Eslováquia paralisa locação de Gripen

Por Jiri Kominek, Praga

Tradução e Adaptação: Luiz Medeiros

O Ministério da Defesa Eslovaco (MoD) anunciou que está rejeitando a última oferta de locação para oito aviões de caça Saab Gripen feito pelo governo sueco.

“Para mim, é inaceitável como os suecos estão negociando conosco do ponto de vista legislativo e legal. O preço pedido é igualmente inaceitável”, falou recentemente nomeado Ministro da Defesa Eslovaco Peter Gajdos ao diário em língua eslovaca SME.

A oferta mais recente do governo Sueco foi feita em dezembro de 2015 para o Governo Eslovaco anterior. A oferta incluiu a locação de oito caças Gripen para Eslováquia (seis modelo C monopostos e dois modelo D bipostos), por um preço não revelado para um total de 1.200 horas de vôo por ano.

Eslováquia tem procurado aviões de caça para alugar após o antecessor Gajdos, Martin Glvac, decidiu que o orçamento de defesa eslovaco não tinha capacidade de financiar a aquisição de novos caças para substituir os cinco caças MiG-29 ‘Fulcrum’ atualmente em serviço com as forças armadas do país. O MoD eslovaco tem um contrato de serviço com a MiG Aircraft Corporation russa para manter as aeronaves até novembro de 2016.

Glvac sustentou que apenas a Suécia ofereceu uma solução viável de caças ocidentais, no entanto, ele também reconheceu que o preço para a locação das aeronaves da Suécia ultrapassou os fundos disponíveis no orçamento do Ministério da Defesa, mas prometeu continuar as negociações na primavera após as eleições gerais previstas para Março.

As eleições gerais de março, no entanto, resultaram em um novo governo de coalizão que está sendo formado com o Ministério da Defesa sendo ocupado pelo Partido Nacional Eslovaco.

Além disso, durante uma recente visita oficial a Moscou, o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, elogiou as capacidades das aeronaves MiG-29.

Fontes próximas ao MoD EslovacD dizem que isso pode ser simplesmente uma tática para pressionar a Suécia visando baixar o preço de sua oferta para locação de aeronaves.

Leia o artigo na íntegra na IHS Jane’s 360.

Fonte: Jane’s

1 Trackback / Pingback

  1. Eslováquia paralisa locação de Gripen | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.