações multilaterais (entre vários países) para ampliar a participação de produtos brasileiros no exterior.

O atual diretor-geral da OMC é o brasileiro Roberto Azevêdo.

Leia também: Sheik atrai brasileiros para islamismo com ‘zoeira’, redes sociais e discurso de tolerância

Outro limitador à participação do Brasil em acordos extrarregionais é o Mercosul, que só permite a seus países negociar acordos de livre comércio em conjunto. O bloco é integrado por Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

O estudo da FGV diz, porém, que as dificuldades de fazer a Rodada Doha avançar levaram várias nações a apostar em grandes negociações comerciais entre grupos de países, como a TPP e o acordo EUA-União Europeia.

As regras negociadas nesses acordos vão além das tratadas pela OMC, incluindo regulações sobre propriedade intelectual, serviços, meio ambiente, mudanças climáticas e legislação trabalhista.

Roberto Azevêdo, diretor-geral da OMC (Foto: Jean-Christophe Bott/AP)Image copyrightAP
Image captionEspecialistas dizem que OMC, chefiada pelo brasileiro Roberto Azevêdo, pode ficar em 2º plano

A conclusão dos acordos, diz o estudo, deixará o Brasil para trás “nas negociações de regras comerciais internacionais, perdendo o seu papel atual de relevante definidor de regras globais, (e) assumindo um papel secundário de aceitador passivo das regras”.

Para João Augusto de Castro Neves, o segundo risco da TPP para o Brasil é a perda de mercados na América Latina. México, Chile e Peru pertencem ao bloco, e é possível que a Colômbia passe a integrá-lo no futuro.

Com a TPP, diz Castro Neves, as rotas comerciais no Pacífico tendem a se fortalecer em detrimento das do Atlântico.

México, Peru, Chile e Colômbia já vêm incrementando suas trocas comerciais a partir da criação da Aliança do Pacífico, em 2012.

Ao favorecer o comércio no Pacífico, o analista da Eurasia diz que a TPP pode forçar o Mercosul a flexibilizar suas regras para permitir que membros aumentem os laços com vizinhos que não pertençam ao bloco.

Obstáculos à implementação

Para Oliver Stuenkel, professor de Relações Internacionais da FGV em São Paulo, a TPP ainda enfrentará muitos desafios para sair do papel.

Para vigorar, o acordo terá de ser chancelado pelos Parlamentos de seus integrantes.

Nos Estados Unidos, o presidente Barack Obama enfrentará a oposição de parte da bancada do seu próprio partido (Democrata) para aprová-lo. Stuenkel diz que em outros países, como o Vietnã, a aprovação interna da parceria também é incerta.

Ministro Mauro Vieira (dir.) recebe o Ministro de Relações Exteriores do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa (Foto: Ana de Oliveira/AIG-MRE)Image copyrightMRE
Image captionNova postura comercial não chegou ao Itamaraty do ministro Mauro Vieira, diz professor

Mesmo assim, o professor diz que o acordo é um grande sinal de que poderemos ter “uma liberalização mais ampla do comércio nos próximos anos” no mundo.

“Ele cria uma pressão política sobre a União Europeia e deve facilitar um consenso para que os europeus fechem o acordo com os Estados Unidos”, afirma. “O Brasil em algum momento terá de se perguntar se vale a pena apostar em acordos multilaterais ou se começa a se envolver em negociações.”

O professor diz que há sinais de que o governo considera flexibilizar sua postura comercial. A presidente Dilma Rousseff iniciou neste ano negociações para um acordo comercial com o México e tentou destravar as conversas para um acordo entre o Mercosul e a União Europeia, lançadas em 1999.

O professor afirma, no entanto, que os gestos parecem partir do Ministério da Fazenda, que considera a abertura econômica uma das ferramentas para lidar com a crise.

Segundo Stuenkel, outros órgãos do governo – entre os quais o Ministério das Relações Exteriores – ainda não estão alinhados com a estratégia.

“Esta será uma das decisões mais difíceis para a política externa brasileira nos próximos anos. Será complicado o Brasil não se mexer agora que outras grandes economias apostam em grandes acordos.”

Fonte: BBC Brasil

187 Comentários

    • Discordo,o Brasil não se encontra isolado afinal os BRICS não são pouca
      coisa.No papel esse acordo parece bom.No entanto, vamos ver se as
      negociações se dão no mesmo nível.Acho difícil.Quem é grande sempre quer levar vantagem.

      • Os riscos e benefícios para os EUA da Parceria Trans-Pacífica
        .
        Acordos comerciais abrangentes fechados pelos Estados Unidos no passado — como o Nafta, com o Canadá e o México, em 1993, ou o pacto com a China, em 2000, por exemplo —, apresentaram grandes vantagens e enormes riscos para um amplo leque de empresas americanas.
        .
        (*)fonte: [ http://br.wsj.com/articles/SB10884764161162954107804580520720536271724 ]
        .
        .
        (…)A indústria automobilística americana também poderia sofrer, dependendo do nível dos cortes tarifários no acordo final e do tempo que levará para que eles sejam implementados, dizem economistas. De fato, as montadoras de Detroit e políticos do Estado de Michigan estão entre os maiores críticos da TPP.
        .
        Embora a maioria dos grupos empresariais esteja ansiosa por ver um acordo, os críticos, que também incluem sindicatos e grupos ambientalistas, questionam os seus méritos, consideradas as regras divergentes e a inevitável perda de empregos em algumas áreas. (…)
        .
        ******************
        .
        Esse acordo vem para atender a demanda das grandes corporações trans-nacionais onde a grande maioria é americana más já se espera um aumento de desemprego segmentados nos países participantes e também na precarização da indústria de muitos países envolvido … é mais um daqueles acordo entre o tubarão com as sardinha

      • Chora na cama que é lugar quente militonto movido a pão com mortadela. A TPP é a prova cristalina do fracasso da Diplomacia dos atabaques do “Brasil – PuTênfia”

      • Quem tem que chorar é vc, afinal, o EUA perdeu um importante mercado consumidor mundial: BRASIL.

        Chora na caminha e leva o desenho do BiBiltre pra vc se inspirar….rsrsrs

        😀

      • Então me explica por que a TUA Governanta foi ao EUA implorar que as empresas de lá invistam no Brasil? Tá vendo como você se ridiculariza por si só meu caro mutante do Pão com mortadela?

      • NADA foi assinado, o ‘acordo’ NÃO FOI “alcançado”, “conseguido”, “selado”, “fechado” ou “acertado”. NADA. No máximo há um acordo para tentar chegar a algum acordo. Todas essas manchetes e a mentalidade de editores e jornalistas é, em todos esses casos, profundamente antidemocrática.

        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

      • TPP (Acordo da Parceria Comercial Trans-Pacífico): Não é acordo, não é parceria, não é comercial e não foi aprovado

        Cobertura da acovardada mídia-empresa para o clímax do encontro de ministros do Comércio dos países do TPP(Acordo da Parceria Comercial Trans-Pacífico) em Atlanta foi como zurro de repetição dos ‘5 minutos de ódio’ contra Corbyn na Grã-Bretanha. Aí vão algumas manchetes. Pode-se ver que se copiaram uns dos outros. [Ah! A imprensa livre… [risos, risos]. Quem precisa dessa imprensa livre só para um lado, e nunca para o lado das maiorias?]:

        United States, 11 Pacific Rim countries reach trade deal AP = acordo está firmado

        12 Pacific countries seal huge free trade deal AFP = acordo está firmado

        Trans-Pacific Partnership Trade Deal Is Reached New York Times = acordo está firmado

        US, Japan and 10 countries strike Pacific trade deal Financial Times = idem idem idem (mas… até quando?!)

        Trans-Pacific free trade deal agreed creating vast partnership’ BBC = acordo está firmado

        [Dos tradutores]: Na Folha de S.Paulo, lixo de segunda mão requentado do lixo de primeira mão aí acima, copiado de ‘agências’ e piorado na redação da rua Barão de Limeira:

        “EUA e mais 11 países fecham maior acordo comercial regional da história. Brasil fora.” = acordo está firmado. E “Brasil fora” de um acordo de países que têm litoral no Oceano Pacífico. FSP ‘noticia’ a exclusão do Brasil… de um lugar onde o Brasil jamais esteve. :-D))))) ].

        Trans-Pacific Partnership signed: US and Japan among 12 in ‘disastrous trade agreement’ International Business Times” [TPP assinado: EUA e Japão em ‘desastroso acordo comercial’]

        http://navalbrasil.com/tpp-acordo-da-parceria-comercial-trans-pacifico-nao-e-acordo-nao-e-parceria-nao-e-comercial-e-nao-foi-aprovado/

        PS: KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

      • nascimento eu escrevi isso aqui que nem nos deputados americanos isso esta fechado

        é uma possibilidade que essa tpi que esta parecendo mais uma TPM para esses vira latas rs

        é apenas bom para as conglomerados de empresas que so visão o lucro ,

        nada foi assinado e os vira-latas comemorando

        a união europeia e o MERCOSUL se uniram para aprovar o pacto comercial
        acho que o pacto entre a europa e o MERCOSUL vai ser muito melhor que porcaria de tpm rsrs

        ai os vira lata pira !!!!!! rsrsrs

      • Quem ganham são os desenvolvidos detentores de tecnologia e industria de ponta (japão,EUA), os subdesenvolvidos(mexico,peru ETC) continuarão sem desenvolver suas industria, seus mercados serão inundados com eletronicos importados sem impostos, isso é ruim para a industria local, para o Brasil o ideal seria sair do mercosul e depois sair fazendo acordos bilaterais mundo afora, temos muita coisa pra vender mundo afora, minerios,pecuaria,alimentos,produtos medicos a baixo custo, vestuario,armamento etc.

      • BRICS, ou BRIC é um acrônimo inventado por um jornalista americano para definir os 4 países que acreditava que dominariam a economia na metade do séc XXI (Brasil, China, Russia e India). Não é um bloco, não é um acordo, não tem nenhum tratado assinado entre as partes e cada um só está interessado no próprio umbigo, na verdade a única coisa que os BRICS tem em comum atualmente é que suas economias estão cada vez mais indo ao buraco, só existe na imprensa. Colocaram um S de Africa do Sul, para dar uma conotação política, para confrontar os US, mas os sul africanos não querem nada com essa merda. Sobre se o acordo Transpacifico vai funcionar, a ALCA que o PT rejeitou tão ferozmente, trouxe grandes (enormes) benefícios economicos ao México e Chile, que vão muito bem, obrigado. Nosso Mercosul dominado por essa porcaria de ideologia logo vai estar no nível da Venezuela, sem nem ao menos papel higiênico para sua população.

      • Os governos petistas também acreditaram que BRICS era mais que uma sigla ─ ou seja, que Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul formariam um sólido e unido bloco no xadrez global. Até constituíram um banco de desenvolvimento, mas do qual os outros quatro esperam apenas obter acesso aos enormes fundos chineses.Mas a China já não é o maior parceiro comercial do Brasil? Ora, a China, com sua voracidade por comprar commodities e alimentos e vender industrializados, é a maior parceira de um monte de países.Na verdade, assim como ficou ao largo dos grandes movimentos comerciais, o Brasil também se isolou politicamente. Até na América do Sul perdeu influência.Fala-se pouco disso por aqui, mas a diplomacia Sul-Sul foi um dos maiores desastres da era Lula-PT. Um sintoma é o estado lastimável em que se encontra o Itamaraty, formado por quadros tão competentes como Roberto Azevedo, e que estão por aí quase sem serviço e, de uns tempos para cá, até sem dinheiro para pagar as contas das embaixadas.

        Aliás, uma marca da estratégia Sul-Sul foi abrir embaixadas pelos países da África, especialmente, e da Ásia mais pobre. Embaixadas que, do ponto vista nacional, não servem para nada. Mas podem servir para ajudar algum lobby a favor de uma ou outra empreiteira. E assim se cai de novo na corrupção, a outra marca.

    • se a maioria do povo deste pais tivesse vergonha cara bastaria só interromper o fornecimento de nióbio ao mundo para ver quem ficaria “isolado”….o Brasil é praticamente o dono de todo o nióbio do mundo, 98,43% das reservas do planeta são nossas, 1,11% do Canadá e 0,46% da Austrália….mas como “nossos amigos estratégicos”/eua já pilharam e levaram a maior parte de nossas reservas isto não adianta mais…já esta tudo bem estocadinho lá no pais deles…pois o nióbio já esta cotado como uma das cinco matérias primas mais ameaçadas de extinção/acabar…as grandes potências incluem o nióbio entre os metais com oferta crítica ou ameaçada….em 2010 o Wikileaks divulgou um documento do Departamento de Estado dos eua que colocava as reservas brazileiras de nióbio como de importância estratégica para os eua….

      o nióbio é fundamental para a indústria de alta tecnologia…necessitam de nióbio: a indústria aeroespacial (foguetes); a indústria de armas (mísseis e bombas inclusive atômicas); construção civil (o esqueleto metálico das edificações); naval (lanchas, navios e submarinos); medicina (próteses metálicas e tomógrafos); transportes terrestres (automóveis e caminhões e até o trem bala); petroquímica (gasodutos e tubulações de alta pressão); lentes telescópicas; lâminas de barbear; fabricação de jóias; quaisquer produtos da indústria mecânica que exija superligas, ligas supercondutoras, soldas, óxidos; sucroquímica (catálise para a produção de biodiesel); lâmpadas de alta intensidade, dispositivos eletrônicos, capacitores cerâmicos, sondas submarinas…resumindo..o que há de mais avançado em termos de indústria necessita de nióbio…

      os árabes em relação ao seu petróleo criaram a OPEP com o objetivo de determinar a política petrolífera dos países membros para o mercado internacional, controlar volume de produção e preço tendo em vista seus interesses nacionais…..qualquer papalvo além de criar uma organização semelhante para administrar a exploração do nióbio de acordo com os interesses do país, criaria também para o nióbio uma organização semelhante ao que a Embrapa é para a agricultura….uma empresa que se preocupasse com a cadeia produtiva do nióbio, que relacionasse o nióbio ao desenvolvimento do país….

      mas o brazil não fez nada disso e deixou o nióbio nas mãos de interesses privados….o preço do nióbio é determinado por interesses particulares e estrangeiros…a bolsa de Londres é a atravessadora…no caso da principal empresa, a CBMM -Companhia Brasileira de Mineração e Metalurgia, que explora a reserva de Araxá, MG, pertence à família do banqueiro Moreira Salles associado a uma multinacional, a Molycorp, do grupo Rockefeller….a outra reserva mineira em Tapira está nas mãos da Anglo American e Banco Bozzano, Simonsen….outros banqueiros quiseram participar da boquinha…..Fernando Henrique Cardoso tentou privatizar a reserva de nióbio de São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, a preço de banana, mas foi impedido por uma ação judicial (O Amazonas tem mais nióbio que Minas)….Zé Dirceu, Delúbio e Valério também conversaram com os Bancos Rural e BMG que também queriam participar do butim….Marcos Valério não nos deixa mentir disse na CPI dos Correios que “O dinheiro do Mensalão não é nada….O grosso do dinheiro vem do contrabando do nióbio”….

      o contrabando de nióbio neste pais é feito legalmente, por meio de subfaturamento, através de uma parceria entre a CBMM e a Codemig, o Ministério Público estadual mineiro já investigou esse caso….Já temos em nossa história o precedente do manganês do Amapá…O manganês da Serra do Navio foi levado de navio para o exterior e no lugar da Serra do Navio restou um grande buraco….hoje 70% do nióbio puro brasileiro vai para os eua…

      as principais reservas de nióbio do país encontram-se na Amazônia, no Morro dos Seis Lagos, em São Gabriel da Cachoeira, Amazonas. Raposa Serra do Sol, Roraima….sendo essa a principal razão dessa confusão em torno da demarcação das terras dos índios…Estão avaliadas em um trilhão de dólares, embora FHC tenha tentado vender por 600 mil reais….para sorte do povo brasileiro o Ministro do Exército do próprio FHC, Zenildo Gonzaga Zoroastro de Lucena, impediu a privatização tucana dessas reservas de nióbio….Lucena garantiu até militarmente a posse dessas reservas transferindo uma brigada militar de Niterói para São Gabriel da Cachoeira…Uma coisa que o povo brasileiro precisa observar é se nesses “megaprojetos” da Amazônia não servem de pretexto para o contrabando de nióbio, minerais raros, ouro e urânio…

      podem lascar com este emergente aqui mas com a China e a Rússia jamais conseguirão…principalmente a China que detêm mais de 90% das reservas de terras raras do planeta….e hoje ela é mais estratégica/critica/vital que o nióbio… se a China quiser…ela literalmente para o mundo…… 😉

      • “A maior parte vem do contrabando de Nióbio”

        Marcos Valério, operador do mensalão petista respondendo ao ser questionado sobre de onde vinha parte dos recursos do esquema de corupção, na CPI dos Correios.

        Imediatamente todos os parlamentáres mudaram de assunto.
        TODOS.

      • MELLO FRANCO: EM QUE PLANETA VIVE SAMPAIO?
        .
        Colunista Bernardo Mello Franco questiona a decisão do PSDB de manter o apoio ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB); “do líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio: “Enquanto não houver informações adequadas que comprovem o envolvimento de Eduardo Cunha, o PSDB vai manter sua posição de apoio ao presidente da Casa”. Em que planeta vive o deputado?
        .
        (*)fonte: brasil247.com

      • Procuradoria pede ao STF inquérito para investigar senador Agripino Maia, o probo
        .
        O pedido da PGR é resultante de investigações da Operação Lava Jato, que apura desvio de recursos e corrupção na Petrobras. De acordo com o pedido, as investigações apontaram que o senador combinou pagamento de propina com executivos da OAS, uma das empreiteiras alvo da Lava Jato. O dinheiro teria sido desviado da obra do estádio Arena das Dunas, em Natal.
        .
        (*) fonte: [ contextolivre.com.br/2015/10/procuradoria-pede-ao-stf-inquerito-para.html ]

      • Nardes violou a lei, é óbvio. Mas desde quando a lei vale para todos?
        .
        Quem lê os jornais, se tiver um mínimo de honestidade, não pode deixar de reconhecer que o ministro Augusto Nardes violou dúzias de vezes o que está expresso no artigo 36, inciso III da Lei Orgânica da Magistratura Nacional:

        Art. 36 — É vedado ao magistrado:

        III — manifestar, por qualquer meio de comunicação, opinião sobre processo pendente de julgamento, seu ou de outrem, ou juízo depreciativo sobre despachos, votos ou sentenças, de órgãos judiciais, ressalvada a crítica nos autos e em obras técnicas ou no exercício do magistério.
        .
        (*) fonte: [ contextolivre.com.br/2015/10/nardes-violou-lei-e-obvio-mas-desde.html ]

      • Bom dia.
        Enéias já falava da importância de o Brasil controlar pesadamente a exploração do nióbio. Mas somos um país de entreguistas. Se quiséssemos o mundo não produziria um único míssil sem nossa permissão.
        O metal muitas vezes sai do país misturado a outros minerais, como lixo, que “sem querer” é comprado pelos nossos “clientes comerciais”.
        É um país sem vergonha nacara, como você mesmo citou no início de seu texto.
        Tudo de bom.
        Ronaldo Pedreira Silva.
        Aláfia
        ronaldoalafia.blogsot.com.br

    • Somos um país periférico em com essa turma no poder continuaremos a ser. Ah temos os BRICS mas quem manda la é Rússia, China e Índia, nos somos o B de babacas.O Nióbio?? ja esta sendo substituído por novas ligas tanto em aplicação aeroespacial como em eletrônica, temos o petróleo mas debaixo do mar não serve para nada.Quando é que os brasileiros vão aprender que o mundo não vai parar e esperar por nós?Com uma das economias mais fechadas do mundo,com medo de se expor a competitividade global vamos ficando pra trás mesmo!!

      • “Conan
        6 de outubro de 2015 at 0:38”

        sem Nióbio não tem aço…ele é que dá a maleabilidade ao aço….pois sem ele o aço fica quebradiço e inútil para algum uso pratico…e não existe substituto do Nióbio para isso…

      • Maquina Troll, me permita uma correção mas acho que você se confundiu na aplicabilidade do Nióbio pois o aço não é um deles:
        O aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, com percentagens deste último variando entre 0,008 e 2,11%. Distingue-se do ferro fundido, que também é uma liga de ferro e carbono, mas com teor de carbono entre 2,11% e 6,67%. O carbono é um material muito usado nas ligas de ferro, porém varia com o uso de outros elementos como: magnésio, cromo, vanádio e tungstênio. A diferença fundamental entre ambos é que o aço, pela sua ductibilidade, é facilmente deformável por forja, laminação e extrusão, enquanto que uma peça em ferro fundido é muito frágil.

      • Brasileiro como voce não nos fazem falta.
        Voce ate mesmo desconhece que o Brasil seja a liderança mundial emergente.
        BRICS é apenas um grupo de paises de interesses em comum e erroneamente mal entendido por voces como grupo de emergentes.
        Os emergentes são trinta e poucas nações que não estão no grupo dos BRICS e que so tem Brasil e Mexico no continente Americano.
        O Brasil é a liderança emergente e desestabilizar o Brasil é o unico caminho para que a Europa e os EUA neo-nazista impeçam a ascenção dos quew ascendem.
        Compactuar com isso é ser contra a independencia,autosuficiencia e liberdade de um Brasil soberano e unido.

      • Maluquinho,com todo respeito, numa boa, mas me diga em que setores somos a tal da “liderança mundial emergente”. Fora o agronegócio e o aeroespacial (leia-se Embraer) me conta ai onde somos tão impactantes no plano econômico ou militar mundial. Sou brasileiro sim mas diferente de alguns aqui eu sei que não adianta ficar batendo no peito dizendo que somos um Brasil putenfia pois a realidade nua e crua é outra, sei também que sem investimentos maciços em educação, ciência, tecnologia e inovação continuaremos na rabeta das nações realmente desenvolvidas. Quero um país forte economicamente e militarmente, que sejamos realmente respeitados mas temos que mudar o paradigma e passar a pensar e planejar o futuro de nossa nação usando mais o cérebro do que as entranhas!!

      • Brasileiro como voce não nos fazem falta.
        Voce ate mesmo desconhece que o Brasil seja a liderança mundial emergente.
        BRICS é apenas um grupo de paises de interesses em comum e erroneamente mal entendido por voces como grupo de emergentes ou como uma aliança de interesses militares.
        Os emergentes são trinta e poucas nações que não estão no grupo dos BRICS e que so tem Brasil e Mexico no continente Americano.
        O Brasil é a liderança emergente e desestabilizar o Brasil é o unico caminho para que a Europa e os EUA neo-nazista impeçam a ascenção dos que ascendem e se nutram dos despójos dos mais fracos como sempre se nutriram.
        Compactuar com isso é ser contra a independencia,autosuficiencia e liberdade de um Brasil soberano e unido.

      • E todo aquele que não compactua com o cadelismo subserviente pregado por trairas iludidos é classificado de comunista ou potencial terrorista.
        Quem são os ignorantes radicais os que querem um Brasil não atrelado e independente ou os que so aceitam um Brasil cachorrinho dos EUA.
        Se nós enviassemos nossos soldados para lutarem as guerras dos Americanos muitos viriam aqui concordar com isso.

  1. Ta perdendo o bondinho heim $ Naa;ao paria ,haabitada por uma maioria de dementes cronicos nunca faz o dever de casa , os outros simios fariao trabalho melhor !

  2. BBC fazendo propaganda a servico das multinacionais anglo-norte Americana. Por toda Europa Central e Ocidental ocorrem manifestacoes de protestos contra esse Trtatado, porque ele retira poders dos governos nacionais ainda mais e fortalece inda mais o poder das multinacionais. O assalto que o governo norte Americano, a servico da General Motor, Ford e do Grupo Rockfeller contra a Vokswagen e apenas um caso, agora isolado, do que ocorrera routineiramente se os paises de Europa assinarem esse Tratado. Esse Acordo e mais uma tentativa norte Americana de bloquear China e o BRICS. O governo brasileiro como membro do BRICS nao tem que perder um minuto em pensar se juntar rejeitar a participacao nesse Acordo. E ignora-lo. mas do jeito que as coisas vao, nao estou seguro se o Brasil continuara membro do BRICS. O que me da um pouco de esperanca e o fato que eu estou confiante, que na medida que o dolar subir inda mais, e isso vai ocorrer. mesmo sem o FED aumentar a Taxa de Juro, o resto do mundo como um todo vai ter que abandonar o dolar como moeda de reserva internacional e criar uma alternative, seja a volta do Padrao Ouro, seja o Yuan, seja a chamada Cesta de Moeda, seja o SDR do Banco Mundial, ou o tal de Bancor, que ainda nao existe. Em qualquer das alternativas, o dolar desaparecera como a moeda internacional, e sem isso, os EUA nao estara em condicoes military de impor sua vontade no mundo, seus interesses particulares acima dos interesses do mundo, de continuar imprimindo mais de 1 trilhao de dolares por mes para cobrir o Mercado de Derivativos que esta implodindo, impressao essa que nao so desvaloriza os titulos de Tesouro ianque depositados nos Bancos Centria dos outros paises como tambem causa inflacao no resto do mundo. Enfim o dolar deixara de ser o que disse um ex secretario do tesouro ianque: dolar e moeda norte Americana mais problema para o resto do mundo. O dolar sera uma moeda desvalorizada norte e Americana e sera tambem um problema deles. Isso me faz um pouco otimista.

    • Perfeito, os países menores terão suas indústrias devastadas face à concorrência desigual. Será mais um instrumento a favor da concentração de riquezas nas mãos dos EUA. O veneno vem, como sempre, travestido com rótulo de remédio pelo formidável aparato de propaganda a serviço da Nova Roma. Para outros tantos, por ingenuidade ou má fé, lamentavelmente não nos convidaram para a Grande Festa. Juntemo-nos logo ao banquete dos grandes, o que nos importa ser o prato principal?

      • Amigo, pesquise sobre o PANAMÁ, sobre COREIA DO SUL, sobre JAPÃO… todos países “ENORMES”… rsrsrsrssrsrsss… só “perderam” ao se alinharem ao “grande satan” criado para assustar as criancinhas vermelhas… uncle sam come criancinhas… 🙂

      • Amigo, pesquise sobre o PANAMÁ, sobre COREIA DO SUL, sobre JAPÃO… todos países “ENORMES”…

        lacrou a questão Blue Eyes, e tem o Chile como exemplo também, melhor qualidade de vida da America latina, saudações.

      • Vou explicar direitinho, você vai entender: quando disse “dos grandes”, quis dizer “articulado pelos grandes”. Não significa, de modo algum, que os demais agregados sejam grandes. Interpretação de texto simples. Minha explicação seria desnecessária em uma discussão HONESTA…

      • Panama, aquele paiseco formado quando o EUA roubou um pedaco de terra da Colombia para construir o canal ligando o Atlantico e o Pacifico. Economia formada em parte da verba que o governo panamenho recolhe cobrando tarifa do navios que usam o canal, Outra parte os bancos que formam o principal setor da economia. E esses bancos em sua maioria sao norte Americanos, europeus, japones e sul Americano. Ate alguns meses passado pelo que sei China ainda nao havia conseguiido abrir um Banco no Panama pela simples razao que os EUA nao os permitiam. Claro, como Panama e supostamente um pais independente essa interferencia gringa e disfarcada. Os panamenhos nao dizem nao aos Chinese, dizem que estao estudando suas propostas. Panama relativamente ao tamanho de sua populacao tem mais ouro per capita em seu bancos que os EUA teriam, se o ouro que estava depositado no Fort Knox. ainda existe. Existem muitos analistas que dizem que Fort Knox nao tem mais ouro. Jim Willie recentemente numa entrevista disse que muitos europeus estao transferindo seus ouro depositado na Suissa para o Panama, que estava planejando criar juntamente com Venezuela quando Chaves etava vivo e Equador uma moeda comum lastrada em ouro. Foi a razao da CIA injetar cancer em Chaves e fazer aquela famosa proposta que nao pode ser recusada ao governo panamenho. Este ainda nao havia esquecido o ocorrido com o satrapa norte Americano Noriega. Eu sei que o plano de lancar a moeda lastrada em ouro foi suspenso. Como explicar que esse paiseco se tornou tao rico. Simples. E no Panama que o Pentagono, CIA e a Cosa Nostra, para nao falar no Triad, a Mafia israelita e os Carteis Colombianos e Mexicanos depositam o dinheiro proveniente do trafico de Narcotico. E a razao porque todos esses grandes bancos de Londres e Wall Street etao no Panama. Lavagem do dinheiro proveniente do trafico de narcotico. Japao ja era um pais indutrializado imperialista antes de 1945. Foi por ser um pais industrializado imperialista que os EUA sentiu-se na necessidade de detrui-lo, juntamente com a destruicao da Alemanha hitlerista, e a detruicao do imperio britanico. A Segunda Guerra mundial nada mais foi que o reultado de manobras ianque de fazer seu rivais se autodestruirem numa Guerra, e eles, os ianques assumirem a hegemonia mundial. O problema ianque, foi que a Guerra nao destruiu a Uniao Sovietica, que apesar do desastre economico sofrido, saiu da Guerra com um dos maiores exercito do mundo. Dai o dilemma norte Americano. Reconstruir o Japao, reconstruir Alemanha ou deixa-los ruinados e criar oportunidades para os comunistas agitarem a populacao. General McArthur nao pensou duas vezes. Optou pela reconstrucao do Japao apesar da oposicao de figuras importantes dentro do governo de Truman. Nao so McArthur reorganizou o poder constitucional, ele tambem interferiu na legislacao trabalhista, legalizou a existencia de sindicatos de trabalhadores e outras medidas que chocavam seus superiors em Washington. Para financiar a reconstrucao economica do Japao, MacArthur simplesmente serviu-se do ouro do General Yamashita, isto do ouro que os japoneses haviam pilhado dos paises que eles haviam conquistados e que o General Yamashita depositou nas Ilhas Filipinas. MacArthur se apoderou desse ouro em 1945. E ignorando os defensores da doutrina do Comercio Livre, MacArthur permitiu que o Japao aqdotasse a politica de protecionismo, que durou ate o Acordo de Plaza, que destruiu o chamado “Milagre Japones. Corea do Sul, General MacArthur extendeu a politica economica adotada no Japao e acrescentou a REFORMA AGRARIA RADICAL. Esse filho da puta comunista General MacArthur ousou ignorar o direito inalienavel da propriedade e desapropriou os latifundios coreanos e os distribuiu ao camponeses. E certo que a maioria desses latifundiario eram japoneses, mas nao importa o direito de propriedade e alienavel. Isso, mais a politica de protecionismo, criacao de sindicatos dos trabalhadores, permitiu que Corea do Sul desenvolvesse um Mercado interno que podia consumir o que nao era exportado.. Para finalizar, retomando um ponto que vc fez num comentario sobre a raiz catolica das doutrinas socialistas, quando vc refere aos “catolicos pervertido”. Eu creio que pervertido e o cara que escreveu o Atos dos Apostolos, um tal Lucas, e um tal de Pedra, Cefas . Esses caras eram comunistas. Esse tal de Pedra era pior que Trotsky, so porque um casal escondeu um poquinho do que possuiam e nao colocou a disposicao da Comunidade como havia sido mandado fazer por Pedra, eles for a fulminados mortalmente. Manda prender esse Pedra e Lucas e os enviam para a Siberia e imediatamente queima esse livro chamado Atos dos Apostolos..

      • Nada ver!
        O ambiente de negócios dos países da aliança do pacifico
        é super competitivo e conciliado com uma moeda barata vão puxar muitas empresas. O que sustenta a industria é o mercado e não o governo como muitos petistas acreditam.

        É por causa do protecionismo, da burocracia e dos impostos abusivos que o Brasil está falindo industrialmente!

        Com os governos passados a industria representava 33% da economia , com o PT a industria representa 9%(com o PT voltamos aos índices da República Velha e cada dia afundamos mais)

      • super competitivo rsrs o peru vende banana , o chile vende cobre

        super competitivo

        o brasil tem uma balança comercial maior com o mexico e o próprio chile do que os dois tem entre eles mesmos que são da aliança do pacifico

        sabe de nada inocente

        mas para quem acreditou que a marinha chilena é melhor que a nossa , significa que acredita ate em papai noel

      • Ja falei, sem investirmos em educação, ciência e tecnologia não vamos chegar a lugar nenhum. Só assim podemos abrir nossos mercados e competir sem medo. O nome do jogo é competitividade, qualidade, inovação ou será que somos um bando de incompetentes? Varias empresas brasileiras como por exemplo a Embraer já provaram que não. Quem fica defendendo um mercado fechado não competitivo em minha opinião esta cometendo crime de lesa pátria. Chega de sermos medrosos, chega de ser Brasil Putenfia de Luis Inácio, é bom ser patriota mas é melhor ainda ser patriota usando o cérebro!!

    • JOJO, seu entendimento do funcionamento da macro econômica mundial é pífio… como pode um país que se alinha a 40% do PIB mundial perder a hegemonia de sua moeda ???… outra coisa, a partir do momento em que se aumenta o juros nos EUA, o dólar é “enxugado” na periferia mundial, aumentando assim os benefícios dos demais sócios dos americanos nesse mega acordo, pois somente eles terão dólares fluindo em seus negócios… e esse papinho que os yankes “imprimem” trilhões de dólares é conversa de amador… primeiro que não imprimem fisicamente… segundo, para se emitir moeda é preciso que se imita títulos respectivos de longo prazo e não creio que façam isso e ao mesmo tempo aumentem o juros internos… novamente, a periferia do mundo socialista vai amargar a derrocada que a URSS amargou a 25 anos… parece que os ESQUERDALHAS não aprendem que somente capitalismo selvagem é a salvação para qualquer economia que queira tirar sua população da miséria… veja o caso do Vietnan… parece que acordaram para a realidade… SOCIALISMO NUNCA MAIS… e o Brasil PERDE NOVAMENTE ao se alinhar a perdedores e acéfalos… tudo pelo SOCIALismo… erggg !!!…

      • Só para dar luz ao seu entendimento, car JOJO, fui a fonte que vc mais gosta e pesquei essa matéria que demonstra cabalmente o movimento que acabei de descrever: https://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&hl=pt-BR&prev=search&rurl=translate.google.com.br&sl=en&u=http://www.zerohedge.com/news/2015-10-05/worlds-largest-sovereign-wealth-fund-forced-begin-liquidating-assets&usg=ALkJrhih-yjFeU7a5GVEpamyDTD5gLnH7Q … já traduzido… nesse texto do ZERO HEDGE verificamos que o aumento de juros nos EUA e a queda do valor do petróleo mundial irá quebrar todas essas republiquetas socialistas e demais países dependentes do petróleo, incluso ai a Noruega e a Venefavela… a Rússia agora, tá FU… entrou em uma guerra que NÃO GANHARÁ e ainda viu suas receitas do petróleo irem ralo abaixo… estude mais um pouco, nobre colega… ou estás somente manipulando os demais esquerdinhas ignorantes ???… sorry…

      • Meu conhecimento pifio de ciencias economicas diz que jamais o FED ira aumentar a taxa de juro, a nao ser que ele esta obedecendo ordem para destruir o dolar. Razao simples, trilhoes de dolares esta sendo digitado/imprimido, Quantity Ease para nao so cobrir o Mercado derivativos em petroleo, o Mercado de Titulos do Tesouro, da qual o FED e praticamente o unico comprador, salvar os grandes bancos de falencia e interferir na Bolsa de Valores que esta se despencando. $10 trilhoes de dolares nos ultimos 3 meses nao so na China, Europa mas tambem nos EUA e resto do mundo.Ha quem disse a razao pela qual a Diretora do FED sentiu-se mal numa conferencia na semana passada, quando apos meses insinuando que o FED iria aumentar a taxa de juro, e eu que nao sou economist estava seguro que isso nao iria ocorrer, a nao ser que o pessoal do FED perdeu a cabeca, ela teria de explicar porque o FED abandonou a ideia de elevar a taxa de juro, e porque a merda que ela estava proferindo pela boca era tanta que ela se engasgou.Razao e simples porque o FED jamais ira aumentar a taxa de juro. Esse dolar digitado/imprimido e lancado do Mercado por um pouco mais de 0..20%. Os Bancos, as grandes corporacoes e grande investidores mai os Bancos Centrais emprestam esse dinheiro juro baixo e os investem onde a taxa de juro e maior, seja la o que for. E o Carry Trade. A implosao do petrodollar, seja la qual for a causa, esta levando muitos contratos a serem liquidado. Como esses contratos em sua maioria sao feito na base dolar, sua liquidacao exige dolares para compensacao. Dai a necessidade crecente do dolar, e sua subida de valor em relacao a outras moedas. E o que estourou as financa de todos os paises que haviam retirados dolares a baixo juro. A subida do dolar e simultaneamente a depreciacao das moedas nacionais faz com que a divida assumida em dolar aumenta proporcionalmente toda vez que o dolar sobe e a moeda nacional cai. E a necessidade de retirar dolar para compensar a queda no valor do Mercado de derivative e outro aspecto do mesmo sintoma, Dinheiro retirado a 0%plu a curto prazo investido em titulos longo prazo. A subida na taxa de juro estoura esse Mercado, como estoura a capacidade ja por demais limitada do governo ianque e ingles pagarem sua dividas. Resumindo, a nao ser que o FED recebe instrucao dos “iluminats” seja la quem eles forem, se eles existem, de destruir mais rapidamente o dolar, ele jamais aumentara a taca de juro, como tambem jamais abandonara a politica de imprimir/dolar dolar, o Quantity Easy.E a situacao que se encontrou Ulisses em Scylla e Charybdis, se ficar o bicho pega se correr o bicho come. O dolar nao sera destruido, ele vai se implodir.Nao ha nada que se pode ser feito a respeito.

      • E a economia americana crescendo ao ritmo de 3,5% ao ano, e os EUA se tornando o maior produtor de petróleo do planeta. Os chineses não param de comprar títulos do tesouro dos EUA. Acho que os chineses deveriam ler essa sua “analise” econômica, eles ficariam chocados ao se darem conta da bobagem que estão fazendo!!

    • Uma das “gracinhas” desse acordo é aceitar as cortes americanas como decisoras em conflitos que envolvam as empresas norte-americanas com os outros países. Que maravilha não?

      • É porque é sabido que o sistema judiciário americano FUNCIONA, ao contrário da maioria dos outros, inclusive do Bananão…

      • a corte americana funciona para eles

        exemplo la não tem juiz que ganha 73 mil enquanto o teto brasileiro é 32 mil

        la o juiz não vai mandar prender o pai da energia nuclear brasileiro para atrasar o desenvolvimento dos nossos subnucleares

        la o juiz não tenta afundar a multinacional maior do pais igual fez com a petrobras quebrando o segredo de justiça para favorecer mídia sionista instalada no brasil

        para poderem com intermédio no senador da Chevron para falir a petrobras e vender apreço de banana igual fez com a vale do rio doce

        la os juízes americanos puxam sardinha para o seu pais

        e não são apátridas igual muitos daqui vendidos e vira-latas seguindo as ordens estrangeiras

      • Isso mesmo la tudo é comprometido com o interesse do sistema e quando algo pode atingir o mesmo é varrido para debaixo do tapete e decretado silencio.

      • Você é que pensa! lá não tem mimimi, pisou na bola é cana e eles estão pouco se lixando quem for. As multinacionais nos EUA levam mais ferro do que em qualquer outro lugar do planeta. A sua Vale do Rio Doce paga hoje mais impostos, contrata mais gente e exporta mais do que a antiga CVRD assim como a Embraer. A “sua” Petrobras não é nem minha, nem sua e nem do povo brasileiro, ela serve (como tantas outras estatais) a uma oligarquia dentro do ESTADO controlada politicamente por incompetentes indicados pelos poderosos de plantão por isso deu no que deu.

      • Para de falar asneiras Lady Vadia.
        Quando os Amewricanos limparam a imundice que é a politica Americana ?
        Tantos os escandalos politicos como financeiros quando estouram la nunca em tempo algum a justiça Americana os levou a termo extinguindo-os e os punindo exemplarmente de verdade.
        Voce apenas faz proselitismo daquela imundice la que não é e nunca foi exemplo algum de moralidade para ninguem.
        Deixa de ser capaxo ou va morar la e viver teu fantastico mundo de Bobo.

      • Ficou nervética foi maluquinha?

        Já ganhei a tua, tu é mulherzinha ahahahahaha…

        Carioquinha da gema?

        Quem diria, hehehe…

  3. E assim continuamos nós num arremedo de acordo chamado mercosul vendendo para paises falidos e atrasados. Vivas ao governo brasileiro!

    • Qual e o pais que nao esta falido nas Americas? Russia pelo que sei tem um saldo positive na sua balnca commercial e uma boa reserve no seu banco Central. China nao precisa comentar, mas vai la, saldo positive na balanca commercial e mais de 2 trilhoes de dolares em seu Banco Central, mas outrastrilhoes em outras moedas. Analistas do Mercado de ouro, calculam que os dois paises tem mais de 40.000 toneladas de ouro dentro de seus territories. EUA, Inglaterra e Japao sao os tres paises mais endividados do mundo. Franca, Italia, estao em situacoes semelhantes a situacao de Espanha. Grecia esta ate numa boa situacao quando sua situacao financeira e comparada com a situacao financeira dos EUA, Inglaterra e Japao. Paises falido estao no norte hemisferio. O que diferencia eles dos paises africanos e seu poderio belico. Esse poderio belico, permite eles agirem como chefoes de Mafias, o que eles sao. Usam-se da forca para roubarem dos mais fracos.Branderburgo, se vc e alemao, percebeu que eu nao inclui Alemanha na lista de pai falido, inda que os EUA esta fazendo todo o possivel para fali-las: as sancoes contra Russia, o assalto contra a Vokswagen.

      • JOJO, não nos tome por idiotas… não estudamos em escolas comandadas por socialistas hipócritas coitadistas… o caso Volkswagen foi uma sacanagem perpetrada pela própria indústria alemã… ela é ré confessa… deixe de lorotas… http://g1.globo.com/carros/noticia/2015/09/escandalo-da-volkswagen-veja-o-passo-passo-do-caso.html … segundo, com saudáveis e surpreendentes exceções, a AL em peso está QUEBRADA pelos desgovernos bolivarianus esquerdopatas… 3 exemplos só pra começar: ARGENTINA, BRASIL e VENEZUELA… me explique como pode uma país rico em petróleo como a Venezuela estar na bancarrota devendo até as cuecas, senão pela incompetência e rapinagem de seu governo socialista bandido e safado ???… vc tergiversa mais seus castelos de areia são logo derrubados… saudações…

      • Paradigma (sic, prefiro o nome antigo e mais autentico) lorota e o que a Globo e o resto da midia dominante espalharam sobre o assunto.Eu ja escrevi duas vezes desse tema no Plano Brasil e ninguem respondeu. O fato que um director maximo da Volks renunciou, ou o memsmo “confessou” nao significa que que ele falou a verdade. “Confissao” obtida por meios de chantagerm. Porque vc acha que a NSA espia os alemaes e seus outros. aliados? Contexto: Sancoes contra Russia e Guerra financeira contra China. Volks que tem muma enorme fabrica de automoveis na Russia continua operando sem usar o dolar. Usa o Rublo e o Euro. China, Tiajin.America ingterferindo na China e China reagem interfere na Bolsa de New York, Um ou dois meses atras. A Bolsa de Nova York tendo que suspender suas atividades por varias horas. Ataque violento na Bolsa de Valores Chines, China reage reduzindo o preco do Yuan contra o dolar e anuncia que esta convertendo titulos do tesouro dos EUA em dolares e deixa os jornalistas saberem que esta comprando centenas de toneladas de ouro com esse dolar. Tiagin ocorre. inda que o governo chines nao admite ser ato terrorista e deixa a midia specular que foi um acidente, China sabe o que o ocorreu. Nao pode admitir, porque ai tem que dizer ao public como ela reagira.n Nao pode admitir que esta com medo, Mas Tiagin foi ato terrorista.Qual foi a marca de automoveis carburizados que mai aparece no parquet industrial de Tiagin,? Volkswagen. China e Alemanha nao estao usando dolar nas suas transacoes comerciai. Um golpe na Volkswagem para mostrar ao resto da Alemanha, que nao se brinca com o Tio Sam na questao do dolar como moeda de reserve internacional, O instrumento de controlar emissao de gas da Volks pelo que eu ouvi, pode ser ligado para funcionar na Europa, como para funcionar nos EUA, onde operam diferente padroes de emissao de gas. Fizeram sacanagem com carros da Volks a fim de conseguir pretexto para puni-la, e faze-la de exemplo. Tem mais, quando tempo atras, mal funcionamento de certas pecas em uma marca de automovel da General Motor, resultou na morte de 167 pessoas nos EUA, GM foi multada em $1 bilhao de dolar. A multa imposta a Volks e $20 bilhoes de dolares. Jim Willie explica melhor esse caso da Volks. e so ir no YouTube e ouvir seus tres ultimos programas. Quanto a sua pergunta porque a Venezuela esta em bancarrota, o Brasi e Argentina proximo da falencia. a resposta e simples. Ja que vc tambem pode ler o Zero Hedge, procure ler o que eles estao dizendo da situacao financeira da Arabia saudista. Eles toma o caso brasileiro e o saudista e fazem uma comparacao., A depressao economica mundial, que voce nao reconhece, e claro, mas que e fato, reduziu o consumo mundial de petroleo. O fato que Arabia Saudista tomou iniciativa de destruir o petrodolar e a OPEC, aumentando sua quota de producao no contexto mundial onde esta ocorrendo uma queda no consumo, fez com que o preco mundial do petroleo despencou, Como Venezuela praticamente depende so do petroleo como fonte de renda e mantem um alto gasto publico, sua situacao financeira implodiu. Nao me surpreendeu, Ja disse que no sistema capitalista qualquer conquista social do trabalhador nao pode ser permanente. Depende da situacao do Mercado mundial. Em fase boa, o sistema pode ter luxuria de conceder estado de bem estar social. Mas quando existe recessao, que hoje ja se tornou depressao, os capitalistas nao investem em producao. Isto ocorre em todo mundo. China que pensava que poderia investor trilhoes apesar do resto do mundo estar em depressao, esta pagando caro. Cidades e fabricas fantasmas mais trilhoes de yuan em dividas, seja no setor privado, seja no setor estatal. Classe empresarial nao invesste porque a taxa de retorno e baixa e nao compensa, dai a necesidade de um lado a classe empresarial, que em outros tempos era chamada classes capitalistas, forcar os governos destruir o Estado de Ben Estar Social, reduzir a taxa de imposto, reduzir o poder aquisitivo do salario, seja atraves da inflacao, seja atraves da reducao direta do Salario do trabalhador, E a necessidade de produzir mercadoria mais baratas que o que se produz na China. Na semana passada tive oportunidade de conversar um um jovem chines, fazendo posgraduacao em Londres. Fiz-lhe de cara 2 perguntas. O curso universitario na China e gratis ou pago. Disse-me que era gratis , mas que havia despesas que o estudante tinha que pagar, em torno de £200 libras por ano. Perguntei qual era o salario minimo. Ele nao soube responder. Pensou um pouco e disse quanto era o salario de um graduado,, que era o seu caso. Em media de £300 por mes. Isto e o salario de um graduado na China e menos que salario minimo do trabalhador bracal ingles, lavador de praco, limpadores de lojas etc que e de £1,000 por mes. Meu lap top esta falhando eu paro por aqui. .

  4. Isso ai é uma jogada dos EUA para atrelar a economia mundial ao dólar!!! Eu estou torcendo muito para o peruca ganhar as eleições nos EUA, para ele dar um chute bem dado no México e impor barreiras comerciais as montadoras de veículos, e também nos países Europeus que não gastam os 2% com a OTAN leia-se quase todos menos U.K, Grécia e Japão

  5. Enquanto países como Chile fazem acordos vantajosos com a mundo civilizado e alavancam sua população aos melhores niveis de qualidade de vida da America latina, seguidos agora pelo peru.
    O grandão bobão da America do Sul fica fazendo conchavos ideológicos do os impostos de seu povo paspalho, tipo os empréstimos bilionários via BNDES que o Partidão faz em contratos secretos com A ilha da fantasia e com a Bolivariolândia.Empréstimos estes ilegais pois não passaram pelo crivo do congresso nacional como manda a lei.
    Alguém acha que vamos ver um centavo desta lavage…ops, empréstimos para a cumpanheirada do Foro de SP?

    • Chile tem “sua populacao aos melhores niveis de vida da America Latina” so se a maioria dos habitants desse pais nao for considerado gente e portanto nao e incluido nas analyses economicas. Quando encontro chilenos aqui em Londres, a maioria jovens de 20 a 30 anos, eu sempre pergunto, o que os pais deles e elas mesmos pensam de Pinochet. A resposta e sempre a mesma, O povo odeiam Pinochet. Esses jovens sao pessoas que vem trabalhar em restaurantes, construcoes em Londres, porque no Chile nao se encontra trabalho facilmente. quando encontra o trabalho e mal pago, Isso e o que eu ouco. A maioria dessa gente chilena que eu encontrei sao jovens e portanto nao viveu nos tempos de Pinochet. O que eles conhecem dele provem de suas familias. Claro que existe uma minoria que se beneficiou do regime, e se fizeram ricos. Com essa gente eu evito contacto. Se a necessidade do meu trabalho poe-me em contacto pessoal com um deles eu sou formal e nao entro em questoes de nivel pessoal..

      • “Claro que existe uma minoria que se beneficiou do regime, e se fizeram ricos. Com essa gente eu evito contacto”

        Então vive vive em uma bolha ideológica, acontece muito aqui nas universidades principalmente federais, vc diz a eles “2+2 e igual a 4, e o estudante de humanas lhe dia “não concordo”

      • Eu conheço o Chile e posso dizer que é o país com melhor qualidade de vida e menos desigualdade da AL. Culpa do Pinochet malvado e dos Chicago boys…rs!

        Como se vê sua desinformação além de desonesta não resiste a um sopro. Mas fica a dúvida: Para quem você trabalha ?

      • Eu respondo… a serviço de manter a burrice esquerdopata reinando entre os pão com mortadela… é só um mav com verniz de peroba que de vez em quando surta e chuta o balde ao não aguentar e falar algumas verdades… mas isso só acontece qndo ele não toma seus remédios enviados do zero hedge… 🙂

      • O PIB do Chile é mais ou menos do tamanho do estado do Rio de Janeiro. Sua população é um décimo da brasileira. O “maravilhoso” Chile só produz frutas, vinho e cobre. Não existem indústrias no Chile, nem existirão por conta do agora TPP. O resto dos argumentos é puro preconceito aos governos trabalhistas. Que tal comparar o Chile com os mais de 50 milhões de norte-americanos que sobrevivem abaixo da linha de pobreza?
        Ah! Não me consta que professores universitários almocem pão com mortadela.

      • Empresa da China,Coreia do Sul e da União Europeia já estão negociando abrir fabricas primarias e sucundarias no Chile e no Peru devido ao Acordo do TPP, de olho no mercado americano.
        E Advinha quem vai perder mercado?

    • Exatamente Capa-Preta, o PT fez do Brasil ser a economia mais fechada dentre as vinte maiores do mundo.O Governo Dilma nós fez o país mais protecionista e fechado do G20!

      É por isso que estamos nessa fossa .

  6. SEM MEDO DO LOBO MAL, O BRICS DA CONTA DO RECADO TRANQUILAMENTE. OS EUA ESTAO JOGANDO TODAS AS SUAS FICHAS PARA PARAR OS BRICS, MAS COM CERTEZA NAO CONSEGUIRA. O FIM DO IMPERIO ESTA PROSSIMO, VEJAM QUE EU FALEI IMPERIO E NAO EUA, PARA DEIXAR CLARO NAO SOU ANTE AMERICANO, SOU ANTI IMPERIALISTA CADA UM NO SEU PAIS E QUE DEUS ABENÇOE A TODOS

    • Chegara o dia em que o mundo entenderá então que os Estados Unidos não eram grandes..Mas somente ricos….E a riqueza é como a onda do mar…..Vai e volta…..

      • Máquina os EUA se tornou em uma fraude ….. e que busca no terrorismo internacional…. a sua tábua de salvação … estão devendo até os cabelos das almas sebosas deles ao capitalismo mundial .. . realmente quem está falido dentro do conceito da palavra ??

    • BRICS não serve para nada, vê se acorda. É um enorme faz de conta, nada temos em comum com eles nem eles tem entre eles mesmos. Rússia , China e Índia preferem mil vezes fazer negócios com americanos, europeus e japoneses (como realmente o fazem) do que com um pais tacanho, de mentalidade pobre. Enquanto não nos livrarmos do cancro socialista latino americano e abraçarmos de vês a verdadeira maquina produtora de riquezas que é o capitalismo baseado na educação e na meritocracia sempre seremos considerados uma nação periférica e disso nunca sairemos. Essa é a verdadeira revolução que teremos que encarar cedo ou tarde se quisermos ser algum dia um país realmente respeitado e admirado.

  7. BRICS? Aquele do ministro do exterior chinês dizendo que o Brasil deve se resumir a um país agrícola e não industrializado? Aquele dos Russos fando c# doce toda hora para comprar carne da gente mas imposta produtos indistrializados da China e da Europa menos de nó?

    Muui vantagem mesmo 😛

    • Russia Importa produtos chines porque este e mais barato, importava produtos industriais europeus porque esse lhes eram vendidos a baico preco porque subsidiados pela Uniao Europeia, que so pode fazer isso, porque o resto do mundo ainda nao se deu contas que Euro, libra e dolar vale tanto quanto o real e o dolar de Zimbabwe e um pedaco de papel higienico usado.

    • Deixa de ser mentiroso.
      O que a China disse na lata da Ogra é que o Brasil tem de se capacitar para ser competitivo ou seja o obvio do obvio ou voce tambem acredita que paises devam ser coitadistas em seus interesses.

  8. Tempo ao tempo, é isso que deve ser dado, na hora que alguns começarem a sentir uma seringa na jugular o love acaba… só esperar.
    Quem produz produz, quem vende vende e tem uns que faz os dois , essa é a regra e esse é o Brasil, bloco nenhum vai tirar nossa importância estratégica global, o resto é blá blá blá.

  9. coitado de quem assinou esse acordo
    10 países ai fala assim estados unidos , ai vem o japao iha dominada desde a segunda guerra mundial

    bbc é apenas uma forma de propaganda gringa

    hoje saiu uma amteria sobre o possível acordo do mercosul com a união europeia muito mais importante noticia pois nos envolve do que essa ai
    mas fazer o que querem viver no mundo de ilusões
    a europa por exemplo faz protesto periodicamente contra esse tratado que não passa de uma colonização disfarçada de comercio

    e ai ainda vai ter chorão que acredita que isso seria bom para o brasil

    mercantilismo em pleno 2015

    estados unidos e sua colônias rsrsrs

  10. Chile com qualidade de vida???? sabe nada inocente, conheco o chile e digo que so a sala de visitas e arrumadinha(santiago) e isso se vc nao for a periferia, as outras cidades sao lixos, ou basuras em espanhol, kkkkkk e so dar um passeio em valparaiso com seus 46 cierros (morros) repletos de casinhas mal construidas de madeira, um verdadeiro favelao.
    Mas se alguem ainda acha que o chile e bom eu digo que cerca de 60 por cento das pessoas nao tem emprego formal, la nao existe o terco de ferias, nao tem decimo terceiro, a saude publica nao e universal e ainda e paga, cerca de 7 % do salrio do trabalhador, mas se vc acha pouco devia saber que a gasolina e mais cara que no Brasil, nao existe faculdade publica gratuita, a energia eletrica e a mais cara da america latina, bem como os alimentos sao um verdadeiro assalto.
    Bom, mas eles pelo menos pagam mais barato na compra de um carro novo, kkkkkk, o problema e ter dinheiro pra isso, pois a relacao de carro per capita e menor no chile que no Brasil.
    Portanto amigos , vamos deixar de falar merda sobre o chile, pois quem conhece realmente sabe que o chile e um pais POBRE e MUITO DESIGUAL.

    • Outro mentiroso Pão com mortadela. Qual será o próxima sandice, que o país da AL com melhor qualidade de vida é a Venefavela?

      • Cara, se oriente, se tem uma coisa que eu nao sou e pao com mortadela, isso parece que e seu perfil.
        Desfaca minha argumentacao com fatos, esse pais que vcs tanto elogiam (chile) e uma merdinha, NUNCA se compara com o Brasil, saiu ontem uma materia que mostra que o chile teve um deficit de 3,3 % em suas contas, o que equivale a cerca de 10 bilhoes de dolares e que eles tomarao um emprestimo para cobrir o ROMBO.
        Aqui, palhacos que so leem a Veja fazem alarde de um deficit de 0,5% do PIB, sao entreguistas sem a menor credibilidade.
        http://ellibero.cl/actualidad/deficit-fiscal-del-gobierno-para-este-ano-sera-el-segundo-mas-alto-desde-el-retorno-de-la-democracia/
        Esta ai uma materia em espanhol sofre as financas chilenas, boa leitura .

      • Não perca seu tempo, esses caras estão aqui para desinformar, causando confusão nos leitores que aqui vem numa tentativa de fugir à GRANDE MIDIA TELEGUIADA E VENDIDA. É sabido que muitos indivíduos, a serviço de interesses externos, patrulham diariamente a rede a fim de impedir que a população conheça a verdade.

      • A BBC está fazendo agora o que a mídia venal brasileira procurou fazer aqui, apresentando-nos a ALCA como um extraordinário acordo de livre comércio com os EUA, um passaporte para a modernidade que nos beneficiaria a todos. Ora, nós sabemos perfeitamente que esses caras nunca jogam para perder. Países com a cadeia produtiva desorganizada e e incipiente como o nosso teriam sua indústria devastada, e a ALCA nada mais seria que um instrumento de controle continental nas mãos dos EUA, do Alasca à Terra do Fogo. Quero ver os EUA fazendo acordo de livre comércio com a CHINA….Kkkkkk…mas isso não acorrerá jamais….

      • Como de costume você meu caro Pão com mortadela apenas mostra que é incapaz de interpretar um texto ou mesmo de comparar um fato com a realidade. Isso apenas mostra que na concepção de vocês o mundo é plano (aliás, não é à toa que vocês aplaudiram o Apedeuta quando ele discursou dizendo que “se o mundo fosse plano a poluição não andava de um país para o outro”).

        Voltando a notícia, o fato é que o déficit chileno teve por origens fatos que não tem a ver com uma suposta incompetência gerencial mas sim fatores externos. Bem diferente do que aconteceu aqui em banânia, onde o déficit se deu por conta das políticas populistas e irresponsáveis da sua Governanta no poder (que por sinal, depois de saudar a mandioca, agora fala em estocar o vento)

    • antiago foi eleita a melhor cidade sul-americana em qualidade de vida em 2012 e 2013, . Chile também se encontra em 41º no ranking de países com melhor Índice de Desenvolvimento Humano, o que o deixa em melhor posição que o Brasil em 79º lugar.

      (Fontes: EMOL e Datos Macro)

    • Mentiroso! Farsante!

      Eu conheço o Chile, e muito bem por sinal, e não tem nada disso aí que você fala.

      Qualquer casebre do interior do Chile, ainda que construído em madeira, dá de 10 X 0 em nossas favelas de tijolo à vista! Com direito a isolamento, aquecimento e tudo o mais. E ainda resiste a terremotos!

      Sim, o Chile é um país LIBERAL onde não tem almoço grátis, e só recebe quem TRABALHA, mas vagabundo lá não se cria e quem trabalha honestamente por lá vive muito bem obrigado, com direito a pagar em TUDO, incluindo carros e eletrônicos, UM TERÇO do que se paga aqui no Bananão!

      Plano de saúde? Uma MERRECA! Escola particular? Uma MERRECA! Energia elétrica? Uma MERRECA! Água? Hahaha, acho que nem é cobrado…

      O dinheiro lá fica nas mãos de quem TRABALHA, que vai lá e compra e gasta no que bem quiser (se quiser) e não nas de um Estado perdulário e gastão, verdadeiro Leviatã que come tudo o que o país produz!

      Quanto à gasolina, ou o senhor não conhece o Chile e está chutando ou é simplesmente MENTIROSO! Farsante!

      A gasolina do Chile, que vem em dois modelos, ambos PUROS, sem adição de etanol/metanol, sendo um deles de alta octanagem, custa UM TERÇO DA NOSSA!!!

      E o detalhe, senhores, sabem qualé? A produção de petróleo do Chile é UM CENTÉSIMO DA NOSSA! Ou seja: no Chile se paga um TERÇO do preço por uma gasolina PURA e de alto rendimento, e isso porque o país é POBRE em petróleo, comparado com o Brasil!

      O cidadão deveria ter vergonha de falar tantos absurdos num fórum público. O Chile não é longe, nem cara a passagem para lá, qualquer um pode ir lá e ver in loco como eu vi.

      O Chile em 2020 será um país desenvolvido a níveis europeus, porque é um país sério, onde o povo é respeitado pelos governantes porque se dá e exige respeito.

      Muito diferente do Bananão-comunista…

      • Aqui uma materia que diz que em geral o custo de vida em santiago e mais alto que em Londres.

        http://www.elquintopoder.cl/economia/santiago-mas-caro-que-londres-el-costo-de-la-vida-sube-y-sube/

        Aqui 64 fotos do incendio que ocorreu em valparaiso, segunda cidade mais importante do chile onde fica o congresso nacional, vejam as palafitas em ruas sem pavimentacao, escadarias nos morros, telhas de brasilit etc, etc, etc, mas para o vader sao construcoes modernas climatizadas com aquecedores e muito diferente de nossas favelas.

        http://noticias.uol.com.br/album/2014/04/13/incendio-destroi-casas-em-valparaiso-no-chile.htm#fotoNav=18

        Sinceramente , debater com pessoas sem preparo, que desconhecem o mundo e que querem ganhar no grito e muito chato, mas fica ai a minha resposta e cada um tire suas conclusoes sobre o chile, ao meu ver apenas mais um pais sub desenvolvido e pobre.

      • Agua no chile, cara,suja , contaminada e com arsenico, causa cancer na populacao.

        http://www.lanacion.cl/como-es-vivir-tomando-el-agua-mas-cara-de-chile/noticias/2010-07-03/170756.html

        as o rapaz ai diz que e quase de graca.

        Ensino superior do chile e o mais caro do MUNDO, mas para o entendido ai e uma MERRECA.

        http://www.publimetro.cl/nota/cronica/educacion-superior-chilena-es-la-mas-cara-del-mundo-segun-la-ocde/xIQmfB!fPuXTtnqufINc/

        http://www.bbc.com/mundo/noticias/2012/05/120515_chile_educacion_costo_protestas_vh.shtml

        Preco da gasolina no Brasil em dolar o,83, no chile 1,14, ou seja, muito mais caro, mas o mane ai diz que nao, kkkkkkkk

        http://pt.globalpetrolprices.com/gasoline_prices/

        E preciso estudar, e preciso viajar, conhecer o mundo para nao ficar falando merda nestes sites, esse sr vader quer dar uma de esperto e ganhar no grito, comigo nao ganha, leitor de VEJA eu detono facil.
        Esta ai o chile maravilha.

      • Esse “quinto poder” é um site ligado a partido político (do ex-presidente Ricardo Lagos) que ninguém no Chile leva a sério. Muito menos deve ser levado aqui.

        Mas claro, Santiago é uma cidade enorme e o custo de vida não é barato, como em qualquer cidade grande. Isso não reflete a realidade do Chile inteiro, que é bem outra.

        Pegar fotos de um INCÊNDIO para provar sua absurda tese de que as favelas chilenas são piores que as nossas é distorcer completamente a realidade. Aliás, como se aqui não tivesse incêndio, favela, ou incêndio em favela.

        Mais a mais, jamais disse que não há pobreza no Chile (há pobreza até na Nova Zelândia e na Dinamarca). Mas isso não quer dizer que não estejam saindo dela, ao contrário do Bananão.

        Quanto à água cara, vc não tem vergonha não nessa sua cara? Antofagasta fica na beira do DESERTO MAIS SECO DO MUNDO! É lógico que água lá vai ser um problema e, por isso, é evidente que é CARA!

        De novo: isso não reflete nem de longe a realidade do Chile! Aliás, a própria notícia que você colou coloca que a água de Antofagasta é a mais cara do Chile…

        Quanto à gasolina, está de fato anormalmente alta este ano por conta da desvalorização cambial do peso frente ao dólar, mas como a gasolina deles é inteiramente importada, qualquer valorização do peso derruba imediatamente o preço da gasolina, que é PURA, como mencionado em meu primeiro comentário. E isso (a valorização do peso e consequente queda do preço da gasolina) já aconteceu antes e irá acontecer de novo. Agora pergunto: você já viu a gasolina aqui no Brasil abaixar de preço? Pois é.

        Não adianta dourar a pílula amigão, eu CONHEÇO a realidade chilena porque vivo indo para lá, e posso te afirmar com bastante tranquilidade que a qualidade de vida lá é infinitamente maior que a nossa aqui, independente de classe social.

        E vai melhorar, agora com o TPP.

        E nem vamos comparar o NOSSO principal problema, a insegurança pública, praticamente inexistente na maior parte do Chile (exceto talvez na capital).

      • O Pão com mortadela, ao final da sua, vai lá, explanação se jacta de que “Leitor da VEJA eu detono fácil”. Ocorre que a categoria de pensamento onde transita essa turma que se vende por sanduíche de embutido transita entre a ignorância e a desonestidade, quando não transita entre ambos. É é exatamente o que o nosso digníssimo militonto faz aqui senão vejamos:

        – A notícia acerca da qualidade da água é de 2010, e limita-se à cidade de Antofagasta, situada no deserto do Atacama. Ou seja, não bastasse a notícia ser antiga ainda se limita a uma cidade específica do país. Ainda assim, o nosso diligente MAV tenta atribuir ao Chile inteiro quando na verdade na média geral a qualidade da água distribuida no país é muito melhor que a nossa;

        – O ensino superior do Chile não é o mais caro do mundo mas sim aquele onde as famílias respondem com o maior percentual do gasto (82%) ao passo que o Estado arca com apenas 18%. Ainda assim, em 20 anos o número de Estudantes em instituições de nível superior QUINTUPLICOU ou seja, aumentou 5 vezes. Como se vê leitura e compreensão de texto não são a praia da turma adePTa do lulopetismo;

        – Quanto ao valor da gasolina, além das preciosas informações do Vader acerca da desvalorização do peso, cabe lembrar que a renda per capita do Chile é de 15.230 dólares ao passo que a nossa é de 8.536 dólares. Ou seja, a renda deles é 56% maior embora a nossa gasolina seja apenas 28% mais barata. Quem leva vantagem?

        Pior ainda é ver o Pão com “mortandela”se vangloriar de ser cosmopolita e intelectual. Pelo visto o único lugar para onde você viajou foi para algum congresso do ParTido, em um ônibus fedendo a cachaça e vômito, e seu estudo se limita aos manuais de doutrinação marxista.

      • Engraçado..Seul, Hong Kong, Tókyo, Londres, só para mencionar algumas grandes cidades, todas caras para se viver…para nós!! O prezado Alexandre não atentou para o fato (esqueceu né) que o padrão de vida e renda per capita das respectivas populações também são muito altos. Se você acha que morar em cidade barata tem alguma vantagem eu te recomendo Lagos na Nigéria…baratinho, baratinho…você vai adorar!!

    • alexandre o que tem de chileno em são Paulo tudo fugindo desse pais que os vira-latas chama de magnifico

      sabe de nada inocentes ,mas alguns são desinformados e outros já age usando a ignorância dos outros vira-latas

      vai pro chile rsrs

      • Fala m. cara, provavelmente vc tá confundindo chileno com boliviano seu doido…

        Mais a mais, em SP tem americano pra c., japonês pra c., judeu pra c., coreano pra c., português pra c., CHINÊS pra c., enfim, tem gente do mundo inteiro, e nem por isso significa que seus países respectivos estão na b.

      • O que eu vejo muito aqui em SP e boliviano e haitiano Pé de Cão, chileno muito poucos, e os que tem são classe media.

      • O numero de imigrantes chilenos no Brasil e mais do dobro que o de brasileiros no chile, se olharmos a proporcionalidade em relacao a populacao de cada pais e que a diferenca e gritante, se nao me falha a memoria li um estudo que fala em 11000 brasileiros no chile e cerca de 30000 chilenos no Brasil, esta ai a grande verdade chilena, se colocarmos o numero de chilenos na argentina ai e que o negocio se complica, pois eles vao para a argentina para fazerem faculdade gratuita, pois nao podem pagar no chile.

      • alexandre eu estudei com o neto do pinoche esses caras não sabe nada sobre o chile deve ter ido visitar pela cvc e foi igual a propaganda do pinguim

        e na real so viu o que inglês ve rsrsrs

        eu mesmo tenho uns amigos chilenos e nenhum saiu do brasil depois que veio estão todos aqui

        mas para eles a marinha do chile e mais forte que a brasileira quem acredita nisso acredita ate em papai noel voando em cima de uma rena rsrs

      • Ah sim, claro, a Marinha do Brasil, com seu único PA (sem aviões) docado há DEZ anos, 1 fragata e 1 corveta operacionais (?), e 1 submarino convencional funcionando é poderosíssima…

        Rsrsrs, a auto-negação da realidade realmente é um instrumento poderoso de lavagem cerebral…

      • Vendendo o rabo e roubando nas ruas de São Paulo e Rio de Janeiro tambem tem um montão.
        As travécas Chilenas nas ruas de Copacabana são afamadas o cara leva um vulcão pra cama esquiando no frescor de deslizar Andes abaixo.

    • kkkkk pior que é alem de ser uma sociedade altamente machista onde a mulher é tratada como uma micróbio.
      No Brasil se tem muito mais direitos e o Brasil com todos os problemas é uma nação com potencial humano e material invejaveis.

      • Verdade. O que não falta no Brasil não são direitos, isso tem de monte. Faltam é deveres.

        Quanto ao potencial, concordo contigo. É muito maior que o chileno.

        Só que potencial é que nem o petróleo do pré-sal: três quilômetros abaixo do fundo do mar não vale nada.

      • Pergunte aos negros pobres favelados pois neste pais agora passou de branco preto é ou seja estão querendo criar um regime de exceção escravizando o branco trabalhador.Pergunte se eles querem se inserirem na sociedade terem razão social,alvaras,pagarem serviços,se legalizarem.Eles querem é beneficios que a maioria trabalhadora não incluida no contexto preto pobre favelado tem.
        Eu desconheço qualquer tipo de grupos de interesses.Sou terminantemente contra cotismos e coitadismos.Reconheço unicamente Brasileiros e Brasileiras todos com iguais direitos e iguais deveres.
        Tudo o mais é adverso.

      • Todo mundo tem direichos mas obrigachões que é bom p..nenhuma. Os ‘politicamente corretos” se esquecem ou não gostam de mencionar que é das obrigações e deveres que advém os direitos mas essa esquerda-lha latina buzafiana parece que nunca ouviu falar em obrigações e deveres. Alias quando eu era garoto tinha um pedaço de pano circulando por ai nas cores verde e amarela escrita em negrito ORDEM E PROGRESSO mas acho que o lulito e sua corja de vendilhões da pátria enfiaram no c.. deles para dar sumiço nela. Alguém viu por ai?

  11. Brazil não perdeu em nada. Isso é apenas propaganda da BBC para jogar o Brasil contra o seu povo.
    Isso é mais uma forma de colonização dos EUA. Para eles, a liberdade é forma mais fácil de colonização, pois reduz a capacidade de de governos nacionais de decidir sobre sua economia e fortaleza as empresa dos EUA em impor sua vontade nesses países que assinaram o acordo. Em curto prazo parece vantajoso , mas ao longo do tempo não.

    A BBC não deu de explicar que o Brasil faz parte do Brics que esse tipo de acordo não é vantajoso para o país..

    Muitas vezes as imprensas nacionais trabalham contra o Brasil.

    • o brasil esta procurando uma imprensa para chamar de nacional faz tempo

      parece que o protocolo de siao se materializou em nossa imprensa sionista

      a ultima agora foi daquele apresentador do ratinbum , que era o TAZ que trabalhou no cqc no ratimbum era ” o porque sim não e resposta ”

      o cara tem e-mail que vazou pela presidenciável hilary corna que coloca o nome desse apresentador como um criagem deles um eunuco midiático

      em que prova que o cara era um x9 reprodutor do que os gringos mandavam ele dizer

      • Fala m. cara, provavelmente vc tá confundindo chileno com boliviano seu doido…

        Mais a mais, em SP tem americano pra c., japonês pra c., judeu pra c., coreano pra c., português pra c., CHINÊS pra c., enfim, tem gente do mundo inteiro, e nem por isso significa que seus países respectivos estão na b.

      • antes de entrar no exercito 1991 trabalhava como estagiário na paulista jardins , oscar freire ,etc e tal entrei em todos os prédios da região tive acesso a todos do primeiro andar ate o ultimo

        eu sei que na paulista so tem nome paulista é cheio de estrangeiros principalmente judeu na oscar freire

        mas os chilenos vieram em uma migração para a periferia brasileira em uma quantidade ate superior do que a de boliviano

        boliviano é agora que esta vindo
        chileno já esta aqui faz umas três gerações já tem netos agora além dos filhos brasileiros

        vieram fugindo de um regime que fazia o pais nem ter escolas publicas além de varias outras patifarias
        brasil mil vezes melhor que o chile !!!!

        sabe de nada inocente chileno e boliviano estão é disputando para ver quem tem mais rs

        cara você parece que nem paulista é não conhece nem são Paulo direito sai dessa bolha que você vive rsrsrs

      • “Vieram”, “saíram”, “fugiram”, percebeu que você usou o pretérito em tudo?

        Pois é parceiro, o Chile mudou. Não é mais o Pinochet que o governa. E já há um bom tempo.

        Aliás, como o mundo todo também mudou. O Muro de Berlim caiu, a URSS não existe mais e a China Vermelha é mais capitalista que os EUA.

        Só quem não mudou, pelo jeito, foi você amigão… Sempre preso aos mesmos conceitos do séc XIX…

      • vader do 39

        o chileno não tem nem escola publica
        estados unidos não tem nem SUS
        rsrs
        meu volta para a realidade dos fatos

        critica o brasil mas o chile ainda patina so tem cobre e sal rsrs vende uns peixinhos com vinho acabou !!!

        NADA MUDOU GUERREIRO !!!

      • Sorte dos americanos que não tem um famigerado e maldito SUS para lhes comer a verba da saúde né? Um sistema tão bom e “inteligente” que com o que custa daria para pagar 2 planos de saúde particular para cada brasileiro…

        E sorte dos chilenos que não tem um sistema educacional gratuito, mais ou menos pelo mesmo motivo anterior…

        Vai ver que é por isso que um manda no mundo e o outro, embora seja um país pobre em recursos naturais, está em vias de ser o primeiro país latino-americano com padrões de IDH europeus…

      • Assim voce mata a Lady Vadia kkkk.
        Vai la para os States se acidenta te levam ao pronto socorro te passam agua oxigenada depois te tacam na enfermaria dizendo que voce tem muitas outras enfermidades para ficarem sugando tudo o que voce tem para pagar despesas diarias kkkkk.
        Aqui tu vai pro SUS com dengue e sai com contaminação por bacteria hospital.La eles te abrem o cerebro para retirarem um tumor maligno que voce sequer nem tinha kkkkk.
        Essas cadelinhas conhecem aquela porqueira la pela Globo e discovery e acham tudo uma maravilha.

  12. Inacreditável o foguetório que a Mídia do Brasil esta fazendo sobre esse acordo, que é um tiro no pé para as nações menos desenvolvidas. Olhem a lista de países signatários, tire EUA e Japão e sobra apenas países de segundo plano de relevância, com pouco desenvolvimento industrial e militar. O que vai acontecer é o óbvio, os países com mais dinheiro e parque industrial e financeiro mais desenvolvimento irão ou destruir toda a pouca estrutura que a duras penas os países menos desenvolvidos conseguiram criar, ou irão comprar/tomar aquilo que lhes interessar. Aqueles que já tem poder econômico e tecnológico vão se fortalecer ainda mais em cima dos demais países, enquanto esses se concretizam apenas como mão de obra barata, fonte de matérias primas e mercado comprador dos produtos manufaturados dos países de mais desenvolvidos. Em poucos anos aqueles que assinaram esse tratado vão se dar conta da cagada que fizeram. Ou alguém acha que Peru e Chile vão conseguir competir de forma igualitária com industrias dos EUA e Japão? Resumindo, tratado bom para uns poucos e muito ruim para todos os demais, por isso a necessidade dessa poderosa máquina de propaganda internacional tentando convencer o mundo das mil maravilhas do tratado.

      • Cingapura é um país pobre, subdesenvolvido e com extrema desigualdade social igual a qualquer país da América do Sul/Central ou África. A Coréia do Sul sempre é citada como exemplo de enorme desenvolvimento em curto período de tempo, mas ninguém lembra de mostrar o contexto que isso aconteceu. Todo mundo lembra que sua evolução se deu com forte intervenção estatal em toda a economia do país e enorme ênfase na Educação e inovação tecnológica, mas ninguém lembra que sua evolução se deu através de maciça intervenção dos EUA devido a expansão do Comunismo na região, aproveitando o boom do início da era da informática e da globalização do comércio. Hoje já não existem essas características e os mercados internacionais estão consolidados ao ponto de as grandes potências econômicas se digladiarem para abrir novas portas para vendas, portanto não há nenhuma perspectiva de algum país conseguir um grande salto econômico e tecnológico através do desenvolvimento dependente que esse Tratado oferece.

      • Cingapura um dos tigres asiáticos pobre?
        O cara e um desinformador Vader, eles são teleguiados pelo partido/sindicato pra isto.

      • No proprio EUA esse acordo e visto como mais um projeto de Obama a servicos da Grandes Corporacoes financeira-industrial. E so le o Zero Hedge, um site de economistas neo-classico, escolar marginal, austriaca, a da Direita, muitos admiradores do Tea Party, e portanto de gente que se sentiria em casa, participando das demonstracoes contra o PT que tem surgido no Brasil nos ultimos 2 ou 3 anos..E so acompanhar os sites que sao criticos da atual politica economica do EUA a partir do ponto de vista da Direita para perceber esse fenomeno, Repito BBC uma British Corporation, fazendo propaganda para outras Corporacoes Anglo-.Norte Americana.

      • kkkkk Cingapura comparada com Washington ou outra qualquer metropole Européia é como estar em uma metropole extraterrestre trocentos anos luz a frente.

      • Cingapura pais pobre!!!ai, ai. Cingapura é praticamente uma cidade estado (como era Atenas na Grécia clássica), antiga possessão Britannica,Cingapura não é um pouco rica, Cingapura é MUITO rica. Eu estive la a trabalho já faz um bom par de anos e fiquei impressionado com o padrão de vida da população. Grande polo de construção naval e uma metrópole econômica de projeção mundial. Vê se pelo menos pesquisa um pouco antes de falar bobagens. Vou te ajudar, tem um tal de Google, vai lá!!

    • Meu caro, alguns Cuca Mongas, acreditam nas opções politicas irresponsáveis tomadas por alguns governos cujas consequências para os países aparecerão só mais a frente. São aquelas almas saudosas da Alca, que adorariam ver o Brasil ser o México da América do Sul.
      País que recebe desprezo, exploração e miséria generalizada, com alguma riqueza concentrada nas famílias de alguns espertalhões que comandam corruptamente o país. Esse bando de Cucas Mongas que se acham o supra sumo do conhecimento em geopolítica, quaquaqua…rsrsrsrs, como sempre, vão preferir o Brasil lacaio, por que eles são os lacaios que recebem sua cota cultural de lacaiagem de geração para geração.

    • Foi só distribuirem o pão com mortadela que a cambada de delinquentes políticos e indigentes intelectuais tomou de assalto…rs!

      • hms tiraleite vulgo ss88 e tantos outros
        ,tomou de assalto ??? rsrs

        parece uma senha para dizer perdemos novamente !!!

        mas perde primeiro , por achar que esse tratado é bom e segundo, porque faz parte de uma minoria que acha que isso sera ótimo para todos que estão dentro do tratado

      • Senhores, lembram-se do conselho que o Boechat deu ao Malafaia???? pois e, fiquem a vontade, vale para vcs tambem.

      • Pois é, o Boichato falou isso mesmo sem estar cara a cara com o Malafaia porque sabia que perderia qualquer discussão se batesse de frente contra o pastor. Então ele apelou para a baixaria e palavrões que é próprio da natureza dele (e típico de gente baixa e sem argumentos) quando ficou contra a parede e sem ter o que falar. Não conseguiu manter uma conversa civilizada de alto nível e apelou. Pelo visto este é o seu caso também.

      • boichato e o malasemalça

        coitado de quem bota fe no boichato mais pior ainda do cara que segue o malasemalça aquele quer ser rei fingindo ser pastor

        jesus já tinha dito que apareceriam vários falso pastores e o malasemalça é um deles

      • “PÉ DE CÃO
        7 de outubro de 2015 at 17:13

        boichato e o malasemalça

        coitado de quem bota fe no boichato mais pior ainda do cara que segue o malasemalça aquele quer ser rei fingindo ser pastor

        jesus já tinha dito que apareceriam vários falso pastores e o malasemalça é um deles”

        Mateus 7

        1 Não julgueis, para que não sejais julgados.

        2 Porque kom o juízo kom que julgardes sereis julgados, e kom a medida kom que tiverdes medido vos hão de medir a vós.

        6 Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem kom os pés e, voltando-se, vos despedacem.

        13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que emtran por ela;

        14 E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

        15 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.

        16 Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?

        17 Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus

        Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a fazeis covil de salteadores.

        (Mateus 21:12-13)

        E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;
        Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.

        Mateus 24:4-5

        E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
        E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
        Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.

        Mateus 24:11-13

        E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte…São cães insaciáveis, são pastores que nada sabem, cada qual segue seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte….

        Isaías 56:11

        22 Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’

        23 Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal!

        Mateus 7:22-23

  13. Esse acordo é um TAPA NA CARA da diplomacia bananeira do Itamaralívia sob o comando PeTralha.

    Chupem essa, corja PeTralha!!! 🙂

    Falar o que? A cegueira ideológica do modelo comuno-bolivariano adotado pela diplomacia da Banárnia PeTralha, insistindo no morto-vivo putrefato Merdosul, que alia “potências globais” do porte de uma Argentina e Venezuela com o Bananal, com estultices do gênero da de insistir na mofina e natimorta Rodada Doha, vai nos condenar ao mais completo isolamento e à mais tristonha pobreza.

    Vamos nos tornar de fato a nova Cuba, o “Cubão” que os comunistas tanto adoram e desejam desde a década de 60 que o Bananão se torne. Isso num momento em que até a Ilha-Prisão dos homicidas Castro tenta se flexibilizar um pouquinho, ao menos no que diz respeito a comércio…

    Enquanto isso países da região como Chile e Peru, e futuramente a Colômbia, que já possuíam acordos de livre comércio com os EUA (entre outros), e que exatamente por isso já crescem muito mais que o Bananão PeTralha, irão simplesmente BOMBAR suas economias, com acesso facilitado e ilimitado a todos os mercados da Ásia (Japão incluído), sem contar a América do Norte (México, Canadá e EUA).

    Em 10 ou 20 anos estes serão países desenvolvidos (o Chile já será em 2020, pelas projeções).

    Enquanto que, se a cabeça do Zé Povinho não mudar, o Bananão seguirá patinando nas suas PeTralhices…

    É a cabeça do povo que tem que mudar. O povo precisa de uma SURRA DE RELHO de LIBERALISMO, que é para expulsar das instituições e do Estado os canalhas pseudo-ufanistas estatistas, junto com toda a caterva esquerdopata.

    Enquanto o POVO brasileiro não mudar seu modo de pensar, e não expulsar da cabeça as teorias esquerdizantes e estatizantes, vai continuar comendo b., enquanto o mundo inteiro avança inexoravelmente.

    Bem disse o sempre odiado “Jórgibuxi” quando tratava da entrada do Brasil na Área de Livre Comércio das Américas, iniciativa torpedeada pelo governo PeTralha junto com as esquerdas Latrino-Americanas: “se o Brasil não quiser negociar via ALCA, vai negociar com os pinguins da Antártica”

    PROFÉTICO, MISTER BUSH! 😉

    Muito em breve, na medida em que mesmo nossos “super-confiáveis parceiros comerciais” de Merdosul vão nos dando seguidas e seguidas boladas nas costas, em breve nosso governo PeTralha condenará o Brasil a comerciar com os pinguins do Continente Gelado.

    No mais, quando eu falo que o Itamaraty deve ser DEMOLIDO e seu terreno deve ser salgado para que nem grama cresça mais por lá, com a demissão do Ministro ao faxineiro, é por causa dessas cag. ideológicas que afundam o país na mais profunda desgraça…

  14. Falando em dinheiro, não existem santos, mas interesses, muito$$$$$ intere$$$$es. É óbvio que o governo, que possui mais gente à direita do que à esquerda, principalmente quando se fala de questões comerciais busca fazer os melhores acordos possíveis para nossa indústria e comércio.

    Contudo, todos os outros governos buscam levar vantagem também.

    São Trilhões em jogo. Esses acordos determinam quem manda e quem presta continência.

    O Brasil é a sétima economia do globo e um dos maiores mercados consumidores.

    Imaginem como é difícil calcular a repercussão de cada cláusula de um acordo desses na economia de um país ao longo do tempo.

    Li que as barreiras fiscais americanas quase não existem, estando na casa de 5% de imposto de importação.

    O que bloqueia geral são as barreiras extra-fiscais, a questão fitossanitária, tradução de embalagens, padronização de tomadas, voltagem e frequência de utilização de equipamentos posição de dirigir de veículos, etc.

    Seria ótimo se tivéssemos uma moeda internacional comunitária (sem ser o dólar), uma padronização internacional dessas questões e o fim dos impostos de importação e exportação ou sua drástica redução.

    • As tais barreiras fitossanitárias e demais questões sobre padronização não impedem a China de exportar DE TUDO para os EUA.

      • A economia Chinesa não é atrelada ao sistema financeiro como a Ocidental.La eles priorizam comercio e onde esta escrito que para existir comercio o mesmo deve estar atrelado a sistema financeiro que não passa de manipulador oportunista.
        Papeis e titulos servem nem para limparem a bunda por não serem asperos e sim lisos.
        A guerrinha cambial e de cotações deflagrada por teu cartel vampiro depende de curto prazo.
        Veremos ate o ano que vem ja que a China resolveu jogar o jogo refreando e desvalorizando a propria moeda o que torna atrativo seus produtos frente ao dolar se a ja abarrotada economia Americana de quinquilharias e produtos de marca Americana fabricados na China não vai aprofundar o desemprego e a queda do comercio interior Yanke.
        Foi-se o tempo que ditavam as regras impondo as coisas e ameaçando com armas kkkkk.
        Guerras sem previsão de tempo de duração e certeza de resultados são o proprio suicidio pois toda uma maquina de guerra e toda uma infraestrutura logistica e de abastecimento movem-se movidas a dinheiro vivo no cash.

  15. Tudo que vem da BBC é suspeito. Acordo comercial com os USA é bom pra eles. O Brasil está muito bem nos BRICS, não precisa dos USA e seus capachos.

    Paises integrantes do TPP: USA, Vietnã, Malásia, Cingapura, Brunei, Austrália, Nova Zelândia, Chile, Peru e México, Japão e Canadá.

    Tirando USA e Japão, o que fica?

    • Ficam países ricos, altamente desenvolvidos, territorialmente ENORMES (o Canadá é o segundo maior país do globo em extensão territorial, com recursos naturais quase infinitos; a Austrália o sexto), com enorme poder aquisitivo e com algumas das melhores qualidades de vida do mundo, como Canadá, Austrália e Nova Zelândia, sem falar no Japão e nos próprios EUA.

      E ficam países em FRANCO desenvolvimento que querem se tornar – e tornar-se-ão – países RICOS em muito pouco tempo, com a abertura a eles do maior mercado consumidor do mundo, os EUA, sem falar no comércio entre eles mesmos.

      Não adianta querer dourar a pílula: esse acordo, se der certo, se tornará no mais importante acordo macro-econômico JAMAIS firmado.

      E o Bananão, justificadamente, está fora de qualquer cogitação. Graças à nossa mui aclamada diplomacia atabaquiana esquerdista e à miopia PeTralha.

      • Calama Lady Vadia.
        O enorme Canada tem população proporcional diminuta a seu territorio e a maior parte dele esta embaixo de uma geleira.
        A alta qualidade de vida vira zero a esquerda se uma guerra se deflagar na America do Norte.
        O unico pais regional melhor favorecido por ter agro-industria avantajada é os EUA que não provera de tudo o Canada e muito menos a Europa.
        É um jogo de xadrez onde voces aficcionados capaxistas Americanos olham sempre a supremacia militar como determinante kkkkk.

  16. Aprovado mas não esta assinado e por isso nãoi esta em vigor.
    O mesmo foi montado para vfavorecer os EUA e conta com muita resistencia interna na industria Americana e no comercio Americano.
    Qualquer materia que se divulgue logo vem uma enxorrada bostérica curiricante de supunheteiros de plantão a vomitarem capaxismos ideologicos.

    • puxa saco americano já veio tudo comemorando como se fosse a ultima bolacha do pacote

      a ultima coca cola do deserto é o TPM rsrs deles ops tti

  17. Os senhores tireless e vader dizem que o chile sera desenvolvido em 2020, kkkkkkk que vao se torna uma europa, mas eles tem cerca de 240 lixoes a ceu aberto sem qualquer tratamento uma vergonha, a questao dos aterros sanitarios e quase inexistente no chile, o Brasil esta muito melhor que eles neste quesito.
    A produção anual de lixo no Chile chega a 3,337 milhões de toneladas, 47% das quais geradas na capital, segundo a Comissão Nacional do Meio Ambiente. Cinco por cento da população de Santiago que concentra maiores rendas produz mais de 20% do lixo, a classe média alta 34% e a média baixa 32%, enquanto 40% dos moradores de Santiago, os pobres, são responsáveis por pouco mais de 13% do lixo doméstico.
    Vejam o que diz acima, 40% dos moradores de Santiago sao pobres, confiram a materia completa.

    http://www.ipsnoticias.net/portuguese/2002/04/ambiente/santiago-nao-sabe-o-que-fazer-com-o-lixo/

    A OCDE critica abertamente a segregacao social em Santiago, onde os pobres sao afastados para a periferia de modo a nao serem vistos por gente imbecil e sem capacidade de critica como o vader e seus vassalos, vejam a materia com uma foto de uma favela de santiago, olhem a pobreza generalizada, onde esta o desenvolvimneto chileno??? somente na cabeca de idiotas que vem aqui postar merda.

    http://www.horizontalchile.cl/noticias/ocde-critica-alta-segregacion-urbana-de-chile-y-propone-drasticas-reformas-a-la-politica-habitacional/

    • Só acredita em suas colocações quem não conhece o Chile.

      O Chile não é Cuba, não é uma ilha, dá pra ir de carro até lá. E o Chile não é Cuba, não é uma ditadura: dá pra ir para tudo que é canto lá sem ter “fiscais” do Partido Comunista controlando o acesso a determinadas áreas.

      Aliás, recomendo, é uma viagem muito bonita, cruzando a Argentina.

      Quem for vai ver um país que é muuuuuuuito mais pobre que o Brasil em termos naturais. Avassalado por desastres naturais. Vulcões pontuam a paisagem e abalos sísmicos acontecem pelo menos uma vez por mês. Um grande deserto seco ao norte e um grande deserto de gelo ao sul.

      Mas até por isso é um país ORGANIZADO. Um país em que o povo trabalha, e não vive de receber bolsa-esmola do governo. Em que o que se quer na vida você luta para conquistar e não fica como derrotado pedindo que o Estado lhe dê.

      Enfim, um país que tem tudo para dar certo e irá dar certo.

      O resto é papinho retórico.

    • Impressionante a teimosia do Pão com mortadela! Na tentativa de querer impingir o ponto de vista do ParTido (dele não é, já que zumbi não tem ponto de vista) ele põe o link de uma notícia para logo em seguida dar a sua “versão” sobre os fatos. E lá vai ele com toda a sua retórica de assembléia de sindicato, afirmando com todas as letras que “A OCDE critica abertamente a segregação de Santiago, onde os pobre são segregados”….Vem cá, por que motivo a crítica não seria aberta já que está até na internet? Será que é porque normal para o Pão com Mortadela é como se faz na Venezuela e na Argentina, esses paraísos bolivarianos onde os índices de inflação e pobreza são manipulados pelo governo?

      Mas é no interior do texto onde se encontram informações convenientemente sonegadas pelo MAV movido a sanduíche de embutido:

      “Según la OCDE, durante las últimas décadas se han implementado efectivas políticas públicas enfocadas en solucionar el déficit cuantitativo de viviendas, pero se ha descuidado la calidad del entorno y los barrios, generando verdaderos “guetos” urbanos de viviendas sociales ubicados en la periferia que carecen de áreas verdes, servicios y conectividad con el resto de la ciudad.”

      Como se vê a OCDE reconhece aqui o esforço chileno em reduzir o déficit habitacional embora alerte para o fato de que o entorno do bairro, áreas verdes e serviços tenha sido um tanto descuidado.

      Outro trecho da matéria:

      “Mientras los niveles nacionales de pobreza han ido disminuyendo desde los años 80, continúan creciendo en ciertas áreas urbanas (…). Esta regresión difícilmente puede ser una buena señal”,

      Ou seja, embora em determinados bolsões urbanos a pobreza ainda esteja crescendo, na media nacional o Chile vem consistentemente reduzindo a sua média nacional de pobreza. E isso vem dos anos 80 ou seja, quando o país ainda era governado pelo Pinochet

      Por fim, quanto a cantilena acerca de desigualdade, não engana mais ninguém pois todo mundo sabe que quando essa turma fala em desigualdade é na tentativa de justificar o assalto ao erário público. Mensalão e Petrolão que o digam,

  18. Nao e teimosia nao sr tireless e sr veder, sao FATOS sobre o chile, olhem as materias que eu postei, vcs querem questionar dizendo que uma delas tem origem duvidosa, mas eu estou postando fontes como el pais, bbc, OCDE e de onde eu tirei tem varias que me dao razao, para vcs que debatem sem postar uma unica fonte chega a ser ridiculo, e como eu disse , querem ganhar no grito.
    A materia da agua tem varias , inclusive uma que fala especificamente do sul do chile, onde tem muita agua e que tb e cara, vejam essa outra materia de 2015, bem atual nao e colegas??? Diz claramente que a agua no chile e a mais cara da america latina, e nao so no norte chileno, isso devido as privatizacoes da decada de 80.
    Chuuupa coxinhas, que e de uva, meus comentarios sao baseados em materias locais, nao baseados na OIA(veja),kkkkkkk

    Chile se está secando y lamentablemente no es por la falta de lluvia. El modelo económico imperante concretiza en los 80 la privatización de las aguas Chilenas, permitiendo el sobreotorgamiento de los derechos de agua, donde se configura un “monopolio” del cual el 90% de los derechos no consuntivos pertenecen a tres empresas extranjeras (Endesa, AES-Gener y Colbún). Por otro lado Chile posee el agua más cara de América Latina, debido a que el Estado entregó en concesión a empresas privadas la administración de los servicios sanitarios, siendo éste uno de los tantos ejemplos de cómo el Estado se desligó de su responsabilidad como garante de un derecho social.

    Aqui a materia completa para quem tiver duvidas.

    http://eldesconcierto.cl/la-crisis-del-agua-en-chile/

  19. Entao esse e o chile, agua , luz e universidades mais caras da america latina, nao tem aterro sanitario, nao tem empregos formais, a questao sanitaria e uma vergonha, nao tem saude publica gratuita, nao tem decimo terceiro e nem terco de ferias.

    Que maravilha!!!!!!! mandem o vader e o tirelouco para la, kkkkkkkkkk falam tanto de trabalho que e o melhor lugar para eles deixarem de ser preguicosos.

1 Trackback / Pingback

  1. Aprovação de mega-acordo comercial no Pacífico ‘acende alerta para Brasil’ | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.