Força Aérea da Índia recebe sistema de defesa antiaérea de curto alcance SAMAR

O sistema de defesa aérea SAMAR durante a Aero India 2023 (Janes/Rahul Udoshi)

Por Anderson Barros

Segundo informações divulgadas, pelo portal IHS Jane’s Defence no dia 20 de dezembro de 2023, a Força Aérea Indiana introduziu o sistema de defesa antiaérea de curto alcance SAMAR (Surface to Air Missile for Assured Retaliation). O sistema foi testado pela Força Aérea Indiana meados de dezembro na Estação da Força Aérea Suryalanka, localizada na região costeira sul da Índia. Não foram divulgados o número de sistemas adotados inicialmente pela Força Aera, mas fontes da IAF disseram ao portal Janes que se especula cinco sistemas na fase inicial de implementação. Durante a fase inicial será realizada a integração do SAMAR a rede de Defesa aérea da Índia

Durante a exposição Aero Índia 2023, em fevereiro de 2023, a Força Aérea Indiana revelou os planos para a adoção dos primeiros sistemas SAMAR. Um dos veículos lançadores do sistema foi exibido durante a Feira. Nesse período, o SAMAR já havia concluído 17 lançamentos de teste e recebeu luz verde para entrar na fase inicial de produção. No entanto, o processo de produção e certificação final adoção levou cerca de 10 meses para ser concluído, tempo necessário para passar nos testes finais.

O sistema antiaéreo SAMAR é um desenvolvimento conjunto da Força Aérea Indiana (através da 7 Base Repair Depot Tughlakabad (BRD) and 11 Base Repair Depot Ojhar) em associação com as empresas privadas indianas Simran Flowtech Industries e Yamazuki Denki. Sua construção é similar ao conceito dos sistemas ocidentais Spyder e NASAMS. O sistema fornece defesa aérea contra alvos aéreos voando baixo com alcance máximo de 12 km . Para isso usa mísseis ar-ar guiado por infravermelho Vympel R-73E, Vympel R-27 R1/ER-1 e Vympel R-27 ET-1, de origem russa. Foi projetado para contra-ataques por uma variedade de ameaças, incluindo, helicópteros, mísseis de cruzeiro, veículos aéreos não tripulados, veículos aéreos de combate não tripulados.

Com Informações de  Janes