PROSUB: Franceses investigam projeto de submarino brasileiro

Procuradores do país europeu estão no Brasil para apurar suspeitas de irregularidades em negócio bilateral com participação da Odebrecht

Por Beatriz Bulla e Fabio Serapião

BRASÍLIA – O Ministério Público Financeiro da França investiga a construção de estaleiro para montagem de um submarino de propulsão nuclear no Brasil – projeto lançado em 2008 e chamado de Prosub. Uma equipe de procuradores franceses está no Brasil para apurar, além do suposto esquema de compra de votos de membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) para a realização dos Jogos Olímpicos no Rio, conforme revelou o Estado nesta manhã, 8, as obras do projeto ligado ao submarino.

Anunciado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Prosub foi uma “parceria estratégica” entre Brasil e França. A empresa francesa DCNS ficou responsável pela transferência de tecnologia ao País e escolheu como parceira a Odebrecht. Não houve licitação.

Em dezembro, o Estado revelou que o Ministério Público Federal no Distrito Federal investiga sobrepreço de 100% na obra, que teria subido de R$ 5 bilhões para cerca de R$ 10 bilhões. O MPF aponta que os pagamentos saíram do Tesouro Nacional.

O Prosub também aparece nas delações de executivos da Odebrecht. Em delação premiada, o ex-presidente da Odebrecht Infraestrutura Benedicto Júnior disse que a empresa pagou 40 milhões de euros para o lobista José Amaro Pinto Ramos para estabelecer a parceria com a DCNS para a construção de cinco submarinos, sendo um deles movido a energia nuclear. Foram pagas propinas, segundo o delator, ao ex-presidente da Eletronuclear Othon Pinheiro e para o PT.

Ao receber os franceses no Brasil, nesta manhã, o Secretário de Cooperação Internacional da Procuradoria-Geral da República (PGR), Vladimir Aras, disse que a viagem ao Brasil tem como objetivo aprofundar apurações sobre dois casos, sem detalhar as investigações.

“Nós temos alguns casos importantes com a França, mas essa missão deles diz respeito a dois casos, um do Rio de Janeiro e outro de Brasília”, afirmou Aras, que não comentou casos concretos em razão do sigilo. Os representantes franceses irão participar de reuniões com as equipes de investigação de Brasília e do Rio de Janeiro sobre o assunto. “São reuniões de trabalho justamente para troca de dados de inteligência tanto para aprofundar investigações lá como aqui”, completou Aras.

O caso sobre o submarino é conduzido pelo procurador Ivan Marx, do MPF do Distrito Federal. As revelações da Odebrecht sobre o caso do submarino foram encaminhadas inicialmente ao Tribunal Regional Federal da 2.ª Região (TRF-2), sediado no Rio de Janeiro, pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal. Em razão da existência de uma investigação em andamento em Brasília, no entanto, os trechos da delação devem vir para Brasília.

Comitiva. Estão no Brasil para as reuniões a procuradora nacional para assuntos de crimes financeiros, Eliane Houlette;  o procurador nacional adjunto Jean-Yves Lourgouilloux; e o comissário-chefe da unidade nacional de polícia contra crimes financeiros, Thomas de Ricolfis. A Procuradoria-Geral da República e a Embaixada da França sediaram um evento com participação da equipe do chamado Parquet Financier francês, criado em Paris para apurar crimes de corrupção e evasão fiscal.

Ao abrir o encontro, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, destacou a cooperação internacional entre os dois países e mencionou a possível criação de uma equipe conjunta de investigação entre os Ministérios Públicos dos dois países.

 “Já tive oportunidade de estar no Parquet Financier francês quando tínhamos interesse em obter documentos que interessavam em investigações em curso no Brasil. Fomos profissionalmente atendidos, pessoalmente bem recebidos e ao final e ao cabo obtivemos os documentos que nos interessavam. Recebo com muito prazer a equipe francesa”, afirmou Janot.

Após o Estado revelar que um dos casos de interesse dos franceses é a apuração da compra de votos para que o Rio sediasse os Jogos Olímpicos, o procurador nacional adjunto do país disse que eles possuem elementos que levam a crer que votos podem ter sido comprados. A vinda ao Brasil, segundo ele, tem como objetivo apurar se os elementos colhidos na França condizem com os elementos que os brasileiros possuem.

Fonte: Estadão

68 Comentários

  1. Ou o Brasil controla esses funcionários públicos do MPF ou eles vão acabar com tudo. O subnuc, assim como os caças, é matéria de segurança nacional. Não precisa nem haver licitação, a compra pode ser feita direta e pelo preço que quiserem.
    Essa “estória” de investigar propinas é só motivos para atrasar a conclusão do projeto.
    A quem interessa um Brasil fraco e indefeso?

    • Uma das garantias do Ministério Público consagradas pela CF/88 é a independência funcional, destinada justamente a impedir que interesses escusos atrapalhem o exercício de suas funções. E o seu comentário é exemplar de como a esquerda é seletiva, autoritária e principalmente corrupta visto querer “controlar” o MPF. Mas sinto lhe dizer o Brasil não é a Venezuela e a corrupção do ParTido em conluio com o cartel de empreiteiras será investigada até o fim.

      • Congratulo-me com você pela correta e esclarecedora resposta dada ao Faria. Realmente, não tem sido fácil, mas jamais chegaremos a ser uma Venezuela ou Bolívia. Apesar dos esforços desta esquerda lesa-pátria nesse sentido!

      • Só os que tiveram uma teta pra mamar nos governos passados é que reclamam de seus ídolos estarem sendo levados as barras dos tribunais… GENTE INÍQUA… não se interessam pelo bem do país e sim pelo poder e pelo o que o poder pode trazer de benefícios pessoais para eles… TUDO BANDIDO TRAIDOR DA NAÇÃO…

      • S-88 seu comentário reflete tudo o que penso destes safados do ladrões do Brasil.Brasil acima de tudo só abaixo de Deus.

      • S-88, perfeito em argumento e dissertação.
        Esquerdopatas e PeTralhas, que se recolham à sua insignificância.

      • Fato …
        Congratulações pela simples e direta resposta
        Nossas Instituições funciona perfeitamente.
        M.P.F – P.F – P.R.F. do Brasil.

      • Me desculpe S-88! O que tem o u a ver com a alça? Quem está querendo destruir esse e outros projetos de interesse nacional, que foram iniciados pelo governo Lula, o qual é realmente uma esquerda do tipo social-democrata, é um segmento da direita autoritário e entreguista. Não posso nem chamá-los de fascistas, pois estes são nacionalistas. Se este fosse um governo de direita, porém trabalhando no interesse da nação brasileira, poder-se-ia discordar de algumas políticas, mas essa tchurma PSDB/PMDB que se apoderou do poder trabalha para recolonizar o Brasil!

      • Esse cara inverte valores na retorica do argumento dele kkkk tipico de analfabeto funcional kkkkkk
        Segundo a miopia dele a esquerda pratica tudo aquilo que na pratica a direita executa kkkkkkkki que mala msem alça kkkkk so pode mesmo ser um carquético anglo-sionista oriundo do jurassik park kkkkkkkkkk

    • Muito interessante! E por que estes “Procuradores Franceses” não estão investigando a DCNS? Ah, sim, a DCNS é uma empresa francesa estratégica, e o governo francês não permite atos que possam atingir as operações desta empresa. Igualzinho aqui!!

      • É óbvio que a DCNS está sendo investigada! Ocorre que lá na França não tem esquerdista desonesto para ficar arengando que o Ministério Público está a serviço da CIA

      • kkkkkkkkkkk ate outro dia o governo Frances era de esquera ça cumé né cumpadi aquela esquerda furingo cheiroso Francesa kkkkkkkkk

    • Senhor Farias, se bem entendí o sr. é contra a investigação, consequente mente a favor da corrupção, roubalheira e tudo do gênero. Saiba o sr., que o que faz um país fraco e indefeso não são as investigações e sim a corrup- ção. Saberia me dizer um país de 1º mundo com este nível de corrupção? Um brasileiro de verdade deveria ter uma opinião menos politizada e mais preocupada com o dinheiro público, que sai do suor de todos que aqui trabalham.

    • UFA ! … ATÉ QUE EM FIM ! …chegaram procurador de verdade … nem que seja estrangeiro …rsrsr… se forem iguais aos procuradores da Suíça com certeza haverá uma trabalho de procuradoria de verdade … nada de surfar na maionese como os aloprados de Curitiba que transformaram a justiça braZileira em uma imensa suruba .

      • Tergiversando… mas nada disso irá adiantar… seus idolos e seus respectivos pelegos dazisquerdas irão responder por tudo de mal que fizeram a nação… doela a quem doela… tudo dentro da mais limpida e tecnica ordem legal, coisa que vc esquerdista desconhece, pois fazem questão de esquecer quando lhes interessa que temos instituições estatais que funcionam fora do esquema de poder do seu partido de bandidos… essa é a garantia de que tudo irá ser revelado e cobrado a cada um o que deve a sociedade brasileira… suruba houve sim, mas foi no desgoverno de 13 anos que graças a Deus foi defenestrado e graças ao povo recebeu voto negativo nas eleições municipais… tipos como vc, militontos não tem mais voz ativa entre os umildes, que dirá entre os esclarecidos… CHOLA NÃO… 🙂

    • farias enquanto os entreguistas atacam nosso desenvolvimento nuclear

      estrelado de pijama da pitaco na soltura do ex ministro jose dirceu

      enquanto querem vender terras para o estrangeiro entreguistas batem palma para a hipocrita a jato

      prejuisos de bilhoes ao entregar as empresas para serem processadas por estrangeiros

      nome disso e traiçao

      aos alvos a frente fogo a vontade

  2. ………………a DCNS é uma estatal francesa…ora,SE ela comeu tutú tinha que ficar muda, cega e surda e não mandar polícia pra cá pra fazer figura na União Européia….ninguém aqui comeu…SE .NÃO não tem pra que mandar polícia disfarçada de Fisco e similares…………

      • “S-88
        10 de maio de 2017 at 9:48

        Amigo, você acabou de demonstrar que estatais são “chamas” de corrupção.”

        no governo collor como hoje pregavam que as estatais eram improdutivas, que davam prejuízo, que estavam endividadas, que eram cabides de emprego e antro de corrupção, que sobreviviam somente devido aos subsídios governamentais, enquanto as principais empresas privatizadas como são os casos da Companhia Vale do Rio Doce e da Companhia Siderúrgica Nacional, eram empresas lucrativas e competitivas…

        querem restabelecer um governo assim pra continuar com isso e entregar de volta aos estrangeiros o controle/domínio de toda a infraestrutura que sustenta o pais…a geração elétrica, o fornecimento de água, de gás, de combustíveis, a indústria de alimentos…toda a base da produção nacional…tudo isso não foi feito para nos “salvar do bolivarianismo” e sim por pura e simples maracutaia…por malas de propina e poder corruptos tupiniquins entregaram a correia do pais a estrangeiros…

        é uma vergonha uma das maiores nações do mundo ser facilmente dominada e controlada por empresas ou pais estrangeiro..

      • A CSN tinha um lucro médio de 1.5 bilhão de dólares. Bastou ser privatizada e o lucro aumentou em sete vezes no período de uns cinco anos.

        A VRD lucrou, em 1997, uns US$ 325 milhões. Depois de privatizada, o lucro médio mais que quintuplicou, e o corpo de funcionários dobrou…

        A Embraer devia mais de US$ 320 milhões. Estava no vermelho em 1994. Saiu dessa situação no mesmo ano e hoje está entre os dez maiores conglomerados de produção aeronáutica no mundo… Antes, entregava “malemá” um punhado de aeronaves por ano ( em 1994 entregou apenas quatro aeronaves ); e agora, entrega as dezenas, com esse numero podendo superar as cem aeronaves!

        A Telefônica então, nem se fala… Tinha lugar que levava anos pra chegar uma linha telefônica. Telefone, aliás, era luxo. Agora, em menos de três semanas se pode ter uma linha fixa…

        Enfim, não tinha nada ( ou muito pouco ) de competitivo ou lucrativo nessas empresas…

        —-

        Desde que a empresa esteja aqui dentro, pagando imposto e produzindo, o resto é conversa…

        No que tange a empresas em áreas vitais, como geração de energia e água e esgoto, basta o governo ter uma parte destas e cadeira cativa nos respectivos conselhos para inteirar-se das decisões, com poderes de veto no caso das empresas estratégicas do setor de defesa. Isso já basta para ter soberania nacional…

      • RR

        vc deu um tapa na cara do senhor Troll com luvas de pelica.

        parabéns tbm para o S-88 no comentário acima.

        esquerdistas não aprendem, estatal, autoritarismo não levam um país ao sucesso em NENHUM lugar !!

      • (…) A Telefônica então, nem se fala… Tinha lugar que levava anos pra chegar uma linha telefônica. Telefone, aliás, era luxo. Agora, em menos de três semanas se pode ter uma linha fixa… (…)
        .
        .
        RR_ você acha verdade que as telefônicas estão muito bem depois do bota fora do FHC ?.. sério .. …HAHAHAH … em que planeta você está .. HOJE ? … já leu as últimas notícias sobre o estado financeira em que se encontram as telefonias privadas do braZil …HAHAHAH ..menos RR_ …menos
        .
        .
        Temer pode dar às teles R$ 105 bilhões que deveriam retornar aos cofres públicos

        .
        ornalggn.com.br/noticia/temer-pode-dar-as-teles-r-105-bilhoes-que-deveriam-retornar-aos-cofres-publicos

      • Má administração no setor privado não é culpa de governo algum em primeira instância…

        Quer mesmo comparar o serviço de telefonia na era FHC com o que existe hoje…?

      • Em parte Senhor Otan ou vc se fia mesmo nos numeros da iniciativa privada. Lembre-se que todos nos canais são deles e que os manipulam segundo seus interesses.

      • “_RR_
        10 de maio de 2017 at 16:09”

        as vendas de estatais feitas pelos governos ditos “Neo-Liberais”: AES SUL (CEEE Distribuição) – vendida para a empresa estadunidense AES; BANDEIRANTE Energia – vendida para o grupo Português EDP; CELPE – vendida ao grupo espanhol Iberdrola; CEMAR – vendida ao grupo estadunidense Ulem Mannagement Company; CESP TIETE – vendida para a empresa estadunidense DUKE; CETEEP – vendida para a empresa estatal Colombiana ISA; COELBA – vendida ao grupo espanhol Iberdrola; CONGÁS – vendida ao grupo britânico British Gas/Shell; COSERN – vendida ao grupo espanhol Iberdrola; CPFL – vendida para o grupo brasileiro VBC; ELEKTRO – vendida para a empresa estadunidense ENRON; ELETROPAULO – vendida para a empresa estadunidense AES; ESCELSA – vendida ao grupo português GTD Participações, juntamente com o consorcio de Bancos Iven S.A; GERASUL – vendida para empresa Belga Tractebel; LIGHT- vendida ao grupo francês e estadunidense EDF/AES; RGE – vendida para o grupo brasileiro VBC; BAMERINDUS – vendido ao grupo britânico HSBC; BANCO BANESPA – vendido ao grupo espanhol Santander; BANCO MERIDIONAL – vendido para o Banco Bozano; BANCO REAL – vendido ao grupo ABN-AMRO, hoje sob o controle do grupo Santander; BEA (Banco do Amazonas S.A.) – vendido ao Bradesco; BEG (Banco de Goiás) – vendido ao Itaú; CARAIBA – Mineração Caraíba Ltda; CIA. VALE do RIO DOCE; EMBRATEL, TELESP, TELEMIG, TELERG, TELEPAR, TELEGOIÁS, TELEMS, TELEMAT, TELEST, TELEBAHIA, TELERGIPE, TELECEARÁ, TELEPARÁ, TELPA, TELPE, TELERN, TELMA, TELERON, TELEAMAPÁ TELAMAZON, TELEPISA, TELEACRE, TELAIMA, TELEBRASÍLIA, TELASA.

        todas essas empresas foram vendidas a preço de banana e causaram ao brazil um prejuízo de mais de 200 bilhões de dólares….quais estatais foram privatizadas que o serviço melhorou neste pais?…Telefonia, energia, transporte publico?…empresas estrangeiras e políticos corruptos enriquecem ilicitamente enquanto o cidadão comum continua com péssimos serviços e pagando impostos altíssimos…A Petrobras em 2013 era a 3º no ranking mundial….E estávamos com uma taxa de desemprego de 7.5%…éramos a sétima economia do mundo…O Brasil perdeu mais 6 posições no ranking das economias mais competitivas do mundo caindo para a 81ª colocação em 2016….mais de 14 milhões de pessoas se encontram neste momento desempregadas neste pais…saiu uma pesquisa lá fora agora dizendo que hoje de cada 3 desempregados do mundo um é brazileiro….o pais esta sendo completamente desmantelado…em todas as áreas…em todos os sentidos…de todas as formas…….

      • “quais estatais foram privatizadas que o serviço melhorou neste pais?”

        Acabei de dar uma listinha ali em cima…

        Sim… impostos altos e serviços de terceira… principalmente no setor público…

        São justamente os impostos pesados que o setor privado deve lidar que consistem em um dos principais fatores que impedem um crescimento sustentado e ordenado.

        Quanto a competitividade, basta reduzir a burocracia que muito se resolve. Não adianta nada querer investir se se leva meses pra abrir uma empresa…

        O Brasil já vinha numa espiral de inflação alta e desaceleração desde 2008, com o pico da crise tendo sido alcançado ano passado…

      • José Luiz , não misture as coisas , ,,,,,temos uma nação sim ,não temos é Comando e Leis , FALTA LEIS

      • ………….S-88 és metido a “sabido” desses bem “sabidos” que beijam o chão por onde yankees passam….porém não es tão sabido como ingenuamente “pensas”…..tens então que ler mais ainda ……LER ….LER muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiitoooooooo pra discutir qualquer tema aqui do blog leia muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitoooooooooooooooooooooo……..

      • Lisura e comando só se tem com um arcabouço legal que não seja ideologicamente contaminado e sim tecnicamente formado… mais azisquerdas não entende nem de receita de bolo de fubá mas querem se meter em construir uma nação… ai acabamos com bebados e alienadas no comando da nação… isso sem falar no lado mais vil desse povo: a CORRUPÇÃO moral e economica…

      • “Spectre
        10 de maio de 2017 at 11:40

        José Luiz , não misture as coisas , ,,,,,temos uma nação sim ,não temos é Comando e Leis , FALTA LEIS”

        temos uma nação sim , não temos é gente de VERGONHA NA CARA….patriota e nacionalista…

  3. Eu tenho uma curiosidade: quando o Brasil adquiriu o porta-aviões São Paulo e os aviões de combate Skyhawk, precisou de licitação?

  4. pode esquecer rearmamento de gripen ng, subnuc etc o brasil vai depender da boa vontade dos gringos, é assim que vai ser.

  5. Tem aii e aqui no blog tb muito safado currupto e apoiador de safado corrupto com as cuecas borradas de medo da investigaçāo..sera que ja nao aguentam ver seus herois da roubalheira metidos em outro esquema?? Aposto que os beneficiarios da Bolsa propina da PROSUB sāo bem conhecidos em Curitiba hi hi hi..

  6. Lei 1.802/53:

    Art. 26. Fornecer, mesmo sem remuneração, à autoridade estrangeira, civil ou militar, ou a estrangeiros, informações ou documentos de caráter estratégico e militar ou de qualquer modo relacionados com a defesa nacional.

    Pena: – reclusão de 2 a 4 anos.

    Quando dois valores constitucionais estão em conflito, há técnicas para fazer prevalecer o principal.

    Entre o combate à corrupção (que fere a moralidade administrativa) e a soberania, é óbvio que a SOBERANIA PREVALECE.

    Isso é tão evidente que se esclarece por uma pergunta: de que vale defender um valor previsto num dado ordenamento jurídico se não existe um Estado Soberano por trás desse mesmo ordenamento jurídico?

    Na matéria, não consta que as informações estão sendo prestadas por meio de filtragem do Ministério da Justiça, órgão que pelo tratado de cooperação internacional (que deveria ser denunciado) tem competência para fazer a filtragem.

    Fica a pergunta: algum servidor público na equipe da Lava Jato entregou informações para estrangeiros sem que isso fosse filtrado pelo Ministério da Justiça?

    Só para lembrar: a Odebrecht é (ou era) a controladora da MECTRON, a casa dos mísseis do Brasil….

    • Onde vc consegue vislumbrar na lava jato a entrega de informações para estrangeiros ???… tirando o frenesi em que vcs partidários dos réus da ação, ninguém vislumbrou essa teoria maquiavélica… se acaso houvesse o menor indício desse fato como vc descreveu, eu DUVIDO que seus chegados que hoje respondem como réus na lava jato já não teriam levantado essa questão… isso que vc pratica é DESINFORMAÇÃO calcada em achismos e insinuações levianas… coisa pródiga entre a moral dazisquerdas… sempre lembrando que só teremos soberania real quando os réus da lava jato forem condenados, pois, entregar as riquezas nacionais a fundo perdido como o lula e a dilma fizeram para seus partidários políticos tanto na AL como na Africa fere de morte nossa soberania política e isso é previsto na CF de modo explicito quando a mesma aventa a ingerencia de forças externa no sistema eleitoral e politico nacional… vide a empresa venezuelana que foi contratada para gerir as eleições eletronicas nacionais… UM ESCANDALO…

  7. é essa roubalheira em “prol” da nossa indústria nacional do senhor Luís Inácio lula da Silva tá saindo caro para o Brasil, e vai respingar por muito anos ainda.

    é o que eu falo para os esquerdistas que adoram uma teoria de conspiração, se querem culpar alguém de ser agente da CIA rsrs…, esse lula foi o maior agente de todos !!

    Como diria o apedeuta: nunca antes na história desse país, alguém fez o trabalho para os americanos tão bem quanto ele e seus comparsas”

    se os socialistas de araque estiverem correto nesse trama diabólico
    “dus americanus malvadus”, então eles devem estar morrendo de rir junto com o lula, Dilma, José Dirceu, Temer, Renan Calheiros, Cunha e etc.

  8. aqui nunca se tem recursos para desenvolver tecnologia nacional…sempre falta recursos…sempre tem obstáculo e complicação…desculpas e pretextos para não começar ou continuar…mas pra comprar refugo estrangeiro superfaturado sempre aparece recursos…sempre dá pra adquirir…sempre dá pra dar ou arrumar um jeitinho…mesmo que o pais esteja em “recessão” e com a economia falida…mesmo que a nossa defesa esteja sucateada e desmantelada…em completo estado de sucateamento e abandono…é mais um dos grandes mistérios do folclore deste pais…rs…

    • Caro Troll, o Renato Duque, ex diretor da Petrobrás se dispos a devolver a Nação 20 milhões de euros. Com este volume para devolver, sem contar o que este senhor reservou para sua vida restante, vc realmente acha que sobra dinheiro para reequipar as forças armadas, pagar merenda escolar, comprar máquina de ressonancia magnetica, tomografo, recuperar a malha viária do país? Não adianta, pois com o nível atual de corrupção, super faturamento, e baixa qualidade das obras entregues ao Governo nunca irá sobrar recursos paras as forças armadas, nem para pagar a quantidade recorde de oficiais que temos nas forças armadas.

    • “Wolfpack
      10 de maio de 2017 at 21:38

      Caro Troll, o Renato Duque, ex diretor da Petrobrás se dispos a devolver a Nação 20 milhões de euros. Com este volume para devolver, sem contar o que este senhor reservou para sua vida restante, vc realmente acha que sobra dinheiro para reequipar as forças armadas, pagar merenda escolar, comprar máquina de ressonancia magnetica, tomografo, recuperar a malha viária do país? ”

      Sim…

    • e os 124 bilhões de dólares que foram desviados do esquema do Banestado, daria quantos submarinos a mais para a MB?….e os 200 bilhões de dólares que foram desviados dos esquemas de “privatizações” das Teles?…

      • Isso é coisa patrocinada pelos Ianques, certamente ficaram com medo que tivéssemos um MB mais forte que a US Navy

      • Seu argumento é ridículo e patético…de alguém que tenta subversivamente incutir aqui que este pais e seu povo não presta e jamais prestara..se és tão frustrado assim com o lugar onde vive, então que vá para os eua limpar latrinas deles pra viver…pois pra esta gente sim…vc jamais prestara pra nada mais que isso…rs..

      • não…foi só pra saquear e explorar mesmo…como fazem habitualmente pelo o mundo…é algo que já esta entranhado na cultura desta gente…é algo que já é cultural deles…a perversidade e a corrupção já esta na cultura dessa gente…

  9. O tal de S_88 criou um monte de perfis falsos para justificar as suas sandices, ele conversando com ele mesmo. Kkk

    • estes caras são pagos e recrutados só pra falar mal e atacar o pt…e claro…sempre defender e fazer apologia dos que aparelham e apoiam as quadrilhas pras quais eles estão a serviço…rs…

      • Vcs não tem vergonha na cara de expor seus esqueminhas de trollagem como se outros o fizessem ???… claro que não… esquerdistas marginais não possuem moral… isso é palavrão pra eles…

      • Não sigo a esquerda e nem a direta…sigo o reto…o caminho da retidão…pois como CRISTÃO acredito que devemos seguir os passos de Jesus Cristo e não de IDEOLOGIA…Não sigo ideologia nenhuma…sou apolítico e apartidário…

      • reparem como todo posicionamento de entreguismo, submissão e subserviência a estrangeiro é sempre associado por este pessoal com desenvolvimento e progresso…enquanto que todo e qualquer posicionamento pela independência, soberania e desenvolvimento deste pais é rechaçada ou rotulada de esquerdista…

      • O progresso da cadelagem traidora é a entregação do Brasil e a escravização de todo Brasileiro.
        Deveriam todos serem passados a fio de espada.

  10. Muita gente alegando que as investigações da lava jato são indevidas, inverídicas, tendenciosas e, mais importante, destruidoras da nação (entreguistas? ).
    Não há como ser contra a corrupção e condenar a Lava jato ao mesmo tempo, por lógica simples, pois são argumentos excludentes.
    Os fatos que tem sido revelados pelas investigações são estarrecedores. Um esquema de corrupção de proporções bíblicas, em todos os campos, todos os contratos. O que fazer, deixar de investigar?
    Só porque as investigações prejudicam uma posição ideológica?
    Interromper as investigações ajudaria o país em que?
    É preciso chegar ao fim disso tudo

    • Sou a favor da lava jato mas sou contrario a todo tendencionismo e seletivação.
      O principio de justiça é direitos iguais para todos e não uma justiça caolha de um prato so.
      Fui contra a justiça caolha que queriam aplicar contra militares torturadores como tambem sou contra a justiça caolha xenofobica que implantam agora.

  11. Não é entregando as riquesas da nação a ganancia externa que nse resolvera nada.
    Todos os canais midialiticos,agencias de breputação e etc e tal pertencem a privados e eles manipulam tudo segundo suas conveniencias.
    O problema do Brasil é todo um programa de programação de um povo sem cultura formatado de baixa qualidade não por ineficiencia mas sim por imposição estrategica de dominação.
    Não adianta nem pensar em mão de ferro,linha dura ou o que quer que seja quando o fundamento inexiste ou é insuficiente.
    De pronto é parar a porra toda e se ter a vertgonha e a coragem de criar proprio sistema alicerçado em gerencias e não mais em poder de Estados.
    Separação de assuntos de estado ficando o mesmo a cargo das forças armadas que se responsabilizariam por tudo pertinente a seguranção nacional,soberania e estrategicos onde ate Agua,energeticos e generos alimenticios sejam considerados estrtategicos. E os assuntos de governo convertidos em GERENCIAS. Gerencia municipal e estadual. Onde se prestariam contas de tudo e corrupção ativa e passiva fosse considerado crime de alta traição a pátria.
    Revisão da constituição visando tapar ranhuras que permitam adentramentos de tudo prejudicial ao legitimo interesse nacional. revisão das leis e tudo isso sendo feito pelos melhores juristas e tecnicos em jurisprudencia nacional.
    É necessario acabar de vez com o sistema republicano no Brasil alicerçando tudo a qualificação por conhecimento e merito e não mais por indicações.
    Extinguir todo o parlamento e todos partidos politicos.
    É impossivel gerir um pais onde o descontentamento esteja na maioria.
    Investir no brasil e investir no Brasileiro é a unica forma justa de se promover igualdade.

  12. Aqui tudo é engraçado, para não dizer trágico. Quando a mídia fala contra os vermelhos, até porque está cheia de jornalistas vermelhos não é? Tá tudo certo. Quanto é contra eles, os vermelhos e simpatizantes, são manobras dazelites capitalistas. Francamente! Só sei de uma coisa. Legalidade e responsabilidade são imprescindíveis ao país. Mas ficar pedindo benção aos burocratas do direito e que estão mandando e desmandando neste país, daí já acho um exagero. Afinal, algum advogado ou direitista, vai fazer análise de custo x benefício, fazer cálculos de investimento ou a melhor estratégia de defesa a nação brasileira? Não! Não é de suas competências. Há risco sim deste país,ficar nas mãos, entravado por uma elite burocrata jurídico/legalista mas que pode não entender de muita coisa. Daí só colheremos atrasos e mediocridade. Vale a crítica para quem quer cada macaco no seu galho. Quando eu ver juízes, desembargadores e presidentes da OAB, presos, respondendo processos como réu. Daí acreditarei na imparcialidade de nossa justiça. Até então, apenas observamos seus “interesses”.

Comentários não permitidos.