Coreia do norte forneceu mísseis balísticos com 2000km de alcance ao Iemen

Autor: Linnequer Santos

Na primeira semana do mês de novembro, a Coreia do Norte teria enviado dois petroleiros com maquinaria de abastecimento de combustível líquido para mísseis balísticos e também 16 conjuntos de disparo para mísseis balísticos de longo alcance de até 2.000 km. Suspeita-se que sejam do modelo Pukguksong-2  que pode ser lançado através de uma plataforma móvel sobre esteiras.

Equipes de especialistas estão no Iêmen assessorando na montagem da maquinaria para abastecimento. Também foram entregues alguns conjuntos de abastecimento de carga de mísseis balísticos de combustível sólido. Esses conjuntos chegaram em navios de bandeiras de Mianmar e do próprio Irã, através de navios pesqueiros, e os conjuntos foram desmontados ao nível mais baixo.

Os disparos feitos a partir das montanhas ao longo do Mar Vermelho podem atingir a Turquia, haja visto que os Houthis enxergam os turcos como uma ameaça em potencial devido à presença turca na Somália, onde seus operacionais são constantemente atacados por equipamento turco presentes ali.

Outro alvo em potencial é o arquipélago Dahlak na costa da Eritreia, onde uma base naval de submarinos israelense opera com liberdade, e esse seria o principal alvo militar israelense no Mar Vermelho. Essas seriam as razões para que os Houthis e para isso que os Houthis tenham solicitado ajuda norte-coreana para mísseis capazes de atingir alguma profundidade.

Os ataques com esses balísticos contra os navios são designados pelo centro de comando e controle do Irã, que passa as posições para as lançadoras realizarem os disparos de suas plataformas fixas em montanhas ao redor de Sanaa e das províncias do Norte do Iêmen.

Leia também: 

Conheça o Pukguksong-1 o SLBM Norte Coreano

 

 

1 Trackback / Pingback

  1. O Programa de Mísseis Balísticos da Coreia do Norte

Comentários não permitidos.