Argentina: Macri enfrenta primeira greve geral em 16 meses de governo

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, enfrenta nesta quinta-feira (6) a primeira greve geral em 16 meses de governo.

As duas principais centrais sindicais do país exigem aumentos salariais para acompanhar a  inflação, que em 2016 foi de 40%, além de reclamar medidas para compensar a perda de empregos, causada pela politica de abertura econômica.

O governo argumenta que não pode dar aumentos muito superiores à meta inflacionária deste ano, de 17%, e assegura que as medidas adotadas (entre elas, o reajuste dos preços dos serviços públicos, congelados desde a crise de 2001) atrairão investimentos, tirando o país da recessão. Como não houve acordo, a Confederação Geral do Trabalho (CGT) e a Central de Trabalhadores Argentinos (CTA) decidiram paralisar o transporte público e o país, enquanto as organizações sociais de esquerda se mobilizaram para bloquear as principais vias de acesso aos centros urbanos.

Cerca de 800 voos foram cancelados. Os trens, o metrô e os ônibus não circularão até a meia-noite. O líder sindical dos motoristas de táxi, Omar Viviani, chegou a ameaçar os que furarem a greve, prometendo “virar os carros”. Ele acabou sendo convocado para depor, perante a Justiça, acusado de atentar contra a liberdade do trabalho. “Mas o medo já está instalado”, disse à Agência Brasil o motorista Fernando Bianci. “Eu sempre trabalhava em dia de greve porque preciso, mas não posso correr o risco de ficar sem meu táxi, porque alguém resolveu arrebentá-lo”.
.

Divisão

Nos primeiros três meses deste ano, Macri  enfrentou uma manifestação sindical (em março), uma greve de professores e centenas de protestos isolados, além de piquetes (bloqueios de estradas). Em compensação, milhares de argentinos saíram às ruas no sábado (1º) em apoio ao governo. Aos gritos de “Argentina sem Cristina (Kirchner)” e “sim, se pode”, a multidão autoconvocada pelas redes sociais encheu as praças.

“Na Argentina, a política é feita nas ruas”, disse o economista Marcelo Elizondo. “O que ficou evidente é que o país está dividido: uma parte quer manter a política populista dos 12 anos de governo dos ex-presidentes Nestor e Cristina Kirchner e outra quer as mudanças liberais de Macri”.

Na segunda-feira (3), dois dias apos a marcha a seu favor, Macri prometeu combater as “máfias” no poder. “Não podemos aceitar mais comportamentos mafiosos na Argentina, que estão nos sindicatos, nas empresas, na política e na Justiça”, afirmou. Segundo o governo, a greve custará ao país US$ 1 bilhão.

De acordo com o líder sindical Hugo Yasky, da CTA, a greve será “um plebiscito contundente contra a política de ajuste do governo”, que resultou em “demissões,  suspensões e queda do poder aquisitivo” dos trabalhadores. “O governo já gastou 30% de seu mandato e ainda não vimos as mudanças prometidas”, acrescentou.

Eleições

A queda de braço entre o governo e os sindicatos ocorre em ano eleitoral: em outubro, os argentinos irão às urnas para renovar metade da Câmara dos Deputados e um terço do Senado. Macri espera conquistar votos suficientes para converter seus aliados políticos na “primeira minoria” do Legislativo. O apoio no Congresso, segundo o próprio presidente, é indispensável para dar continuidade às suas políticas.

A principal força de oposição a Macri nas eleições será o peronismo – o movimento fundado nos anos 50 pelo ex-presidente Juan Domingo Peron, que hoje está dividido entre “kirchneristas” e “tradicionais”, mas historicamente contou com a aliança dos sindicatos. Macri ganhou as eleições de dezembro de 2015, prometendo uma Argentina mais transparente e aberta ao mundo. Mesmo sem maioria no Congresso, ele conseguiu reduzir impostos sobre as exportações do setor agroindustrial e da mineração, concluir a renegociação da dívida externa (em moratória desde 2001) e eliminar os controles cambiais (impostos por sua antecessora, Cristina Kirchner, para evitar a fuga de capitais).

Passado um ano, no entanto, ele não conseguiu reduzir de 30% para 25% a inflação herdada, como prometeu. Segundo o analista político Rosendo Fraga, o sucesso de Macri este ano nas urnas vai depender do crescimento econômico e da percepção dos argentinos sobre sua situação. “Ele prometeu crescimento, mas em 2016 a economia encolheu, a inflação aumentou para 40% e a pobreza afeta um terço dos argentinos”, disse. Além disso, houve perda de postos de trabalho.

Nesta quinta-feira, durante a greve, o presidente Mauricio Macri participará em Buenos Aires do Foro Econômico Mundial sobre os desafios da América Latina.

Foto: EFE – Mauricio Macri, presidente da Argentina

Agência Brasil

Fonte: Terra

Greve paralisa Argentina e manifestantes são reprimidos

Com um amplo esquema de segurança, a polícia argentina reprimiu na manhã desta quinta-feira (6) com gás lacrimogêneo um grupo de manifestantes que tinha cortado o trânsito na rota Pan-Americana, um dos principais acessos ao norte da capital.

Houve protestos em várias regiões. A polícia foi acionada para controlar os piquetes e cortes de estradas que começaram a ocorrer desde a madrugada desta quinta-feira nas entradas das principais cidades do país, com níveis de tensão maiores nos acessos a Buenos Aires.

O incidente, que terminou com vários feridos e nove detidos, ocorreu depois que a ministra de Segurança, Patricia Bullrich, ordenou a liberação da estrada.

Bullrich pediu que a população saísse de suas casas e não se deixasse amedrontar pelas “máfias” que, segundo afirmou, querem impedir a sociedade de exercer seus direitos. “Saiam para trabalhar, de bicicleta, carro, caminhão, caminhonete, ou o que seja”, sugeriu a ministra em declarações à emissora de televisão “Todo Noticias”.

Além do corte na Pan-Americana, diferentes grupos de manifestantes deram um nó no trânsito em áreas da capital como a Praça do Obelisco e em acessos como a ponte Pueyrredón, onde centenas de integrantes de movimentos sociais lançavam palavras de ordem contra o Executivo.

Greve

Os argentinos paralisaram parte do país com uma greve geral contra medidas de austeridade do governo Mauricio Macri. A paralisação, a primeira na atual gestão, atingiu sobretudo o setor de transportes, e houve confrontos entre manifestantes e polícia.

Em Buenos Aires, quase todo o sistema de transporte público parou, praticamente somente os táxis circularam pelas ruas da capital argentina. O governo da cidade decretou a gratuidade dos pedágios das estradas e dos estacionamentos públicos durante o dia de greve, a fim de incentivar os trabalhadores a comparecerem em seus postos de trabalho em seus próprios veículos.

Estação vazia na capital do país, Buenos Aires – Foto: EFE
.
Segundo o Departamento de Aviação Civil da Argentina, a greve interrompeu 800 voos e afetou cerca de 60 mil passageiros. A Aerolíneas Argentinas cancelou seus voos nacionais e internacionais, que sairiam dos aeroportos de Ezeiza e Aeroparque.

A paralisação atingiu ainda fortemente setores-chave como educação, com grande parte das escolas fechadas, saúde, indústria e o bancário.

“A greve é um sucesso. Demonstrou por todo o país o descontentamento com as políticas econômicas do governo”, avaliou Carlos Acuna, líder da CGT.

A economia argentina recuou 2,3% em 2016. Apesar da promessa eleitoral de baixar a inflação para 10% em dois anos, o índice, no primeiro ano do governo de Macri, chegou a 40%, e com ele houve uma queda no poder aquisitivo da população. A pobreza no país também vem aumentado, diferente do prometido. Quase um terço dos argentinos vive na pobreza.

Macri condenou a greve e disse que a paralisação não ajuda os trabalhadores. O presidente acusou ainda os sindicatos de se comportarem como mafiosos.

Foto: 1°: EFE – Polícia e manifestantes

Deutsche Welle

Fonte: Terra

 

 

54 Comentários

  1. Ao que tudo indica a greve é obra dos vagabundos kirchneristas encastelados nos sindicatos. Com a demonstração de força mostrada por Macri no sábado e a iminência da —— ser condenada por fraude cambial a tendência é eles recrudescerem na chantagem

    • S-88, a Argentina ainda é uma putocracia, com constituição e tudo, só porque o presidente eleito é coxinha, não significa que os cidadãos perderam o direito de protesto ou greve.

      • Não é protesto mas sim uma tentativa de provocar o caos no país. E o povo estava nas ruas no sábado apoiando Macri. Quem lidera essa patranha são criminosos a serviço do abjeto kirchnerismo.

      • É que tipos como vc que acham que o Estado tem que prover tudo, apesar de não saberem indicar como isso seria possível, senão sob aumentos de impostos… lógico que a outra parte que sustenta tudo vai apoiar o governo pois se cansou de carregar vagabundos na costa… de que adianta tantos “direitos” se não há emprego e renda para prove-los ???… mas isso é muito para a sua cabecinha lavada no socialismo utópico…

    • um cara desse pra defender assim na cara dura um governo pilantra e vagabundo que esta arruinando e desmantelando todo o pais…só pode estar teleguiado mesmo …

      • Um cara desse pra defender assim na cara dura um governo pilantra e vagabundo que arruinou e desmantelou todo o país como os Kirchners fizeram….só pode estar teleguiado mesmo …qual é o termo mesmo? Socketpuppet? Astroturfing?

      • e quem disse que estou defendendo ou apoiando os Kirchners?!…para de tentar criar cortina de fumaça para encobrir/mascarar as tuas intenções aqui…ninguém aqui nasceu ontem não…pare de ficar defendendo e apoiando corruptos pilantras e vagabundos…toma vergonha na cara rapaz….eu estou me lixando pra Argentina…pois aquela gente sempre foi rasteira com a gente…suas panfletagens de que tudo de ruim e de errado só aconteceu no governo pt são patéticas…me poupe de suas panfletagens esdrúxulas e ridículas…estes governos ditos “neo liberais” para qual vc esta a serviço e que faz panfletagens foram os governos mais corruptos e ruins da historia deste pais…em troca de malas de propina e apoio rifam o pais para estrangeiros…sabotam o progresso e a soberania do pais para mante-lo atrasado e sob a correia/controle/influencia de estrangeiros…

        enquanto isso o Aécio já é Hexa…6 vezes já delatado…mas tudo arquivado e engavetado pelo o bando do juiz vagabundo…não é a toa que a cúpula da quadrilha já quer “tirar de cena” o noia e substitui-lo pelo Doria…pois sua ficha/imagem/reputação já esta mais suja que o Rio Tiete…nem no estado dele tem mais popularidade, apoio ou aceitação…e as delações da Odebrecht estão escrachando todas as bandalheiras e maracutaias dele, do Alckmin e do Nosferatu Serra…

      • Eu acho que vc deveria ao menos ler o texto antes de vir com suas ilações, caro maluquinho… veja esse parágrafo:
        “O que ficou evidente é que o país está dividido: uma parte quer manter a política populista dos 12 anos de governo dos ex-presidentes Nestor e Cristina Kirchner e outra quer as mudanças liberais de Macri”… ou seja: a parte que sustenta o país e trabalha não quer mais carregar nas costas a outra parte, essa sim, formada por vagabundos, sindicalistas e tipos como vc que são um peso morto para a sociedade…

    • “S-88
      6 de abril de 2017 at 19:55

      Ao que tudo indica a greve é obra dos vagabundos kirchneristas encastelados nos sindicatos. ”

      a greve é geral em todo o pais….todo o pais esta em greve…todas as áreas e setores entraram em greve contra aquele governo pilantra, vagabundo e fantoche/teleguiado de estrangeiros que só vcs militantes e panfleteiros daqui apoiam e defendem…porque lá aquele governo não tem mais apoio, aceitação ou popularidade alguma entre a população do pais…assim como o Aécio não tem mais também por aqui …. 😉

  2. S-88, coitadinho do Lacre! Enfrentando o primeiro protesto, o que você esperava? Com essas política agressiva neo liberal quem paga o pato é o povo.

    • O povo já está pagando o pato há muito tempo por culpa do populismo ruinoso levado a cabo pelos Kirchners. Ou Macri faz as reformas e toma as medidas necessárias ou o país vai para o ralo de vez!

      • S-88, com essa falácia de vampiro dá privataria tucana você deve se orgulhar do governo temer, mais de 90% desaprovação, só mesmo um bosta pra apoiar essa fuleragem.

      • Comentaristas do seu nível são os mesmos que acham que neoliberalismo é só uma outra forma de liberalismo, quem sabe mais moderna… rsrsrssrrsrssssss… quanto a tal proporção de desaprovação, onde foi que vc recolheu esse dado ???… alguma pesquisa da CUT ou foi no site do PCdoB ???… trazer essas conclusões fuleiras logo aqui, nesse site frequentado por quem sabe dos fatos ???… quer passar vergonha…

      • Rapaz, você me respeite, não sou do seu nível não, quem apóia golpista é porque também quer da o golpe.

      • Quem continua insistindo na cantilena de foi “gópi” demonstra de forma cabal desconhecer o “livrinho”..rs!

  3. Kkk, talvez o S-88 pensa que a Argentina se tornou um Coreia do Norte, ainda não se continuar com esse Macre no poder por muito tempo arrisca-se a rumar o país na direção do totalitarismo.

  4. esta esculhambação na Argentina não é nada comparado com o que esta acontecendo aqui…a Petrobras em 2013 era a 3º no ranking mundial….E estávamos com uma taxa de desemprego de 7.5%…eramos a sétima economia no mundo…mas somos a vigésima segunda agora…mais de 13 milhões de pessoas se encontram neste momento desempregadas neste pais…saiu uma pesquisa lá fora agora dizendo que hoje de cada 3 desempregados do mundo um é brazileiro….a América latina esta sendo tomada de assalto por estrangeiros de potencias corsarias….

    é uma vergonha uma das maiores nações do mundo ser facilmente dominada e controlada por empresas ou pais estrangeiro..eu vou fazer igual a chimpanzé Cecilia….vou entrar na justiça por um Harbeas Corpus pra me refugiar em algum santuário de outro pais…POIS EU NÃO SUPORTO MAIS A CACHORRADA VIRA-LATISTA DESTE PAIS…alguém por favor encontre o Zé Vader pra mim pois ouvi dizer que ele trabalha na área da advocacia…eu quero contratar os serviços dele…

      • S-88, “Quem mandou apoiar o Par Tido? Agora aguenta?”
        Sim agora aguenta, kkkk espero que os argentinos consigam expurgar o país desses patifes entrevistas. Parabéns aos argentinos, exercendo o seu direito democrático.

      • O povo argentino está de saco cheio é da bandalheira kirchnerista! Tanto que foi às ruas no sábado apoiar Macri. Essa greve vai ser é um tiro no pé das ratazanas gordas de sindicato

      • O máquina te perguntou ” quem aqui está falando em Kitchener​?” Manipulador, polarizador de opiniões, cabalista. Defensor de mecquetrefe! A única resistência aqui é contra o entreguismo e a privataria, ninguém da a mínima para essa conversa mole de comunismo ou socialismo barato.

      • Que entreguismo meu caro! Vocês usam essa conversa fiada de “entreguismo” na tentativa inútil de demonizar privatizações. A verdade é que vocês querem Estado gigante, inchado, para defender os privilégios de uma minoria de ratazanas gordas e de outros pelegos.

      • Privataria só serve pra enriquecer multinacionais e colaboradores de campanha, o povo só leva ferro com a falência do estado, vê o caso do Brasil com esse governo, vai ficar no atoleiro por um bom tempo, pra insistir tanto nisso esse tal de 88 e Zé das quantas devem ser pagos mesmo.

    • Você se esqueceu de dizer que na Rússia aconteceu a mesma coisa!
      Sem juiz comprado e sem globo…

      Como você explica??????

      Isso é que dá depender de commodities, somado ao populismo, a incompetência e a corrupção infinita brasileira ( de todos os políticos) o resultado é esse.

  5. exemplos de “liberdade e democracia socialista”

    “O líder sindical dos motoristas de táxi, Omar Viviani, chegou a ameaçar os que furarem a greve, prometendo “virar os carros”

    “Mas o medo já está instalado”, disse à Agência Brasil o motorista Fernando Bianci. “Eu sempre trabalhava em dia de greve porque preciso, mas não posso correr o risco de ficar sem meu táxi, porque alguém resolveu arrebentá-lo”.

    por isso não canso de falar, o socialismo é um sistema ideológico criminoso, está acabando com o Brasil e as outras repúblicas latinos americanas, gentinha do mais baixo escalão quem defende essa ideologia autoritária.

      • Conversa fiada de vigarista manipulador. Quem tá falando em socialismo aqui? Então a única alternativa ao governo entreguista de Macre é o comunismo? Esse S-88 parece ainda viver na guerra fria, não tem o mínimo de senso comum.

      • Baseado em que vc julga um governo como entreguista… nós, por exemplo, tivemos um que, por 13 anos, entregou a RAPOSA SERRA DO SOL, 20% das reservas do préfsal pros chinas, entre outras cositas que indignam quem sabe como essa corja que hoje chora as pitangas é corrupta e degenerada… GO MACRI, GO… Os cães ladram e a caravana ordeira passa…

      • E o Serra motoserra entregou os outros 80% prós americanos, o que é pior? Não tem comparação, em termos de entreguismo, o governo golpista bate todos os recordes. Esse Zé ruela é pilantragem manipulador mesmo, que cara chato!

      • Chato é pouco, é um papagaio sem originalidade, sempre a mesma conversa chata comunista, socialista, dazisquerda, dasdireita, super desagradável.

      • Quer coisa mais chata do que neguinho continuar choramingando que foi “gópi”? Além de chato é ignorante pois mostra de forma cabal que não conhece o “livrinho”

    • Políticos envolvidos em corrupção, por partido segundo o TSE:

      1º) Democratas DEM – 69
      2º) Partido do Movimento Democrático Brasileiro PMDB – 66
      3º) Partido da Social Democracia Brasileira PSDB – 58
      4º) Partido Progressista) PP – 26
      5º) Partido Trabalhista Brasileiro PTB – 24
      6º) Partido Democrático Trabalhista PDT – 23
      7º) Partido da República PR – 17
      8º) Partido Popular Socialista – PPS – 14
      9º) Partido dos Trabalhadores PT – 10
      10º) Partido Progressista Brasileiro PPB – 8

      será que estes militantes estão contra a corrupção em geral ou a que só envolve os políticos do pt?!….o que parece é que a maioria não estão preocupados com a corrupção e sim com o PT…Enquanto a fila do desemprego aumenta estes carniceiros ficam defendendo corruptos do erário público e blindando os bandidos do seu partido…….

      • todos os partidos nessa listinha bonitinha socialistas de araque

        pode verificar a história de cada um dos partidos, a sua origem, os seus membros q na sua grande maioria começaram fazendo suas greves e discursos em grêmios estudantis e por ae vai.

        o Brasil não tem NENHUM partido de direita legitímo! Todos os membros desses partidos com a mente, como vcs costumam dizer sempre por aki, “colonizadas”, só que pela esquerda.

        divididos em 2 partes, a social democrata, os socialistas q tomam chá das 5, e os barraqueiros do PT, psol, pcdob, pdt e outras tranqueiras menores inspirados no marxismo.

        é assim desde de Vargas nas repartições públicas do Brasil !!

        “Não tomem quartéis, tomem escolas e universidades; não ataquem blindados, ataquem idéias.”

        (Antonio Gramsci)

      • Dos envolvidos investigados por esta lava jato apenas 1 quinto dos políticos são do PT…a maior parte são de partidos ditos “conservadores” como o PP e DEM..mas nós vimos em nossa mídia “imparcial e isenta” foco só nos petistas…como se fossem apenas eles envolvidos em tudo..

        as mesmas empresas que formaram cartel na Petrobras e na Valec estão construindo o metrô de São Paulo(com Alckmin do PSDB) e construíram também o novo centro administrativo de Minas Gerais contratadas por Aécio do PSDB….seria muita ingenuidade achar que não pagaram propina para todo mundo como vêm fazendo há décadas…então fica a pergunta por que pegar só o PT e seus aliados?..tem que prender todo mundo na mesma cela, Lula, Aécio, Alckmin e 99,0 % dos deputados e senadores deste pais hoje…mas nesta operação lava jato NUNCA pegam os ladrões do PSDB, DEM & Cia!..

        como posso acreditar que é uma operação séria se o mensalão tucano não da em nada?!…o roubo do metrô paulista que atingiu do Covas ao Alkimin também não deu em nada….Furnas que atinge Aécio está lá sem nenhum repercussão…onde estão os recursos desviados do aeroporto de Cláudio em MG?!..onde estão os recursos da sede administrativa de minas construida superfaturada pelas mesmas empresas corruptas da lava jato?!…mas TODOS estão soltos e são heróis do impeachment…..Interessante não?….

        caso queiramos ser isentos e objetivos como os “bravos da Lava Jato” que dizem não ser importante investigar governos anteriores ao do PT mesmo com fartas delações, sejamos conscientes ou de outra forma seremos apenas massa de manobra dessa corja que tomou o poder…tenho mínimo discernimento para não ser massa de manobra de ninguém…meu intento aqui não é defender o PT…são corruptos de fato…mas sim mostrar que tudo isso não trata-se de uma guerra de mocinhos contra bandidos e sim de uma guerra de interesses…de fato o combate da corrupção é importante…apoiaria o Moro se ele fosse imparcial…coisa que ele não é!…os vazamentos só prejudicam um partido..a busca do mpf de Curitiba é somente do período PT no governo sendo que jornalistas já denunciam rombos na Petrobras desse o fim do período militar…o pai do Moro é fundador do PSDB do Paraná…

        é facção do morro A contra facção morro B…quem está de fora não vê a hora de assumir o controle da “boca”…custe o que custar…..”Pros amigos tudo, para os inimigos, a Lei”…engaveta, arquiva, abafa que a facção do morro A precisa reassumir o controle da “boca” conquistada pela facção do morro B….bobo quem pensa que nesse jogo a mocinhos e bandidos…bobo de quem acredita em “salvadores da pátria”…só tem bandido…não há saída… pois tudo está igual a ninho de ratos…acaba-se com um…aparecem dez para substituí-lo…

        Mas se inconformam, se revoltam e fazem protestos apenas contra os corruptos do partido rival…com os corruptos do partido que militam fazem vista grossa e defendem…Um governo consiste no reflexo de seu Povo…Se há aqui um governo corrupto é porque o povo que o ELEGE é corrupto…A Corrupção não é um privilegio de políticos…Não existe político corrupto…Existe o Corrupto que foi transformado em político…Representante real daqueles que o colocaram no poder!…

      • O dia que PP e DEM forem conservadores de verdade, eu rasgo as cuecas pela cabeça… rsrsrsrssrsrsrssss… bem capaz que vcs, analfabetos funcionais dazisquerdas acreditem realmente nisso… rsrsrsrssrsrsrsss… são POPULISTAS FABIANOS…

      • Máquina, sempre houve um racha na esquerda, 70% é fabiana, 30% é marxista, mas coloca uma coisa na sua cabeça, são todos socialistas !!

        concordo em parte q os tucanos e o restante ae da corja não são investigados como deveria ser, pra mim todos tinham q estar na cadeia.

        Vcs q são socialistas q se entendam meu caro, é só mais uma briguinha de poder entre vcs.

        Pra mim não muda o fato q todos são socialistas de araque esses partidos, por isso detesto essa ideologia, só atrasa os países e a sociedade onde tem esse sistema.

        PSDB, PT, PCdoB, PSOL, PMDB,PP, DEM, PR, REDE, PDT, PSD, PSB e outros nanicos tudo lixo de esquerda !!

        Todos eles pregam o Estado como a “salvação” e o terrorismo ao mercado, uns mais conservadores, e outros mais incisivos em seus discursos demagógicos, mas todos no mesmo sentido só com estilos diferentes.

      • em nenhum lugar do mundo se pratica esta negocio de Neo-Liberalismo…nem nos eua o pais onde mais se faz guerra de propaganda deste engodo isso é praticado…

      • Se vc ao menos imaginasse o que é neoliberalismo não falava uma bobagem dessa… estude o caso antes de postar sobre o que desconhece, homenzinho dazisquerdas…

      • Será mesmo que esse pessoal tão indignado e revoltado assim esta contra a corrupção em geral ou a que só envolve os políticos do pt?!…suas agendas consistem só de panfletar aqui contra este partido enquanto fazem vista grossa e defendem pilantras e vagabundos dos partidos rivais no maior cinismo e cara de pau…estes governos ditos “Neo Liberais” são os governos mais corruptos e ruins que existem…os partidos mais pérfidos e corruptos deste pais são estes partidos ditos “Neo-Conservadores”…pra qual eles militam e fazem panfletagens…são pura e simples quadrilhas montadas para faturar em cima de malas de propina e apoio de quem der mais…tem que ter muita falta de vergonha na cara para este pessoal ser tão cara de pau e cínico assim viu….

      • Mais outro apoiador do ParTido que em 13 anos de governo arruinou o Brasil. sem noção!

        E outra: Quem diz que foi “gópi” demonstra cabalmente não conhecer o “livrinho”…rs!

      • Vira o disco que esse discurso de “gópi” não cola ! E você deve ser mais dos movidos a pão com “mortandela”

      • Lord Fracasso… não envergonhe ainda mais sua turminha vermelha… Macri, por exemplo, foi eleito por maioria… vai chamar ele também de golpista, caro fracassado ???… algum gerente do buraco de onde vcs se reúnem pra trollar na net deveria informar os seus agentes melhor pra que possam fazer militância esquerdista com um mínimo de qualidade e não passar assim tanta vergonha…

Comentários não permitidos.