Xi Jinping diz que entende desejo de Taiwan

O presidente da China, Xi Jinping: Esta é a primeira vez que líderes da China continental e da Ilha Formosa se reuniram desde 1949
O presidente da China, Xi Jinping: Esta é a primeira vez que líderes da China continental e da Ilha Formosa se reuniram desde 1949

Cingapura – O presidente da China, Xi Jinping, e o presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou apertaram as mãos em encontro histórico neste sábado, em um hotel em Cingapura. Esta é a primeira vez que líderes da China continental e da Ilha Formosa se reuniram desde que as tropas comunistas de Mao Zedong expulsaram o governo nacionalista de Chiang Kai-shek de seu território, em 1949. O encontro teve mais simbólico que pragmático. Em comunicado conjunto ante de uma reunião, que durou quase uma hora, ambos afirmaram que não vão assinar acordos. Após a reunião, os dois líderes realizaram coletivas de imprensa separadas. No lado chinês, a porta-voz Zhang Zhijun, do Escritório de Relações de Taiwan fez o pronunciamento, e do lado taiwanês o próprio presidente falou.

“Nós estamos aqui hoje para que as tragédias em nossa história não se repitam”, disse Zhang, citando o que Jinping falou na reunião. A porta-voz afirmou que a China entende o desejo de Taiwan para maior espaço na esfera internacional, mas que Pequim não concorda com medidas que podem “dividir o país”, refletindo sua insistência de que apenas o continente pode representar os chineses. O presidente de Taiwan declarou que os líderes discutiram melhorar a relação entre seus escritórios responsáveis por manter o contato entre o continente e a Ilha Formosa e concordou em estudar a questão de estabelecer escritórios representativos no solo de cada um, uma proposta antiga que se arrasta há anos.

Ying-jeou também disse para Jinping que há medo em Taiwan de que a China possa realizar suas ameaças de intervenção militar, usando como exemplo as dezenas de mísseis colocados em direção à ilha e o lançamento de jogos de guerra chineses que pareciam simular um ataque no gabinete presidencial de Taiwan. Na reunião, Jinping disse para o presidente taiwanês que a defesa da China era “compreensível” e não era direcionada a nenhum partido em particular. Após a coletiva de imprensa, Jinping e Ying-jeou participaram de um jantar no Hotel Shangi-La.

Em Washington, o porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby, parabenizou a iniciativa da reunião entre os dois líderes e a “melhora história das relações nos últimos anos”. “Os Estados Unidos têm um profundo e permanente interesse na paz e na estabilidade em Taiwan, e nós encorajamos que ocorram mais progressos nos dois lados em direção a construção das relações, na redução das tensões e na promoção da estabilidade, levando em conta a dignidade e o respeito”, declarou Kirby. Fonte: Associated Press.

12 Comentários

  1. a ilha faz parte da china e fim de historia, a china não é mais comunista desde os anos 70, é apenas uma ditadura estatal que comanda o páis, estabeleçam a democracia, libertem o tibete e xinjiang e fim de historia, taiwan volta de braços abertos e a china continuara sendo grande e forte e democratica.

  2. Ai estah uma reinvidica;ao Chinesa que faz sentido , as cartas devem ser colocadas na mesa , Taiwan so existe porque os cumunas chineses foram extremamente intolerantes contra os nacionalistas , os dois grupos combateram os invasores separadamente mas as contribui;oes foram fundamentais para a vitoria , porem o feito dos nacionalistas nao foi reconsiderado pelos cumunas, se repetindo a velha mania de-se considerarem fundamentais , a china agora mais doque nunca deseja taiwan em suas gra;as , assim esvaziariam o discurso americano deque sua presen;a na regiao eh para defender a ilha , se livrariam da presen;a incomoda dos yankes , porem se nao se prontificarem a dar concessoes a Taiwan (tipo HONG KONG),dificilmente terao a ilha , seria uma troca justa a China devolver a coreia do norte em troca de Taiwan , no momento a CN pertence a China e Taiwan aos EUA , devolvendo a coreia norte a SEUL , abriram precedente para receberem a ilha de volta ! Nao se deve esquecer que na peninsula coreana , a parte que hoje estah o sul, sempre foram mais desenvolvidos e a administra;ao de toda a peninsula era feita por lah !

  3. Estupidez Taiwan confiar nos Chineses…

    Taiwan é um estado independente,mas se depender desses políticos patéticos,irá se aproximar de Pequim até eles os engolirem e aí será tarde…

  4. Nada de bla bla bla e conversinha fiada, tem que chegar e tomar a ilha de volta na marra.

    Se precisar chama o Putin que ele toma esta ilha em duas semanas e ainda põe os americanUs pra correr.

    Com Putin não tem conversinha mole não, já parte logo pra ignorância.

    Força Putin, Avante grande Rússia!

  5. O que Xi Jinping queria realmente dizer, mas ninguém entendeu:

    – É “clalo”, né, que eu entendo o desejo de vocês, né? Mas quando minhas “tlopas” “vielem” e “metelem” o pé na “polta”, vai todo mundo “plo” “paledão”.
    – Vocês me “entendelam”, né?

1 Trackback / Pingback

  1. Xi Jinping diz que entende desejo de Taiwan | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.