Marinha Russa desenvolve nova aeronave de Patrulha naval

Imagem meramente ilustrativa. Não se tem ainda a definição da aparência e modelo do projeto em desenvolvimento (Imagem- Plano Brazil)

E.M.Pinto

Informações Grom

O Ministério da Defesa da Rússia passou para a segunda fase do desenvolvimento de um novo Patrulheiro Naval que deve substituir a  frota mista de aeronaves Tu-142 e IL-38. Atualmente os escritórios russos de projetos estão sobre a coordenação da Tupolev e desenvolvem um estudo paralelo que avalia as possibilidades de modernização profunda das aeronaves anti-submarinas Tu-142 de longo alcance.

Os planos iniciais para a produção em massa de uma plataforma multimissão, previam seu desenvolvimento entre 2021 e, inicio de produção até 2030. O Programa desenvolve uma plataforma unificada e moderna que suportará as funções de ataque naval, patrulha marítima, guerra eletrônica, esclarecimento marítimo e resgate.

O turboélice bimotor IL-114-300, era inicialmente considerado como um promissor vetor para a plataforma multimissão, entretanto, o atual projeto aponta para um caminho diferente.

Os requisitos atuais apresentam uma aeronave de maior raio de ação, capacidade de carga e que seria equipado com quatro motores ainda não definidos. O projeto ambicioso prevê um vetor com alcance de 12500km e capacidade de carga de até 10800kg. A Aeronave transportará novas armas mais avançadas tais como os mísseis de maior alcance, torpedos, cargas de profundidade, minas e armas hipersônicas.

Atualmente a Rússia emprega o Tu-142 como aeronave anti-submarina de longo alcance e patrulha marítima o qual possui um alcance de cerca de 12550 km e raio de ação de combate de 6400 km, essa aeronave é capaz de rastrear e neutralizar submarinos inimigos com torpedos ou mísseis antis-submarinos.

Já o  IL-38, derivado do IL-18, é uma aeronave anti-submarina destinada à busca, destruição de submarinos além de operações de reconhecimento marítimo busca e salvamento. Esta por sua vez possui um alcance de voo de 6500 km, raio de combate de 2200 km e carga de combate de até 8400 kg, incluindo bombas anti-submarinas, torpedos e minas navais.