Rússia tem “plano B” contra sanções

Imagem: East News/FaceToFace/Ohde

No fim de julho, a União Europeia aprovou o terceiro bloco de sanções contra a Rússia, que incluem restrições contra determinadas áreas empresariais e ramos da economia russa.

Não foi fácil conseguir o consenso entre os países da União Europeia nesta questão, muitos deles não queriam arriscar os seus interesses econômicos e diplomáticos. E logo que as sanções entraram em vigor, a Europa começou a recear a reação de Moscou, que se seguiu alguns dias depois.

A União Europeia limitou o acesso da Rússia aos seus mercados financeiros, suspendeu a assinatura de novos contratos na esfera militar, limitou a exportação de tecnologias e mercadorias de emprego duplo, incluindo máquinas, aparelhos, produtos eletrônicos.

Segundo cálculos dos economistas, o prejuízo mútuo das sanções do Ocidente constituirá cerca de 100 bilhões de euros nos próximos dois anos. Os produtores de automóveis alemães já sentiram o seu efeito negativo: diminuiu a exportação de carros para um dos maiores mercados, o russo. A ação posterior das sanções ameaça levar à perda de milhares de postos de trabalho.

As autoridades russas anunciaram a possibilidade de suspender parte dos charters europeus, mudar as vias transiberianas e fechar o espaço aéreo ao trânsito de transportadores aéreos ucranianos. Num só dia, isso atirou abaixo a capitalização de importantes companhias aéreas da União Europeia e dos EUA, as suas perdas totais já equivalem a cerca de 4,5 mil milhões de dólares.

A Rússia limitou também a importação de produtos europeus. Frutas e legumes, leite e derivados, carne e derivados, peixe e mariscos europeus foram afetados pelas sanções. A proibição entrou em vigor a 7 de agosto e deve vigorar um ano com possibilidade de revisão. A União Europeia, como resposta, declarou que estuda a possibilidade de fechar o seu espaço aéreo aos transportadores aéreos russos.

Amanda Paul, perita do Centro de Política Europeia em Bruxelas, assinala:

“A maioria na União Europeia esperava isso da Rússia. Ela fez exatamente o mesmo que a União Europeia: esta anunciou sanções e ela fez o mesmo. Claro que na União Europeia estão preocupados com efeito que as sanções europeias contra a Rússia irá ter para os vários países europeus. No que respeita às sanções russas contra a União Europeia, elas irão ser analisadas no quadro da OMC. Claro que umas e outras sanções irão refletir-se negativamente em ambos os lados. E claro que o momento em que a União Europeia apenas começa a recuperar lentamente o crescimento económico depois de uma longa recessão não é o mais apropriado para semelhantes limitações. Com certeza que a Rússia tem um “plano B” sobre como substituir os produtos importados. Talvez aqui se revele a Turquia: já está a ser discutido um novo acordo sobre o fornecimento de frutas e legumes turcas para a Rússia”.

A Europa, tal como os EUA, já declarou que o comércio não pode ser moeda de troca nas disputas políticas. E em alguns países, os produtores estão prontos a pedir aos parlamentos que acabem com as sanções contra a Rússia, porque isso destrói os seus negócios. A Grécia, Dinamarca e Holanda revelaram o efeito negativo das sanções russas.

Mas, pelos vistos, a União Europeia meteu-se num beco sem saída: orientando-se pelos interesses políticos do eixo Washington-Bruxelas, ela deu passos económicos que inicialmente nõ queria dar. E renunciar a eles significa revelar a sua inconsistência como jogador na arena política internacional.

A população simples viu-se também metida no jogo político dos países e governos. Se os líderes europeus perguntassem aos seus habitantes se apoiam essas decisões, seria provável que o anúncio de sanções económicas contra a Rússia não fosse uma medida popular, considera Amanda Paul:

“A União Europeia prometeu que alguns países receberão compensação pelas perdas provocadas pelas sanções contra a Rússia. A discussão sobre a forma de ajuda a esses países, de compensação das suas perdas económicas continua. Isto, sinceramente falando, faz lembrar o recreio das escolas. As sanções são um cenário perdedor para ambas as partes.

Mas para a União Europeia, esse passo foi uma questão de autonomia política. Penso que nós não veremos qualquer mudança da política externa da Rússia. Mas a União Europeia não pode recuar, embora isso seja pesado para ambas as partes. O triste efeito secundário destas medidas é o preço que os habitantes irão pagar.

Porém, as sanções da União Europeia tinham como objetivo, antes de tudo, afetar o círculo próximo de Vladimir Putin e a direção do país. As perdas de ambas as partes serão significativas. A Rússia, a União Europeia e o Ocidente irão perder economicamente. Claro que desde o início não devíamos ter levado as coisas até este ponto”.

Fonte: Voz da Rússia

18 Comentários

  1. Não demora vai começar o chororo dos yankedependentes com as tradicionais minimizações acerca do efeito dessas decisões para o Brasil.
    Eu vou rir, kkkkkkkkkkkk, só de imaginar. Pra eles isso é mal, muito mal.kkkkkkkkkkkk

    • Juju ESQUERDALHA trololó… rsrsrsrsrsrs… pelo contrário, mané… tudo que a América quer, incluso nós, é que os russos partam para o extremismo e acentue ainda mais a nova guerra fria que nos tirará do colo dos ABUTRES PETRALHAS e, por tabela, coloca de novo os republicanos no poder… 🙂 🙂 🙂 … SABE NADA, INOCENTE… rsrsrsrs…

      • O Sr. Azul, produzido em Hollywood, por que não desaparece? Em todos teus post tu não acrescenta nada. É ridícula sua aparição. Sempre se serve apenas para responder denegrindo alguém. Nenhum, nenhum comentário seu apresenta qualquer ideia construtiva. Tu numa batalha, na trincheira, se levasse um tiro na testa seria alívio para teus companheiros. Tu és um peso morto para nação, Some, já é mais que visto que tu estas por aqui por questão política rançosa, aqui é um lugar para outra coisa, menos para curtir teu ranço. SOME…some… É triste saber que existe um expurgo como tu em nossa nação, infelizmente existe.

      • [COMENTÁRIO EDITADO PELA MODERAÇÃO]

        A RETOMADA DA TRADIÇÃO E A DESILUSÃO DA REBELDIA

        Escrito por Fabio Blanco | 05 Agosto 2014
        Artigos – Movimento Revolucionário

        Ruy Castro, em artigo no jornal Folha de São Paulo publicado no dia 4 de agosto, mostra toda sua decepção com um fenômeno que, ele percebe, vem ocorrendo com a juventude contemporânea. São os movimentos de espírito tradicionalista ou de moral conservadora, como aqueles que valorizam a virgindade, os que reclamam um retorno às formas mais tradicionais de culto e aqueles que voltaram a valorizar eventos muito tradicionais na sociedade, como as festas de debutantes e as formaturas.

        O articulista sente, com tudo isso, que sua geração lutou em vão. Ele, como mesmo se afirma, um garoto de 68, demonstra toda sua tristeza com o rumo da sociedade e sua retomada dos modos antigos, de valores que, pessoas como Ruy Castro, tinham dado por ultrapassados, mortos e esquecidos. O escritor acredita, sinceramente, que o sangue, o sêmen e o suor derramados pelos seus, no final das contas, estão sendo desperdiçados pelos jovens atuais.

        Por um lado, eu entendo sua decepção. Eu mesmo jamais fui um “conservador”, no sentido pejorativo que dão ao termo hoje em dia. Como Chesterton, sempre achei a valorização extrema da virgindade um exagero. Por ter formação protestante, nunca entendi por que a missa em latim, já que, para as igrejas evangélicas, a pregação é o ponto principal do culto. Quanto às festas de debutantes e as formaturas, para mim, sempre foram eventos sociais insuportáveis: plásticos e piegas.

        Mas entendendo de outra maneira, essa percepção de Ruy Castro deveria servir para colocar diante dele e os de sua geração, no mínimo, um questionamento: será que a rebeldia dos anos 60 não foi um exagero, uma explosão antinatural que, mais cedo ou mais tarde, perderia seu vigor? E outra pergunta, inafastável, deveria também ser feita: será que a geração atual, nascida já sob os efeitos das ruas de 68, não percebeu que o legado daquela rebeldia foi apenas desilusão, decepção e ausência de sentido?

        Na verdade, quando olha para frente, para os sonhos prometidos por aqueles rebeldes, a juventude atual não consegue ter muita esperança. Ela percebe que a destruição pelas drogas, as mães solteiras, os pais irresponsáveis, os relacionamentos fugazes, a religiosidade desespiritualizada e a destruição familiar foram a principal herança deixada pelos movimentos que seus pais participaram.

        E como não podem olhar para a frente, a única solução que encontram está naquelas formas que funcionaram na sociedade durante séculos. O raciocínio é óbvio: entre séculos de instituições que sobreviveram a todas as mudanças e três décadas de sonhos frustrados, a verdade e o sentido certamente devem estar lá e não aqui.

        Mas homens como Ruy Castro nunca entenderão isso, pois, para eles, aquelas coisas antigas jamais tiveram valor algum. Eles, insensibilizados por uma ideologia revolucionária, que têm em seu espírito muito mais a destruição do que qualquer outra coisa, chegaram à conclusão que as formas tradicionais podiam ser dispensadas como se lançaram fora as anáguas. Acreditaram que valores seculares podiam ser substituídos como se substituem as modas.

        O que resta para eles, portanto, é espernear, reclamar e chorar o desfazimento de suas utopias. Repensar suas ideologias, porém, jamais serão capazes de fazer. Tudo porque eles não conseguem enxergar as tradições como algo além de ultrapassado. São tão insensíveis, tão cegos, tão desvirtuados que valores milenares, em suas perspectivas distorcidas, não valem mais que um sutiã velho.

        Fabio Blanco é advogado e teólogo.

      • Senhor alberto, a moderação é muito “ixigente” para com nossas considerações e por isso não posso aqui listar a grande afeição que tenho para com pessoas da sua “estirpe”… assim sendo, me retenho em uma simples alusão ao que uma multidão em final de copa “cantou” para sua lider não tão carismática qnto o senhor… boa noite e feliz dia…

      • “acentue ainda mais a nova guerra fria que nos tirará do colo dos ABUTRES PETRALHAS e, por tabela, coloca de novo os republicanos no poder…”

        Ahhhhhh, vai me dizer que vc tá na caminha sonhando!! Ahhh tá na caminha nééééé!!! rsrsrsrsrsrsrsrs

    • Brasiguaio latrino, vc deve sentir um ardor profundo toda vez que tenta realizar sinapses ,por isto o produto deste trabalho se revela sempre MAIS do MESMO , nao duvido que os ladroes bolivarianos que governam este lixo abririam mao de uma relaçao comercial com os EUA em prol de russos ( revanchismo e viralatismo ), veja bem,estas trcas comerciais com a russia sao pifias se comparadas as realizadas com o IMPERIO , russos nao precisam de nossos commodites e tao pouco de nossos p.agriculas , o comercio por parte deles se dah apenas por uma necessidade de aproximaçao com o brasiu bosta , assim podem promover seus produtos industrializados aqui , mas em relaçao aos EUA nao se pode dizer o mesmo ,eles realmente precisam de nossos commodites e tambem de produtos industrializados( SAEM MAIS BARATO), os yankes dependentes estao em jubilo com esta situaçao , o fim desta situaçao de amiguinho de socialistas e semelhante ao erro que o ocidente comete em relaçao aos beduinos , de um lado a vontade de-se acertar , dar oportunidade , do outro lado ha apenas a vontade visceral de enganar , mentir ,roubar e depois mergulhar nas trevas ( oque do ponto de vista teologico eh excelente porque assim se cumpre oque estah escrito ),no mais : nao adianta se esforçar ,sua opniao nao encontra terreno fertil na cabeça de quem PENSA, todas as colocaçoes ideologicas de bolivarianos se esbarram em uma verdade incoviniente,basta olhar o modelo de desenvolvimento que vcs idolatram ,cuba e coreia do norte,so isso somente isto ja os relega a condiçao de hipocritas e parasitas , esquerda caviar ,kkkkkkkkk

      • Da asco de ver pessoas falando coisas como ” o americanos tem a #@$@ maior que a nossa” ai EUA gostoso a EUA tesão… Porque pessoas assim não vão logo para seu amado país EUA ? Lá existem milhões de privadas esperando latinos idiotas como esses para serem limpas. Não sou a favor de nenhum partido politico brasileiro, afinal nenhum vale nada e meu voto é nulo… Mas nesse caso o Brasil só tem a ganhar exportando alimentos que onde temos mais a ofertar, mas mesmo assim aparecem idiotas que torcem contra o Brasil mesmo quando esse esta ganhando, esses apatrias são torcedores do contra, ganhando ou perdendo eles estão contra o Brasil .

      • Desculpe se te magoei sr espertao , mas seu pais eh realmente uma merda ,so se salva pelas belas bundas ,belezas naturais e riquesas minerais,kkkkkkk , Sorry ,mas vai continuar tento ascos porque vc nao eh dono da verdade e tao pouco sua opniao tem relevancia , compre um asno e pare de ter ascos ,isso pode resolver teus problemas !

      • Concordo que continuarei tendo asco, pois você vem comprovar que a inteligência humana tem limites mas a burrice humana é infinita, continue com seus comentarios pois é preciso haver pessoas com idéias e opiniões boas e outras nem tanto… Para termos boas discussões…

    • Calma amigos, não se irritem com esse gringo pitbicha safado e seu lugar tenente o Pé de besta, estão aqui para isso mesmo, fazer rir. Eu tinha afirmado antes em minha armadilha para pegar yankedependentes idiotas, eles são muiiito previsíveis, na devoção a patria deles, não quis nominar para não parecer presunção, Kkkkkkkkkkkkkkkkk.
      Até enganam alguns reaças que a gente perçebe serem de fato brasileiros, mas perdidos na nostalgia da ditatura. Mas esses idiotas ai não, eles exalam hamburguer, pasta de amendoim e cupkake. São feLomenais. Kkkkkkkkkkk. Mas para o time ficar completa falta ainda a Pitbitoca sionista, para fechar com chave de ouro.kkkkkkkkkkkkk.

      • “no mais : nao adianta se esforçar ,sua opniao nao encontra terreno fertil na cabeça de quem PENSA, todas as colocaçoes ideologicas de bolivarianos se esbarram em uma verdade incoviniente,basta olhar o modelo de desenvolvimento que vcs idolatram ,cuba e coreia do norte,so isso somente isto ja os relega a condiçao de hipocritas e parasitas , esquerda caviar ,kkkkkkkkk”… veste certinho em vc, juju… 🙂

  2. esses sançoes sera que vai mesmo beneficia o brasil por exemplo os europeus sobre pressao americana estao cedendo os brasileiros entao so um peido aqui e os petralhas ate tremem!!! quem eu acho que vai lucrar com isso vai china india outros paises mais proximos da russia o ira vendendo comodites pro russos vietnan nicaragua!!!

  3. a sim tava quase esquecendo e ISRAEL DEVERIA SER toma sançoes na cara tambem ta fazendo um grande cagada no oriente e fica por isso mesmo!!!1

  4. Enquanto isto na Ucrânia, acaba de ser aprovado um aumento dos limites da idade de convocação de reservistas para o serviço militar …
    ————————–

    KIEV, 08 de agosto

    O Presidente da Ucrânia Pyotr Poroshenko, assinou na sexta-feira um projeto de lei aprovado pelo parlamento, projetado para aumentar o limite de idade para os reservistas susceptíveis de prestar serviço militar, informou o serviço de imprensa presidencial na sexta-feira.

    O limite de idade dos reservistas para o serviço militar foi aumentada de 50 a 60 anos para sargentos e sargentos-maiores; 55-60 anos para oficiais subalternos e superiores e até 65 anos para os oficiais-generais.

    Deputados ucranianos votaram a favor do projeto de lei em 22 de julho.
    ——————————-
    Deve ser por conta de eventos como este abaixo…Em que mulheres queimam os documentos de alistamento militar obrigatório bem diante dos militares:

    https://www.youtube.com/watch?v=J_R9-LCwd54

    • Em primeiro lugar… obrigado pelo link to video. Muito bacana ver o povo batendo de frente, em busca dos seus direitos… afinal o governo deveria servir ao povo, e não o contrário!

      … mas não vote em mim para presidente do Brasil… nunca… eu certamente seria um ditador feroz… muita gente ia morrer… ia buscar lá atrás, no escândalo da mandioca e além… não vote em mim… nunca! 🙁

      Em segundo, isso mostra claramente a posição do povo por lá… enviar outros para lutar a sua guerra é mole… mete um uniforme e cai dentro, que eu quero ver!

      Se a causa fosse realmente justa (não afirmo nem nego… não sou ucraniano… estou longe para kct!) provavelmente nem precisariam recrutar na marra… era só abrir as portas, e haveria voluntários querendo participar!!

      Agora entendo o porque da tropa pedindo asilo, noticiada a pouco tempo atrás! 🙁

      Abraço galera!

  5. EXTRA !!!… EXTRA!!!… EXTRA!!!… descobriram o ninho dos esquerdalhas que infestam o PB !!!… parece que se proliferam debaixo do suvaco da presidentO, direto do palácio do planalto… rsrsrsrsrsrsrss… http://portal.comunique-se.com.br/index.php/destaque-home/74918-palacio-do-planalto-alterou-perfis-de-miriam-leitao-e-sardenberg-no-wikipedia-denuncia-o-globo … rsrsrsrsrsrss… CLARO !!!… se não trollarem todos na net que se posiciona contra esse governo esquerdopata não recebem o bolsa petralha net pago pelo pt com o NOSSO dindin… 🙂

Comentários não permitidos.