Egito assina acordo de US $ 2 bilhões para a compra de 50 caças russos

Egito assina acordo de US $ 2 bilhões para 50 caças da Rússia

 

 

Tradução-E.M.Pinto

 

A Força Aérea Egípcia assinou um acordo militar para compra 50 aviões combate MiG-35 da Rússia. O acordo de US $ 2 bilhões, é o maior da era pós-soviética, e supera o que foi assinado entre o Cairo e Moscou em abril de 2015.

O primeiro acordo previa a entrega até 2020 de  24 caças MiG-29M da Rússia. O novo acordo prevê a adoção de uma aeronave bem mais moderna e atualizada, o MiG-35 é uma aeronave oriunda de um projeto de revisão completa do MiG-29 básico. A aeronave possui uma capacidade multifuncional mais robusta, com uso aprimorado de armas de alta precisão ar-ar e ar-solo. Além disso, ele possui um alcance de combate aumentado devido a um aumento em sua capacidade interna de combustível.

A cooperação mútua entre os dois países foi potencializada após a posse de Al-Sisi em junho de 2014, particularmente no nível de apoio militar, no entanto, as relações se deterioraram depois que um avião de passageiros russo caiu sobre a península do Sinai em outubro de 2015. A retomada do tráfego aéreo russo na capital egípcia do Cairo no ano passado teve um papel significativo na mitigação das relações entre os dois países.

Fonte: Midle East Monitor

6 Comentários

  1. A Mikoyan-Gurevich finalmente tirando a barriga da miséria, vai que daqui algum tempo,Argélia e Iraque e Síria também compram o aparelho.

    • A probabilidade é grande visto que as relações do Iraque com os EUA não estão bem devido a vista grossa que os americanos estão fazendo para os ataques israelenses em solo iraquiano.

  2. Apostaria minhas fichas no Irã, pois em 2020 acaba o embargo imposto pela ONU e o Irã necessita urgentemente modernizar sua força aérea,ainda calcada em F-14, F-4 e F-5, não ficaria surpreso que o Irã encomendasse os MIG-35 para substituir os F-5 e F-4 e os SU-35 para substituir os F-14, mas devemos levar em consideração que a China corre por fora, sendo que para agradar a gregos e troianos os iranianos podem optar por um mix de aves russas e chinesas.

    • Tem um problema aí, dinheiro…..

      É sabido por todos que a (correta) retirada dos EUA do mal ajambrado acordo nuclear celebrado por Obama (ainda assim melhor que a patranha de 2010), o restabelecimento das sanções e a aplicação de outras ainda mais rigorosas provocou um efeito devastador na economia iraniana e por consequência não apenas sua capacidade de financiar seus proxies como as milícias xiitas do Iraque como também o Hezbollah e um eventual programa de reequipamento em larga escala.

      No mais, a verdade é que o projeto geopolítico iraniano está literalmente ruindo pois em que pese estarem admoestando e provocando perdas à monarquia saudita no Yemen de resto está tudo indo mal. E o mais importante, o “arco xiita” (corredor que uniria Irã, Iraque e Líbano chegando até o mediterrâneo e encurralando Israel) está quebrando

Comentários não permitidos.