MD baixa normativa que restringe a informação aos cidadãos

Prezados Leitores

 

Segue anexa a PORTARIA NORMATIVA Nº 1.688/MD, DE 5 DE AGOSTO DE 2015, que Aprova a “Política de Segurança da Informação e Comunicações da Administração Central do Ministério da Defesa e dá outras providências”.

O texto longo, de 13 páginas, é de suma importância, pois restringe os conteúdos passíveis de informação ao público; o assunto fica restrito aos interesses e conhecimento de poucos. A partir de agora, o assunto Defesa no Brasil passa a ser controlado.

Mais uma vez o país nada contra a maré da informação. A sociedade perde o acesso democrático e, com isso, o interesse no tema “Defesa”.

Perdem, especialmente, as Forças Armadas, e não podemos avaliar de fato quem – ou se alguém – realmente se beneficia deste tipo de atitude, atualmente cada vez mais condenada nos Estados Unidos e no cenário europeu, onde os conteúdos informativos são tornados públicos da maneira mais transparente e democrática possível.

Sugiro a leitura

Edilson Pinto

MINISTÉRIO DA DEFESA _ Portaria Normativa 1688_2015 (clique aqui para ler)

 

14 Comentários

  1. então vamos la

    nos estados unidos o linha de frente militar mundial

    não se fala ate tal linha

    na russia linha de frente militar também não se fala ao civil ate tal linha

    na frança Inglaterra , Alemanha , japao ,não se fala para o publico civil ate tal linha

    e etc etc e tal

    e aqui no brasil nos temos que ter uma forças armadas falando o que

    logico que da mesma forma que as outras ate tal linha

    os cidadão , que cidadão pois isso interessa aos guerreiros e não qualquer bnda lelé que não faz parte de nade so sabe criticar

    logico que vai ter muita matéria ,mas por que tem que ser passado ate quantos parafusos comprou ou quantos misseis compraram etc etc etal

    aposto que a grade maioria do comando gostou da noticia

    agora a oposição vai chorar e falar que isso não poderia acontecer

    mas todoas as forças armadas mundiais fazem isso

    e também isso esta ocorrendo pois o juizeco aquele que quer atrasar o brasil quer entregar as conquistas nucleares para por no outdoor e com isso trazer toda iea para o brasil e dessa forma atrapalhar todo andamento do que aqueles que não querem permitir o brasil ter o domínio tem mais de milhões

    eu compreendo e aprovo !!!! sem demagogia

  2. Ela é tão simples e primária, no ambito de segurança da inforrmação, que o que assusta é saber que não havia nada igual ou pareicdo vigindo.

  3. Qualquer empresa tem seus segredos e devem ser preservados, na defesa da mesma forma, em nome da democracia não devemos nos expor sem restrição alguma, já basta a espionagem dos “parceiros estratégicos”.

  4. Só para exemplificar o quanto pode causar de comprometimento a divulgação descontrolada, irresponsável ou até criminosa de informações de classificação sigilosa; tome-se como exemplo a divulgação antecipada da possível/provável aquisição do navio de desembarque Siroco pelo Ministério da Defesa, onde se divulgou também que nem as autoridades competentes da MB ligadas a área em comento tinham conhecimento de como a matéria vazou para imprensa.

    Ora! é a casa de mãe Joana? Os cidadãos devem ter conhecimento dos atos praticados pelas instituições públicas e pelas ações dos seus gestores, isso é um fato, mas ter acesso ao nível de detalhamento dos assuntos classificados como sigilosos e principalmente os que poem em risco a segurança pública e institucional, a ordem pública, a estabilidade política-governamental e ou a segurança nacional isso é outro fato e que tem que ser levado muito a sério em nosso país. Cada macaco no seu galho.

  5. Também concordo vejam o que essa imprensa corrupta faz no nosso país, assuntos de Estado, Divulgados na Imprensa, expondo o Almirante Othon é o programa militar da marinha, coisa que só acontece aqui no Brasil, demorou essa normativa.

  6. Esse pais é mesmo um ninho de ratazanas.
    No Brasil com a prerrogativa da liberdade se escancara assuntos de defesa e de justiça.ponto

  7. Só um idiota prá acreditar que os EUA e outras potencias mundiais revelam tudo que pesquisam e possuem em termos de armamentos de defesa e ataque. Quem escreveu essa matéria ou é muito inocente ou tem interesses terceiros. Manter segredo é comum em todos os países militarmente mais fortes, sejam democráticos, socialistas, parlamentaristas ou comunistas. Os EUA por exemplo apenas querem que os outros declarem tudo o que possuem para controlá-los melhor, mas eles não fazem e nunca farão o mesmo. Apoio essa medida de restrição de informação. Existem certas coisas que não devem tornar-se públicas.

    • Mas tenha uma certeza,sempre foi filosofia militar Brasileira trabalhar em segredo.
      Tambem temos coisas secretas longe do conhecimento ate da maioria militar.O que dira de politicos e da nossa midia comprada e vendida que é na verdade ferramenta de interesses externos.

1 Trackback / Pingback

  1. MD baixa normativa que restringe a informação aos cidadãos | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.