Vídeo: Obama autoriza ataques aéreos no Iraque

Obama: “Podemos agir com cuidado e responsabilidade a fim de evitar um potencial ato de genocídio”

Segundo o presidente dos EUA, ofensiva deverá proteger minorias religiosas e americanos no país. Obama garante, no entanto, que não haverá envio de tropas a solo iraquiano e que não se trata de uma nova guerra.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou na noite desta quinta-feira (07/08) a autorização para que as Forças Armadas americanas realizem ataques aéreos específicos a áreas ocupadas pelo autodenominado Estado Islâmico (EI) no Iraque. O líder americano também lançou uma operação humanitária para assistir refugiados no norte do país.

Segundo Obama, os ataques serão realizados se for necessário proteger minorias religiosas sitiadas no Iraque e também americanos ameaçados pelos militantes islâmicos em todo o país, especialmente caso os extremistas avancem sobre Arbil, capital da região curda semi-autônoma no norte iraquiano, onde existe um consulado dos EUA.

Os ataques aéreos devem ainda apoiar ações das forças iraquianas e curdas que tentam frear o cerco islamista a dezenas de milhares de yazidis – mebros de uma eligião curda com antigas raízes indo-europeias – no topo de uma montanha. Os refugiados enfrentam escassez de água, comida e remédios, segundo agências de notícias. Na noite desta quinta-feira, aviões americanos jogaram mantimentos sobre o local – cerca de 20 mil litros de água potável e 8 mil refeições.

“Podemos agir com cuidado e responsabilidade a fim de evitar um potencial ato de genocídio”, afirmou Obama, descrevendo os militantes islâmicos como “bárbaros”. “Se temos a capacidade única de ajudar a prevenir um massacre, acredito que os Estados Unidos não devem fechar os olhos”, justificou o presidente.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/XMZOHB” standard=”http://www.youtube.com/v/5VGpv5ezOjE?fs=1″ vars=”ytid=5VGpv5ezOjE&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep4986″ /]

EUA descartam nova guerra

Obama garantiu ainda que não haverá envio de forças americanas ao solo iraquiano e descartou ter a intenção de permitir que os EUA “sejam arrastados para uma nova guerra” no Iraque. O anúncio, porém, considerado a mais incisiva resposta americana à crise no Iraque até agora, aumenta o receio de uma nova investida militar no país – a primeira desde a retirada das tropas americanas em 2011 após uma guerra que durou uma década.

Na tentativa de exercer pressão sobre o primeiro-ministro do Iraque, o xiita Nuri al-Maliki, Obama insistiu na necessidade de o governo iraquiano “representar legitimamente os interesses de todos os iraquianos”, a fim de reverter o atual avanço militantes islâmicos.

Até então reticente com relação a operações em território iraquiano, Washington mudou o posicionamento depois que o Estado Islâmico, que conquistou vários territórios nos últimos meses, teve ganhos significativos diante das forças curdas e avançou em direção a Arbil.

MSB/rtr/ap/dpa

Fonte: DW.DE

8 Comentários

  1. Já não era sem tempo, os fanáticos islamitas no Iraque e Siria, estão cercando cidades cristãs e de outras minorias, marando, torturando e estuprando geral.
    Este tal ISIS e considerado extremista ate pela AL Quaeda, na Siria,há pouco mais de um M~es, cercaram uma cidade com um mosteiro cristão, e mataram e estupraram todas as freiras por lá.

    • Tudo isso como consequência da Liberdade que deram a um tarado americano. Que matou, mutilou e destruiu uma só pessoa não mas um país, alias, mais de um país.
      São muitas vitaminas para alimentar ódios, e uma imensa fronteira aberta para o encontro de tanta gente carregada de ódios.

      • De acordo, a lata e lixo da história, e o único lugar onde cabe o nome G.W.Bush, o problema e que trocaram um lunatico, por um retardado.

  2. como esse governo americano é um pinoquio

    pois os gringos acabaram de pedir para o congresso 500 milhões para financiar os terroristas e agora fala que vai bombardear os mesmos terroristas que eles financiam

    não engana ninguém alias apenas os puxa saco de yankes vira latas que finge não perceber nada

    e sobre bombardear eles vao é atacar o governo do iraque ou a resistência contra os terroristas e fingir que estão fazendo o contrario

  3. Este ataques estão mais para dirigir o estouro da boiada, que a própria Washington, manejada pela AIPAC, provocou…Por aí não! Por aí não!!!
    Dizem as bombas lançadas pelos Super Hornet a turba/boiada descontrolada e fortemente armada…

    Creio que o texto abaixo expressa e explica muito bem esta limitada e pontual ação do EUA contra os fanáticos islamistas:

    ———————————

    O QUE OBAMA DISSE AO CALIFA

    O ataque aconteceu depois que Obama dirigiu-se ao “CALIFA POL POT 2º”, ontem, para sugerir-lhe que o Estado Islâmico bem faria se deixasse de fora de sua lista de alvos as poucas áreas que são de interesse positivo para os EUA:

    “Obama, em declaração na Casa Branca, no final da 5ª-feira (7/8/2014), disse que seriam lançados ataques contra comboios extremistas “no caso de eles moverem-se rumo” à capital curda de Arbil, onde os EUA mantêm um consulado e um centro de operações conjuntas com militares iraquianos.

    “Temos intenção de agir caso eles ameacem nossos prédios em qualquer parte do Iraque (…) inclusive em Arbil e Bagdá” – disse Obama.”

    O que Obama não disse é a mensagem real que o Califa Pol Pot 2º realmente recebeu:

    “Podem atirar contra o que bem entenderem, exceto a embaixada dos EUA em Bagdá e a parte curda do Iraque. Há ali empresas dos EUA que investiram em petróleo, temos ali esse grande “NOVO POSTO DE INTELIGÊNCIA”, e ali OS ISRAELENSES tem aquela GRANDE OPERAÇÃO DE INTELIGÊNCIA, de longo alcance, PARA ATACAR O IRAN.”

    “Exceto esses itens, sintam-se à vontade para atacar qualquer um na Síria e no resto do Iraque. Nada faremos, sequer bombardearemos o armamento pesado que os senhores têm, para não atrapalhar sua vitória final. Exatamente como os senhores, pouco ligamos para o que aconteça a uma ou outra ou outra dessas minorias ou maiorias por aí. Os yazidis que se fodam. (Mas os senhores precisam mesmo desses bombásticos esforços de relações públicas & vídeos de massacres? São itens que deixam muito ouriçados aqueles idiotas da “responsabilidade de proteger”, que não compreendem o real propósito da doutrina).

    “Os senhores capturaram todo o excelente armamento de umas quatro divisões iraquianas, tudo armamento pesado & munição “Made in USA”. Papa fina. Usem à vontade. Claro, poderíamos bombardear tudo dos ares, sem pôr um coturno que seja, em solo.

    Mas não é do meu interesse. Digamos “Tanques [thanks] pelas boas lembranças”, hehe. Depois vendemos outros desses para os patetas lá, em Bagdá. Tomara que já tenham reposto o estoque e esteja tudo pronto para o próximo ataque aí, dos senhores, quando o atual estoque tiver acabado”.

    Por falar disso – se acaso precisarem de mais armas antitanques. Acabamos de fornecer várias dúzias de TOW pruns grupos lá, no nordeste da Síria. Há boa chance de os senhores “negociarem” o acesso até alguns deles”.

    “Me contaram que os senhores anunciaram que estão preparando algo grande,really big, tipo 11/9. Ótimo, mas, por favor, nos deixem fora dessa. Estamos ocupados com nossa guerra contra a Rússia. Que tal… Jeddah?”.

    “Uau! Que tal atacar o Irã? Pudesse, atacava eu mesmo, mas meu pessoal não libera”.

    “Gostei muito da nova “LOJA DE SOUVENIRS JIHADIS” de vocês em Istambul ( http://roadsandkingdoms.com/2014/the-jihadi-gift-shop-in-istanbul/ ) . Minhas meninas andam pedindo umas coisas daquelas. Aceitam Visa?”.

    https://4.bp.blogspot.com/-vggeYBFzlLI/U-Wf6lTabII/AAAAAAAA0AI/qiro-ZISTiQ/s1600/Obama-isis.png

    – Moon of Alabama –
    (tradução Vila Vudu)

Comentários não permitidos.