Defesa & Geopolítica

Sobre a participação da Indonésia no Programa KF-X

Posted by


KFX-C103E.M.Pinto (informações (Red Dragon Taiwan)

Segundo a Agência Sul coreana de aquisição de materiais de defesa ( DAPA )  a Indonésia participará no desenvolvimento do futuro caça Sul Coreano KF-X, assumindo cerca de 20% dos custos de desenvolvimento do programa.

Segundo os analistas, o desenvolvimento da aeronave deve custar em torno de US $ 8 bi. O acordo assinado entre os sócios prevê ainda a entrega dos primeiros exemplares à Indonésia a partir de 2025. O program será desenvolvido por um grupo de industrias do setor de defesa Sul Coreano que será assessorado pela empresa norte americana Lockheed Martin .kfx14

A Indonésia é atualmente o único parceiro estrangeiro no programa KF- X , que ganhou impulso na Coréia do Sul este ano. Após estudos de viabilidades da nova aeronave que deverá substituir os caças F-4 e F- 5 já desgastados e ainda no serviço operacional, a Coreia do Sul decidiu tocar o programa adiante.

A Indonésia havia manifestado o interesse em participar do programa ainda em 2010 e os custos naquela altura eram considerados demasiados elevados, entretanto, revisões no projeto, desenvolvimento de novas tecnologias e o domínio delas por parte das indústrias Sul Coreanas, aliados a um mais adequado dimensionamento do programa permitiram a drástica redução dos custos do programa.

 kjclub

Segundo uma fonte consultada pelo sugestor (Red Dragon) a DAPA planeja escolher o desenvolvedor líder do projeto até dezembro, ambos consórcios liderados pela Korea Aerospace Industries e Korean Air Lines  ” divisão aeroespacial” manifestaram o interesse em competir pelo programa.

Supõe-se que somente a Coreia do sul pretenda adquirir cerca de 250 caças entre 2025 e a 2035, a Indonésia  por seu lado procura se equipar com cerca de 80 caças, porém, os Coreanos buscam um mercado ainda superior especialmente para nações asiáticas e países da América do Sul e África, num mercado estimado em cerca de mais 120 caças.

10 Comments

shared on wplocker.com