Agência Brasileira de Inteligência confirma alerta de ameaça do Estado Islâmico

“Brasil, vocês são nosso próximo alvo. Podemos atacar esse País de merda”. A ameaça foi postada em novembro de 2015, em um perfil do Twitter que tinha como dono Maxime Hauchard, 22 anos. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) afirmou, nesta quarta-feira (13), que o perfil realmente pertence ao terrorista francês que aparece em vídeos do Estado Islâmico decapitando sírios.

A mensagem foi postada uma semana após os atentados coordenados na França, que deixaram 129 mortos e dezenas de feridos. A conta na rede social do terrorista já foi suspensa. “Monitoramos e percebemos que o perfil realmente era do Maxime, um dos líderes do Estado Islâmico. A partir do momento da postagem houve uma maior intensidade nos discursos de agressividade dos autoproclamados seguidores do grupo terrorista no Brasil”, afirmou o diretor de Contraterrorismo da agência, Luiz Alberto Sallaberry, na Feira Internacional de Segurança que está sendo realizada no Rio de Janeiro.

“Maxime é uma espécie de garoto-propaganda do Estado Islâmico. Saiu de um vilarejo no interior da França para a Síria, aos 18 anos, onde se integrou ao terrorismo. É o segundo na linha de comando de decapitadores e gosta de dizer que estar no grupo “é como estar no Éden”, descreveu o diretor a uma plateia de especialistas em segurança.

Segundo Sallaberry, no Brasil há um crescente nível de pessoas que dizem ter feito o juramento ao califado do Estado Islâmico, ou seja, concordantes com um grupo que deturpou os princípios da religião islâmica e utiliza a violência para expandir seu domínio territorial.

“Quando uma pessoa faz o juramento ao califado e se torna autoproclamado ela está disposta a cometer qualquer atentado violento em nome do grupo. A ordem não precisa ser presencial, pode ser via internet”, disse Sallaberry.

Lobos Solitários

Os ataques dos chamados ‘lobos solitários’, pessoas que praticam ataques sozinhas, são a maior preocupação da agência para a Olimpíada no Rio de Janeiro. Dez delegações, entre elas dos Estados Unidos e Canadá, são classificadas pela agência com nível “muito alto” para ataques. O nível de ameaça da delegação brasileira é alto.

O monitoramento das redes sociais é uma das atividades da Abin para combater o terrorismo. Por razões de segurança, Sallaberry não divulga o número de pessoas que se dizem autoproclamadas e que são monitoradas.

Cursos para auxiliar na identificação de terroristas

Para melhor ilustrar seu discurso na Feira Internacional de Segurança, o diretor de Contraterrorismo da Agência Brasileira de Inteligência, Luiz Alberto Sallaberry, apresentou bandeiras do Brasil onde, em árabe, está escrito “Deus acima de tudo”, com símbolos do Estado Islâmico, postadas por pessoas monitoradas.

“Posso dizer que são de origem salafista sunita, comunidade que está ligada ao Estado Islâmico. Não estou dizendo que vai acontecer um atentado. Estou dizendo que é a primeira vez que a probabilidade aumentou sobremaneira no nosso país”, afirmou o diretor da agência.

Para evitar possíveis ataques, a Abin intensificou cursos com setores de hotelaria, taxistas e outras pessoas para que elas possam identificar possíveis alvos terroristas em território nacional. Além disso, faz constante intercâmbio com forças estrangeiras e internas. “O sucesso contra o terrorismo só é possível com cooperação. O terrorista é a ameaça sem rosto. Pode ser qualquer um”, afirmou em seu discurso.

Fonte: O Dia

27 Comentários

  1. Ainda me pergunto estamos preparados para lidar com terrorismo ? Ñ conseguimos nem intimidar o novo cangaço de ladrões de banco imagine o estado islâmico ,se ñ tivemos investimentos sério nas FAAS estaremos amecer precisamos de um líder de verdade que sabia dá valor ao seu povo .
    Todos têm que ser uma nação ñ um povo com ideais divididos sem direção e sem objetivo .
    Se ñ todos falharam nos seus ideais conceitos.
    Brasil juntos somos mais Fortes.

  2. Pode vim, aqui não tem um monte de bosta igual no seu país, eu falo uma coisa eu queria ver o exercito dentro atras destes terroristas eu garanto que não ia sobrar um terrorista pra contar a historia.

  3. Se eles chegarem aki… Vao ser defendidos pelos direitos humano, vão ganhar auxílio e logo será um partido político… E muitos Brasileiros os elegerão. Logo chegará a presidência.
    E trágico, mas é fato!

  4. O dia que tiver um ataque terrorista em larga escala no Brasil ,os “progressistas” daqui vão culpar as vitimas “burguesas” e ficar do lado dos “pobres muçulmanos oprimidos pelo ocidente”

  5. Não foi a Dilma que disse na ONU que os EUA deveria dialogar com o Estado Islâmico! Bom! Já que ela deu a ideia vamos aproveitar, enquanto ela está em casa esperando o desfecho do Impeachment, que ela vá lá pessoalmente “dialogar” com a moçada do Estado Islâmico! Que acham?! Pelo menos não ficará ociosa!

    • A ABIN tem capacidade de monitorar e informar.O que falta a ela é ter independência
      a ABIN depende do GSI. Aqui ela não tem a mesma liberdade da CIA , DGSE,etc.

      • Entre na discussão É o meio de segurança com maior autonomia no Brasil meu caro.
        Acho errado é que tenha um general em uma sala filtrando o que é e o que não é relevante para levar a presidência da republica.
        Ela tinha de ter é acesso direto a presidência como é nos EUA.

    • Entre na discussãoNão é que ela demorou 5 meses não, você queria o que que ela saísse alardeando igual a Celite Paulistana :
      Pelo que se ve ela foi confirmar a veracidade e esses são assuntos que se trabalha para impedi-los e não ficar descabelando a peruca e arrancando a calcinha pela cabeça como um histérico.
      Alou Estado Islamico vocês perderam a oportunidade domingo de fazerem toneladas de excremento fétido ir pelos ares e sem saudados com um ruidoso panelaço em agradecimento.

  6. Eu só fico pensando por que só agora a Abin passa essas informações desse terroristas palhaço da casa da PQP ou FDP bom eu o pessoal da elite da marinha do Brasil metendo bala nesse maluco ou a ROTA já conhece muito bem o pessoal do pcc só espero que CIA esteja ajudando ABIN na minha opinião esse terrorista não vai conseguir cantar galo em território nacional mas acho bom forças de segurança abriem bem os olhos por que terrorismo no m mundo de hoje não está para brincadeiras mas será que o Brasil está preparado para esse tipo de problema

    • Entre na discussãoSo agora acharam conveniente divulgar eles já sabiam dessa ameaça desde que ela surgiu.

  7. Quem estiver nas operações vai ter que jogar o jogo deles …Inteligência , antecipação e marcação cerrada . Somos legalistas, claro.

  8. Basta qualquer divulgação midialitica para instantanea contaminação bostérica.
    É de preocupar muito mais atos terroristas de falsa bandeira do que ataque do estado islamico ao Brasil.
    Essa turba preconceituosa intolerante e racista de ideologia neo-nazista protestante a uns 30 anos tenta arrastar o Brasil e os Brasileiros para a esquizofrenia unilateralista dos colonizadores.
    Tem de ser muito burro para promover ato terrorista contra um pais e um povo que sempre foram contra intervencionismos e promotores do dialogo entre nações.
    Nem a nossa ditadura militar compactuou com essas coisas.
    A maior ameaça ao Brasil são os terroristas de sempre,os traidores da Pátria que jamais aceitaram um Brasil soberano e livre.
    Eles tem a midia e a industria zero a esquerda sempre hospedeira a sugar nutrientes do Estado e do povo.
    Na podridão conectada ja ouvi ate audio de pseudo militar da fronteira alegar que a covardia militar Brasileira se deve ao fato segundo afirmam do ocorrido na Venezuela quando deporam Chavez..
    Segundo afirmam os cagões todos os generais e suas familias foram exterminados pela turba Bolivariana.
    Que soldado de merda é esse que se borra de medo do inimigo !
    Creio que esta materia se for veridica demonstra apenas uma forma de estar em evidencia aproveitando o foco do evento de uma agencia que não se entende dentro de seu real proposito.
    Estejamos mais atentos aos “amiguinhos” do que com Arabes extremistas,que de uma so vez teriam toda a humanidade contra a causa deles se atacassem um pais que luta ja vai a 50 anos por um mundo justo e igual para todos.O que fere os olhos da canalhada dominante.

  9. Particularmente eu nâo consigo entender o “porque” que um tal terrorista sei lá quem, publicar que o próximo alvo de uma ataque terrorista será o brasil.
    Porque , qual o motivo, o que o povo brasileiro ou a politica brasileira fêz á esse cidadão ou há seu grupo terrorista. Sinceramente não entra na minha cabeça essa situação, está parecendo coisa armada, ou tentativa de armação, um certo grupo do brasil ou estrangeiro, começa a publicar nos jornais essas intimidaçôes ou ameaças para o povo (massa de manobra) irem acostumando com a idéia de sermos alvo terrorista pra jogar nosso país nessa podridão de guerra que que não é nossa “e nunca foi” ,guerra da mentira , guerra da enganação, que qualquer pessoa em sâ consciência e que tenta um pingo de entendimento sabe que é tudo armado, e que a tal ” teoria da conspiração” é uma verdade absoluta, olha o que nosso país está passando, ou ( é mera coincidência). que DEUS nôs proteja.

    • Suas questões tem logica, mas não procure fundamento logico em extremistas islâmicos. Esta gente esta pouco se lixando para fundamentos geo politicos (apesar de serem massa de manobra geo politica muitas vezes) Extremistas islâmicos estão em uma guerra santa para eles não politica simplesmente. Eles se forem nos atacar e porque nos consideram uma nação de putas e infiéis aos olhos deles. Eles vão nos atacar para atingir o mundo todo via Olimpíadas que e um evento mundial na nacional, eles vão nos atacar porque somos a maior nação cristã do mundo.
      Na cabeça de quem segue um raciocínio logico não há logica alguma realmente em um ataque contra nós, mas na cabeça deles vão nos atacar porque Alá ficará feliz em vê-los matando infiéis, simples assim.

  10. Enfim, vamos nôs preparar pelo jeito que as coisas andam, parece que vamos ter um ataque ” terrorista” no brasil ( O TERRORISTA ESTÁ NÔS AVISANDO). abre o olho brasil levanta á cabeça que o tal terrorista já está te atacando já fás muitas décadas.

  11. Desde 2013 pra ca ja foram realizadas operações de nossos meios de segurança em algumas delas ate com agentes do FBI e com embaixadas previamente cientes para desarticulação de grupos de lavagem de dinheiro que depois eram remetidos a outros paises.Muitas prisões foram feitas.
    Acontece que esses assuntos envolvem alem de segurança nacional tambem relações entre paises e como não são levados a conhecimento publico muitos acham que nossas forças de segurança são despreparadas pra lidarem com esses assuntos.Enganam-se e muito !
    Desde 2014 eu digo pra voces que tudo é monitorado principalmente redes sociais.
    Ano passado nossas forças de segurança desarticularam grupo de estrangeiros pró Estado Islamico em São Paulo.
    Esta Olimpiada sera a Olimpiada que tera o maior aparato de segurança ja visto na historia dos jogos Olimpicos.
    Eu tenho certeza que estaremos bem protegidos por nossos meios de segurança e que teremos uma Olimpiada que ficara para a historia apesar do momento politico e economico.
    Ah voces que tem medo de Russos e que acreditam que eles comem criançinhas Putin vira aos jogos Olimpicos do Rio de Janeiro com Dilma ou sem Dilma.
    Tchau querida porque a casa caiu embora eu saiba que não roubou um tostão mas não da mais e é vida que segue.

1 Trackback / Pingback

  1. Agência Brasileira de Inteligência confirma alerta de ameaça do Estado Islâmico | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.