Turquia diz que não será “posta de joelhos” pela Rússia

O chanceler da Turquia, Ahmet Davutoglu: o primeiro-ministro insistiu novamente que a Turquia não sabia a origem do jato quando o abateu
O chanceler da Turquia, Ahmet Davutoglu: o primeiro-ministro insistiu novamente que a Turquia não sabia a origem do jato quando o abateu

Ancara – O primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, afirmou que seu país não será “posto de joelhos” pela Rússia devido as sanções econômicas impostas pelo país em resposta ao abatimento de um jato russo que, supostamente, invadiu o espaço aéreo turco.

Em um discurso em Baku, no Azerbaijão, nesta sexta-feira, Davutoglu defendeu novamente a ação da Turquia e reiterou que o governo não irá se desculpar “por defender suas fronteiras”.

O primeiro-ministro insistiu novamente que a Turquia não sabia a origem do jato quando o abateu.

Davutoglu sugeriu pela primeira vez, entretanto, que o avião foi atingido porque a Turquia não poderia “moralmente” permitir que o avião invadisse o território turco antes de bombardear áreas dominadas por turcomanos na Síria.

A Turquia afirmou que abateu o jato após ele ter violado o espaço aéreo do país e depois de diversos alertas. A Rússia nega a alegação e desde então vem implantando sanções econômicas para a Turquia. Fonte: Associated Press.

Fonte: Exame

8 Comentários

  1. Vocês já ouviram aquela história onde um valentão manda um moleque provocar o outro valentão na ideia que este valentão chute o traseiro do moleque e assim o primeiro valentão, aquele que mandou o moleque, irá tomar às dores do moloque.
    .
    Pois é .. os dois valentões brigões. são os EUA e a Russia e o moleque é a Turquia;
    .
    .
    Como se pode vê nesse episódio, tio Sam é um C O V A R D E …. ele se esconde por trás de moleques para fazer serviços sujos para o governo dos norte-americanos …e como tem moleques de recado que prestam serviços sujos para EUA .
    .
    .
    Outros moleques daquela região, além da Turquia existe, como por exemplo;os valentões de sião ( Israel ) e a Arábia saudita… isso sem falar dos moleques europeus que fazem parte da OTAN .

    • JORNALISTAS TURCOS PERSEGUIDOS POR REVELAR LAÇOS ENTRE O GOVERNO TURCO E O TERRORISMO
      .
      Em uma entrevista exclusiva com RT, os jornalistas de Cumhurriyet, um dos poucos diários independentes que funcionam na Turquia, manifestaram que eles conheciam as supostas conexões de Ankara com o Estado Islâmico.
      .
      (*) fonte: https://dinamicaglobal.wordpress.com/2015/12/06/jornalistas-turcos-perseguidos-por-revelar-lacos-entre-o-governo-turco-e-o-terrorismo/
      .
      .
      (…) “Alguns afirmam que a derrubada do avião tem sido um êxito do governo turco, sem considerar o forte preço que a Turquia terá de pagar por esta confrontação com a Rússia. Todo mundo será afetado”, disse Zeynep Gurcanli, jornalista de Hurriyet. (…)
      .
      .
      *********************
      .
      Os EUA sabem muito bem desse comércio de petróleo roubado pelos terroristas que recebem armar e treinamento da CIA e que este produto do roubo vai para a Europa …… a OTAN sabe, …. Putin sabe ..e esta mais do que comprovado que a OTAN por meio da Turquia … financia o ISIS .

  2. é engraçado como a Rússia se torna alvo de sanções tão facilmente…enquanto que financiar terrorismo e armar terroristas para derrubarem governos alvos e tomar o controle/influencia não resulta em nada…que coisa não….

    Kremlin diz que expansão da Otan para Leste Europeu irá levar a retaliação russa

    MOSCOU (Reuters) – O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse nesta quarta-feira que a expansão contínua da Otan para o Leste Europeu vai levar a medidas retaliatórias por parte da Rússia.

    A aliança militar Otan convidou nesta quarta-feira Montenegro para participar do grupo.

    Peskov acrescentou, em entrevista a jornalistas, que as sanções impostas pela Rússia sobre a Turquia por conta do abatimento de um avião de guerra são diferentes das que o Ocidente impôs à Rússia pela crise na Ucrânia, à medida que as sanções russas na Turquia são preventivas e por questões de ameaças terroristas.

    • O povo de Montenegro não quer entrar para a OTAN e queimou a bandeira da organização.
      Os americanos acham que estão na crista da onda? Marine Le pen vem ai!

  3. Turquia diz que não retira tropas do Iraque, apesar de exigência de Bagdá

    ISTAMBUL/ERBIL (Reuters) – A Turquia disse nesta segunda-feira que não iria retirar centenas de soldados que chegaram na semana passada a uma base no norte do Iraque, apesar de Bagdá ter exigido que eles fossem levados de volta em 48 horas.

    A chegada súbita de uma força turca de tal porte e bem armada num campo perto da frente de batalha no norte do Iraque é mais um polêmico envio de militares para uma guerra contra os combatentes do Estado Islâmico, que conta com a maioria das potências mundiais.

    Ancara diz que as tropas estão no local como parte de uma missão internacional para treinar e equipar forças iraquianas na luta contra o Estado Islâmico. O governo do Iraque afirmou não ter nunca convidado tal força e disse que levará o caso às Nações Unidas se ela não for retirada.

    Washington, que lidera uma coalizão internacional contra o Estado Islâmico que inclui a Turquia, Estados árabes e potências europeias como o Reino Unido e a França, disse a Ancara e Bagdá para resolverem o impasse e afirmou não dá apoio a envios de forças para o Iraque sem a concordância de Bagdá.

    A presença das tropas turcas é um constrangimento para o primeiro-ministro do Iraque, Haidar Abadi, que enfrenta forte pressão de grupos xiitas apoiados pelo Irã.

  4. “Iraque: ‘Invasão turca é grave violação da soberania iraquiana’”

    Maioria do petróleo exportado ilegalmente pelo EI passa pela Turquia

    A maioria do petróleo exportado ilegalmente pelo grupo Estado Islâmico (EI) passa pela Turquia, afirmou nesta segunda-feira o primeiro-ministro iraquiano, unindo-se, assim, à lista de países que acusam Ancara de colaborar no financiamento da organização jihadista.

    Durante uma reunião com o ministro alemão de Assuntos Exteriores, Haider al Abadi apontou “a importância de frear o contrabando de petróleo dos grupos terroristas (do EI), cuja grande maioria é exportada ilegalmente através da Turquia”, segundo um comunicado.

    As relações entre Bagdá e Ancara melhoraram desde a chegada ao poder de Abadi, em 2014, mas algumas tensões continuam entre as duas capitais, em especial sobre o conflito sírio, e mais recentemente sobre a mobilização de tropas turcas no norte do Iraque.

    A acusação de Abadi ocorre ao mesmo tempo em que vários países acusam a Turquia de estar envolvida no tráfico de petróleo com o EI, que no ano passado tomou o controle de grandes extensões de território no Iraque e na vizinha Síria.

    A Rússia acusa há vários dias a Turquia de se beneficiar do contrabando de petróleo proveniente dos jihadistas, acusando inclusive diretamente o presidente Recep Tayyip Erdogan, que classificou tudo como mentiras.

    O presidente turco também afirmou ter advertido seu colega iraniano, Hassan Rohani, após o surgimento de acusações similares em alguns meios de comunicação iranianos.

    Segundo o secretário do Conselho de Discernimento iraniano, Mohsen Rezaie, conselheiros militares iranianos presentes na Síria e no Iraque possuem imagens de caminhões do EI dirigindo-se à Turquia.

  5. Não,ela não sera posta de joelhos sera posta D4 mesmo.Então veremos se seus amiguinhos se destruiriam por um governo e um povo secularmente opressor do povo Arabe.
    Duas raças que não valem o que defecam,Judeus e Turcos.

    • CUIDADO COM O RACISMO E A XENOFOBIA, caro PETRALHA…

      “Esse é o SEM VERGONHA que me vem com hipocrisia do tipo “quando voce vai aceitar que somos um povo multiracial multicultural aceitamos multiplicidades e não toleramos intolerancias preconceitos racismos e xenofobias.”… DEIXA DE SER COVARDE… vc é o MAIOR RACISTA E XENÓFOBO por aqui, maluquete… veja o que vc escreve sobre os judeus, americanos e ingleses… vc é um DOENTE… acusar uma nação inteira por supostos erros de seus governos, ainda que vc não tem moral alguma pra condená-los, é prova mais que cabal da sua IGNORÂNCIA TRESLOUCADA HIPÓCRITA… tome tento, verme ignaro… deixe de derramar por aqui suas imundices… vai beber baygon que talvez resolva sua sandices…”

1 Trackback / Pingback

  1. Turquia diz que não será “posta de joelhos” pela Rússia | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.