Defesa & Geopolítica

J-31: Comendo pelas beiradas…

Posted by
Com mais voos de teste realizados no último mês, o J-31 reforça a ideia de que veio pra ficar e não é apenas um mero avião conceitual.
Em outubro de 2012, a China tornou-se o segundo país do mundo a ter um programa de caças de quinta geração com o voo do primeiro protótipo do J-31 (FC-31 é a designação de exportação).
Construído pela Shenyang Aircraft Corporation (SAC), o J-31 tem dois motores e aproximadamente o mesmo tamanho do F-35 americano. Segundo o site China Mil, deve substituir futuramente os J-10s como principal caça médio da PLAAF e possivelmente será o futuro vetor dos porta-aviões chineses.
Inicialmente, houve dúvidas sobre a viabilidade do programa pelo fato do primeiro protótipo não contar com aviônicos avançados nem com certas tecnologias stealth, sugerindo que fosse apenas um avião conceitual feito para atrair compradores, o que não aconteceu.
Essa incerteza foi mantida até que o segundo protótipo aprimorado voasse em dezembro de 2016. O novo protótipo é três toneladas mais pesado e cerca de 20 polegadas mais comprido que o primeiro. Entre as melhorias estão: um sensor de IRST, asas mais furtivas, motores menos fumacentos e um radar aprimorado.
Além de aviônicos e datalinks que permitiriam a fusão de sensores, os funcionários SAC afirmam que a produção poderia iniciar em 2019 e que o caça teria capacidade para supercruise. Coisa que o F-35 não tem… Seus motores WS-13 seriam substituídos por motores WS-13E ou WS-17 de fabricação chinesa.
Segundo rumores de internet, a SAC teria recebido financiamento do governo para desenvolver uma versão naval, que seria maior do que os protótipos iniciais, para aumentar o alcance, a carga útil e a resistência estrutural.
Ainda segundo o China Mil, a SAC planeja mostrar um terceiro protótipo no próximo Air Show de Paris em 2017.
Nota: O artigo original, na realidade é do Popular Science. Cinco dias após essa matéria, o China Mil publicou novamente uma nota reforçando a ideia de que o J-31 deveria ser usado no novo porta-aviões chinês.
Fonte: Aerofatos
Edição Plano Brasil

26 Comments

shared on wplocker.com