Inteligência Russa espionou Forças Israelenses e rebeldes Sírios

Screenshot_2014_10_06_23_53_17Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Imagens recentes publicadas  por combatentes do Exército Livre da Síria (FSA), após a captura de uma base do exército Sírio nas montanhas de Golan indicam profundo envolvimento de comandos de operações especiais Russos em operações de inteligência a serviço do regime do presidente Bashar Assad.

A base em Tel Al-Hara, ao sul da passagem da fronteira com Israel em Quneitra, foi capturada neste fim de semana pelo FSA, depois de batalhas campais, que incluiram uma série de grupos rebeldes, incluindo o Al Nusra e Frentes alinhadas a l-Qaeda.  As imagens mostram que a base que estava sob comando russo, foi utilizada para realizar a vigilância eletrônica dos rebeldes e das forças militares de Israel.

O vídeo postado pelo (FSA) parece ter sido filmado no interior do edifício sede da base. Elas mostram o que parece ser um oficial sírio apresentando os trabalhos executados pela base, apontando para fotografias, mapas e legendas nas paredes, em russo e árabe. Os símbolos apresentados remetem aos serviços de inteligência sírio e à sexta Direção de Inteligência Militar Russa também conhecida como “GRU”, unidade especial que lida com a inteligência de sinais (SIGINT).

Nas fotografias, oficiais russos e sírios podem ser vistos na coleta e análise de informações em conjunto. Outras fotografias apresentam autoridades de defesa russos visitando a base, juntamente com uma lista de comandantes atuais e anteriores da base, inclusive oficiais russos com a patente de coronel.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1uXdUnR” standard=”http://www.youtube.com/v/9GDDbYfp7Sc?fs=1″ vars=”ytid=9GDDbYfp7Sc&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep4802″ /]

As graduações estão representadas na parede conforme os níveis de inteligência e ações de escutar as comunicações, destinadas aos grupos rebeldes. Também na parede, há um mapa detalhando de locais e posições das Forças de Defesa de Israel, no norte de Israel.

Uma questão que se coloca ao ver o vídeo é, porque as filmagens foram feita apenas a partir do prédio de escritórios?. Um vídeo diferente mostra o que os rebeldes afirmam ser um sistema de defesa aérea, mas os pratos de rádio no interior do edifício indicam se tratar de aparelhos de escuta.

Os oficiais russos e sírios que evacuaram a base provavelmente levaram a maior parte do material de hardware e inteligência sensível, mas é muito provável que material valioso ficou para trás, além das fotografias e mapas nas paredes do prédio de escritórios.

O (FSA) tem laços estreitos com a CIA, e os norte-americanos estão certamente interessados ​​em analisar tudo o que foi deixado para trás na base antes de ser visto pelo público.

Novos detalhes dos laços entre o (FSA) e Israel também surgiram recentemente, em um artigo escrito pelo Canal 2 pelo comentarista de assuntos árabes, Ehud Yaari, que foi publicado segunda-feira por um Instituto de Washington do qual ele é um pesquisador.

Detalhes dessa relação incluem reuniões de coordenação em Israel, o funcionamento de um hospital de campanha israelense nas Colinas de Golã para sírios feridos e uma quantidade limitada de suprimentos de armas, a maioria lançadores de granadas propelidas por foguetes.

Israel tem, naturalmente, um enorme interesse na base de espionagem que opera em sua fronteira, especialmente porque qualquer informação recolhida teria sido partilhada pela Síria com os aliados de Assad, o Irã eo Hezbollah.  Jerusalém tem uma relação muito sensível com o Kremlin e tem havido muito poucas recriminações públicas sobre o apoio militar e de inteligência que a Rússia estende entre a Síria e o Irã.

Não houve comentários oficiais até agora nem mesmo nos Estados Unidos nem tão pouco em Israel sobre esta operação, porém é de se esperar que isso nunca venha a ser feito.  A resposta americana rápida surgiu, porém, do senador John McCain, o ex-candidato presidencial republicano, que twittou que a “revelação chocante do (a) base secreta russa  na Síria mostra o quanto Putin está ajudando a máquina de guerra de Assad.”

Fonte: Haaretz

13 Comentários

  1. O (FSA) tem laços estreitos com a CIA, e os norte-americanos estão certamente interessados ​​em analisar tudo o que foi deixado para trás na base antes de ser visto pelo público.

    Novos detalhes dos laços entre o (FSA) e Israel também surgiram recentemente, em um artigo escrito pelo Canal 2 pelo comentarista de assuntos árabes, Ehud Yaari, que foi publicado segunda-feira por um Instituto de Washington do qual ele é um pesquisador. ====== Quem está de posse de parte da Síria são os judeuss alidados dos iankss. Agr. + isso. desde qdo o devedor tem m oral p cobrar seu credor?!?! Os Russos ñ deixaram nada p trás..Trágico.Sds. 😀

  2. Ué, mas qual é a novidade? A Russia nunca negou ajuda ao Assad. O que assustou essas virgens que recebem revelações tão chocantes do “inimigo”?

  3. nao e nenhuma suerpresa isso faz temp que a Russia apoia Assad alias so nao cai por causa da russia e seu apoio porem, o senador Mc Cain tem foto e videos deles com os rebeldes sirios uns anos atras dando apoio a eles e dano risadinha rsrsrsrs
    e hoje tao jogando bomba neles que coisa ne bem estilo americano muito melhor do que os russo malvados de vermelhoRSRSRSRSRSR TRAGICO!!! TOMARA QUE NAO APARECE MAIS FOTOS E VIDEOS DELES JUNTO MC CAIN E OS REBELDES QUEM SABE A BASE SECRETA TEM!!!

  4. por LUCENA
    .
    .
    ( … ) As imagens mostram que a base que estava sob comando russo, foi utilizada para realizar a vigilância eletrônica dos rebeldes e das forças militares de Israel. ( … )
    .
    .
    Os russos há tempos monitoram aquela região isso sem falar da ” lavanderia de Jacó”.
    .
    Aquela derrubada do SU-24 palas baterias israelita devem ter chamado muita atenção dos russos, sabemos que ultimamente os SU-24 virarão uma espécie de “plataforma de ensaios ” para os russos .. Rsrsrsr … não ficarei surpreso se no futuro apareça outros SU-24 com novas “dentaduras” fazendo malabarismo aéreo em plena luz do dia sobre Tela-viv , paricido com aquele episodio que entro na História onde a Rússia humilhou os marinheiros Popeys . 😀

    • Bá helvético.

      Acho que você ficaria surpreso pelos indianos terem escolhidos ECMs israelenses para seus Su-30MKI e pela força aérea de Irsrael fazer o que bem entende dentro do espaço aéree Síria mesmo como o apoio russo.

    • O episódio que entrou para história foi ignorado pelos americanos e ainda foi divulgado em uma matéria repleta de mentiras. Na verdade a Rússia não consegue jamear nem os próprios SAMs da década de 80.

      Na hora guerra agente vê como a tecnologia russa funciona bem.

    • O episódio que entrou para história foi ignorado pelos americanos e ainda foi divulgado em uma matéria repleta de mentiras. Na verdade a Rússia não consegue jamear nem os próprios SAMs da década de 80.

      Na hora guerra a gente vê como a tecnologia russa funciona bem.

  5. Meio sensacionalista este vídeo e não prova nada! Fotos (quadros) nas paredes com legendas e etc.. mais parecem murais ou memoriais comuns a qualquer órgão público ou quartel. O que me preocupa é os exército sírio estar perdendo terreno.
    Quanto ao sem noção do John McCain… este deveria explicar todo o financiamento de terroristas que vem fazendo ao longo dos anos, incluindo a contribuição para o surgimento desta desgraça chamada EI.
    Abraço,

  6. Os Turcos estão dando um tiro no pé ao ñ ajudarem os Curdos sírios, terão , se eles, os membos do ISIL vencerem, o inimigo logo às portas…e se isso ococrrer, e vai ocorrer, espero estar mt errado, ele vão investir contra os Turcos e c td. Antes, claro, vão tomar td a Síria, e os Russos vão garantir um acordo por causa de sua base ; e será td como dantes no QG dos Abrantes.O BRASIL tem q se cuidar, às coisas na geopolítica mudam.Quem viver verá.Trágico.Sds. 😉

Comentários não permitidos.