Por Copa-2006, Alemanha ofereceu 1.200 morteiros para Árabia Saudita, revela mídia

622_69f4d1ce-4f5e-3ec4-be62-b85fc11cf7fa

As acusações de compra de votos contra os países que brigaram para sediar uma Copa do Mundo não param de aparecer depois do escândalo na Fifa. Nesta semana, duas mídias da Alemanha (o jornal Die Zeit e a revista Der Spiegel) revelaram que o país também pagou propina para conquistar o direito de receber o maior evento do futebol mundial em 2006. Segundo as mídias, o ex-primeiro ministro alemão Gerhard Schroder, junto à federação local, conseguiu mudar o voto da Árabia Saudita, que apoiava a candidatura de Marrocos, na eleição realizada pela Fifa em 2000 oferecendo 1.200 morteiros (lançadores de granada) para o exército do país do Oriente Médio. E tal mudança se mostrou fundamental, pois a Alemanha eliminou Marrocos e Inglaterra nas rodadas iniciais e superou a África do Sul por apenas um voto, 12 a 11.

Os diários afirmam que Gerhard Schroder autorizou o envio dos suplementos militares para a Árabia Saudita uma semana antes da votação de 6 de julho de 2000. As reportagens ainda indicam que outros países com membros no comitê executivo da Fifa também receberam propinas de empresas alemãs: a montadora Daimler ajudou com centenas de milhões de dólares a Hyundai (o filho do dono da fabricante sul-coreana era um dos votantes); e Volkswagen e Bayer AG prometeram investir pesadamente na Coreia do Sul e na Tailândia.

O escândalo da Fifa estourou, na semana passada, com a prisão de sete membros do comitê executivo (entre eles o ex-chefão da CBF José Maria Marin) dois dias antes da eleição presidencial. Joseph Blatter derrotou o príncipe da Jordânia, Ali bin al-Hussein, mas anunciou sua renúncia na última terça. Rússia e Catar, que vão sediar as Copas de 2018 e 2022, respectivamente, também serão investigadas pelo FBI, que, ao lado do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, fez as denúncias e coordenou as prisões na Suíça.

A justiça norte-americana também deve “passar a limpo” todos os contratos da Copa do Mundo de 2014 entre a Fifa, fornecedores e parceiros comerciais, segundo o jornal O Estado de S. Paulo. O foco da operação é Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, e Jerome Valcke, secretário-geral da Fifa, suspeitos de crimes financeiros e fraudes. Além disso, um dirigente da Irlanda revelou que a Fifa pagou 5 milhões de euros como compensação pelo lance ilegal que classificou a França nos playoffs das eliminatórias para o Mundial de 2010. Informações publicadas nesta sexta-feira pelo jornal The Irish Times, de Dublin, revelam que o montante não apareceu nos balanços financeiros da federação do país europeu.

Fonte: ESPN

12 Comentários

  1. Pffff…

    Aaaaa os aliados dos EUA…..

    Hipócritas e falsos moralistas como sempre…..

    Igual ao TRILOGIOPATAS

  2. Fico imaginando quanto é o preço para se ter uma Olimpíada …. 😉
    .
    .
    Depois que abriram o armário da FIFA viram todo tipo de esqueletos …rsrsrs … só quero vê o que a justiçosinha do Brasil irá fazer quando mostrarem a caveira da GROBO … 😀 …. vai ter a mesma “seriedade” como ela esta fazendo com o combate à corrupção como se Vê no escândalo do lava-jato … um verdadeiro escândalo … hahahah … eu não sei qual é o maior e o pior escândalo ….a o lava-jato ou a forma como o poder judiciário do Brasil trata tal escândalo … rsrsrsr … é muito escândalo para um escândalo só … hahahahah … haja zuada metálicas … Hahahah …

    • FBI também investiga concessão da Copa do Brasil 2014
      .
      .
      (…) Marco Pólo Del Nero, atual presidente da CBF, abandonou Zurique às pressas um dia após as detenções, véspera da reeleição de Blatter. Queria “responder pessoalmente” às acusações no Rio e em São Paulo.(…)
      .
      .
      .
      (*)fonte: [http://brasil.elpais.com/brasil/2015/06/05/deportes/1433526197_998815.html ]
      .
      .
      *********************
      .
      E imaginar que os arapongas da PF na CIP da CBF … pisaram feio … rsrsrsr .. bola quadrada …rsrsrr
      .
      .
      Será que a Mídia como a GROBO vai sair nas listas das empresas envolvidas … rsrsr .. ela está enroscada no fisco brasileiro por sonegação desde a copa do Japão . 😉
      .
      .
      E aquele 7 X 1 … será que teve marmelada … benzeram a água como fizeram os argentinos com a seleção canarinho na última copa do México ?? …. … dos fundamentalistas …. aqueles que sempre aposta contra o Brasil ….”quanto pior é melhor” … eu acredito em qualquer coisa. 🙂

      • Ombudsman: “a Folha corre o risco de ficar cada vez mais dispensável”
        :
        Jornalista Vera Guimarães Martins destaca “raiva, desencanto e perplexidade” dos leitores ao se depararem com a reformulação do jornal, que ficou mais enxuto; “Não será fácil conciliar consistência informativa e analítica num espaço cada vez mais reduzido”, avalia

        Eles não chegam a 2018.

        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

        PS: E a nossa “querida” Veja!?

  3. A justica norte America, sic, tambem deve “passer a limpo” todos os contratos da Copa de Mundo de 2014…Primeira pergunta, Existe tal coisa chamada “justica norte Americana? O pais mais corrupto do mundo nao “passa a limpo” as corrpcoes interna e que sao muitas, nao esta em condicoes moral de passar julgamento nem moral, muito menos judicial sobre corrupcoes que ocorre fora dos EUA. Quem delegou os EUA o direito de investigar as corrupcoes que ocorre na FIFA. Leio nos noticiario que o FBI esta investigando corrupcoiers na FIFA. Nao me consta que o FBI e um orgao internacional das Nacoes Unidas. O FBI nao e a Interpol.Vou ignorar o involvimento de membros da Interpol no trafico de narcoticos, e dizer que ela e a Policia Internacional. O FBI e supostamente uma policia nacional dos EUA. Ignoro o envolvimento do FBI com a MAFIA Cosa Nostra. O FBI assumiu o controle da Mafia de Chicago e circulam boatos que tambem assumiu controle de algumas mafias de Nova York. Para mim duas coisas ficam clara nesse assunto. 1.O objetivo dessa campanha contra a FIFA e a copa de 2018 na Russia. Querem retira-la da Russia. 2. Aqueles milionarios. russos principalmente, que depositam seu capitais adquiridos de forma nao mui licita nos bancos suissos, pensando que Suissa e um pais independente, vao tger que pensar duas vezes. Suissa como Europa como um todo nao sao paises independente. Sao colonias dos EUA.

  4. senhores….existe hoje uma guerra de quarta geração contra os Brics…devido as disputas por hegemonia e áreas de mercados/influencias….o atual escândalo da FIFA exposto pelo os estadunidenses/FBI são exemplos disso…de uma jogada estadunidense contra os Brics…principalmente contra a Rússia(próxima nação a sediar a copa do mundo)…..já que este evento trás bilhões em receitas…o esquema sempre existiu….expuseram ele para atingir a Rússia e o Brasil…por isto espionam a tudo e a todos…….trata-se de mais uma de suas movimentações de guerra econômica contra os Brics…

    • Copa só dá lucro pra FIFA e ainda mais no Brasil que deu isenção fiscal para mesma….
      A corrupção está tão descarada e sem limites que só com intervenção do FBI para a coisa começar a melhorar. E tudo isso começou depois que o Catar ganhou sediar uma copa, país onde as temperaturas médias no meio do ano giram em torno de 40º ..

  5. OOOOO queeee?? Corrupção na loiríssima Alemanha?? País capitalista, ocidental, tradicional, de família, das direeeitchas, produtor de tecnologia e o k** a 4!!!

    Pensei que isso fosse só coisa de Rússia Comunista pés de barro….. 😀

  6. Depois vem dizer que corrupção é coisa nossa. Rsrsrsrs. Papagaio come milho, periquito leva a fama.

  7. O tal primeiro mundo sempre foi o difusor dessas culturas nefastas, elas são necessarias para vender povos e comprar paises.

Comentários não permitidos.