Agora é oficial… A Assessoria da Presidência Francesa acaba de anunciar que o Egito vai adquirir os dois LHD da classe Mistral, originalmente destinados à Rússia (Sevastopol e Vladvostok).
O anúncio foi feito após o presidente da República francesa se reunir com o presidente Abdel Fattah Al Sissi atual governante do Egito. Segundo nota, ambas as partes concordam que a princípio os termos da compra amparam a aquisição dos dois navios anfíbios de classe Mistral.
De acordo com o comunicado oficial da Presidência francesa, o Egito passa agoraa ser o destino dos dois navios centro de uma disputa internacional desencadeada pelos conflitos na Ucrânia, os quais, acabaram por restringir à Rússia ao acesso as armas e componentes críticos de procedência ocidental.
Entretanto, a compra dois navios não encerra por si só as polêmicas envolvendo o até então “Sevastopol” e “Vladvostok”. A Rússia reclama na corte internacional os direitos devido à “quebra” de contrato e não entrega dos navios pela França. A batalha nos mares deve ainda continuar até que uma solução definitiva seja aceita por ambas as partes envolvidas.
Os LHD Mistral foram às mais expoentes vítimas Militares das sanções impostas à Rússia, se tornaram um ícone das disputas e do intrincado jogo de xadrez que se implantou na diplomacia internacional, resultando da declarada participação Russa no conflito que culminou na anexação da Criméia e, subsequente declaração e independência de estados, atos os quais partiram a Ucrânia em três territórios ainda em litigio e confrontos.
Pingback: Agora é oficial: “Sevastopol” e “Vladvostok” os Mistrais russos vão para o Egito | DFNS.net em Português
Pingback: Agora é oficial: “Sevastopol” e “Vladvostok” os Mistrais russos vão para o Egito | Guerra & Armas