Defesa & Geopolítica

Foi divulgado um dos canais de fornecimento de armas aos militantes sírios

Posted by

Tradução e adaptação– E.M.Pinto

Militantes na Síria receberam armas europeias modernas da Arábia Saudita, escreve o britânico The Independent . O jornalista da publicação acompanhou toda a cadeia.

Libertada dos terroristas de Aleppo, Robert Fisk, entre outros jornalistas, visitou o porão, onde havia arsenais da Al-Qaeda. Em um dos abrigos antiaéreos, Fisk encontrou um livro de registros – um formulário de fábrica para um lote de morteiros M75 de 120 mm do padrão da OTAN produzido na Bósnia. O documento foi assinado pelo chefe da empresa Ifta Krnjik.

“Sim, esta é a minha assinatura e lembro-me deste lote de 500 morteiros – um número muito grande para a Europa, nós os enviamos para a Arábia Saudita. No início de 2016, seus representantes visitaram a fábrica, inspecionaram as amostras e assinamos um contrato “, disse Krnjik em sua casa em Nowe Travnik. 

Ele ressaltou que a entrega foi oficial: o destino era Yer-Riyadh e os documentos anexos indicavam que a arma só podia ser usada pelo país para o qual foi enviada.

found in bombed Nusrah militia basements in eastern Aleppo

A embaixada saudita em Londres rejeitou a possibilidade de transferir armas para uma organização terrorista. Enquanto isso, Robert Fisk encontrou nos armazéns em Aleppo outros contêineres dos mísseis guiados anticarro que foram vendidos nos Estados Unidos.

 

Fonte: The Independent 

34 Comments

shared on wplocker.com