Tradução e adaptação: E.M.Pinto
Segundo noticiou o Defence Blog, o Ministério da Defesa (MoD) da Rússia cancelou formalmente seu contrato com o PJSC “United Aircraft Corporation” (UAC) o qual previa a obtenção de dois aviões reabastecedores baseados no Ilyushin Il-96, para a Força Aérea Russa.
A notícia publicada no semanário Russo Izvestiya em 4 de maio atesta que o Ministério da Defesa confirmou o fato da rescisão do contrato para a entrega de dois Il-96-400TZ, mas se recusou a comentar mais sobre o assunto.
Como relata o defence Blog, o Il96 400TZ era um dos projetos militares mais ambiciosos da Rússia. Em 2015, a VASO, fabricante de aeronaves baseada em Voronezh (parte da UAC), recebeu o pedido para construir duas aeronaves de reabastecimento aéreo, baseados no Ilyushin Il-96 para as Forças Aeroespaciais da Rússia.
A nova aeronave designada como a Il-96-400TZ teve que ser equipada com o sistema de reabastecimento aéreo Zvezda UPAZ-1, que foi previamente testado no reabastecedorIl-78, operado pela Força Aérea Russa.
De acordo com a especificação, o IL-96-400TZ deveria transportar mais de 65 toneladas (IL-78M 40 toneladas) de combustível para uma distância de até 3,5 (Il-78M 3000 km) mil quilômetros.
Esperava-se que, se os dois primeiros aviões passassem pelos testes, a fábrica poderia receber novas encomendas de mais 30 desses aviões. A “United Aircraft Corporation” propôs converter dois aviões Il-96-400T de carga em tanques de reabastecimento aéreo Il-96-400TZ em procedimentos rápidos – por um ano e meio a dois anos sem um ciclo completo de atividades de pesquisa e desenvolvimento. No entanto, o Ministério da Defesa não concordou com esta proposta.
14 Comments