Guia para entender o conflito entre Irã e Arábia Saudita

111013124410-chance-iran-saudi-rivalry-00020404-story-top

GUSTAVO CHACRA

Há um conflito entre o Ocidente e o Mundo Islâmico?

Ao contrário do que muitos propagam, não há um conflito entre o mundo islâmico e o Ocidente. Afinal, se houvesse, seriam cristãos (ou ateus), e não muçulmanos, sejam eles curdos, árabes ou persas, lutando contra o ISIS, também conhecido como Grupo Estado Islâmico ou Daesh, na Síria e no Iraque. Todos os países de maioria islâmica do mundo, com as exceções do Irã, Síria (laica e em guerra civil) e Sudão são aliados dos EUA. E, não podemos esquecer, o regime sírio e o iraniano estão na vanguarda da luta contra o ISIS e contra a Al Qaeda, que também são, oficialmente, inimigos de todos os países de maioria islâmica. A popularidade do ISIS é maior em alguma nações europeias do que no Líbano (0% de apoio) e na Jordânia, que fazem fronteira com a Síria.

Mas há um conflito entre Irã e Arábia Saudita, duas nações islâmicas?

Há uma série de disputas em andamento no Oriente Médio. Mas, a mais importante, envolve a Arábia Saudita e o Irã. Estes dois países apoiam lados opostos em conflitos na Síria, Iraque, Bahrain e Yemen e apoiam agrupamentos políticos rivais no Líbano.

Este conflito é entre xiitas e sunitas?

Muitos descrevem um conflito entre sunitas e xiitas. Em parte e dependendo do lugar, realmente colocam seguidores de uma vertente do islamismo contra a outra. Este é o caso do Iraque e de Bahrain. Também, no Líbano, onde não há guerra, mas uma coalizão política, apoiada pelo Irã, reúne os xiitas e a maioria dos cristãos, enquanto a outra, com o suporte saudita, reúne os sunitas e uma minoria dos cristãos. Na Síria, esta divisão não se aplica. Afinal, os xiitas são apenas 2% da população. O Irã está ao lado do regime de Assad, que conta com o apoio dos cristãos (10% da população), alauítas (10%), a maioria dos drusos (10%) e dos sunitas árabes moderados (10%). A Arábia Saudita dá suporte a grupos extremistas sunitas da oposição, como o Jaysh al Islam e a Frente Nusrah (Al Qaeda). Os curdos sírios (sunitas), são neutros, mas toleram Assad e lutam contra os rebeldes.

Sunitas e xiitas sempre foram inimigos?

Sempre houve problemas, desde o início do islamismo. Os cristãos e os judeus, por séculos, eram bem mais integrados aos sunitas do que os xiitas aos sunitas. Mas houve momentos de muita coexistência, sendo comum casamentos de xiitas com sunitas no Líbano e no Iraque, por exemplo. Soldados iraquianos xiitas defenderam o regime de Saddam (laico, embora sunita de nascimento) contra o Irã, xiita. O Hezbollah, até uma década atrás, desfrutava de enorme popularidade entre sunitas no mundo árabe mesmo sendo xiita.

Por que o cenário se agravou ontem?

Arábia Saudita e Irã sempre evitaram confrontos diretos. Atuavam em uma Guerra Fria muito similar à que existiu por décadas entre EUA e Rússia. Mas o regime saudita, o mais conservador do mundo, em apenas um dia executou 47 pessoas, incluindo um clérigo xiita, que criticava a política de quase Apartheid da monarquia contra a minoria xiita do país. Esta atitude revoltou o regime de Teerã. Manifestantes invadiram e atearam fogo à Embaixada saudita na capital iraniana e até o aiatolá Khamanei prometeu uma dura resposta.

 Quem é mais extremista, Irã ou Arábia Saudita?

Apenas para frisar, o Irã, embora possua uma sociedade sofisticada, é governada por um regime teocrático que segue uma vertente radical do islamismo xiita (xiita não significa extremista). Existe uma série de restrições religiosas, mas as mulheres e as minorias cristãs e judaicas possuem infinitamente mais liberdades do que na Arábia Saudita, embora menos do que o Líbano ou a Tunísia, por exemplo – os bahai, no entanto, são perseguidos. A não ser por raros expatriados, não há judeus e cristãos na Arábia Saudita. Os xiitas são perseguidos. Mulheres sofrem um quase Apartheid. A Arábia Saudita é, portanto, mais radical. Isso não significa, em hipótese alguma, que o Irã seja liberal.

Qual a relação do Irã e da Arábia Saudita com o ISIS?

O Boko Haram, o ISIS, a Al Qaeda e o Al Shebab seguem o wahabismo, uma vertente ultra conservadora do islamismo sunita propagada pela Arábia Saudita. O ISIS considera o Irã seu maior inimigo. O regime saudita, formalmente, também é inimigo desta organização, apesar de suspeitas de que, no passado, braços do serviço de inteligência saudita tenham dado suporte a esta organização. O Hezbollah, inimigo de Israel, é xiita e tem apoio do Irã. No Líbano, por questões de política doméstica complexas e sem relação com Israel, o Hezbollah é aliado dos principais partidos cristãos.

Qual a relação do Irã e da Arábia Saudita com os EUA e com Israel?

O Irã é inimigo dos EUA, mas houve um acordo neste ano estritamente na área nuclear, envolvendo outras potências (Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha). Israel, retoricamente, seria o maior inimigo dos iranianos, mas o regime de Teerã, na prática, trata a Arábia Saudita como seu maior rival

A Arábia Saudita é aliada histórica dos EUA, mas houve uma deterioração nas relações no governo Obama. Israel, embora não tenha relações formais com os sauditas, age em coordenação no campo diplomático em Washington em oposição ao Irã e troca informações no campo militar

Fonte: Estadão

18 Comentários

  1. Talvez seja cedo para expressar algo concreto quanto a escalada de conflito entre Irã e Arábia Saudita, mas devido aos últimos passos dados por ambos os lados fica claro que começou um escalada de tensão entre os dois países.
    O Irã prossegue vitorioso no lançamento de novos mísseis balísticos, que apesar de não conterem ogivas nucleares deverão possuir grande carga explosiva, e dada a bonança financeira, o Irã não terá problemas em produzir uma quantidade razoável (lembrando que já possuem uma quantidade de mísseis como já foi revelado). E está claro que apesar da ótima capacidade bélica da Arábia Saudita, eles não serão capazes de neutralizar ataques de saturação oriundos do Irã, o que poderá gerar desastrosas perdas e danos a infra estrutura saudita. Já o Irã tem um problema maior, a postura da Liga Árabe, que provavelmente pode se tornar o maior problema para o Irã, sem contar num conflito armado contra a Arábia que é claramente superior em diversos quesitos.
    Os próximos passos esclarecerão melhor o que está por trás desses últimos acontecimentos, mas de fato, podemos estar a beira de uma guerra (ainda que seja inicialmente underground) entre Irã e AS.

  2. A coisa é simples se eu fosse obrigado a escolher um desses dois países para viver, com certeza seria o Irã.
    Mas falando do que interessa, a hipocrisia, as potencias ocidentais estão ignorando esse assassinato de 40 pessoas na Arabia Saudita, por sinal eles ignoram todas as violações de direitos humanos que ocorrem por lá, existem em torno de 30 mil presos políticos no pais.
    Sds

    • Os iranianos executaram mais de 1.000 presos ano passado, o que coloca por terra o seu discurso hipócrita de esquerdista.

      • HMS_Tireless (sim senhores, ele usa este nick em outros espaços 😀 )

        Será que desta vez, aproveitando o provável conflito árabe-iraniano, israel putenphinha (aka, Tierra de C O B A R D E S) bombardeará as usinas Iranianas e mandará o país para a idade média?

        😀

        P.S. – 2015 foi difícil para a americanalhada boSSalizadora, hem! A Rússia não está fácil não! Que venha 2016!! rsrsrs!

        😀

      • Nossa, agora q eu percebi!! HMS_Tireless defendendo os árabes!! hahahahahaha realmente, 2016 promete!!

        😀 😀 😀

      • Sabemos que o Irã está longe de ser o santo do islã, tem suas atrocidades, mas neste caso realmente a AS errou de forma crítica, o que não está claro é com quais intenções, pois parece que estão querendo criar tensões para estourar um conflito e arrastar toda a Liga Árabe contra o Irã, o que resultaria na queda do regime dos aiatolás, o que obviamente ratificaria a soberania sunita baseada na Arábia Saudita.

      • Notou que está escrito “se eu fosse obrigado”. Por um acaso já notou em nossos noticiários que se fala do radicalismo do Irã a muito tempo, e não se menciona a Arabia Saudita. A hipocrisia também era aplicada ao Irã, quando era governado pelo Xá – um governo tão execrável quanto o atual – mas um aliado do Ocidente.
        O mais absurdo disso, é Tu achar que eu sou de esquerda apenas por defender a equidade com relação a dois países. Seu pensamento deixa claro o nível de nossa “direita”, ou melhor se é que o Sr. é “de direita” pois devo estar cometendo o mesmo equivoco seu. O mais correto não é rotula-lo “de direita”, pois o fato de alguém ser de direita não quer dizer que ela adore a hipocrisia, o mais correto seria rotula-lo de alguém que admira a falta de informação, liberdade de expressão, ausência de debates, e por que não alguém contra ciclovias.
        É como diz Meu Tio (que já foi filiado ao PFL), infelizmente o Sr Cláudio Lembo tem razão.
        Sds.

      • quebrou as pernas do hms tiraleite ss88 e tantas outras siglas ridículas que ele usa

        é GALERA , é a mesma coisa que bater em bêbedos discutir com essas pessoas que odeiam o brasil

        o tiraleite tem raivinha do ira pois o bibi desenhou uma bomba rsrs

        e desde então ele prefere sentar no colo dos pais do estado islâmico que são a arabia saudita

        o tiraleite 88 é aquele tipo de pessoas que adora passar pano para o errado

        mas depois dessa o hms tiraleite ss88 tomou no cunha rsrs di novo !!!

        e quem sera o pc farias do cunha dessa vez ??? rsrs

      • Vai se tratar SARNENTO… tome um ivomec com baygon na veia… quem sabe sara dessa sua coceira esquerdalha… 🙂

  3. “Ora, um dos remédios mais eficazes que um príncipe possui contra as conspirações é não se tornar odiado pela população, pois quem conspira julga sempre que vai satisfazer os desejos do povo com a morte do príncipe; se julgar, porém, que com isso ofenderá o povo, não terá coragem de tomar tal partido, porque as dificuldades com que os conspiradores teriam que lutar seriam infinitas. A um príncipe pouco devem importar as conspirações se ele é querido do povo, porém se este é seu inimigo e o odeia, deve temer tudo e todos”

    O Príncipe, de Nicolau Maquiavel

    https://www.youtube.com/watch?v=78-7cFxpQyw

  4. ,.;.Puro sectárismo em nome do msm deus…e usam debochar de nós Cristão vide 1 JOÃO 3:9/12…são filhos de Satanás e demosntram tal coisa….nunca pegaram a Bíblia p lerem e ver o qto a + q – ou superior por der DIVINA… experimentem…p ontem….Sds. 🙂

1 Trackback / Pingback

  1. Guia para entender o conflito entre Irã e Arábia Saudita | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.