Agora é oficial: “Sevastopol” e “Vladvostok” os Mistrais russos vão para o Egito

vladvostok3-600x406E.M.Pinto

Agora é oficial… A Assessoria da Presidência Francesa acaba de anunciar que o Egito vai adquirir os dois LHD da classe Mistral, originalmente destinados à Rússia (Sevastopol e Vladvostok).

O anúncio foi feito após o presidente da República francesa se reunir com o presidente Abdel Fattah Al Sissi atual governante do Egito. Segundo nota, ambas as partes concordam que a princípio os termos da compra amparam a aquisição dos dois navios anfíbios de classe Mistral.

De acordo com o comunicado oficial da Presidência francesa, o Egito passa agoraa  ser o destino dos dois navios centro de uma disputa internacional desencadeada pelos conflitos na Ucrânia, os quais, acabaram por restringir à Rússia ao acesso as armas e componentes críticos de procedência ocidental.

Entretanto, a compra dois navios não encerra por si só as polêmicas envolvendo o até então “Sevastopol” e “Vladvostok”. A Rússia reclama na corte internacional os direitos devido à “quebra” de contrato e não entrega dos navios pela França. A batalha nos mares deve ainda continuar até que uma solução definitiva seja aceita por ambas as partes envolvidas.

Os LHD Mistral foram às mais expoentes vítimas Militares das sanções impostas à Rússia, se tornaram um ícone das disputas e do intrincado jogo de xadrez que se implantou na diplomacia internacional, resultando da declarada participação Russa no conflito que culminou na anexação da Criméia e, subsequente declaração e independência de estados, atos os quais partiram a Ucrânia em três territórios ainda em litigio e confrontos.

15 Comentários

  1. A Rússia vai receber compensação financeira por isso aí.

    Agora o Egito tá podendo heim, um país menor que o nosso economicamente que leva os dois de uma vez só… quem tem vontade de estar bem armado pra defender seu país não mede esforços pra garantir a segurança de seu povo!

    E Israel, o que dirá disso tudo??

    Valeu!

    • Será que os egipanos pagarão com o dinheiro da mesada que eles recebem do tio Sam ou do califado jihagista saudita ( Arábia Saudita ) ? ….uma coisa é certa … os franceses souberam a quem cobrar a conta … rsrsrsr … e de quebra os russos venderam para os egipanos alguns brinquedinho … logo os russos que estão sobe as sanções dos EUA … hahahaha … só rindo … hahahaah..

  2. Provavelmente serão comprados com financiamento saudita.
    2 Mistrais. 1 Fremm, 5 Gowinds, 2 corvetas russas (não lembro o modelo), 24 Rafales, KA 52, provavelmente 46 Mig 35, fora F 16, Abrams entre outros.
    Arsenal pesado para um país do porte do Egito, prova que eles se preocupam com sia defesa.
    Resta saber se terão condições de operar tudo isso.
    Já o Brasil…….

  3. Em breve, muito breve, estes navios estarão zarpando do Egito para a Rússia. Esperem para ver! Vamos ver qual o ganho que o país árabe vai ter.

  4. Do jeito que o Egito é “confiável”, seguram um ano estas unidades e entregam pros Russos adiante… isso se já não for os próprios Russos que estejam financiando esta compra por debaixo dos panos já pensando em recuperá-los … seria uma guinada estratégica e política muito interessante….

    • Com certeza, e pela “moleza” que essa negociação de seu, sem xiliques, aposto que o próprio Hollande sabe disso. Ele aceitou entregar os Minstrais a Rússia porém indiretamentte para se rediimir de culpa.

    • Bem pensado!

      O Egito é aliado da Rússia?

      Acho que li no SputnikNews que a França não podia vender para qualquer país.
      A venda para determinado país tinha que ter o aval da Rússia.

      abs

  5. Navios franceses comprados para Egito Arábia Saudita e outros países árabes ricos, para garantir a sua segurança não pode ser vendido para os países “terceiros”, bem como futuros submarinos alemães. No momento não há possibilidades técnicas do Egito para usar esses navios sem ajuda francesa. Provavelmente um dos navios, com uma tripulação francesa, irá basear-se na base francesa em Djibouti sobre Iémen. (Os árabes têm o dinheiro para os marinheiros franceses …) Não há navios de superfície de Estados Árabes não representam uma ameaça para Israel. Desculpe-me por uma transferência bancária …

  6. O amigo Valdez levantou uma questão interessante… E se o Egito estiver servindo de laranja para uma venda indireta dos navios para a Rússia???

    Relações internacionais são interesse puro…

  7. Se o equipamento que está dentro é tudo russo, quem vai ensinar a usar os equipamentos aos egípcio? Acho que foi a maneira mais econômica dos russos comprarem os Mistrais. Logo teremos uma nova Chong Lot Travel Agency comprando Vladvostok para servir de cassino em Sebastopol!

  8. O Brasil tinha condições de usar U$ 1 Bilhão de dolares das suas reservas financeiras, e comprar a vista as 2 embarcações, que seriam de grande proveito para a defesa do nosso imenso litoral. O cavalo passou encilhado, e o Governo brasileiro perdeu essa grande oportunidade.

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Agora é oficial: “Sevastopol” e “Vladvostok” os Mistrais russos vão para o Egito | DFNS.net em Português
  2. Agora é oficial: “Sevastopol” e “Vladvostok” os Mistrais russos vão para o Egito | Guerra & Armas

Comentários não permitidos.