Caso Baghdadi esteja morto, próximo líder do Estado Islâmico deve ser ex-autoridade da era Saddam

Caso o líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, tenha sua morte confirmada, ele deve ser sucedido por um de seus dois principais auxiliares, ambos ex-autoridades militares iraquianas sob o falecido ditador Saddam Hussein.

Especialistas sobre grupos islâmicos não veem sucessor claro, mas consideram Iyad al-Obaidi e Ayad al-Jumaili os principais concorrentes, embora nenhum deva assumir o título usado por Baghdadi de “califa”, ou comandante-geral dos muçulmanos.

O Ministério da Defesa da Rússia informou na semana passada que Baghdadi pode ter sido morto em um ataque aéreo na Síria e a agência de notícias Interfax relatou que um parlamentar sênior russo disse na sexta-feira que a possibilidade dele ter sido morto é próxima a 100 por cento.

Mas grupos armados lutando na região e muitas autoridades regionais estão céticas sobre os relatos.

“Não temos nenhuma evidência concreta sobre ele estar ou não morto”, disse o coronel do Exército dos Estados Unidos Ryan Dillon, porta-voz da coalizão internacional que luta contra o Estado Islâmico, durante encontro no Pentágono.

Obaidi, que está na faixa dos 50 anos, tem exercido a função de ministro da Guerra. Jumaili, na faixa dos 40 anos, é chefe da agência de segurança do grupo, Amniya. Em abril, a TV estatal iraquiana informou que Jumaili havia sido morto, mas isto não foi confirmado.

Ambos se juntaram à insurgência sunita salafista no Iraque em 2003, após a invasão liderada pelos Estados Unidos.

Eles tem sido os principais assessores de Baghdadi desde que ataques aéreos em 2016 mataram seu então vice Abu Ali al-Anbari, seu ministro da Guerra checheno Abu Omar al-Shishani e seu propagandista-chefe sírio Abu Mohammad al-Adnani.

“Jumaili reconhece Obaidi como seu superior, mas não há sucessor claro e, dependendo das condições, pode ser qualquer um dos dois (a suceder Baghdadi)”, disse Hisham al-Hashimi, que aconselha diversos governos do Oriente Médio sobre questões relacionadas ao Estado Islâmico.

Baghdadi se deu o título de califa –chefe civil muçulmano e soberano religioso, considerado o sucessor do profeta Maomé– em 2014. Obaidi ou Jumaili não devem se tornar califas porque eles não possuem posição religiosa e o Estado Islâmico perdeu grande parte de seu território.

Maher Chmaytelli

Foto: Reuters

Fonte: Reuters

14 Comentários

  1. O hardcore do ISIS são os antigos membros da milícia Fedayeen de Saddam que causaram mais de 5 mil baixas entre os americanos no Iraque durante os anos de ocupação. A prpria dor-de-cotovelo do Coronel americano ao anunciar que não haviam provas sobre a morte de Baghdadi demonstram claramente como os EUA rebolam para os dois lados nesse conflito, apoiando, as vezes, veladamente o ISIS. Explico: ao remover Saddam (que era sunita) do poder colocaram lá os Xiitas que, com o tempo, se voltaram para o Irã que é o centro do xiismo no mundo. Isso é só um pouco da lambança dos EUA no Oriente Médio… Quase todos os clérigos do atual governo iraquiano se formaram em Madrasas xiitas no Irã. Resumindo, ao matar Saddam os EUA entregaram o Iraque de bandeja para os Persas.

      • mas o que o relojoeiro falou é dito por muitos especialistas anglo saxões

        você que esta desvirtuando o que ele escreve em vez de mostrar o contrario apenas escreve brincando

        e tem mais o sadam husseim , ele foi colocado no poder pelos estados unidos era um agente da CIA , igual o bin ladem foi também
        tem fotos do busch pai e filho com bin ladem no texas

        então acho razoável o que o relojoeiro esta falando

        igual agora procura no youtube e você vai ver afeganistao iraque e Turquia mandando tropas para o Quatar , mais um tiro no pe que os estados unidos estão dando no oriente médio

        eu iria falar quase a mesma coisa mostrando que o estados unidos deu uma volta e voltou a apoiar aliados do antigo governo do sadam husseim agora vejam os curdos que os estados unidos apoiam também foram massacrados pelo sadam husseim imagina o sopa que os gringos estão fazendo
        rsrs

        armando todo mundo , uma irresponsabilidade com as pessoas do oriente médio ,

      • Debater com conteúdo, até acho legal as ideias se divergindo,
        Mas responder um texto bem escrito com adjetivos pobres , é coisa de pré escola.

      • Foi precisamente para colocar em pratica o programa israelita de dividir o Iraque em 3 paises, que os EUA soltou da prisao aqueles militares sunitas que eles haviam presos e permitiram/facilitaram/armaram que eles organisassem o ISIS. A arrogancia do pessoal do Mossada e tanta, acostumados que estao em matar arabes, que eles denominaram aqueles militantes sunitas que eles formaram no Iraque para combater o governo Xiita de Bagdad ISIS, isto e ISRAEL SECRET INTELIGENCE SERVICE. SERVICO SECRETO DE INTELIGENCIA DE ISRAEL.

  2. Esqueceram de mencionar que a maioria da população iraquiana é xiita, e é natural que ela tenda ao Irã, após décadas de repressão sunita pelo partido Baath (Saddam). Da mesma forma, a minoria Salafista (Bashar All Assad) domina a Síria e reprime os opositores (sunita, curdos e xiitas) daí aquela confusão tão grande. Na época colonial as fronteiras foram delimitadas sem nenhuma consideração pelas etnias, o que fomentou esse imbróglio. São feridas que não curam tão facilmente.
    Nem tudo é culpa dos USA. Existe um fator histórico-cultural que não pode ser desconsiderado.

    • O fator histórico e verdadeira maldição das tribos ancestrais, desses atuais povos árabes, foi a desgraça do bandoleiro Maomé, que teve a esperteza (maligna deixar claro) de escrever um livro-manual (declarado sagrado para os ignorantes de sua época) para seus seguidores por vontade própria ou sujeitados por ameaças, chantagens e ofertas de Poder. Desde aí, mesmo com sua morte, restou uma norma fixa, registrada em papel, a ser obedecida.*
      Enquanto a farsa histórica de Maomé e sua seita satânica não cair por terra em todo o mundo, não haverá harmonia e paz no Oriente Médio. E mesmo em outras regiões por atentados covardes e assassinos.

      *Eis aí uma das coisas mais interessantes de Jesus Cristo, ele chamais precisou escrever nada, apenas falava dentro do coração de quem o ouvia.

    • Satyricon esta parecendo aquele criolo doido do famoso samba de Ponte Preta. Desde quando Assad se converteu ao Salafismo, uma corrente ultraconservadora da religiao Sunita. Pelo que saiba Assad e Alawita, uma corrente da religiao Shiita.

      • alem do que jojo quem dividiu esses paises sem contar as etnias foi justamente frança e Inglaterra

        a Inglaterra fazia a mesma coisa que os estados unidos fazem

        ela teve que sair de cena doando todos seus territorios ultra marinos para os estados unidos entrarem na segunda guerra ao lado dela
        varias ilhas ela inglaterra perdeu o controle

        mas antes disso acontecer ela dividiu africa e oriente medio ao seu bel prazer nao respeitando povos milenares e suas divisoes geopoliticas

        entao a culpa ainda esta na conta deles sim

      • Corretissimo Pe de Cao. Nao sei se vc entende o ingles falado. Mas existe no YouTube o discurso de um Judeu Sionista,Industrialista em Nova York, homem de negocio bem sucedido nascido em 1890, que em 1919 fez parte da comitiva Norte Americana que participou da Conferencia Versalhes apos o fim da primeira guerra mundial. Seu nome era Benjamin H Freedman. Apos a Segunda Guerra Mundial em 1945, ele rompeu com o Sionismo e depois se converteu ao Catolicismo Romano e fez sua missao ate sua morte expor as macquinacoes dos Judeus Sionistas Mundial. Seus escritos estao na internet em ingles. Em 1961 ele fez um discurso que e fantastico, saindo da boca de um judeu, que como ele diz, ele sabia do que estava falando porque ele esteve la em Versalhes, e Nova York, Londres e Washington onde as maquinacoes ocorreram..Partes do discurso, comeca assim, na minha traducao:- … –
        (…)
        ____________________________________________________
        JOJO – Os comentários devem ser escritos em letras minúsculas.

        Plano Brasil

1 Trackback / Pingback

  1. Caso Baghdadi esteja morto, próximo líder do Estado Islâmico deve ser ex-autoridade da era Saddam | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.