Cai apoio dos alemães à Otan

0,,17628105_303,00

Estudo mostra que a maioria dos alemães não apoiaria uma ação militar do país em defesa de parceiros na aliança atlântica. Na Rússia, aumenta a rejeição ao Ocidente.

A confiança dos alemães na Organização do Tratado do Atlãntico Norte (Otan) está em queda. Uma pesquisa realizada pelo instituto americano Pew Research Center, divulgada nesta quarta-feira (10/06), indica que a maioria da população não apoiaria uma ação de seu país em defesa dos parceiros da Otan. Segundo o estudo, 39% dos alemães consideram a Rússia a principal responsável pelo conflito na Ucrânia. No entanto, se Moscou entrasse em um “grave conflito militar” com algum país aliado da Otan no leste europeu, apenas 38% dos alemães apoiariam o envio de soldados da Bundeswehr, as Forças Armadas do país.

Considerando os habitantes dos oito países-membros da Otan, 48% dos entrevistados concordariam com uma intervenção militar, enquanto outros 42% entendem que esta seria uma atitude equivocada. Também na França e na Itália, os resultados da pesquisa do instituto americano revelaram que a população é, em grande parte, contra o envolvimento da aliança em um conflito dessas proporções. Os países em que os entrevistados se manifestaram de modo mais favorável a uma ação militar da Otan foram os Estados Unidos (56%) e a Polônia (48%).

Queda na popularidade

Na Alemanha, apenas 55% da população têm uma visão positiva da Otan. Em 2009, essa parcela era de 73%. No leste do país, a rejeição à entidade é ainda maior: apenas 43% têm uma boa impressão da aliança, enquanto 46% a rechaçam. A pesquisa revelou também que os dois lados do país discordam quanto ao presidente russo, Vladimir Putin. No oeste, apenas 19% têm uma opinião positiva a seu respeito, enquanto no leste, essa fração foi de 40%. Por outro lado, na Rússia, aumentou a rejeição à Otan e ao Ocidente. Somente 12% dos entrevistados se manifestaram favoráveis à aliança atlântica, e 31% expressaram opiniões positivas a respeito da União Europeia. O instituto Pew entrevistou, em maio, mais de 11 mil pessoas nos EUA, Canadá, Alemanha, Espanha, Itália, França, Reino Unido, Polônia, Ucrânia e Rússia.

Fonte: DW

8 Comentários

  1. Foi o que explanado pelo o Oráculo …. ” os europeus pensam umas 5 mil vezes quando se trata da Rússia ” ….. os alemães já sentiram na pele o que é um rolo compressor russo , os poloneses tem memória curta e os americano vão aprender como se dança a música do cossaco sem o saco ….. vão chupar cana e assoviar ao mesmo tempo … riririri … 😉
    .
    .
    ♪♬…♭♩..♬♪ .. 😀 ..:D ..♪♬ ..♬♪ … 😀 … 😀 …♬♪
    .
    .
    A POLCA DOS OTARIANANOS
    .
    .
    .
    (…)
    .
    Encher-o-saco
    Puxa-saco
    Sem-saco
    Cossaco
    .
    Péla-saco
    Encher o saco
    Cassaco
    Foi pro saco
    Dá no saco
    Lambe saco
    Saco
    .
    Pela saco
    Puxar saco
    Pé no saco
    Puxa saco
    Pela-saco
    .
    Pôr a viola no saco
    Coçar o saco
    Encheção de saco
    Farinha do mesmo saco
    .
    (…)

  2. O apoio dos Alemães à OTAN é baixo desde antes da guerra nos Balcãs. Já naquela época os Alemães e outros membros da OTAN já questionavam a necessidade da aliança tendo e vista o fim humilhante do Pacto de Varsóvia.
    Alguns membros não encontravam justificativa para os gastos necessários para manter a Organização e outros queriam que ela se espandisse para além do “Atlântico Norte” 😉 .
    A Guerra nos Balcãs, do modo que aconteceu, parece que foi uma medida para “mostrar” a necessidade da Organização e de lá para cá…nunca mais parou.

  3. Objetivo plenamente atendido, pelos “pacifistas do planeta” rejeições mutuas. Ambiente perfeito para eclodirem mais guerras.

Comentários não permitidos.