ILyushin desiste do motor turboélice para o cargueiro Il112V e aeronave passará a contar com motores a jato PD 08

 

 

 

Ilyushin Il-112V

E.M.Pinto

Segundo informações fornecidas pela RIA Novosti, foi anunciado que o avião de transporte militar russo Il-112V passará por uma significativa transformação em seus sistemas de propulsão, onde os motores turboélice TV7-117ST serão substituídos pelos modernos motores a jato PD-8. Essa mudança representa um avanço significativo para a aeronave, possibilitando um desempenho melhorado mais segurança, mais eficiência e mais potencia.

Os motores a jato PD-8 são os mais modernos membros de uma família de propulsores em desenvolvimento na Rússia, sua certificação prevista para 2023. Sendo estes de última geração, propiciarão ao transportador, maior capacidade de carga e impulso, permitindo que a aeronave alcance altas velocidades e alcance voos em maiores altitudes. Essa melhoria na propulsão certamente trará vantagens operacionais ao Il-112V, como maior capacidade de carga útil, maior alcance e velocidade de cruzeiro mais elevada, tudo isso essencial para suas missões militares de transporte aéreo.

Além da substituição dos motores, outras adaptações e modificações serão realizadas no projeto da aeronave. A asa da aeronave passará por alterações para acomodar o novo sistema de propulsão, garantindo que o PD-8 seja devidamente integrado à estrutura da aeronave. O sistema de combustível também será redesenhado para atender aos requisitos específicos dos motores a jato, garantindo um fluxo de combustível adequado para o desempenho otimizado do PD-8.

Os engenheiros e projetistas também revisarão outros sistemas a bordo do Il-112V para garantir uma integração perfeita com os motores a jato PD-8 e garantir que a aeronave opere com eficiência e segurança em todas as suas missões.

Nota do Autor (Plano Brazil): Recorda-se que a rússia vem enfrentando muitas dificuldades no desenvolvimento de motores turbohélices na faixa intermediárias de 2500 a 5600hp essencial para o uso em aeronaves civis  militares de transporte leve e intermediário. Recentemente problemas com o TV7-117ST, resultaram no acidente fatal do protótipo do IL112V que causou a morte de seus tripulantes.  Aeronave que havia sido redesenhada e havia perdido algumas toneladas de massa, buscava atender aos requisitos de voo desta motorização que mostrou-se insatisfatória.
A aposta num motor a jato mais segura, deve-se ao know how russo com este tipo de motores ao contrário do que se observa nas plantas turboélices desta faixa de potencia.

Como seja, em sua configuração final, o Il-112V com motores PD-8 continuará a desempenhar seu importante papel como uma aeronave de transporte militar leve. Sua missão será o transporte e o pouso aéreo de pessoal, armas, equipamentos militares leves e outras cargas, com um peso máximo de até cinco toneladas. Com essas melhorias, o avião terá maior versatilidade e capacidade para atender às demandas das operações militares com mais eficiência e confiabilidade.

SOBRE O PD-8

O desenvolvimento do motor  PD-8, promete ser uma inovação  que avançou para a fase de testes de protótipos, conforme relatado por Yuri Shmotin, vice-diretor geral e designer geral da UEC JSC.

Atualmente, três protótipos do motor PD-8 estão em processo de testes, com os engenheiros e desenvolvedores se dedicando a prepará-los para as etapas de certificação e engenharia, previstas que se iniciaram em 2022 e continuam neste ano. Os resultados obtidos até o momento são animadores, segundo relato dos testes, o motor demonstrou ser termodinamicamente eficiente.

Uma variante à do motor PD-8 está sendo desenvolivida para uso na nova versão do helicóptero pesado Mi-26 cuja decisão final de testes e produção cabe ao Ministério da Defesa russo.

O motor PD-8 é um sistema de categoria média é  de projeto e produção integral Russa e se baseia em soluções técnicas bem-sucedidas implementadas no seu “irmão mais velho” PD-14. Seu propósito é substituir o motor francês SaM146 em aeronaves como o anfíbio Be-200 e o Sukhoi Superjet 100 (SSJ 100). A expectativa é que o certificado de tipo PD-8 seja obtido em 2023, trazendo uma nova era de potência e eficiência para essas aeronaves.

Esses avanços representam um passo significativo na indústria aeronáutica russa, impulsionando a capacidade e a competitividade das aeronaves que contarão com esse motor de última geração. Com os testes bem-sucedidos dos protótipos e a expectativa de certificação, a perspectiva do motor PD-8 torna-se cada vez mais promissora.
Quanto ao Il112V a jato, a proposta já havia sido considerada por engenheiros e projetistas em meados de 2014. entretanto prevaleceu a continuidade do desenvolvimento dos turboélices. Esta modificação é porém, bastante significativa pois propicia ao IL112V operações mais seguras em regiões de maior altitude, operações em regiões polares, pouso e decolagens em pistas mais curtas e despreparadas.

Leia Também

Editorial: Panorama da Aviação de Transporte Militar Russa Parte 2