A SUPERIORIDADE MILITAR RUSSA SE CONFIRMA NA SÍRIA.

russia-superiority

A intervenção militar de Moscou na Síria não revirou simplesmente a sorte das armas e semeou o pânico entre os jihadistas. Ela tem mostrado ao resto do mundo, em situação de guerra real, as atuais capacidades do exército russo. Para surpresa geral, este dispõe de um sistema de empastelamento capaz de tornar a Aliança Atlântica surda e cega. Apesar de um orçamento muito maior, os Estados Unidos acabam de perder a sua preponderância militar.

A intervenção militar russa na Síria, que devia ser uma aposta arriscada para Moscou contra os jihadistas, transformou-se numa manifestação de poderio que altera o equilíbrio estratégico mundial. Concebida inicialmente para isolar os grupos armados dos Estados que os apoiam, em violação das resoluções decisivas do Conselho de Segurança, depois destruí-los, a operação é conduzida para cegar o conjunto dos atores ocidentais e seus aliados. Estupefato, o Pentágono está dividido entre os que tentam minimizar os fatos, e encontrar uma falha no dispositivo russo, e aqueles que, pelo contrário, consideram que os Estados Unidos perderam a sua superioridade em matéria de guerra convencional e que lhes será necessário longos anos para a recuperar

Lembre-se que em 2008, aquando da guerra da Ossétia do Sul, as Forças russas foram capazes de repelir o ataque georgiano, é certo, mas haviam mostrado ao mundo, sobretudo, o estado deplorável do seu equipamento. Ainda há dez dias atrás, o antigo secretário da Defesa, Robert Gates, e a antiga conselheira de Segurança Nacional, Condoleezza Rice, falavam do exército russo como uma força de “segundo nível”. Desde o início da colocação militar (na Síria- ndT), a Rússia instalou um centro de empastelamento em Hmeymim, a norte de Lataquia. De repente, o incidente do USS Donald Cook repetiu-se, mas, desta vez, num perímetro de 300 km; incluindo a base da Otan em Incirlik (Turquia). E, ainda persiste. Tendo o evento ocorrido durante uma tempestade de areia de densidade histórica, o Pentágono acreditou, inicialmente, que os seus instrumentos de medição estavam desregulados, antes de constatar que eles estavam “baralhados”. Todos alvo de empastelamento eletrônico.

Ora, a moderna guerra convencional repousa no “C4i”; uma sigla correspondendo aos termos em Inglês de “command” (comando), “control” (controle), “communications” (comunicações), “computers” (computadores) e “intelligence” (inteligência). Os satélites, os aviões e os drones (aviões teleguiados), os navios e submarinos, os blindados, e agora até mesmo os combatentes, estão ligados uns aos outros por comunicações permanentes, que permitem aos estados-maiores comandar as batalhas. É todo este conjunto, o sistema nervoso da Otan, que está atualmente empastelado na Síria e numa parte da Turquia.

Segundo o perito romeno Valentin Vasilescu a Rússia teria instalado vários Krasukha-4, teria equipado os seus aviões de aparelhos de guerra eletrônica SAP / SPS-171 (como o avião que sobrevoou o USS Donald Cook), e os seus helicópteros Richag -AV. Além disso, usaria o navio-espião Priazovye (da classe Projeto 864, Vishnya na nomenclatura da Otan), no Mediterrâneo.

Parece que a Rússia assumiu o compromisso de não perturbar as comunicações de Israel -local protegido pelos EUA-, de modo a deixar de implantar o seu sistema de empastelagem no Sul da Síria.

As aeronaves russas deram-se ao luxo de violar um monte de vezes o espaço aéreo turco. Não para medir o tempo de reação da sua Força Aérea, mas para verificar a eficácia do empastelamento-eletrônico na zona requerida, e para vigiar as instalações colocadas à disposição dos jihadistas na Turquia.

Mísseis de cruzeiro de alto desempenho.

Finalmente, a Rússia utilizou várias novas armas, como os 26 mísseis de cruzeiro furtivos3M-14T Kaliber-NK, equivalentes aos RGM/UGM-109E Tomahawk. Disparados a partir da Frota do Mar Cáspio – sem qualquer fundamento militar -, eles atingiram e destruíram 11 alvos situados a 1.500 km de distância, na zona não-empastelada – afim de que a Otan pudesse apreciar o desempenho. Estes mísseis sobrevoaram o Irã e o Iraque, a uma altitude variável de 50 a 100 metros, segundo o terreno, passando a quatro quilometros de um drone norte-americano. Nenhum se perdeu, ao contrário dos americanos cujos erros se situam entre os 5 e os 10%, segundo os modelos. De passagem, estes disparos mostram a inutilidade das despesas faraonicas do “escudo” anti-mísseis construido pelo Pentágono em volta da Rússia -mesmo se era oficialmente justificado como estando dirigido “contra os lançadores iranianos”.

Sabendo que estes mísseis podem ser disparados a partir de submarinos, localizados em qualquer ponto dos oceanos, e que eles podem transportar ogivas nucleares, os Russos recuperaram o seu atraso em termos de lançadores.

Em última análise, a Federação da Rússia seria destruída pelos Estados Unidos- e vice-versa- -em caso de confrontação nuclear, mas sairia vencedora em caso de guerra convencional.

Apenas os Russos e os Sírios estão à altura de avaliar a situação no terreno. Todos os comentários militares vindos de outras fontes, aqui incluídos os jihadistas, são infundados, porque só a Rússia e a Síria tem uma visão do terreno. Ora, Moscow e Damasco entendem tirar o máximo partido da sua vantagem e, mantêm pois, o sigilo sobre as suas operações.

Dos poucos comunicados públicos, e confidências de oficiais, pode concluir-se que pelo menos 5.000 jihadistas foram mortos, entre os quais numerosos chefes da Ahrar al-Sham, da al-Qaida e do Emirado Islâmico. Pelo menos 10.000 mercenários fugiram para a Turquia, Iraque e Jordânia. O Exército Árabe Sírio e o Hezbolla reconquistaram o terreno sem esperar pelos anunciados reforços iranianos.

A campanha de bombardeamentos deverá terminar no Natal ortodoxo. A questão que se colocará então será saber se a Rússia está autorizada, ou não, a terminar o seu trabalho, perseguindo para tal os jiadistas que se refugiam na Turquia, no Iraque e na Jordânia. Caso contrário, a Síria seria salva, mas, o problema também não seria resolvido por completo. Os Irmãos Muçulmanos não deixariam de procurar uma revanche e os Estados Unidos de os utilizar, de novo, contra outros alvos.

A operação russa na Síria foi concebida para privar os grupos jihadistas do apoio estatal de que dispõem, sob a cobertura de ajuda aos “opositores democráticos”.

Ela exigiu a utilização de armas novas e transformou-se numa demonstração de força russa.

Rússia dispõe agora de uma capacidade de empastelamento-eletrônico de todas as comunicações da Otan. Ela tornou-se a primeira potência em matéria de guerra convencional.

Este desempenho ateou a discórdia em Washington. É muito cedo para dizer se ela será favorável ao presidente Obama ou se isto será utilizado pelos “falcões liberais” para justificar um crescimento do orçamento militar.

Autor: Thierry Meyssan

Fonte: Dinâmica Global 

80 Comentários

  1. Isso que o Dinâmica Global afirma é pura balela. Prefiro acreditar nos manos reaças, fascistas e figadais Brothers yankes. Por que esses sempre disseram o contrário. Afirmaram para contestar, terem conhecimento intestinal de causa, já que afirmam habitar os intestinos Yankes. A manada (de muitos manos) reaças e fascistas, cursando a escola do nazismo, com viés tupiniquim, é quem deve ter razão.

  2. Essa superioridade já se confirmou na Europa quando os velhos bombardeiros russos voavam e ainda voam perto da cornualha britânica .. eu disse velhos bombardeiros russos.
    .
    Que exemplo melhor dos caças Su-30MKI da Força Aérea da Índia bateram os Typhoon da RAF em uma competição.
    .
    .
    (…) Em um dos mais intensos exercícios de combate aéreo internacional envolvendo a força aérea indiana, os pilotos da IAF voaram o Sukhoi Su-30 MKI e lograram o retumbante placar de 12 x 0 contra os caças da Força Aérea Real britânica em combates dentro além do alcance visual ( WVR e BVR) em exercícios simulando operações dogfighting.Em um subsequente Large Force Exercises (LFE) que contou com exercícios combinados entre formações de caças Eurofighter Typhoon e Su-30, os jatos IAF foram um pouco menos bem sucedidos, mas de forma constante, obtiveram uma vantagem expressiva sobre os Typhoon. (…)

    .
    (*) fonte: http://www.planobrazil.com/flankers-vs-typhoon-12-x-0-para-os-sukhois-indianos/

  3. Investimento em educação, ciência e tecnologia.
    Enquanto isso no Brasil o governo acha que a imposição da ideologia de gênero nas escolas é o mais importante e maior revolução que podem fazer pela educação.
    E repito, o investimento do governo em ciência e tecnologia é de míseros 0,28% do PIB.
    Estamos perdendo até para vizinhos sulamericanos.
    E vamos saldar os iluminados. Quanto mais mexer mais vai feder.

    • O PIB do Brasil é de 2,246 trilhão de dolares. 0,28% não é uma miséria. O que falta no Brasil é uma comunidade científica menos preocupada com verbas. Só pensam em verbas, mas resultado que é bom nada.

      • Cara, vou abrir uma exceção e comentar essa ignorância. Normalmente eu não respondo comentários sem fundamento ou lógica, mas esse é tão profundo que mexeu comigo.
        Pesquisa, ensaio, teste, protótipos, modelos, ferramental, softwares, etc, etc, etc, custa, e custa muito. Sem verba você não compra nem o seu café da manhã, brother.
        Se informe, procure um pesquisador, leia sites sérios.
        Já vi que você sabe tudo.

      • A culpa nunca é do governo corrupto e incompetente dos comunistas milionários.

        É dos americanos, dos empresários, do povo, da elite, das mulheres, dos homossexuais, e agora dos cientistas.

    • Um levantamento feito em 2014 se eu me recordo bem mostrou que enquanto nos EUA e na Europa o setor privado é responsável por pelo menos metade do investimento na área de ciência e tecnologia, no Brasil o governo arca com mais de 80 %! E não é por questão de estímulos fiscais, pois as empresas de lá investem muito acima do minimo exigido. A realidade é que existe uma grande falta de valorização para essa área por parte de setores importantes da sociedade brasileira como a imprensa, as empresas e os setores financeiros. Políticas ajudam, mas sozinho o governo não consegue fazer nada.

  4. Os russos tem o melhor exercito do mundo com um PIB menor que o do Brasil , sabem gastar melhor o dinheiro do contribuinte

    • Lá os militares são profissionais que se preocupam com a defesa do pais, não vivem pensando em dar golpes contra o governo.

    • Não são amigo. Por que não pesquisam antes de escrever essas coisas?

      Se pesquisar direito vai ver a grande fantasia que escreveu.
      Pesquisem antes de escrever.

      Assim não aparece pessoas como eu dizendo que vocês só dizem bobagem.

  5. Eu acho que nesse gigantesco “orçamento militar” dos EUAs tem é uma corrupção de proporções além da imaginação humana..Teoricamente o dobro dos orçamentos da Russia e da China juntas…Pois para onde está esse dinheiro? A India mandou sonda para Marte custando menos que um filme de Hollywood..Não fazem motores para foguetes, o B-2 já é vovo e nada de substitutos, F22 em unidades limitadissimas, tiveram que fazer o F35 senão não aguentavam..e assim por diante.

    • O B-2 tem mais de 20 anos em serviço e os russos até hoje não produziram algo semelhante em termos de furtividade. E a Northrop já foi escolhida para produzir o B-3…..

      O F-22 está em serviço enquanto o “T-50” não tem radar, motor e ainda por cima tem problemas em atingir o RCS especificado

      Que coisa não!??

      • Minhas assertivas são falsas?
        Hum… é mesmo!?
        Bom, antes de mais nada, vamos analisar a suas assertivas meu caro S-88.
        Você disse que o T-50 não tem motor, isso me deixou curioso pois se o PAK FA não tem motor como seus prototipos foram capazes de realizar mais de 120 voos?
        Convenhamos S-88 o T-50 tem motor, vc até pode defini-lo como provisório, de 4 geração e todo aquele blá, blá, blá… mas o fato é que o PAK FA, mesmo sem o seu motor definitivo, permace até hoje como caça de 5 geração com melhor desempenho de voo.
        E antes que vc venha com a balela de que os russos não conseguem desenvolver seu futuro motor:
        http://m.ria.ru/defense_safety/20150714/1127481915.html
        Você diz que o T-50 não tem radar, essa afirmação é no minimo digna de descrédito uma vez que o primeiro prototipo do radar do PAK FA ficou pronto em 2009 tendo sido executado testes de laboratorio com o mesmo até que em 8 de agosto de 2012 começaram seus testes em voo, some-se a isso que durante a MAKS 2015 foi anunciado que o radar do T-50 já está 99% pronto para a produção em massa, o T-50 de fato tem um radar.
        Você diz que o T-50 tem problemas para atingir o RCS especificado, mais eu te pergunto, vc ao menos sabe qual é o RCS especificado para o PAK FA?
        Obviamente não sabe, não só porque vc não digna a pesquisar sobre nada que advenha da Russia, mas tambem porque os russos nunca divulgaram qual o RCS especificado para o T-50, portanto vc não tem qualificação ou argumento algum para dizer qual RCS o T-50 deixa ou não de atingir.
        Como pode ver S-88 , são as suas afirmaçoes, e não as minhas, é que são falsas, tão falsas que toda a vez que vc vem com essa de “não tem radar, não tem motor…” vc sempre acaba desmentido.
        No mais continue a tentar me ofender e a não usar argumento algun, pois com isso vc apenas mostra que está errado alem de mostrar que você é o unico “APAE” aqui.

  6. Não sei.

    Caiu um avião civil. Dizem….Dizem que Israel bombardeou alvos no gola.

    Provavelmente contra informação mas vamos ver.
    O silent eagle para ontem pode ser a confirmação disso aí no artigo.

    Mas….vai dar conta?

  7. Off topic:

    QUEM TEM PODER PARA ACABAR COM LULA ???…

    Por Jorge Serrão

    Luiz Inácio Lula da Silva, com certeza absoluta, arrumou inimigos muito maiores e mais poderosos que ele. O chefão $talinácio agora experimenta o dissabor do próprio veneno que ajudou a cultivar. A máquina estatal capimunista, aparelhada por traidores e bandidos de toda espécie e vulnerável a coações, extorsões e subornos, começa a ser usada para destruir o mito Lula, a partir de seus elos mais frágeis: familiares e amigos mais próximos. Como eles não têm a blindagem milagrosa de Lula, desmancham-se diante de campanhas midiáticas de trituração, fomentadas com dossiês produzidos pelas mais sórdidas transnacionais da área de espionagem e inteligência empresarial.

    Essa é a explicação técnica para o vazamento absolutamente criminoso de transações bancárias milionárias, com indícios de irregularidades e que permitem ilações de toda espécie. Só um esquema bandido de espionagem consegue produzir a mágica de tornar público um documento supostamente produzido por uma das mais eficientes máquinas gestapianas do Ministério da Fazenda brasileiro: o COAF – Conselho de Controle de Atividades Financeiras. O problema institucionalmente gravíssimo é: Quem pode garantir que seja verdadeiro o documento que detalha movimentações de R$ 500 milhões feitas por 103 pessoas e 188 empresas, revelando grandes saques em espécie, transações sem motivos justificados ou sem explicação sobre a origem legal dos recursos?

    Algo gravíssimo vem acontecendo, há muito tempo, nos bastidores econômicos brasileiros, com a lamentável conivência e omissão do Judiciário. Os passos desta sacanagem são fartamente conhecidos por magistrados, membros do Ministério Público, da Polícia Federal e das maiores bancas de advocacia – que se omitem em denunciá-los abertamente, por conveniência ou medo real de represálias. O método é empregado, fartamente, para acionar os aparelhos repressivos estatais, com a finalidade de destruir ou neutralizar adversários ou inimigos, seja de quem está no poder ou de quem almeja chegar no topo da política e dos negócios.

    A estrutura ilegítima e imoral de inquisição é manjada. Transnacionais de espionagem conseguem recolher, de forma ilegal, via extorsão ou corrupção, informações financeiras de pessoas e empresas que deveriam estar sob proteção constitucional de sigilos. Os dados são analisados, reunidos e transformados em “dossiês” repletos de documentos gritantemente falsificados, mas com informações que poder ser verdadeiras ou meramente verossímeis. Vendido a peso de ouro a grandes firmas de lobby, o material serve para o “assassinato de reputações”. Basta vazar na imprensa (geralmente, também, na base da corrupção) e, em um passe de mágica, se torna “fonte de investigação”. Em geral, logo se transforma em inquéritos policiais e procedimentos investigatórios do Ministério Público até se tornar um processo judicial.

    Lula e seus aliados estão sendo triturados pela máquina de assassinar reputações – que até outro dia prestava relevantes serviços ao grupo político deles. Por isso, soa como babaquice pura a reclamação feita pelo Instituto Lula à reportagem da revista Época que denuncia os tais “documentos do Coaf” que foram parar na CPI do BNDES, com escala estratégica na redação da publicação: “A revista não tem interesse em entender ou reportar os fatos de forma fiel, quer apenas construir ilações. Não tem o que se chama de jornalistas investigativos: são apenas redatores sensacionalistas, operando documentos vazados ilegalmente. Não apresenta fatos, quer apenas especular e fazer barulho em cima de tais documentos, tentando criar factoides políticos, vender mais revista e fazer audiência em redes sociais”.

    Certamente cometendo um “ato falho”, a assessoria do ex-Presidente Lula acaba dando legitimidade ao tal “documento” que expõe um fenômeno financeiro milagroso. Como Lula, tendo apenas uma renda mensal declarada de R$ 3.753,36 (valor claramente subestimado, porque ele tem “aposentadorias” de ex-Presidente, “perseguido político” e especial por invalidez do INSS), consegue ter movimentado R$ 52,3 milhões entre crédito e débito? Como foram mapeados R$ 27 milhões em recebimentos e R$ 25,3 milhões em transferências da super próspera empresa L.I.L.S Palestras, Eventos e Publicações?

    Os detalhes de tais operações causam revolta em qualquer Durango kid… Mas, antes de embarcar no emocional de ficar pt da vida com tanta grana suposta ou realmente movimentada pelos negócios de Lula, é fundamental fazer uma perguntinha bem idiota, com ares de advertência: Quem autorizou o COAF a fazer tal investigação, se ela realmente ocorreu do jeito como foi narrado na reportagem da Época? Algum juiz? Alguém do MPF? Algum delegado? Algum burocrata do Ministério a Fazenda? O ministro Joaquim Levy (tão atacado por Lula)? Os banqueiros? A Presidenta Dilma? Ou o James Bond?

    Se o culpado é o último a lista, seria bom que Luiz Inácio Lula da Silva solicitasse uma salvadora audiência com a Rainha da Inglaterra. Até porque são fortes as evidências de que o companheiro $talinácio tenha sido mais uma entre tantas vítimas de um dos mais eficientes serviços internacionais de espionagem e contra-informação – know-how que os britânicos têm fama de ostentar. Nem vale citar quem faz isto, porque seria “escroltizar” demais este artiguinho ingênuo…

    O fundamental para o Brasil é saber que são muito comuns e constantes os assassinatos de reputações viabilizados por dossiês produzidos por espionagem ilegal. A máquina estatal de trituração é acionada tanto para perseguir políticos, quando para eliminar empresários concorrentes, e até para ferrar qualquer cidadão que, intencional ou casualmente, atrapalhe algum grande esquema de conquista, manutenção ou ampliação de poder. Já experimentou perguntar “por que as coisas demoram tanto a mudar para melhor no Brasil”?

    O jornalista e filósofo Olavo de Carvalho já deu uma pista. Ele escreveu dia 30 de outubro, em seu Facebook, uma inquisidora verdade que dói: “Como é que um governo continua durando com apenas um por cento de apoio da população?” Olavo mesmo respondeu de bate pronto: “É que o um por cento se compõe de: a) As quinze famílias mais ricas do país e, de modo geral, toda a oligarquia bancária e empresarial; b) A classe política praticamente inteira; c) A grande mídia; d) Professores universitários; e) Show business; f) Juízes; g) Forças Armadas. É a elite contra o povo. É a minoria mais cínica e prepotente que já se viu no mundo, sustentando uma ditadura sórdida e garganteando a ‘estabilidade das nossas instituições’.

    O Mestre Olavão só cometeu uma pequena imperfeição, certamente na pressa emocional da digitação no Face. Não se pode nem deve chamar essa turma de “Elite”. Até porque eles não são “os melhores entre os melhores”. Dá para aceitar que eles sejam definidos como “zelites”. Na verdade, eles e mais alguns outros componentes formam a Oligarquia que sustenta o Governo do Crime Organizado no Brasil. Geralmente, eles são meros paus mandados do esquema que controla o Brasil de fora para dentro.

    As pessoas de bem precisam se unir para acabar com o Capimunismo de quadrilhas no Brasil – um monstro centralizador, cartorial, cartelizado, cooptador, corrupto e canalha que estrutura a (des)governança do crime organizado. Precisamos de muita estratégia e trabalho de (contra) inteligência para romper com o reinado dos bandidos. Enquanto tal ação não se efetiva com eficiência, vamos assistindo aos constantes assassinatos de reputação. Hoje pode ser o Lula. Depois um empresário e, no fim, você, leitor deste artiguinho que deveria figurar nos anais do “Iluminismo de Classe Média”.

    Quem tem poder para acabar com Lula? Elementar resposta, meu caro Watson: o mesmo que vem acabando com você e o Brasil… Precisa desenhar mais?! Lula vai dançar porque é um mero agente descartável do verdadeiro inimigo do Brasil. Simples, assim…” …

      • Em que mundo você vive burguesinho? Vocês petralhas já perderam as ruas, precisam pagar pão com mortadela para idiotas segurarem faixas e cartazes para vocês e os próceres do ParTido sequer podem tomar uma cervejinha que são hostilizados pelo povo…..

        Já que o Apedeuta é popular, por que ele não vai na Av. Paulista conferir in loco a popularidade dele?

  8. Lamentável esse tipo de “jornalismo” e desinformação.

    Agora terá 500 postagens de brigas e xingamentos que não vão a lugar nenhum, visto que o editor não entende nada do assunto e não pode servir de mediador.

    Mostrem provas ou evidências sérias…

    • “Agora terá 500 postagens de brigas e xingamentos que não vão a lugar nenhum, visto que o editor não entende nada do assunto e não pode servir de mediador.”

      Bom, aí já não sei, mas seja como for, não faça como o colega “Adamastor” que deixou de ler e participar do PB….rsrs!

      E lembre-se JPC3/Deagol:

      “A Rússia nos esmagaria na hipótese de um eventual confronto”

      Sir. Michael Graydon, ex-comandante sênior da Força Aérea Real do Reino Unido (RAF)

      😀

    • As sandices de Thierry Meysan, notório antissemita que sempre advogou pela destruição do Estado de Israel, dispensam comentários. Qualquer pessoa minimamente inteligente dá risada das bobagens que ele escreve, ainda mais agora que ele resolveu investir na puxação de saco à Putin.

      Mas à caricatas tietes russas, apenas resta elogiar o pastelão barato do autor trombadinha….

  9. Deus do céu, quanta bobagem…

    Aham, “empastelou” a base de Incirlik… Mas mesmo assim os caças russos foram interceptados pelos F-16 turcos…

    Outra pérola: nenhum míssil de cruzeiro se perdeu… Apenas um que caiu no Irã…

    Mas a melhor de todas é dizer que a Rússia venceria os EUA e a OTAN numa guerra convencional…

    É tanta bobagem que resta qualificar isso aí de “wish to be” e peça de propaganda.

    Aliás, da muito malfeita.

      • “Meu sanduíche de mortadela e meu suco de caixinha eu compro com o meu dinheiro”

        Coisa de quem acredita em Papai Noel, Duende, Coelhinho da Páscoa e Sputnice….rs!

      • Tampouco você! Por isso precisa ficar bravateando aqui. Mas fica tranquilo que todos os que comentamos nos blogs de defesa sabemos quem você é! E fazemos muita piada desse seu estilo caricato…..

        Saudações

      • Uiii…!!!
        .
        (…) “Mas fica tranquilo que todos os que comentamos nos blogs de defesa sabemos quem você é! (…) – Comentário => S-88 — 4 de novembro de 2015 at 17:51
        .
        Então diz ai “i”sperto…, quem sou eu…?
        .
        Saudações,
        .
        konner

      • Bá, Konner.

        Me desculpe, publicar esse tipo de notícia sem fundamento sério nenhum é só para alimentar os trolls.

        É triste esse tipo de coisa.

        Democracia sem regras, não existe.
        A interent está repleta de gente falando mentiras, asneiras e baixarias como warpth. Em grande parte porque vocês alimentam.

        Critico muito os comentaristas, mas não os editores, porém esse tipo de “informações” não contribui em nada.

        Vocês estão induzindo as pessoas ao erro.
        O público não tem obrigação de ser especialista, vocês sim.

      • Mas bá tchê…,
        .
        Qualquer comentário diferente não seria você….
        .
        Afinalll…, pra que tu existes…???
        .
        Saudações,
        .
        konner

      • Fica assim triste não JPC3…!!!
        .
        Todos nos da blogosfera sabemos que – informações sérias – são só os seus comentários que nos traz, fica tranquilo…, pois…, nada mudou…, eu prometo…
        .
        Saudações,
        .
        konner

      • Ai…, JPC3…!!!
        .
        Tive uma ideia…!!!
        .
        Porque você não junta todos estes comentários – SÉRIOS – em um blog só seu…???
        .
        Cara vai ser “ÓTIMO…”, tantas INFORMAÇÕES corretas…, de fontes FIDEDIGNAS…, já pensou que maravilha…, “MAL POSSO ESPERAR…”.
        .
        Saudações,
        .
        konner

    • É Vader…. ainda estou esperando para ver os “mísseis dos navios da OTAN voarem sobre as cabeças das banheiras Russas e bombardearem a Síria”….. mas tudo… eu sou paciente… rs!

    • não é querendo defender a matéria não, também acho ela absurda de tão exagerada, mas ECM não impede interceptação necessariamente, existem muitas técnicas alumas conseguem degradar a distância de detecção, outra fornecem informações falsas sobre o alvo desde o tipo até a direção, posição e velocidade…
      Tão pérola quanto a matéria é tomar a afirmação dos mísseis de cruzeiro e suas quantidade como verdadeiros, como você sabe que foram quatro que caíram, a Rússia informou a disparo de 24 e atingiram 11 alvos, como você garante que não foram 13 mísseis para o chão? Os EUA insistem em dizer o milagre sem mostrar o santo e depois vocês ficam criticando quem aparece aqui pra falar do ECM que desliga AEGIS…

  10. Os EUA e OTAN estavam retardando o ataque ao ISIS, não interessam os motivos. Rússia decide e faz, também sem considerar os motivos. Melhor comparar o poderio quando os dois (ocidente e Rússia) estiverem atuando com o mesmo empenho, não acham?

  11. Para a americanalhada decepcionada e enraivecida, uma singela musiquinha:

    “encosta sua cabecinha no meu ommmbro e CHORA…”

    rsrsrsr! 😀

    • “Sou engenehiro, mas ninguém acredita porque não entendo nada de engenaharia e só escrevo bobagem.”

      É mais fácil nós sermos pilotos do você ser engenheiro.
      Que já vimos que não é verdade.

      Pois já ficou provado que você não sabe nada sobre projetar e desenvolver.

  12. A matéria em si dá a entender que a pessoa que a escreveu estava lidando com os sistemas da OTAN pessoalmente, o que não parece ser verdade, um pouco de propaganda aqui e ali, vida que segue….
    É inegável que os russos vêm se utilizando de inteligência, interceptação dados e muito provavelmente sistemas de interferência eletrônica, a quantidade de alvo atacadas por dia é prova que eles possuem um robusto sistema de aquisição e troca de informação, além é claro da capacidade de transformar tudo isto em pontos no terreno que se convertem em coordenadas no sistema glonnas, que permite realizar ataques com precisão mesmo à noite e com bombas inteligentes ou não (e antes que algum hater venha questionar a veracidade da informação, basta olhar inúmeros vídeos de caças decolando com bombas “burras” no mais absoluto escuro na síria para bombardear seus alvos). Apenas se alguém achar que os russos estão empregando táticas da segunda guerra, fazendo tapetes de bomba, um ataque noturno com bomba não guiadas revela uma imensa qualidade nos sistemas de aquisição de alvos pelas aeronaves
    Sobre a real capacidade de interferência eletrônica russa, é difícil saber ao certo o que se passa, temos notícias em que Mig-29 “travaram” seus radares em F-16 turcos por minutos, bem eu duvido muito que essa aeronave realmente esteve envolvida, então ou o governo turco “omitiu informações” ou passa ser uma possibilidade que as aeronaves tenhas recebido um sinal falso muito semelhante ao antigo radar do Mig. Quem poderia fazer isso?
    No mais, temos na Síria uma bela amostra do poderio russo, Navios provendo cobertura SAM de longo alcance, sistemas antiaéreo de curto, sistemas de interferência e vigilância eletrônica a partir de veículos e aeronaves especializadas, caças equipados para realização de missão de superioridade aérea incluindo Pods interferidores, uma variedade de aviões de ataque com capacidades semelhantes porém com características levemente distintivas uma das outras tornando-as ideais para vários tipos de missão e claro um grupo de soldado fazendo a proteção de toda as instalações russas.
    Neste cenário esta matéria talvez seja um grande exagero, mas me parece ingenuidade ou implicância achar que os “sistemas adversário operam sem maiores dificuldades”.

    • Olha caraca, cada vez mais mais aOTAN respeita a crescente capacidade de guerra eletrônica russa. Tem havido notícias de que ele tem conseguido jamear muitos sistemas ocidentais na Ucrânia, por exemplo.

      Certamente a capacidade deles merece respeito, mas a fundamentação deste texto é muiot fraca e de uma fonte que já foi desmentida diversas vezes.

      Só em usar o exemplo do AEGIS já dá para ver qual a é intenção da matéria.Até podem jamear radares e comunicações, mas paralisar um navio é bobagem.

      Até porque ninguém usa suas reais capacidades de guerra eletrônica em tempos de paz.

  13. Putz…

    E como exatamente a Rússia iria superar a OTAN em combate convencional…? A capacidade eletrônica não está presente só de um lado… Ora pois… Sistemas americanos vem se mostrando extremamente eficientes nas ultimas guerras.

    Também não tem mais Pacto de Varsóvia como escudo… Pelo contrário… Seria a Rússia contra EUA e toda a Europa… Não seria simples como muita gente pensa…

    • Por favor, envie este comentário ao Pentágono…
      .
      Quem sabe eles acreditam, e então se acalmam deixando de lado toda esta — mega política — internacional de contenção a Rússia.
      .
      A final né…, não há nada mesmo a temer…, é só um bando de coitados bebedores de Vodka…
      .
      Saudações,
      .
      konner

1 Trackback / Pingback

  1. A SUPERIORIDADE MILITAR RUSSA SE CONFIRMA NA SÍRIA. | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.