Descoberta espionagem cibernética

Durante a quarta Conferência Latino-americana de Analistas de Segurança, em Cartagena, na Colômbia, a empresa de segurança digital privada Kaspersky anunciou ter descoberto uma campanha de ciberespionagem que teria partido de um país da América do Sul. Com o apelido de Machete (facão típico na região), a ação teria se concentrado em países como Venezuela, Equador e Colômbia, com efeitos também no Brasil, na Rússia e em Cuba.

Os alvos seriam Forças Armadas, agências públicas e instituições diplomáticas desses países, há pelo menos quatro anos. Os ataques, afirma Dmitry Bestuzhev, diretor da equipe de pesquisa e análise da Kaspersky Lab na América Latina, devem vir de um país de língua espanhola e são originários da região. Os computadores seriam infectados por phishing (captura a partir de uma “isca” digital) e acesso a e-mails com arquivos infectados. A partir da instalação das máquinas, um programa passaria a registrar digitação, áudio do microfone do computador e dados de geolocalização.

– A informação que essa campanha busca está ligada diretamente à segurança nacional. Quem está fazendo esse tipo de ataque não está atrás de dinheiro – afirma o especialista.

Fonte:Zero Hora via Notimp

15 Comentários

  1. Expediente clássico de desinformação levado a cabo pela nada isenta Kapersky. De toda sorte se isso ocorreu, o autor deve ter se divertido com as asneiras bolivarianas…rs!

    Já dei a deixa! Vamos ver o que a PaTrulha PaTeta vai dizer…..

  2. Estranho, os únicos países que podem ter feito isso são os países aliados dos EUA, que por questões estratégicas, pode muito bem ter pedido e concedido condições tecnológicas para tal: Chile e Colombia.
    Realmente se for descoberto o propósito e quem fez a espionagem, pode suscitar retaliações por parte dos países atingidos, que podem simplesmente começar a excluir o tal país de relações mais proximas.

  3. Pois é ,sr.ARC, só países aliado ao grd samtanas e caim do norte. E p concluir , foram os próprios dentro da Colombia, em Apiay, uns 100km do Mato Grosso, onde os msm tem um base s oa melhores ekipa/ de escuta em associado ao seu sistema mundial, da NSA/Cia. O BRASIL é ainda até esse momento sua vítima preferencial..Nada fizemos de sério p impedir e ou mitigar à ação dos seus SPAY dentro de Pindorama , são mt ativos na AS seu campo de testes p seus novos agentes…Terrível. Sds. 🙁

  4. Se o “plishing” é ciberespionagem de um país, então estelionatário de cadeia é “007”.
    Notícia vinda de formadores de opinião a mando da CIA, via Time Life, que financiou a Rede Esgoto de Televisão e que através das afiliadas, como Grupo “R”esmunga “B”ate e “S”abota, tem,o Jornal SenHora para fazer notícia e desqualificar a importância da espionagem dos Yankes.
    Ou Seja, jogar tudo na vala comum, vulgarizar o tema, banalizar, assim ninguém mais dá bola e o Tio SAM continua seu trabalho.

    • é alberto eu também acho que os estados unidos podem sim usar suas embaixadas para fazer uma operação dessa ,

      pois eles todos sabem
      apenas nossa abin desconhece que eles tem antenas que não poderiam estar sendo usadas da forma que usam pois é uma espionagem explicita

      aqui em são Paulo a embaixada deles era perto da rua estados unidos em um prédio na região dos boys

      mas quando entrou o Fernando entrega tudo a embaixada deles foi para uma fabrica aqui na zona sul perto da rua chafic maluf

      essa fabrica foi toda reformada parece um quartel gigantesca próximo ao shopping Morumbi esse ultimo que só temo nome de Morumbi mas feito em santo amaro
      santo amaro município vai ate a metade da berrine bem aonde tem a delegacia se deixar volta a ser um dos maiores municípios de são Paulo

      mas voltando ao lugar do quartel disfarçado de embaixada

      gostaria de saber aos estrelados, um quartel daquele em pleno território bandeirante vocês monitoram ??????????

      rs acho que não !! melhor ir la ganhar medalha e passaporte da alegria para disneylandia dos pedofilas

      sobre a espionagem também podem ter países latinos fazendo isso por conta própria

      mas ai nem teria comparação o terrorismo digital americano com o latino

      vocês podem notar uma tentativa dos estados unidos lançar porcaria em todo mundo para parecer igual

      mas os estados unidos esta coberto de porcaria

      quer um ganso de verdade terrorista digital ,e também espiando desde firmas pessoas e governos esse se chama estados unidos

      mas agora os outros países vao tentar fazer o mesmo pois eles deixaram a porta da hipocrisia aberta

      mas logico não tem comparação um com o outro por enquanto !!

  5. Ninguém mais fala, mas a dita “Diplomacia” Yanke tem mais antenas e sistema de comunicação aqui dentro de nosso país que o próprio exército?, sem falar que junto com estas antenas em solo nacional os Yankes Têm satélites, coisa que nossa nação ainda não foi capaz de fazer… olha o VLS aí gente…. Vai Lá Se….
    Parabéns aos Tucanos privatizaram o único satélite nacional. O Mexicano, via Embratel, Claro, que gostou.
    Tá bom eu sei, o Brasil agora tem o mini satélite….kkkk É o jeito.

      • [COMENTÁRIO EDITADO PELA MODERAÇÃO] Ataques pessoais não serão tolerados.

        Que tal cobrar da sua querida Rede Globo os 700 milhões sonegados?
        Ah…
        O “Criança Esperança”, que só recebe 10% das doações poderia ter esses 700 milhões este ano, não?

        Nos poupe.

      • Quem tem de cobrar eventuais débitos fiscais da Globo não sou mas sim a Receita Federal afinal além de possui competência legal para tanto, é bem aparelhada para a tarefa.

        Outrossim, é preciso lembrar que o débito ainda pode ser discutido judicialmente. Assim, pode esperar uma longa batalha…

        Quanto ao blogueiro sujo que vazou o processo administrativo da Globo, violando disposições legais que resguardam o sigilo de processos administrativos dessa natureza, pertence à uma raça com a qual você se identifica, a dos cínicos e medíocres aduladores. Mas a barra para ele está pesando pois atacou a honra do Ali Kamel e está sendo processado por isso, já tendo inclusive sido condenado em primeira instância.

        No mais sabemos o exarcebamento da sua raiva da Globo. Isso tem a ver com a sabatina de segunda feira no JN quando, incapaz de apresentar respostas críveis aos questionamentos formulados pelos titulares da bancada do noticioso, a nossa ilustre Gerenta teve de apelar para o Dilmês, aquele dialeto caracterizado por frases longas, desconexas e que não levam absolutamente a lugar nenhum.

        Por fim, tá chateado? Vá rezar no templo de Salomão do “Cúmpanhêro” Edir Macedo afinal petralhas e fiéis da Universal têm em comum o fato de integrarem seitas.

      • Esquerdopatia é uma doença, assim como são tuberculose, malária, sífilis, hiv e outras doenças infectocontagiosas… creio que em alguns casos ela já tenha se tornado doença terminal… 🙂

  6. Na Colombia ,Apiay, há 100km do Estado do Mato Grosso,onde está uma base iankss q tem seu sistema Skalon/Medusa com agentes da NSA/CIA q esuta e sabe de td sobre os BRASIL e os outros países da AS.Sem falar q drones iankss entram e saem de n espaço aéreo à vontade, livres e desimpedidos, assim como os soldados dos mesmos q se “perdem”! dentro de n fronteiras ..> queijo suíço..trágico.Sds. 😀

  7. Interessante, mas como todo nosso tráfego de informações passa por satélite(s) privados ou pelo sistema de com/info dos EUA não é nada complexo de espionar e monitorar nossas comunicações.
    E aos que reclamam que os tucanos privatizaram nosso único satélite (que tb não concordo) porque não criticam também os 12 anos do governo “puthência” que não colocou nada estratégico em órbita até agora…
    O Brasil em termos de estratégia e organização é uma grande piada…
    Abraços,

Comentários não permitidos.