NO AR! Hangout Plano Brasil: Estratégia Nacional de Defesa 2008-2016

hangout

Pauta

  • Conjuntura política brasileira 1995-2016.
  • Cultura política brasileira e a defesa.
  • Legitimação e convencimento investimentos em Defesa e Política Externa.
  • BRICS e Mundo Desenvolvido.
  • A Estratégia Nacional de Defesa- END.
  • Política Nacional de Defesa e Base Industrial.
  • Logística de Defesa e Programas Estratégicos.
  • Cooperação Sul-Sul e Estado Logístico.
  • Conselho de Defesa Sul-Americano e Unasul.
  • Geopolítica Brasileira e Sul-Americana no século XXI.

Plano Brasil

Sobre os palestrantes confirmados até o momento

José Roberto Bonifácio

Bacharel em Sociologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 1999/2003) e Especialista em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ, 2004/05). É colaborador e revisor de artigos da Revista de Administração de Empresas (RAE) da EAESP-FGV, da Revista de Geopolitica (UFRN) e da Revista Conexão Política (Mestrado em Ciência Política da UFPI).

Para maiores informações acessar: <http://lattes.cnpq.br/5215665574895695>

 Eduardo Oighenstein Loureiro

Bacharel em Relações Internacionais pelo Ibmec-RJ. Mestrando em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança pela Universidade Federal Fluminense.

Ex-estagiário do Centro de Jogos de Guerra da Escola de Guerra Naval e da Emgepron. Ex-pesquisador e atual colaborador do Laboratório de Simulações e Cenários, da Escola de Guerra Naval. Colaborador do LABSDEN, da Escola Superior de Guerra. Palestrante convidado do curso de Relações Internacionais do Ibmec-RJ e do curso de Defesa e Gestão Estratégica Internacional da UFRJ. Professor estagiário da disciplina “Estudos Estratégicos I”, no curso de Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense, durante o primeiro semestre de 2014.

Premiado com a monografia intitulada “O BRASIL E A LIDERANÇA REGIONAL ATRAVÉS DA COOPERAÇÃO EM SEGURANÇA E DEFESA” no I Concurso de Monografias sobre Defesa Nacional, do Ministério da Defesa. Dissertação intitulada “PROGRAMA KC-390: O PANORAMA INTERNO, OS PARCEIROS E A PROJEÇÃO INTERNACIONAL DO BRASIL”, um estudo de caso sobre o programa KC-390, da Embraer e da FAB.

Para maiores informações acessar:<http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4973212H4>

 

Tito Livio Barcellos Pereira

Possui licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (2009), bacharelado em Geografia pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é integrante – grupo de estudos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humans (FFLCH-USP) e mestre em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança pelo Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (INEST-UFF) É integrante do grupo de estudos sobre Rússia e Espaço pós-soviético pelo Laboratório de Estudos da Ásia (Departamento de História – USP) e pesquisador do Laboratório Defesa e Política[s] (INEST – UFF). Tem experiência na área de Geografia, Ciência Política e Relações Internacionais, com ênfase na área de Geopolítica, Geografia Regional, Rússia e Espaço pós-soviético.

Para maiores informações acessar:<http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4200259E3>

Vinicius Modolo Teixeira

Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2013), graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2010) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Atualmente é docente de Geografia Humana da Universidade do Estado do Mato Grosso – Campus Universitário Vale do Teles Pires e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geopolítica, Conflitos, América do sul, América latina e Atlântico Sul.

Para maiores informações acessar:<http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4293751E7 >