Defesa & Geopolítica

Polícia do RJ retirou das mãos de criminosos quase 2,7 mil fuzis em dez anos

Posted by

Somente nos dois primeiros meses de 2017, foram 78 apreensões, ou mais de um fuzil recolhido por dia. Delegacia especializada em tráfico de armas foi inaugurada na quinta-feira (20).

O número de fuzis em poder dos criminosos não para de aumentar: nos últimos dez anos, a polícia apreendeu 2.698 armas do tipo no estado do Rio. Nos dois primeiros meses de 2017, mais de um fuzil foi retirado de circulação por dia: foram 78, contra 52 apreensões no mesmo período de 2016.

Para chegar às mãos dos traficantes de drogas, os fuzis percorrem um caminho já conhecido: as armas entram quase sempre pelas fronteiras. Para tentar diminuir o tráfico de armas, a polícia do Rio criou a Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), inaugurada na quinta-feira (20), e quer aumentar o intercâmbio com as forças de segurança de países vizinhos.

Os primeiros acordos de cooperação serão firmados com a polícia do Paraguai e a agência de combate ao tráfico de armas e drogas dos Estados Unidos. O secretário de Segurança do Rio, Roberto Sá, defendeu também a necessidade de penas mais duras para os crimes de porte e tráfico de armas.

“O Brasil precisa de uma política nacional e rever a política criminal, porque nós estamos em um sistema no qual não adianta a polícia apreender uma arma de fogo por hora, prender os mesmos traficantes o tempo todo se o sistema não consegue dar resposta a isso”, disse Sá após a inauguração da Desarme, na Cidade da Polícia, Zona Norte do Rio.

O uso dessas armas de guerra é cada vez mais comum, não só no tráfico, mas em roubos de cargas e outros assaltos, como a caixas eletrônicos – uma quadrilha especializada nesse tipo de crime foi presa na quinta-feira (20).

Para o especialista em segurança Paulo Storani, não basta criar delegacias, mas sim reforçar a vigilância nas fronteiras e aumentar a cooperação entre as polícias estaduais, e também com a Polícia Federal, o que resultaria em uma política nacional de combate às drogas e as armas.

Fonte: G1

Imagens Meramente Ilustrativas

11 Comments

shared on wplocker.com