J-31: Comendo pelas beiradas…

Com mais voos de teste realizados no último mês, o J-31 reforça a ideia de que veio pra ficar e não é apenas um mero avião conceitual.
Em outubro de 2012, a China tornou-se o segundo país do mundo a ter um programa de caças de quinta geração com o voo do primeiro protótipo do J-31 (FC-31 é a designação de exportação).
Construído pela Shenyang Aircraft Corporation (SAC), o J-31 tem dois motores e aproximadamente o mesmo tamanho do F-35 americano. Segundo o site China Mil, deve substituir futuramente os J-10s como principal caça médio da PLAAF e possivelmente será o futuro vetor dos porta-aviões chineses.
Inicialmente, houve dúvidas sobre a viabilidade do programa pelo fato do primeiro protótipo não contar com aviônicos avançados nem com certas tecnologias stealth, sugerindo que fosse apenas um avião conceitual feito para atrair compradores, o que não aconteceu.
Essa incerteza foi mantida até que o segundo protótipo aprimorado voasse em dezembro de 2016. O novo protótipo é três toneladas mais pesado e cerca de 20 polegadas mais comprido que o primeiro. Entre as melhorias estão: um sensor de IRST, asas mais furtivas, motores menos fumacentos e um radar aprimorado.
Além de aviônicos e datalinks que permitiriam a fusão de sensores, os funcionários SAC afirmam que a produção poderia iniciar em 2019 e que o caça teria capacidade para supercruise. Coisa que o F-35 não tem… Seus motores WS-13 seriam substituídos por motores WS-13E ou WS-17 de fabricação chinesa.
Segundo rumores de internet, a SAC teria recebido financiamento do governo para desenvolver uma versão naval, que seria maior do que os protótipos iniciais, para aumentar o alcance, a carga útil e a resistência estrutural.
Ainda segundo o China Mil, a SAC planeja mostrar um terceiro protótipo no próximo Air Show de Paris em 2017.
Nota: O artigo original, na realidade é do Popular Science. Cinco dias após essa matéria, o China Mil publicou novamente uma nota reforçando a ideia de que o J-31 deveria ser usado no novo porta-aviões chinês.
Fonte: Aerofatos
Edição Plano Brasil

26 Comentários

  1. “afirmam que a produção poderia iniciar em 2019 e que o caça teria capacidade para supercruise. Coisa que o F-35 não tem…”

    É sabido por todos que o F-35, e todos os caças modernos, possuem capacidade “super-cruise”.

    • F-35 não tem supercruise, a não ser se for em situações muito restritas e por pouquíssimo tempo, resumindo não tem !

      • Só o F-22 e Pak-FA tem supercruise de verdade, os outros vão a 1.2 com pouca carga.

        Talvez o eurofighter tenha um pouco mais.

        Não que seja o caso, mas para achar que isso é melhor que um F-35 muito tem que ser descoberto e demonstrado.

    • Boa tarde. Como relação a grafia da palavra, supercruise é um termo estrangeiro e, se fosse interessante traduzi-lo, o correto seria super cruzeiro. A Wikipedia, por exemplo, adotou essa forma.

      Com relação a ter ou não supercruise, sugiro a leitura desse texto do site oficial da Lockheed:

      http://lockheedmartin.com/us/news/features/2015/C1GenerationGap.html

      do qual vou extrair o fragmento:

      “The F-22 and F-35 offer obvious complementary advantages.
      Both have all the features that define fifth-generation fighters, but the F-22 adds the unique features of high-altitude supercruise and extraordinary agility. These attributes allow it to more efficiently secure immediate air dominance in any environment.”

      Espero ter contribuído

      Atenciosamente

    • Então estão mais adiantados que o nosso Gripen/SAAB.
      Neles os chinesess eu acredito.
      Nos suecos tb. Mas porque tem financiamento internacional que não faz atrasar a entrega.

  2. Vamu aguardar pra ver , mas para operar em porta -avioes este J31 devera possui um trem de pouso mais robusto , principalmente se for lançado por catapultas , acredito que vah operar em aerodromos e depois virao as versoes embarcadas ,se bem que o J 11 ja eh um baita caça para esta funçao !

  3. Faz manobras, faz piruetas, é de oitava geração. Eu quero ver esses cacarecos chineses em combate.
    Kai pessinha.

  4. Material chinês tenho restrições, pois os caras não conseguem fazer um bateria para meu carro que preste, tive de trocar uma chinesa mais barata por uma MOURA, imaginem equipamentos de última geração, o que os vejo fazer muito é cópia de equipamento russo e recentemente parece que avançam sobre modelos americanos. Imagino que os aviões da EMBRAER devem ter sido desmontados peça a peça.

  5. Talvez o primeiro grande projeto militar da iniciativa privada chinesa. Se é verdade que receberam financiamento do governo para uma versão naval, a China vai encostar no ocidente em relação a uma ala aérea stealth baseada em porta-aviões.

  6. cópia barata do F-35, o que faz o F-35 ser avançado são os sensores, software, decolar\pousar na vertical e a capacidade stealth, e isso é impossível para os xing ling copiarem só vai ficar na aparência mesmo.

  7. se fôssemos um pais serio faríamos um mix Hi-Low de Pak Fa com este caça….e entraríamos em parceria com o Suecos para desenterrar o programa FS2020 e desenvolver um caça de mesmas características do J-31….

    • Caro máquina, parceria dessa natureza só si fosse com a Avibras no lugar de Embraer. Também só com gestores públicos que não tem o rabo preso. No mais, não custa nada devanear para fugir dessa triste realidade de submissão a influência americana no Brasil.

    • Se fôssemos um país sério haveria desenvolvimento de tecnologia nacional, notadamente em aviônicos e armamentos. Puxa saquismo de A, B ou C não nos tornaria melhores do que somos.

    • Ah é, sr. Isentão (da esquerda) 😀

      E se fôssemos (1maluquinho usa corretor ortográfico!!! 😀 ) um país sério não faríamos um mix Hi-Low de F-35 com Gripen e entraríamos em parceria com os Suecos ?… que tal! 😀 Pode ser? 😀

      • não porque os 2 são caças médios…e não faz sentido ter 2 caças do mesmo tipo…e o abacaxi até hoje apresenta erros de projeto….não esta completamente operacional…

        o Pentágono mesmo já admitiu que a Varejeira nunca será um dogfighter nato…é lento…não possui uma alta taxa de giro…. não consegue subir com velocidade e não e capaz de fazer manobras de elevado “g”…. o mesmo estudo também demonstrou que em combate com outros caças stealths o abacaxi também seria superado posto a sua baixa capacidade de transporte de armas internamente….isto sem falar dos custos pra se adquirir e manter este bagulho…

        ainda que os projetistas da lockheed prometam maravilhas técnicas, extrema capacidade situacional e mais alguns trunfos alardeados do abacaxi em combate com seus potenciais inimigos… o certo é que ele não cumpre nem com 40% do que foi prometido… podendo ser comparado a um pato que nada, voa e anda mas não faz nada bem….ou seja…é uma completa fria ….de fato o único caça de quinta geração que valera a pena de adquirir será este J-31…será o melhor custo beneficio…todos os outros caças de quinta pra mim é fria…

      • “”o certo é que ele não cumpre nem com 40% do que foi prometido…””

        E todo mundo que tem contato com avião e todos os exercícios que ele participa dizem que é o melhor avião de todos os tempos!

        Estranho, no mínimo.

        Claro que essas opiniões não contam, o que conta são “estudos” com informações, muitas delas erradas, feitos por pessoas de fora do meio militar.

        Além do A aguentar 9.9Gs, como os outros, os estudos da USAF e da força aérea de Israel dizem que vale por seis caças de 4g°.

        “”será este J-31…será o melhor custo beneficio…””

        Deve ser melhor que o PAK-FA, Né????
        A única coisa de quinta geração que se sabe sobre o J-31 é a aparência.

        Até os motores são de migs ou cópias.

        Dizer que é melhor que alguma coisa e falar sem ter a menor ideia…

      • “JPC3
        11 de maio de 2017 at 21:33

        todo mundo que tem contato com avião e todos os exercícios que ele participa dizem que é o melhor avião de todos os tempos!”

        Convivemos com a merchendagem e a politicagem…..

      • E pode demonstrar?

        O que vale opinião de alguém mal informado e de má fé?

        A maioria das suas afirmativas é desatualizada e errada.

        Persistir no erro….

      • “”não porque os 2 são caças médios…e não faz sentido ter 2 caças do mesmo tipo…””

        Gripen (mesmo sendo excelente) é pouco mais da metade de um F-35. Tem muito menos alcance e capacidade de sobrevivência.

      • “”não porque os 2 são caças médios””

        “”único caça de quinta geração que valera a pena de adquirir será este J-31″”

        J-31 é um caça médio com menos alcance que o F-35, talvez até menos que o gripen

        Nem pensou isso.

  8. “Também só com gestores públicos que não tem o rabo preso”… RSRSRSSRSRSRSSSSS… o duro é achar um que não tenha o rabo preso em esqueminhas e falcatruas da cumpanheragem, caro lord fracasso… rsrsrsrssrssss… ainda mais se for ligado azisquerdas da vida… essa mentalidade tosca estatizante é que mata esse país… 🙂

Comentários não permitidos.