Conheça o Pukguksong-1 o SLBM Norte Coreano

Sobre o Pukguksong-1

O Pukguksong-1, também conhecido como Pukkŭksŏng-1 ou Bukgeukseong-1 em coreano, é um míssil balístico lançado por submarino (SLBM) norte-coreano de dois estágios que foi testado com sucesso em 24 de agosto de 2016. Reconhecido oficialmente por Coreia do Norte, Coreia do Sul e Estados Unidos, o míssil passou por um teste completo e bem-sucedido.

A Coreia do Norte nunca divulgou a faixa operacional exata e a carga útil, consideradas informações provavelmente classificadas. Em 2015, o míssil foi lançado inicialmente com um motor a combustível líquido, posteriormente substituído por um motor a combustível sólido.

O Pukguksong-1 foi modificado ao longo do tempo, com a versão mais recente apresentando um corpo alongado e e com novos sistemas elétricos e eletrônicos. Essa variante aprimorada possui melhor controle, incluindo “mobilidade lateral e mobilidade de planeio” e é iniciada com um sistema de dinâmico impulsão à gás. Há alegações de que essa versão modificada pode ser uma variante do KN-23. Outras variantes, como KN-23 e KN-24, também utilizam motores de combustível sólido semelhantes ao Pukguksong-1.

Os motores, com cerca de 1,1 metro de diâmetro, usados nesses mísseis provavelmente derivam dos motores de combustível sólido do RT-15 soviético, possivelmente adquiridos originalmente como sucata. O invólucro é feito de um metal desconhecido, e o nariz é provavelmente é feita de compósitos de fibra de carbono.

Ficha Técnica

Tipo de tipo Míssil balístico
Local de origem Coreia do Norte
Histórico de serviços
Em serviço 2016–2017 (estimativas da Coreia do Sul) 2018 (estimativas dos EUA)
Usado por Coreia do Norte
História da produção
Fabricante Coreia do Norte
Produzido 2015 (primeiro ano de teste conhecido)
Variantes Míssil balístico de alcance intermediário móvel baseado em terra (Pukguksong-2)
Especificações
Altura 7,05 m
7,4 m
O diâmetro 1,07–1,13 m
Ogiva da guerra Nuclear ou convencional

Motor do motor Foguete de combustível sólido
Propellant (petrente) Liquid (2015), sólido (2016–)
Operacional
A gama
  • 500 km (Baseado na trajetória testada e lofted)
  • 1250 km (Estimado, baseado na trajetória mínima padrão de energia por David Wright, físico e co-diretor do Programa de Segurança Global da UCS)
  • 2000–2500 km (estimativa sul coreanas)

Dada a falta de capacidade dos submarinos para escapar dos submarinos nucleares de ataque da Marinha dos EUA e a falta de cobertura aérea e de superfície para protegê-los a longas distâncias, eles não podem se aventurar muito longe no mar.

Recentemente a Coreia do Norte lançou o seu primeiro submarino de ataque nuclear trazendo preocupação especialmente para o Japão e Coréia do sul.

Variante Terrestre

A variante baseada em terra (Pukguksong-2) possui mobilidade todo terreno o que  complicaria significativamente as defesas dos EUA, Japão e Coreia do Sul . Ao contrário das variantes com combustível líquido do Rodong ou SCUD, o Pukguksong-1 com combustível sólido pode ser lançado com um tempo de notificação muito mais curto.

A Coreia do Norte alcançou posteriormente esse marco com o Pukguksong-2, uma variante terrestre e móvel do Pukguksong-1, em seu 12º teste do míssil em 12 de fevereiro de 2017.

 

1 Trackback / Pingback

  1. Coreia do norte forneceu mísseis balísticos com 2000km de alcance ao Iemen

Comentários não permitidos.