Defesa & Geopolítica

Presidente do Irã diz que cabe aos muçulmanos corrigir imagem do Islã

Posted by

Rohani disse que os princípios islâmicos se opõem à violência. Declarações são consideradas raras para um presidente iraniano.

O presidente do Irã, Hassan Rohani, durante discurso realizado neste domingo (27) (Foto: Iranian presidency/AFP)

O presidente do Irã, Hassan Rohani, durante discurso realizado neste domingo (27) (Foto: Iranian presidency/AFP)

O presidente do Irã, Hassan Rohani, declarou neste domingo (27) que os muçulmanos precisam melhorar a imagem de sua religião, que vem sendo manchada pelos episódios de violência de grupos extremistas como o Estado Islâmico.

“Nossa maior tarefa hoje é corrigir a imagem do Islã na opinião pública mundial”, disse Rohani durante uma conferência sobre unidade islâmica em Teerã em um discurso transmitido pela televisão estatal.

Seus comentários foram raros para um líder iraniano, que se considera uma autoridade no mundo islâmico e com frequência culpa os “inimigos” da religião pelos problemas no Oriente Médio.

“Será que alguma vez pensamos que, ao invés de inimigos, um grupo, embora pequeno, dentro do mundo islâmico, usando a linguagem do Islã, iria apresentá-lo como uma religião de violência, açoitamentos, extorsão e injustiça?”, indagou o presidente.

Considerado relativamente moderado, Rohani disse que os princípios islâmicos se opõem à violência e que o extremismo de grupos como o Estado Islâmico derivam de “uma mentalidade estreita e de falta de moderação”.

Fonte: G1

shared on wplocker.com