“A França está em guerra”, diz Hollande

Em discurso a parlamentares no Palácio de Versailles, presidente anuncia endurecimento de medidas antiterrorismo em resposta a ataque de Paris. Líder francês convoca EUA e Rússia a juntar forças contra o EI.

“A França está em guerra”, afirmou o presidente francês, François Hollande, ao discursar no Palácio de Versailles nesta segunda-feira (16/11), três dias após ataques que deixaram ao menos 129 mortos e mais de 350 feridos em Paris.

“Não estamos empenhados numa guerra de civilizações, porque esses assassinos não representam ninguém. Estamos em guerra contra o terrorismo jihadista que está ameaçando todo o mundo”, declarou aos parlamentares do Senado e da Assembleia Nacional francesa. “O terrorismo não vai destruir a República Francesa, porque ele será destruído pela República.”

Em resposta à série de atentados da última sexta-feira na capital francesa, Hollande quer promover emendas à Constituição para que o governo possa tirar a cidadania francesa de terroristas com dupla nacionalidade nascidos no país. “Devemos ter meios de revogar a cidadania francesa de uma pessoa condenada por atos terroristas”, afirmou.

Hollande convocou os parlamentares a prorrogarem por três meses o estado de emergência no país. Ele também anunciou o incremento de fundos para a segurança nacional, 5 mil policiais a mais nas ruas e mil soldados extras nas fronteiras.

O presidente francês convocou os Estados Unidos e a Rússia a juntar forças para destruir o grupo “Estado Islâmico” (EI) e disse que deve viajar a Washington e a Moscou nos próximos dias para se encontrar com o presidente americano, Barack Obama, e com o presidente russo, Vladimir Putin. “Temos que combinar nossas forças para alcançar um resultado, que já está vindo muito tarde”, afirmou.

“Vamos destruir o terrorismo”, disse Hollande

Na cúpula do G20 na Turquia, Obama classificou os ataques em Paris como um “revés terrível e repugnante”, mas insistiu que a coalizão internacional está fazendo progressos. Reunidos em Antalya,líderes do G20 declararam combate conjunto ao terrorismo .

O EI reivindicou a responsabilidade pelos tiroteios e atentados suicidas a bomba na casa de espetáculos Bataclan, nos arredores do estádio Stade de France e em bares e restaurantes da capital francesa.

Segundo o grupo extremista, os atos terroristas foram uma resposta aos ataques aéreos efetuados pela França contra jihadistas na Síria e no Iraque. A coalizão internacional liderada pelos EUA tem realizado bombardeios contra territórios dominados pelos jihadistas desde o ano passado.

Ataques planejados na Síria

De acordo com investigadores franceses, um cidadão belga que vive na Síria teria sido o mentor da série de atentados . Abdelhamid Abaaoud, de 27 anos, que integra as fileiras do EI sob o nome de Abu Omar al-Baljiki, cresceu em Moleenbeck, na região metropolitana de Bruxelas.

“O ato de guerra da sexta-feira foi decidido e planejado na Síria, preparado e organizado na Bélgica e realizado em nosso território com a cumplicidade de cidadãos franceses”, disse Hollande em seu discurso.

O presidente foi ovacionado por parlamentares antes de cantarem o hino nacional francês, num gesto de unidade. Ao meio-dia desta segunda, a França e outros países europeus fizeram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do pior ataque terrorista já executado em solo francês.

KG/rtr/dpa/ap

Fonte: DW

18 Comentários

  1. “A Máquina Troll
    14 de novembro de 2015 at 19:56

    Daqui a algumas semanas ou meses começa o discurso anti-imigração pelo o governo….de que não existe outra alternativa ou saída e de que coisa e tal..e ninguém questionara….VCS VÃO VER SÓ…ESPEREM SÓ PRA VER…rs…”

    viram o jornal nacional agora senhores?!….governo da França estuda revisar política de imigração e diz que um dos terroristas do ataque veio infiltrado no meio dos refugiados da Síria…

    ESTÃO VENDO SÓ…EU NÃO DISSE…EU DISSE…EU SEMPRE DIGO..EU VIVO DIZENDO…MAS NINGUÉM ESCUTA…NINGUÉM QUER ESCUTAR…

    • ONU se opõe à devolução de refugiados após atentados em Paris
      Refugiados fogem da mesma destruição vista em Paris, diz porta-voz.
      Grupos pedem suspensão de novas chegadas na França e Alemanha(Justamente os países com mais problemas com as taxas de natalidade da Europa, sem contar que ambos são alguns dos principais destinos dos refugiados da Síria hoje).

      A ONU rejeitou nesta segunda-feira (16) os apelos para devolver refugiados da Síria para impedir que extremistas como os que lançaram os atentados em Paris se misturem entre os demandantes de asilo.

      Países europeus, o Canadá e os Estados Unidos recebem pedidos para negar a entrada de refugiados depois que os investigadores franceses disseram que um dos atacantes em Paris era um cidadão sírio que pode ter chegado à Europa em uma onda de migrantes.

      A líder da Frente Nacional francesa, Marine Le Pen, pediu uma suspensão imediata das novas chegadas, enquanto o movimento xenófobo alemão PEGIDA tachou de fracassada a política migratória europeia.

      O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, declarou reiteradamente que fechar as fronteiras não é a resposta para a pior crise migratória na Europa desde a Segunda Guerra Mundial e pediu que os governos aceitem mais refugiados.”

      Fonte; G1

      http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/11/onu-se-opoe-a-devolucao-de-refugiados-apos-atentados-em-paris.html

      “Norte-americanos querem que EUA façam mais contra Estado Islâmico
      Pesquisa aponta, porém, que 76% são contra envio de tropas para combate.

      Após atentados em Paris, 63% temem ataques semelhantes aos EUA.”

      fonte; G1

      http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/11/norte-americanos-querem-que-eua-facam-mais-contra-estado-islamico.html

  2. acontece da seguinte forma , agora depois do ocorrido vários agencias avisaram sobre a possibilidade

    mas o que eles querem mudar as leis em beneficio próprio

    vejam querem aproveitar o medo dos mocororngos e mudar direitos adquiridos em uma velocidade ate maior do que os estados unidos fizeram
    usaram o mesmo modo operante para poder fazer

    e o hoand fala assim estamos em guerra , pensei que ele sabia disso no momento que a frança invadiu a libia

    bombardeou e naquele momento teve vários relatos de prédios civis população crianças senhoras etc e tal

    que a mídia nojentinha abafou pois isso era para o bem da libia essa que era o melhor pais africano

    não vi nenhum otario no fecebun@ colocando bandeirinha da libia

    desde dessa época holand a frança esta em guerra

    e a dilma ainda alertou em um discurso ela falou que esse novo colonialismo não iria fazer nada de bom

    o que esses políticos capachos de yanke querem é tirar direitos do próprio povo pois o que esta por vir é muito pior que isso

    • No OM só server o sistema de TERRA ARRASADA… não pode deixar nem um que mija na parede (não é com vc não, caro pé de couve… 🙂 ) como fazia Davi em seus áureos tempos… esse povo não se emenda… não há diálogo com eles… é na ponta da baioneta e ponto final… sorte para os russos e franceses… irão precisar…

      • “como fazia Davi em seus áureos tempos…”

        Blue Nice na Desistência, a última vez q titio Davi retornou pra terra, não deu muito certo não…rsrsrs!!

        É bom ver o vídeo todo, mas se não tiver paciência, a partir do minuto 0:46 vai encontrar o titio Davi, depois no minuto 5:21 encontra ele de novo e finalmente a partir do minuto 5:40 vc encontra os cúmplices do titio Davi…

        😀

        https://www.youtube.com/watch?v=xABHHY6cfPk

  3. O Brasil poderia contribuir com a guerra ao EI, colocando tropas no terreno! Que tal enviarmos o “exército do Stédile”?

1 Trackback / Pingback

  1. “A França está em guerra”, diz Hollande | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.