Após rompimento de barragens, Exército atende população

8b50e3_8ffb8563c8ab4279b049fb853ef50947

No dia 05/11/15, duas barragens de rejeitos de minérios na cidade de Mariana, em Minas Gerais (MG), romperam e provocaram um grande vazamento de lama. As barragens são da empresa Samarco, que tem a Vale como uma de suas donas. A enxurrada de lama está percorrendo o leito do Rio Doce por cidades do estado de Minas e estima-se que atingirá o estado do Espírito Santo (ES), no rumo para o mar. No percurso de descida do rio estão cidades como Governador Valadares (MG) e Colatina (ES).

 Para auxiliar no socorro à população afetada, 55 homens do Exército distribuíram garrafas de água mineral em Governador Valadares, pois a cidade interrompeu a captação de água do rio – que começou a receber os rejeitos da barragem. No Espírito Santo, após um pedido do governador do estado, Paulo Hartung, a presidenta da República, Dilma Rousseff, afirmou que irá auxiliar a região afetada com o envio de tropas do Exército e de caminhões-pipa. 100 homens do Exército, lotados no 38º Batalhão de Infantaria, foram enviados para a cidade de Colatina para auxiliar na “distribuição de água mineral e a construção de poços artesianos”, conforme afirmou o coronel Edson Hiroshi, comandante do batalhão. Os militares devem contribuir ainda com a manutenção da ordem e da normalidade nas cidades, tentando minimizar os impactos sociais da tragédia.

 O uso de militares em assuntos internos no Brasil é sustentado pela Lei Complementar n°. 97 de 1999, que prevê ao Presidente da República a decisão pelo emprego das Forças Armadas, seja por iniciativa própria ou em atendimento a um pedido, e que a atuação dos militares deve ocorrer após esgotados os instrumentos destinados à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Apesar de permitido, o emprego dos militares deve ocorrer de forma episódica, em área previamente estabelecida e por um período de tempo limitado. Mais recentemente, o Livro Branco de Defesa Nacional de 2012 informou que o Exército é órgão integrante do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), podendo participar, em todo o território nacional, de ações de socorro e assistência a vítimas de desastres naturais, tanto nas fases de pronta resposta quanto na recuperação e reconstrução.

 Na prática, as Forças Armadas permanecem como sendo uma das instituições brasileiras com melhor capacidade operacional para atuar prontamente em qualquer área do território nacional: Em 2010, após fortes chuvas afetarem o estado de Alagoas, dois helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) auxiliaram no transporte de médicos, enfermeiros e donativos para as vítimas. Em 2012, 140 homens do Exército, aviões da FAB e um navio de assistência hospitalar da Marinha foram mobilizados para auxiliar na retirada de moradores isolados pela água após enchentes no estado do Acre. Em 2013, a cidade de Lajedinho, na Bahia, recebeu o auxílio de militares do Exército após um forte temporal que destruiu casas e deixou cerca de 300 pessoas desabrigadas.

 Seja após desastres naturais ou pela negligência de empresas privadas – como no caso das barragens de Minas – a “mão amiga” é reconhecida por, historicamente, socorrer a população em casos de urgência dada a sua grande capacidade operacional, alta mobilidade, experiência na construção civil ou mesmo pela presença da figura do militar – creditada como positiva pelos cidadãos afetados. O apoio das Forças Armadas nestes casos específicos e temporários, apesar de previsto em legislação, reflete algumas fraquezas institucionais em recursos materiais e humanos capacitados para o trabalho, e demonstra como os militares permanecem sendo uma reserva estratégica permanente, alerta e obediente.

Fonte: ERIS

9 Comentários

  1. A tragedia ambiental de mariana MG, o governo federal e estadual tem muita culpa no cartorio, eles deveriam fiscalizar as condições das barragens, mas o financiamento de campanhas(Caixa dois) que as empresas pagam na eleição $$$ fala mais alto.

    E mais uma vez vai o exercito por a mão na massa, quando o bixo pega o povo sabe qual a unica instituição publica deste país com quem deve cotar.

    • Sou totalmente a favor da regulamentação do Lobby, tudo as claras, quem financia quem e porque em uma eleição.

      Sou contra financiamento publico de campanha, não pago imposto para sustentar partido politico, já chega a extorsão sindical no meu contracheque.

      • PERFEITÍSSIMAS CONSIDERAÇÕES, meu caro amigo… os conservadores conservam o bom e jogam fora o que não presta… e o monte de lixo de porcarias esquerdistas só aumenta… financiamento público de campanha é só mais uma dessas “pérolas”… 🙂

      • Mais uma vez, o Exército Brasileiro, que os golpistas neofascistas; chamam jumentosamente de MELANCIAS, um desrespeito total ao nosso glorioso e dedicado exército .
        .
        A instituição EB ele está pronto para atuar em calamidades pública … quer seja provocado pela natureza ou pela ganância dos velhacos capitalistas .

      • Não fomos nós que criamos a EXCRESCÊNCIA CHAMADA COMISSÃO DA VERDADE, caro saco de mentiras, para denegrir o passado das FAs brasileiras… deixa de ser cínico e mal intencionado… ESQUERDISTA É UMA MERDA MESMO… onde passa, fede…

    • Marcela Rodrigues: Tragédia do Rio Doce – impacto que a mídia esconde
      .
      É notória a espetaculização dos acontecimentos no Rio Doce desde o rompimento da barragem da Samarco, mineradora que compõe a holding de mineração da Vale. Infelizmente, o espetáculo de devastação que vimos até agora não é o pior que pode acontecer àquela região e seu povo.
      .
      ( ☆ ★ ) fonte: http://www.vermelho.org.br/noticia/272852-10
      .
      .
      (…) Primeiro é preciso entender o básico do processo de uma atividade de mineração. A obtenção do minério compreende as etapas de lavra – que é o processo de retirada do minério da jazida – e beneficiamento, que consiste no tratamento para preparar, concentrar ou purificar minérios, visando extrair o material de interesse econômico, ou seja, o produto final da atividade mineradora (BOSCOV, 2008). A lama de rejeito é, resumidamente, uma composição de resto de solo com todo o material químico utilizado para segregar o produto final, portanto, tóxica tanto pela sua composição quanto pela concentração e volume dos compostos químicos presentes. (…)
      .
      .
      ✩ ✫ ✬ ✭ ✮ ✯ ✰ ✩ ✫ ✬ ✭ ✮ ✯ ✰ ✩ ✫ ✬ ✭ ✮ ✯ ✰
      .
      .
      AS MENTIRAS QUE CONTARAM PARA JUSTIFICAR O FIASCO
      .
      Depois do fracasso da manifestação golpista do último domingo, em Brasília, organizadores disseminaram mentiras nas redes sociais, como fechamento de estradas, bloqueios organizados pelo MST e outras invencionices; todas elas foram desmascaradas pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS), segundo informa a colunista Tereza Cruvinel; “Então vai ser assim.
      .
      Eles mentem, a gente desmente e apresenta a verdade. Não houve nenhum grande ato pelo impeachment mas uma reunião grotesca, de gente de extrema direita. Não haverá golpe. A democracia vai prevalecer”, diz Pimenta

      .
      ( ☮ ) fonte: brasil247.com

  2. “_RR_
    9 de novembro de 2015 at 12:43

    Prezado…

    Acho que você não viveu o caos que foi os anos 80 e a reestabilização levada a efeito na década seguinte… FHC foi longe de ser perfeito. Cometeu erros em sua gestão. Mas acertou mais do que errou; e a maior parte do crédito pela reestruturação econômica cabe a ele, que iniciou trabalhos importantes nos anos 90.”

    Credito?!..Nem o plano real esta gente tem algum credito pela criação… Itamar se revira no túmulo com uma coisa destas…… ?

    a única “contribuição” que esta gente deixou pra este pais foi privatizar tudo o que pode pra estrangeiro…o resultado vemos ai ..como em Mariana por ex…..Vale possui 50% do capital da Samarco e BH Billinton possui outra parte….Essa última é inglesa…..Antes de ser privatizada o fhc dizia que a VALE tava sucateada mas depois do acidente as Ações da Vale fecham em forte queda e a Samarco cogita em encerrar suas operações na região!!!…Agora eu pergunto valeu a pena privatizar a VALE uma empresa que tem toda a riqueza do Brasil nas mãos?????…Cadê os investimentos dos acionistas????…Ela continua ainda SUCATEADA???… ?

    Ja estão falando que houve abalos sísmicos na região e que talvez isso foi a causa do rompimento da barragem…..OU SEJA NÃO E CULPA DE NINGUÉM…Daqui a alguns dias cai no esquecimento e a vitimas vão passar por penitencia jurídica para serem indenizados…vai levar aproximadamente 15 a 20 anos para os que ganharem receberem…A maioria vai perder pois os imóveis não tem projeto de engenharia,alvara,registro,escritura,dna do pedreiro que fez a casa,certificado do Inmetro e por ai vai….

    como sempre os governos corruptos deste pais limpando a barra das empresas que pagam propina, matam, vendem nosso minério a preço de banana e destroem todo ambiente depois pagam uma mixaria e ninguém vai preso…

    Getúlio Vargas já dizia: “Quando é necessário esconder alguma coisa governamental, abra um inquérito e….aguarde.” (resumindo, deixa ir levando até o esquecimento)

    ?

1 Trackback / Pingback

  1. Após rompimento de barragens, Exército atende população | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.