Arábia Saudita e Israel Exploram Acordo para Estabelecimento de Estado Palestino

E.M.Pinto


As autoridades dizem que Riade será suficiente com um mero compromisso com o eventual estabelecimento de um Estado, em meio aos temores de que a janela para obter garantias de segurança dos EUA esteja se fechando.

Segundo nota do The Times of Israel A Arábia Saudita estaria disposta a aceitar um compromisso de Israel para criar um Estado palestino em troca da normalização das relações.

Isso faz parte da estratégia saudita para reforçar a segurança e atrair investimentos estrangeiros. Riade sugeriu aos EUA que não insistiria em medidas concretas para um Estado palestino, preferindo um compromisso político.

O príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, deseja um pacto de defesa semelhante à OTAN, exigindo ratificação do Senado dos EUA. Riade busca garantias de segurança, acesso a equipamentos militares e apoio a um programa nuclear civil. A Arábia Saudita está determinada a concluir o acordo antes das eleições nos EUA, considerando a possibilidade de os democratas não ratificarem um acordo assinado por uma Casa Branca republicana.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, indicou que a Arábia Saudita normalizaria relações se Israel tomasse medidas para criar uma perspectiva política para os palestinos. Netanyahu rejeitou a proposta, enfatizando o controle total de Israel sobre o território a oeste do rio Jordão.

A Arábia Saudita exige um caminho credível para um Estado palestino antes de normalizar relações com Israel. Blinken discutirá as negociações de normalização com Netanyahu em sua próxima visita a Israel.

Há relatos de que os EUA consideram reconhecer unilateralmente um Estado palestino, e o Reino Unido também está ponderando essa possibilidade. Ron Dermer transmitiu que Netanyahu está disposto a um horizonte político para os palestinos, mas não aceitará um Estado palestino desmilitarizado.

A abordagem saudita às negociações palestinas evoluiu, agora exigindo que Israel reconheça o direito palestino a um Estado e a necessidade de um Estado palestino.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.