Objetivo dos EUA é fragmentar a Rússia – Nikolai Patrushev

O secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushev, opina que Estados Unidos tentam envolver a Rússia no conflito ucraniano para alcançar a mudança de poder na Rússia.

“Para os EUA a Ucrânia em si não representa interesse, o seu alvo é enfraquecer as nossas posições”, declarou Patrushev.

“Os norte-americanos tentam envolver a Rússia num conflito militar internacional, por meio dos acontecimentos na Ucrânia tentam mudar o poder e enfim fragmentar o nosso país”, disse Patrushev na entrevista publicada no site do jornal russo Rossiyskaya Gazeta.

As autoridades da Ucrânia têm repetidamente apelado aos Estados Unidos e outros países para que lhes forneçam armas. A adjunta do presidente dos EUA para a Segurança Nacional, Susan Rice, disse em 6 de fevereiro que os Estados Unidos estão considerando a possibilidade de conceder assistência militar direta à Ucrânia. Ela acrescentou que o assunto está pendente.

Rice também chamou o fornecimento de armas à Ucrânia de um passo importante, que os Estados Unidos querem tomar junto com os seus parceiros. Moscou adverte Washington de que o fornecimento de armas à Ucrânia só irá levar a uma escalada do conflito.

A maioria dos políticos europeus se pronuncia contra o fornecimento de armas à Ucrânia. Antes, o chefe da chancelaria alemã, Frank-Walter Steinmeier, declarou que o fornecimento de armas para sair do conflito ucraniano é uma via contraprodutiva que apresenta grandes riscos.

Fonte: Sputnik

 

 

19 Comentários

    • Peraí meu caro, esse é primeiro mandamento de uma guerra, a propaganda, e é como todas. E podemos dizer que a propaganda Yanke, é plenamente mais repetitiva e massiva, tão forte que torna muita gente boa em hipócritas, para não ter que julgar os atos criminosos deste país, que você deveria já saber que acontece. E isso é tão poderoso que passam incólumes, inclusive nas cortes internacionais, que não por acaso são dominadas por eles, direta ou indiretamente. Tanto é que seus crimes sequer são considerados, inclusive nessas cortes internacionais, tem de antemão garantido o passaporte da verdade. Ou você acha normal ele invadirem países, jogarem bombas na cabeça dos povos, inclusive civis, a revelia do apoio legal da ONU? (que eu acho que serve pra nada) e ficar tudo por isso mesmo, uma coisa normal?
      Me desculpe meu caro. Hoje, o maior inimigo do mundo livre ( por mais contraditório que isso possa parecer, por que hoje a liberdade é apenas uma expressão), são os States. São eles que interferem em assuntos de estado alheios, que impõem sua cultura dominadora, predadora e voraz. Olhe a sua volta, olhe para nosso país, olha as consequências de tanto colonismo. Um povo onde o patriotismo passa longe, e um patriota vira chacota, tudo isso trabalho propagandístico de “livres” dominados culturais para facilitar a vida desses dominadores. Já vivemos nosso momento Ucrânia, quando aqui como lá, tivemos um golpe de estado com o apoio yanke, onde os ditadores de plantão partiram para matar sua própria gente, que eles não consideravam gente, atendendo a uma conformação de poder yanke, que eles consideravam gente mais que a gente. Tudo pelos mesmo motivos, não nos sentíamos confortáveis com os políticos dominantes, Nada que uma boa democracia não pudesse resolver com o tempo certo e pacificamente. Sds.

      • Caro Julio.

        Ameaçar a segurança russa é a melhor maneira de unir o país.

        Penso sim que os EUA querem isolar a Rússia para que ela mude sua postura ou desista de seus interesses.
        Provocando uma crise talvez pensem que possam colocar o povo contra administração de Putin. Mas já vimos que essa estratégia está dando errado.

        Acho, que a expressão fragamentar a Rússia não é adequada, me parece propaganda para o povo.

        Saudações.

      • Deagol,

        “Penso sim que os EUA querem isolar a Rússia para que ela mude sua postura ou desista de seus interesses.”

        Perfeito!

        Saudações.

      • Caro RR

        Eu não vejo como as atitudes dos ocidenatais possam fragmentar ou destruir a Rússia. Podemos ver que está acontecendo exatamente o contrário.

        Também não acredito na conversa de que o objetivo é provocar uma guerra nuclear com a Rússia.
        Ambos os lados sabem que não podem vencer.

        Se quisessem uma 3° Guerra por que estariam dando a chance dos russos atacarem primeiro?

        Tem muita propaganda e boatos por aí, muitos nem fazem sentido.

        Saudações.

      • Olá Deagol,

        A unidade russa já está mais que consolidada. Questões como a da Chechênia já podem ser consideradas superadas, uma vez que o Ocidente não tem manifestado interesse em se envolver a esse nível em problemas russos. Os maiores riscos imediatos de conflito para a Russia é com relação a seus satélites. A Georgia e a própria Ucrânia são os exemplos.

      • Palmas para o comentário,..

        Em outras palavras, EUA são os únicos que impedemm um mundo multipolar, uma ONU efetiva e um Conselho de Segurança realista, reformado, e justo.

  1. O sonho dos EUA é ver uma Rússia mergulhada num conflito interno e um país dividido.

    A Rússia é um obstáculo para os EUA consolidar sua hegemonia no mundo. Eles estão fazendo tudo para enfraquecer a Rússia economicamente e politicamente. Os ficam com pés atrás militarmente, pois ai o buraco é mais profundo.

    • Concordo plenamente Bob e tentaram fazerem isso antes das eleições Russas e não se criaram.E ainda fizeram pior agora com a crise da Ucrania fazendo o Putin subir no conceito do povo Russo.Muito burros.

    • “Caso o Brasil resolva fazer uso da Amazônia, pondo em risco o meio ambiente nos Estados Unidos, temos que estar prontos para interromper este processo imediatamente”. General Patrick Hugles (Diretor da Agência de Inteligência de Defesa dos EUA, 1998)

      “O Brasil precisa aceitar uma soberania relativa sobre a Amazônia”. François Mitterrand (Presidente da França, 1989)

      “Se os países subdesenvolvidos não conseguem pagar suas dívidas externos, que vendam suas riquezas, seus territórios e suas fábricas”. Margareth Thatcher (Primeira-Ministra do Reino Unido, 1983)

      atualmente não só a Rússia como o Brasil e a todos os que compõem ou sondam os Brics/abandonar o dólar…mas os estadunidenses são gente boa… por isso é que eles inventaram aquela estória de ‘armas de destruição em massa’ só para invadir o Iraque… Eles são tão bonzinhos… Vamos comprar os caças ou misseis chipados deles… Não , vamos deixar a 4ª Frota tomar conta da nossa costa, melhor ainda, vamos ser mais radicais que a Colômbia e oferecer 10 bases na Amazônia e três no Rio de Janeiro para “combater o narcotráfico !!!”….rs… O que seria de nós sem esta gente né caboclada !!!….

      • Maquina,

        Primeiro de tudo: países tem interesses. E enquanto eles forem convergentes, a coisa anda… Não tem mais, nem menos… Por tanto, vamos por partes…

        – No primeiro caso, é evidentemente um homem que absolutamente desconhece a política e o “modus operanti” da América Latina. E mesmo assim, a ( vá lá… ) opinião de um elemento, não define uma política de um país…

        http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,casa-branca-diz-que-brasil-e-parceiro-importante-dos-eua,1583983

        http://www.redebrasilatual.com.br/mundo/2014/12/para-especialista-relacoes-com-estados-unidos-e-mercosul-sao-igualmente-importantes-2021.html

        Lembre-se: política é definida por interesses, e nada mais…

        – No segundo caso, se essa frase foi mesmo dita por essa personalidade francesa, francamente, não creio que deva ser levada a sério. O cara viajou… A soberania da região amazônica não é negociável, e qualquer governante sério com reais intenções de manter relações com o Brasil entende isso, e jamais cogitaria tal coisa. Aliás, as relações Brasil/França vem se intensificando desde 2008, quando foram assinados acordos de cooperação ( inclusive na área de defesa ).

        – E no terceiro caso, a dona Margareth só disse a verdade… Quem deve, tem que pagar. Simples assim… Quem não queria contrair empréstimo, que pusesse o braço onde alcançasse e que assumisse políticas públicas austeras, assim como ela mesma fez no Reino Unido ( que só não é uma Grécia hoje pela interveção dela ). O resto é conversa fiada.

        Quanto a quarta frota… É claro ( óbvio… ) que se os caras resolverem engrossar, podem juntar uns navios ali e acolá e formar uma Força Tarefa mais poderosa que a MB… Mas seja como for, essa quarta frota atualmente não é sequer uma concha de retalhos. Atualmente, ela tão e somente mantem sob sua subordinação navios da USN que estejam em trânsito pelo Atlântico Sul. Só está ativa mesmo nas funções administrativas, e olhe lá… Fora isso, teve os efeitos propagandísticos de sempre… Na real, a USN deve ter hoje uma disponibilidade da ordem de 60 a 70% ( cortes e priorização de investimentos, navios em PMG, etc ). Com o foco de atuação sendo isolar a marinha russa e contrapor-se a expansão chinesa ( além dos enroscos no Oriente Médio ), não sobra muita coisa pra mandar pro sul… Não é a toa que se empenham tanto no F-35B. Precisam dele para tornar seus LHA e LHD navios de controle de área e dar uma folga aos porta-aviões, que estão sobrecarregados de tarefas…

        Quanto a essa estória de “chip”, já disse o que tinha pra dizer… Mas pra resumir: quem quer equipamento seguro, vai lá e faz o seu. Caso alguém realmente faça isso, então há a brecha pra outros fazerem. Portanto, não vai ser equipamento de A, B, C ou D que vai livrar o Brasil disso…

  2. os estados unidos querem dividir nao apenas a russia mas o mundo inteiro

    para um estados unidos sobreviver esse capitalismo selvagem eles precisam de 3 planetas terras para sua voracidade

    mas como os russos já disseram dessa vez os yankes nao entraram apenas no final da guerra como sempre fizeram .
    o snoudewm contou tudo rsrsrs

  3. ,..São óticas semelhantes a essa q estão empurrando os Russos p formalizarem um tratado de socorro mútuo c os sinos…e td sabemos q ñ será nada bom uma “Horda” Chinesas ekipada c armas de 1ª geração de origem Russas…é isso q vai ocorrer, já venderam caças Su=35 p os Chineses…td cuidado é pouco, afinal, o amigo do mei inimigo e meu inimigo tbm.. Quem viver verá.; Sds. 😉

  4. Parece-me que o governo russo esta ciente das intencoes do governo norte Americano que e realmente rachar Russia em varios paises pequenos. Os documentos sobre esse assinto sao praticamente de dominio public. Sendo essa a situacao porque o governo russo continua procurando convencer o governo yanque de seu erro, que esss coisas nao se faz, que eles sao parceiros, amigos etc Porque forcaram os novos russos do leste da Ucrania assinarem um cessar fogo com os fantoches de Kiev no final do ano passado, apos eles terem massacrados as tropas regulares e irregulars do governo ucraniano? Porque continua tentando argumentar com o Ocidente enquanto as tropas de Kiev, rearmadas continuam massacrar novos russos. Essa contemporizacao do governo russo e interpretada em Washington como medo e os gringos ganham mais confianca e sew tornam mais ousados em armar e enviar soldados parqa Kiev.E certo que Putin esta esperando Merkel e Hollande romper com os EUA, Se isso nao ocorrer ele pode terminar como terminou Kadafi, com uma facanoku.

    • Caro JOJO.

      Não vejo como os Estados Unidos poderiam rachar, fragmentar ou destruir a Rússia.
      Acho que estariam perdendo tempo com esse objetivo, não sei se seriam tão burros. O que estão conseguindo é, exatamente o contrário, unir o povo e fortalecer Putin.

      Sds.

  5. Assim como invejam a prosperidade Chinesa invejam a Russia que estava recuperando sua economia e crescendo rapidamente seu poder militar.
    Sou eu sou bonito,so eu sou grande.So eu sou rico.So eu posso tudo.
    A inveja é a mãe de todo soberbo

1 Trackback / Pingback

  1. Objetivo dos EUA é fragmentar a Rússia – Nikolai Patrushev | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.