Temer conversa sobre energia nuclear com Kremlin

O presidente brasileiro Michel Temer deu a entender que teve conversas sobre energia atômica russa no Brasil com seu homólogo russo, Vladímir Pútin, durante sua visita a Moscou, que se encerrou a última quinta-feira (22). A declaração foi feita em entrevista exclusiva à agência de notícias local Tass.

Perguntado sobre como Brasil e Rússia poderiam tomar medidas conjuntas para combater guerras e conflitos, Temer apontou para o combate ao terrorismo como primeira medida necessária. Em segundo lugar, ressaltou a energia nuclear.

“Na negociação com Pútin, ressaltei que no Brasil a energia atômica é usada exclusivamente com fins pacíficos. E essa não é uma área que é regulada pelo governo, é uma política estatal, já que em nossa Constituição está inscrita uma condição que proíbe o uso de energia atômica com fins militares, ou seja, com fins ligados de alguma maneira a atividades militares ou outras coisas ligadas a isso.”

A afirmação de Temer leva a crer que o assunto da energia nuclear foi tema importante da pauta bilateral, e que as relações comerciais nessa esfera serão estendidas. Ainda em dezembro do ano passado, a empresa estatal de energia atômica russa Rosatom anunciou a construção de uma planta no país para processamento de produtos médicos e farmacêuticos.

Amizade pessoal

“Tive encontros muito importantes [aqui]. Ontem [quarta-feira], encontrei-me com empresários brasileiros e russos. Hoje, tive negociações com o presidente do Conselho da Federação e também com o representante do governo, Dmítri Medvedev. E, no final do dia, conversas com o presidente Pútin. (…) No ano passado, a balança comercial entre nossos países diminuiu, mas, literalmente, em cinco meses deste ano ela cresceu mais de 40%”, disse Temer à Tass.

Ele também afirmou que, após novo encontro na cúpula do G-20 em Hamburgo, terão sido já três ou quatro os encontros oficiais realizados com Pútin, que subirão com a cúpula do Brics na China, e se gabou das relações amistosas com o líder russo.

“Construímos relações muito calorosas e Pútin se relaciona maravilhosamente bem comigo. Nosso encontro de hoje começou às 13h e ele negociou comigo e com os membros da minha delegação por quatro horas. Essa é uma atenção exclusiva, ontem ele cordialmente concordou em me acompanhar ao Teatro Bolshoi, e isso foi um gesto de civilidade e delicadeza institucional”, afirmou Temer.

O vice-diretor da Tass, Mikhail Gusman, que entrevistou o presidente brasileiro aproveitou o momento para fazer graça: “Suponho que o presidente Pútin tenha se aproveitado da sua visita para visitar o Teatro Bolshoi, porque na sua agenda de trabalho lotada não há tal possibilidade, e ele só pode visitar o teatro quando recebe algum visitante ilustre”.

Temer devolveu dizendo não acreditar que o presidente russo vá ao teatro com outros líderes. “Posso dizer que hoje entre nós existem não apenas relações institucionais, mas, acho que não será exagero dizer, construímos relações de amizade pessoal”, afirmou Temer.

O presidente brasileiro também relembrou o fato de ter levado a Rússia documento para evitar dupla tributação a empresas que atuam nos dois países.

O acordo para evitar dupla tributação foi assinado ainda em 2004, mas só passou no Congresso em maio de 2017. “Este documento tem grande importância a ambos os países. Além disso, fechamos um acordo de cooperação no campo da defesa, e a Rússia pode nos oferecer muito nessa esfera”, disse.

Ele relembrou que, apesar das restrições orçamentárias, Brasília adquiriu 12 helicópteros russos no ano passado e conduz negociações sobre satélites artificiais.

Carne, Brics e turismo

Além disso, a carne brasileira, que tem sido objeto de operações sanitárias a toque de caixa no país e cuja relação com escândalos de corrupção não é totalmente descartada, foi pincelada por Temer e pouco questionada pelo entrevistador.

“A Rússia é um dos maiores compradores de carne bovina, suína e de aves brasileira”, disse, relembrando também que o Brasil importa  fertilizantes russos.

No campo cultural, o presidente mostrou ter sido pautado previamente sobre as relações culturais entre os países, relembrando grande popularidade ali de Jorge Amado, o escritor  brasileiro mais conhecido da era soviética.

Sobre a participação no Brics, Temer ressaltou a grande importância do mecanismo para o Brasil, sem acrescentar novidade.

“Em todos os encontros de que pude participar [dos Brics], falamos dos êxitos que essa união alcançou nos últimos tempos. É interessante notar que a união não é registrada juridicamente. É uma união informal de países. Mas, apesar de seu caráter informal, a aliança demonstra uma solidez invejável”, disse.

Ele também falou sobre estimular uma maior presença russa no Brasil, destacando o turismo. “Quem sabe, com o tempo, conseguimos facilitar os regimes tanto de vistos como de passaportes para nossos cidadãos”, disse, apesar de os países já terem isentado a necessidade de vistos para viagens de turismo de até três meses entre seus cidadãos.

Futebol

Temer lamentou o fato de o Brasil não ter entrado para a Copa das Confederações de 2018 na Rússia. “Mas vamos participar ativamente da Copa do Mundo 2018, e vou torcer pessoalmente para que Brasil e Rússia se encontrem na final”, disse.

Ele também expressou ter esperança de que a organização da Copa de 2018 corra bem na Rússia. “O Brasil recebeu a Copa em 2014, e ela foi um sucesso. Sempre digo que, sim, não ganhamos o campeonato, mas ganhamos o mundo inteiro, já que o campeonato foi organizado no Brasil com grande sucesso”.

O entrevistador, por sua vez, disse também ter esperança de que a Rússia vá à final, mas utilizou-se de uma expressão popular para expressar a descrença de que isso ocorra: “Como dizemos na Rússia, o campo é plano e a bola é redonda… [mas nós é que não sabemos jogar]”.

“Sabe, o fato de que a bola é redonda é bom. Seria difícil jogar se ela fosse quadrada. Por isso, jogando com uma bola redonda, penso que tanto a Rússia, quanto o Brasil e outras seleções mostrarão um ótimo jogo na Rússia”, rebateu Temer.

ÍGOR RÔZIN

Foto: © BETO BARATA/PR – Encontro com o senhor Vladimir Putin Presidente da Federação da Rússia. Visita aos Salões do Kremlin e Despedida. (ST. George Hall)

Edição: Plano Brasil

Fonte: Gazeta Russa

50 Comentários

  1. Esse Temer é um piadista, ao dizer que a Copa do mundo de 2014 foi um sucesso para o Brasil, quando digo Brasil, estou me referindo ao povo brasileiro !

      • Eu sei, eu sei… nunca é tarde para mudar. Agora eu quero dizer o oposto do que eu disse antes, eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo….

      • Cara vc nao sacou o pontinho apos S-88,kkkkk , esse ai nao eh original ,kkkk, mas acredito que vc deve estar por tras desta farsa , vejam bem senhores leitores o maquina troll lucena utilizando meios criminosos para confundir —— ,kkkk , reparem ai , S-88 e S-88. , perceberam o pontinho ?,kkkkk

      • COIMBRA, DA VOX, DIZ QUE OS MARINHO QUEREM GOVERNAR
        .
        O sociólogo Marcos Coimbra, presidente do instituto Vox Populi, afirma em sua coluna na revista Carta Capital deste fim de semana que os irmãos Marinho, donos da Globo, não escondem mais o desejo de governar o Brasil; “Só os tolos acreditam que os irmãos decidiram se desfazer de Temer porque se horrorizaram ao descobrir quem era”, diz; “Movem-se para derrubá-lo porque acham que assim aumentarão as chances de condenar Lula e preparar um cenário favorável a que vençam as próximas eleições, se consolidando no poder. (…) O projeto dos atuais Marinho não é igual ao de sempre: influenciar os governos para obter vantagens. Daqui para frente, é fazer o governo”, afirma
        .
        *brasil247

      • Só porque ele foi até a Rússia pedir apoio contra o Império, agora ele é o pior presidente? kkkkk

        É o golpe dentro do golpe: primeiro tiraram a Dilma. O trouxa do Temer achou que ele mesmo não seria vítima do Império, mas agora estão fazendo com ele o que fizeram com a Dilma. E outros mais serão sacrificados em nome do Hegemon, incluindo o Sr. Aécio Neves. Os seus servos mais fiéis são sacrificados sem dó pelo Império, quando lhe é conveniente.

        Afinal que pecado Aécio cometeu contra o Império? contra o povo brasileiro, incontáveis; mas contra o Império, só um: perder a eleição para Dilma.

      • Ainda nesse papo de que foi “gópi”? É isso que dá você desconhecer o “livrinho ” meu caro “Teacher”, fica passando vergonha! ?

    • Mas todos os Eventos desde a visita do Papa até as Paralimpíadas foram importantíssimos para o Brasil , a Cidade do Rio de Janeiro e todo o Povo brasileiro ; converso quase que diariamente como pessoas de diversos países e até hoje se percebe , tanto com um conhecimento melhor e o interesse pelo Brasil lá fora . Não apontes estes Eventos como culpado do que nos acontece atualmente , sobretudo com o Estado do Rio de Janeiro , quem fizer isso mostra sua falta de conhecimento total , ou má fé !!

  2. Rapaz o que leva ainda o braZil ter alguma oportunidade para com os russos … é que ainda no Kremlin há resido da fragrância de profissionalismo da diplomacia do atabaque … porque se dependesse da diplomacia dos camundongos … o INCOMPETENTE e corrupto do usurpador golpista nem seria recebido .
    .
    O capo dos coxinhas … só está usufruindo das conquistas que a diplomacia do atabaque fez ao longo da sua trajetória gloriosa naquela região em especial ….no Oriente Médio … com foi com o Irã .
    .
    Hoje o braZil é uma piada por lá e na Europa …VALEU COXINHAS !

    • DEPRESSÃO DO GOLPE DERRUBA VOOS PARA MIAMI E DISNEY
      .
      Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que a mais severa depressão econômica do Brasil, agravada pelo golpe parlamentar e pelo governo de Michel Temer, diminuiu as viagens dos brasileiros para os Estados Unidos pelo segundo ano consecutivo; número de passageiros transportados entre os dois países, no acumulado de janeiro a abril de 2017, foi 14,6% menor que o registrado em igual período do ano passado; entre 2016 e 2015, na mesma comparação, a queda já havia sido de 11,07%
      .
      *brasil247
      .
      .
      **********************
      .
      Deve ser por isso que alguns filhotes do golpe .. ultimamente está chamando o INCOMPETENTE de miserável ..HAHAHAHAH …VALEU COXINHAS …HAHAHHAHAHAHA..

      • Os Colonizados ficam Deprimidos com isso , já perceberam que os Colonizados e Sem Cultura , não querem conhecer o Pais dos seus antepassados , mas Orlando , uma Maravilha para os Colonizados , a maioria deles ,nem a história de sua família conhece !

    • TEMER E MEIRELLES CONFISCAM E ASSALTAM FGTS, DIZEM CENTRAIS SINDICAIS
      .
      CUT afirma tratar-se de “uma das maiores perversidades do governo ilegítimo”. Para Força, revela “uma clara falta de sensibilidade social por parte dos tecnocratas do Ministério”
      .
      * http://www.redebrasilatual.com.br/trabalho/2017/06/reter-fgts-e-multa-e-confisco-perversidade-e-assalto-dizem-centrais
      .
      .
      *
      VALEU COXINHAS ….isso nos lembra o governo Collo … aquele candidato da GLOBO…. que dizia que iria combater os marajás e que os cara pintadas( os coxinhas daquela época ) .. foram para rua fazer o jogo dos poderosos .. e hoje se vê a mesma coisa …rsrsr … a rede GLOBO bota e a REDE GLOBO tira … no caso do Temer por exemplo …. VALEU COXINHAS .

      • Lucena Coxinhas e Mortadelas realmente são poucos conhecedores ,ou se interessam mesmo pelo os Interesses Nacionais ,apenas querem Partidos e suas Ideologias atrasadas para o BRASIL , e coisa ainda pior ,de Collor principalmente até agora é o que se vê , e não me venhas apontar este ou aquele como melhor ou pior que os demais . O INTERESSE REAL DA NAÇÃO ficou esquecido ou completamente CAPENGA a olhos vistos ,não te enganes !!

    • Pela pegado do usurpador… realmente é coisa de maçom … sabemos de noticias que o INCOMPTENTE tem alguma coisa com satanismo .
      .
      A maçonaria é a base do estado profundo dos EUA .. já na foto da parte de Puntin … nãos se sabe se este retribuiu a pegada da mesma forma .
      .
      O fato do capo dos coxinhas apertar desse jeito … é um sinal para os outros maçons que vê na cena ( foto ) , que ali tem um satanista … não é necessário que o outro o comprimente do mesmo jeito, só faz ( retribuí ) da mesma forma … se for também .

  3. Quando escuto Governantes brasileiros Imbecis , Idiotas , etc,etc ,etc , repetirem sempre aqui e no exterior que usamos a Energia Nuclear exclusivamente para Fins Pacíficos ,me da NOJO . Estão afirmando com todas as Letras : NÓS SOMOS SEUS VASSALOS !!!!!

  4. E quem disse que rússia (comuna) x EUA (maçom) são inimigos ??? eles podem estar tentando passar essa imagem de inimigos ao resto do mundo, mas por trás dos panos podem ter os mesmos objetivos e dividir os lucros…lembrem-se da dialética…criam-se dois grupos (aparentemente opositores entre si) e qualquer um que ganhar, ganham os dois…dividem os ganhos e ninguém fica sabendo… 😉 …assim criam guerras e destroem (os outros) e ganham com territórios, recursos e vendas de armas para os dois lados…todo mundo ganha… 😉

  5. STF decide mandar ex-assessor de Perrella, primo e irmã de Aécio para prisão domiciliar

    Felipe Amorim e Gustavo Maia

    Do UOL, em Brasília

    20/06/201716h09 > Atualizada 20/06/201717h58

    A maioria dos ministros da 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta terça-feira (20) transformar em prisão domiciliar as prisões preventivas contra a irmã do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG), Andrea Neves, e contra o ex-assessor do senador Zezé Perrella (PMDB-MG) Mendherson de Souza Lima, presos durante as investigações contra o parlamentar abertas com base na delação premiada da JBS. A decisão também se estende ao primo de Aécio, Frederico de Medeiros :

    https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2017/06/20/stf-decide-prisao-ex-assessor-de-perrella.htm

    O brazil é um paraíso para bandido e ladrão….roubou, roubou e roubou….agora vai para sua linda e confortável casa na chamada prisão domiciliar…todos nós vivemos prisão domiciliar porque não temos segurança para sairmos de nossas casas mas nós temos que trabalhar e estes bandidos não…roubou o nosso dinheiro e ainda continuam sendo sustentados por nós…isso aqui é uma vergonha…país com muitas leis e nenhuma justiça…uma prisão domiciliar no Condomínio Retiro das Pedras e que custa R$ 4 milhões não é nada mal hein?!…com o dinheiro que esse povo “ganhou” e a estrutura domiciliar que eles possuem(empregados, cozinheiros, piscina, sauna, quadra de tênis, condomínio fechado, TV a cabo sala de cinema, bebidas diversas, personal etc etc) sem precisar acordar todos os dias as 05 da matina pra trabalhar…até eu quero ser preso!!!…

    • Popularidade de Temer cai para 7% e maioria de brasileiros quer sua renúncia

      AFP 6 horas atrás :

      A popularidade do presidente Michel Temer caiu para 7%, o pior número para um presidente nos últimos 28 anos, e 65% dos brasileiros querem a sua saída diante da crise política que o cerca por acusações de corrupção, segundo pesquisa do Datafolha publicada neste sábado.

    • Prisão domiciliar para milionário é um tapa na cara do cidadão de classe média e baixa. Canalhas! Como bem diz Gil Gomes com sua voz eloquente.

    • PERFEITO as REFORMAS , principalmente a da PREVIDÊNCIA , vamos acabar com as Castas que deram o GOLPE de 1889 , e que criaram a REPUBLIQUETA CORPORATIVISTA DO BRASIL , onde para as CASTAS tudo , e para o Trabalhador ( Párias ) , trabalho , produção , pagamento de Impostos , sustentando as CASTAS DE VAGABUNDOS , Civis e Militares da Nação com suas Famílias , tudo isso para poderem comer e se possível contarem Trocados , o que lhes resta !

  6. Até parece….o golpista está mais empenhado em representar os interesses americanos no Brasil e fora do Brasil que os interesses do próprio Brasil. Não tenho fé nesse corrupto.

  7. Se eu fosse o Marechal Othon, passava os segredos da tecnologia nuclear desenvolvida aqui no Brasil e que os EUA tanto cobiçam é para os RUSSOS.

    Por isso o Marechal Othon foi preso: porque recusou-se a entregar essa tecnologia ao Império Anglo-sionista.

    Liberdade para o Marechal Othon já!

1 Trackback / Pingback

  1. Temer conversa sobre energia nuclear com Kremlin | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.