Força Aérea Russa pode comprar até 100 jatos leves de treinamento SR-10

SR-10 (7)

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

A informação data de Setembro de 2015 e é curiosa por não ter repercutido nas mídias ocidentais, talvez porque tais alegações sejam apenas informações divulgadas pelos seus construtores. Porém a existência do projeto SR-10 passou desapercebida pela mídia mundial e merece destaque.

SR-10 (3)

Segundo nota do VPK Newreferindo-se a uma matéria da Interfax, o escritório de projetos avançados (CB “CAT”), anunciou o interesse da Força Aérea Russa (VVS/VKS) por um contrato de aquisição de até 100 aeronaves de treinamento leve à jato do modelo SR-10. Isso foi relatado pelo diretor da CB-CAT Maxim Mironov à Interfax-AVN.SR-10 (5)

“No caso de conclusão bem sucedida dos testes de voo do SR-10, a Força Aérea Russa pode comprar até cem dessas aeronaves”, – disse M. Mironov.

SR-10 (4)Mironov disse que a academia de vôo precisa de um avião detreinamento leve, e o SR-10 seria um intermediário entre o modelo à pistão e os jatos de treinamento Yak-152 e do  treinador de combate Yak-130. Segundo Mironova, a necessidade da Força Aérea por modelos Yak-152 é estimada em cerca de 150 aeronaves e para o Yak-130  em 150-200 aeronaves.

“Até agora, nós construímos o primeiro protótipo do SR-10. Ele fez o seu “debut” para fora da oficina de montagem, poucos dias antes do início do MAKS-2015.”

A aeronave voou em Outubro de 2015 e Mironov afirmou que a testes de fábrica do SR-10 serão concluídos em 2016.SR-10 (2)

“Uma característica que distingue o SR-10 é o uso da asa com varrimento dianteiro de 10 graus, o que exigiu um grande esforço de investigação na aerodinâmica e controle da aeronaves e que devido a esta condição, isto exigiá mais tempo para estudos e desenvolvimentos.SR-10 (6)

Segundo ele, “não foi definido o local de montagem e produção da aeronave mas obviamente terá lugar em alguma das instalações russas.

88-AI-25TL
Motor AI-25TL que equipa o protótipo

“O protótipo está equipado com um motor AI-25TL, cuja empresa e produção são ucranianas a cargo da “ Motor Sich. Entretanto,  caso haja o interesse e a rodução em série para a VKS, as aeronaves de produção serão equipadas com o modelo doméstico, o  AL-55 “, – disse M.Mironov.

O peso máximo de decolagem do SR-10 é de 2700 kg, o normal é de 2400 kg. Sua velocidade máxima de vôo é de 900 km/ h e cruzeiro de 520 km/h. A velocidade mínima para decolagem é de 190 km/h, a de pouso de 185 km/h. O alcance máximo é de 1500 km. Teto de serviço: 6000 m.

Segundo o fabricante oSR-10 será capaz de executar todas as acrobacias e manobras no espectro das aeronaves avançadas de treinamento atuais.

 

Vídeo do voo do protótipo

https://www.youtube.com/watch?v=o5vek4J-86E

 

25 Comentários

      • Fazendinha dos EUA? Cada vez mais você se supera JOJOzinho bipolar extrema direita-comunismo! Se esqueceu que os EUA são o maior produtor mundial de alimentos com o Brasil em segundo?

      • ..os EUA sao o maior produtor mundial de alimentos carcinogenos..?Nao esqueci nao. Como nao esqueci que os EUA tambem sao os maiores produtores de dinheiros e titulos financeiros toxicos que estao arruinando a economia mundial. que sao os maiores produtores de movimentos terroristas mundo afora, os maiores iniciadores de guerras mundo afora, os maiores traficantes de narcotico do mundo etc, etc.

      • A economia mundial está se arruinando basicamente pela falta de equilíbrio dos gastos públicos mundo afora, que deriva em inflação generalizada e queda ou diminuição de produtividade e crise…

        Durante a Guerra Fria, a URSS, e o Pacto de Varsóvia em geral, também acabaram dando uma “mãozinha” ao extremismo mundial ao apoiar grupos anti-Ocidente por aí… Aliás, pode se dizer que quase todo o Terceiro Mundo foi afetado diretamente pela mão soviética… Na verdade, o que vemos no Oriente Médio hoje são, em parte, reminiscências dessa mesma Guerra Fria…

        As maiores guerras já travadas no mundo nos últimos 500 anos foram iniciadas por desavenças políticas no seio da Europa, e tem suas origens muito antes dos EUA serem uma potência com capacidade de influenciar totalmente no mundo; conflitos que ainda hoje geram consequências… Já os conflitos mais recentes são uma mescla de interesses entre as grandes potências e poderes regionais no OM e Ásia… Enfim, não são só os yankes que jogam seus dados e sua participação no caos mundial está longe de ser única ou mesmo decisiva, se olharmos o quadro todo…

        Até se pode dizer que os americanos estão entre os principais consumidores de drogas ( e consequentemente os maiores agentes motivadores ), mas os maiores produtores estão em outras terras… Ademais, praticamente todos os países que tem uma classe média desenvolvida e se tornam grandes economias, são grandes consumidores de drogas.

      • JOJO, o S-88 (aka HMS_Tireless) ficou sem resposta… ai ele apela para a frustração extrema-direita-sionística dele! rsrsrs!

      • Totalmente errado Paradigma. Eu rio quando as pessoas repetem o que leem sobre a economia e financa internacional na midia. Eles repetem propaganda.Vou ser breve em minha resposta. A divida externa dos EUA em torno de 300% do PIB nao e minha invencao nem do Jim willie. E so consultar o Congresso. Longe dos investidores mundo afora estarem comprando titulos do tesouro ianque, eles estao se descartndo deles. FED esta imprimindo 1 trilhao de dolares por mes para comprar titulos do tesouro que estao sendo devolvidos, para comprar titulos do tesouro do goveno que nimguem quer mais, e para financiar as perdas das companias que investiram no Xisto e os bancos que financiaram esse empreendimento, O que ocorreu na China e nada comparado com o que esta ocorrendo com o dolar. Ele esta morrendo. Essa alta do dolar e a sua morte. Mas morrendo ele mata o que resta da industria ianque que nao pode exportar. A substituicao do dolar como moeda reserva ja esta em andamento. China controla o mecanismo de fixar o preco do ouro e Russia passando controlar o mecanismo que fixa o preco do petroleo. Tem mais mas hoje nao posso falar.

      • Quem controla a economia mundial é quem controla a concepção e produção de tecnologia de uso dual/universal… É aí que está o dinheiro… Ora pois, porque acha que qualquer país faz da concepção de tecnologia sua maior prioridade,,,?

        Enquanto as grandes corporações americanas dominarem a criação de tecnologias no mercado, então sempre haverá um aporte para o dólar… Tanto que chineses e quem mais pode, se engalfinham para comprar ações de empresas americanas e de outros países que se mostram grandes desenvolvedoras…

        Desde o fim da SGM que os americanos já adentram a era pós industrial, e será muito difícil supera-los…

        Quanto a Xisto, o grande problema provêm de empresas que exploram sem nenhum critério; algo que os americanos estão se esforçando pra resolver… Ademais, o xisto não é a única aposta… As reservas americanas no Alaska e no Golfo do México também estão dentro dessa equação. E seja como for, os americanos já se configuram entre os maiores produtores de petróleo no mundo. Logo, estarão no panteão que decidirá os rumos dessa commoditie,,,

      • Patético, o analfabeto chama milho e soja de “alimentos” e os EUA produzem basicamente isso é só o fazem devido ao enorme protecionismo na área agrícola!
        No dia que essa muralha de proteção ruir, e isso vai acontecer, os EUA vão continuar sendo o maior produtor de “alimento” (milho e só milho, porque nem na soja serão competitivos).
        Quanto aos bovinos, esses nem água terão, porque a exploração do Xisto está destruindo as fontes de água potável dos EUA.

      • UÉ !!!???… mas uzamericanus feios bobos e maus não estavam quebradinhos ???… rsrsrsrrsssss… como então conseguem subdisiar sua agricultura ???… e essa estórinha do xisto, então… não é problema deles se destroem suas fontes de água potável ???… vcs esquerdalhas antiamericanos deveria é torcer para que tudo o que vcs acusam uzamericanus de fazer realmente aconteça, não é mesmo ???… vai entender cabeça de aloprado esquerdopata… TACANHO… 🙂

      • O analfabeto contumaz aqui é você, que diz uma sandice atrás da outra. Os EUA não produzem apenas milho e soja. Você saberia disso se não lesse apenas bobageiras conspiracionistas de esquerdistas fracassarmos como você. Não é à toa que você tem problemas com as mulheres, pois mulheres não suportam burros…

      • Os derivados de soja, trigo e milho faz com que esses produtos se constituam em uma das bases da alimentação mundial…

        Os americanos, atualmente, são o modelo a ser seguido de eficiência em mecanização e organização do campo. São produzidos em média 9 toneladas de grãos por hectare…! E tudo isso com o equivalente a apenas 1.5% da sua população no campo! Mesmo os chineses, que sempre são taxados como modelo de eficiência, precisam de 1/3 de sua população nas lavouras pra chegar perto disso…

        E eles não produzem só soja e milho… Tem também imensas produções em algodão, cana de açúcar e frutas de quase todos os tipos ( laranja e limões, em particular )… Clima pra isso eles tem…

        São também muito fortes na pecuária, em particular a criação de gado leiteiro. E estão entre os maiores produtores de gado comercial do mundo.

      • Paradigma pergunta se os norte americanos nao estavam quebrados. Estavao nao, estao quebrados Se estao quebrados como podem subsidiar sua agricultura? Poderia tambem perguntar, se estao quebrados, como pode gastar tanto com armamentos militar, guerras mundo afora, nacionalizando em segredo as dividas dos bancos, os prejuizos das empresas que investiram na producao do xisto e no Alaska, mas estao em vias de bancarrota por causa da queda do preco do petroleo, dividas publicas e privadas em termos centenas de trilhoes de dolares quando se incluem os derivativos, enfim como e que pode. Simples my boy; Aquilo que levou De Gaule na decada de 1960 questionar o “privilegio exorbitante” dos EUA imprimir o a moeda de reserva internacional.E para defender esse privilegio, que os EUA entra em guerra atras da outra. Conditio sine qua non, para superar a crise financeira e economica que ora ocorre em todos os paises do mundo e a restauracao do Padrao Ouro. O ouro e a prata como unico dinheiro de reserva internacional. A restauracao do Padrao Ouro tera como consequencia imediata a necessidade de todos os governos diciplinarem os gastos publicos. Quem nao tem ouro nao pode importar. Credito e limitado. Reconheco que nao e so os EUA, o Japao e Europa Ocidental, excetuando os Nordicos, que sao contra a volta do Padrao Ouro. Mas sem esse retorno, a economia mundial vai simplesmente implodir. Ou melhor, ja esta implodindo. Eu creio que necessidade forcara os politicos e economistas admitirem que os tempos sao outros, nao resta outra alternativa senao a volta do Padrao Ouro.

      • Estranho, JOJO, é que, apesar de deverem TRILHÕES como vc diz, ainda assim o tesouro americano vende TRILHÕES de títulos no mundo todo… pelo jeito o MUNDO não quer que os EUA acabem, antes Rússia e China é que estão afundando… veja as notícias da semana sobre a queda da bolsa chinesa, se for possível ver o mundo ai do seu buraco londrino… sorry… 🙂

  1. Nossas empresas de aeronaves tem toda condição de desenvolver uma aeronave desse tipo, inclusive com um motor 100% nacional, mas cade o interesse dos nossos politícos e dos nossos Brigadeiros, não deram apoio à Polaris, atual Turbo Machine, preferiram desenvolver um outro motor, em vez de prosseguir com o desenvolvimento do modelo TR3500 da Polaris.

    • Concordo, a FAB deveria investir e desenvolver uma turbina 100% nacional.O MD precisa
      entender que capacidade de investimento e conhecimento é como PIB vale riqueza.

    • Esqueça. Tudo o que se refere a investimento, para o governo significa gasto. Estamos em janeiro de 2016 e veremos essa corrente de pensamento para além de 2018

  2. ………….. se no futuro desse treinador houver uma versão de ataque leve com prêço inferior ao Yak e seu clone chinês.o Hongdu L-15,será uma boa pra países de orçamento de Defesa modesto quanto ao desenvolvimento de um caça de modelo semelhante no Brasil,a realidade mostra que será impossível mesmo nos próximos dez anos…. falta mentalidade focada pra isso…………

  3. Bacana.

    A configuração com asa invertida provou-se ser consideravelmente manobrável a grandes velocidades. Mas também revelou-se de trato difícil a baixas velocidades.

    Aparentemente, os russos resolveram aumentando o bordo de ataque nas raízes das asas, salvo engano, para gerar sustentação em ângulos elevados. Também tem um enflechamento negativo aparentemente menor, se comparado com o Su-47 ou o Grumman X-29, o que certamente diminui os efeitos negativos dessa configuração, aproximando-o mais da estabilidade necessária a uma aeronave de treino leve…

    Seja como for, esse tipo de configuração é exigente. Não se faz isso sem um grande aporte de conhecimento.

    • É óbvio que vc gostou! É Russo! 😉

      E nem precisam trocar motor e aviônica confiável por produtos (a)cidentais… rs!

      Mas… quando mesmo que israel putenphinha irá bombardear as usinas nucleares Iranianas e mandar o país pra idade média? E existe alguma expectativa do BiBiltre voltar a….. desenhar? hahahahhaha

      😀

  4. E os representantes comerciais das aviônicas e motores (a)cidentais piram de raivinha….rsrsrs!!

    Feliz da Antonov que conseguiu fechar negócio com os árabes! Afinal, o mercado interno americano de aeronaves militares está reservado à Embraer (com seus motores e aviônicas (a)cidentais). Né!?

    😀

1 Trackback / Pingback

  1. Força Aérea Russa pode comprar até 100 jatos leves de treinamento SR-10 | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.