Defesa & Geopolítica

Britânicos encomendarão mais 4 Submarinos Nucleares Trident

Posted by
tridentTradução e Adaptação: E.M.Pinto
A Grã-Bretanha vai encomendar mais quatro novos submarinos nucleares, segundo anunciou o primeiro-ministro David Cameron na conferência do Partido Conservador em Manchester.

Em uma mensagem clara ao líder do Partido Trabalhista “anti-Trident” Jeremy Corbyn, o Primeiro Ministro disse que quatro novos submarinos seriam ordenados para substituir a frota existente, que será aposentada.

Em seu primeiro discurso no Congresso desde que os Conservadores ganharam uma maioria parlamentar nas eleições gerais de maio, Cameron aproveitou a ocasião para apresentar uma forte oposição à postura política externa de Corbyn, destacando a importância de um forte elemento dissuasor nuclear.

Ele disse a um salão lotado que a dissuasão nuclear do país é a “apólice de segurança”, acrescentando que o governo vai se comprometer com a meta da OTAN de manter os gastos em defesa na faixa dos 2% do PIB.

“A nossa dissuasão nuclear independente é nossa apólice de seguro final – este governo vai encomendar quatro novos submarinos Trident”,

disse Cameron.

Cameron denunciou ainda o que chamou de ” Ódio à Grã-Bretanha “ referindo-se a ideologia de Corbyn, acusando-o de ser um simpatizante terrorista que acreditava que a morte de Osama Bin Laden foi uma “tragédia”.

“E sobre o assunto de proteger nosso país do terrorismo, deixe-me dizer o seguinte: Milhares de palavras foram escritas sobre o novo líder do Partido Trabalhista. Mas você realmente só precisa saber uma coisa: ele acha que a morte de Osama bin Laden foi uma “tragédia”.

“Não. A tragédia é cerca de 3.000 pessoas assassinadas numa manhã em Nova York.

“As tragédias são as mães e os pais que nunca chegaram em casa do trabalho naquele dia. A tragédia são as pessoas pulando das torres depois dos aviões atingiram.

Em resposta a assessoria de imprensa Corbyn disse que o discurso foi um “sinal certo de que [Cameron] está abalado com a re-energização do Partido Trabalhista.

“Com cortes de créditos fiscais e uma falha continua na habitação, sua afirmação de que os conservadores  o partido dos trabalhadores está sendo exposto.”

Corbyn usou seu primeiro discurso na conferência do Partido Trabalhista em Brighton, na semana passada para apresentar a sua oposição à renovação do programa Trident de submarinos.

Ele enfrentou uma embaraçosa derrota, no entanto, depois de apenas 0,16 % dos delegados sindicais, que lhe forneceram muito apoio durante a campanha de liderança, com o apoio de um debate sobre Trident.

Falando na ocasião, Cameron disse que estava satisfeito com o resultado.

Os novos submarinos Trident são susceptíveis de ser construídso em Barrow-in-Furness, que é o lar dos estaleiros históricos britânicos.

FOnte: RT

shared on wplocker.com