Defesa & Geopolítica

Ações equivocadas do Ocidente põem a Rússia em posição de força

Posted by

“A Rússia não entra na Síria apenas para manter seu aliado Assad no poder ou para provocar o Ocidente. A intervenção na Síria é apenas a primeira de uma série de intervenções que os novos centros de poder não poderão evitar nos próximos anos.

A Rússia vai à guerra. Começa assim a primeira intervenção dos novos centros de poder global em uma zona de caos previamente induzida por equivocadas ações ocidentais. Fica estabelecido um padrão que provavelmente marcará a geopolítica mundial pelos próximos anos.

Mas diferentemente daquilo que ocorreu 30 anos atrás no Afeganistão, os maiores riscos para a Rússia na Síria estão ligados não a uma possível derrota, mas às imensas responsabilidades que adviriam de uma grande vitória.”

Antonio Gelis-Filho

  • Antonio Gelis-Filho, é doutor pela FGV-SP. Sua principal área de interesse acadêmico é a relação entre mudanças geopolíticas e estratégia de governos e de organizações públicas e privadas.

Foto: Marinha norueguesa – Navios da Marinha da Rússia em deslocamento com destino à Síria.

Vídeo: A passagem de um grupo de navios de guerra russos através do Canal da Mancha com destino à Síria, em reportagem de um canal russo de televisão.

Edição: konner@planobrazil.com

4 Comments

shared on wplocker.com