Hamas dispara morteiros e rompe trégua com Israel

Gaza (Reuters)

Saldo da operação em Gaza é de 220 palestinos e um israelense mortos

Militantes palestinos dispararam pelo menos três morteiros da Faixa de Gaza em direção a Israel, interrompendo um cessar-fogo humanitário de cinco horas, informaram forças de segurança israelenses.

Israel e o grupo palestino Hamas haviam concordado em interromper os combates temporariamente nesta quinta-feira para permitir que moradores da Faixa de Gaza buscassem suprimentos.

O Exército israelense havia informado que responderia imediatamente caso a trégua fosse quebrada pelo Hamas.

O cessar-fogo foi solicitado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e outras organizações internacionais depois de nove dias de combates que já deixaram 220 palestinos e um israelense mortos.

Israel lançou sua operação militar em 8 de julho com o objetivo declarado de interromper os ataques de foguetes palestinos contra seu território.

No entanto, a ONU diz que a maioria dos mortos em Gaza são civis. Israel acusa o Hamas de usar a população civil como escudo para esconder a sua infraestrutura militar.

A ONU diz que pelo menos 1.370 casas foram destruídas em Gaza e mais de 18 mil pessoas foram deslocadas desde o início da ofensiva.

Crianças mortas

Quatro meninos de uma mesma família estão entre os mortos por ataques israelenses na quarta-feira. Eles morreram enquanto brincavam em uma praia perto da cidade de Gaza. Testemunhas disseram que o local foi atingido duas vezes.

Militares israelenses disseram estar “investigando cuidadosamente” o incidente de “resultado trágico” e que, “com base nos resultados preliminares, o alvo deste ataque eram agentes terroristas do Hamas”.

O Exército israelense costuma atingir áreas abertas do litoral que alega serem usadas por militantes como zonas de lançamentos de foguetes.

Gaza (Reuters)

Familiares reagem à morte de quatro crianças vítimas de ataque aéreo israelense em Gaza

Gaza (AFP)

Militantes palestinos têm atirado dezenas de foguetes contra cidades israelenses, incluindo Ashkelon

Israelense morto (Reuters)

Familiares enterram primeiro israelense vítima de conflito em Gaza

O Hamas descreveu o ataque como um crime de guerra e pediu condenação da ONU.

A imprensa israelense informou que o Hamas apresentou uma lista de dez pré-requisitos para uma trégua de dez anos com Israel. As exigências incluiriam a flexibilização do bloqueio econômico a Gaza, o fim dos ataques israelenses ao território e a construção de um aeroporto e um porto.

O Exército de Israel diz que seu escudo antimísseis Domo de Ferro abateu 23 foguetes lançados de Gaza na quarta-feira, enquanto outros acertaram alvos sem causar vítimas.

Israel mobilizou dezenas de milhares de soldados na fronteira com Gaza em meio a especulações sobre uma possível invasão terrestre.

Fonte: BBC Brasil

3 Comentários

  1. Essa BBC só distorce as informações. O Israel continua fazendo guerra ilegal, usando sofisticados caças e mísseis de alta precisão e causando destruições e morte na Palestina. A BBC retrata Israel como vítima sempre….

    BBC = manipulação geral…

  2. Use de empatia, quem está morrendo, quem começou essa nova escalada, e qual o objetivo?! Sejas honesto, está ou ñ acontecendo o q mt dos comentaristas do PB previram , certo?…Qdo os judeuss matarem + crianças e mulheres Palestinas, eu calculo 2150 ou mt mais, dentro de uma semana, os 5 olhos, os ianglesess/UE vão dizer q estão td e mais alguma coisa p impedir esses e novos massacres,cínicos..Pergunta: Qual o motivo q impede a UE impor sanções econômicas severas = ou pior q às impostas aos Persas, por que?!Prova q é pura retórica , cínismo, faz de contas, papo p boi dormir e td essas frases de completas constatação da pouca importância do Palestino.. Visitem o site SANAÚD ,FREE PALESTINE e THE BREAKING SILENCE…eu tenho uma foto de um bravo soldado judeuss pisando no torax de uma menininha Palestins de 4 anos e sua mãe ajoelhada implorando p q o nobre soldado ñ continuasse..Essa é a realidade dos Palestinos em sua própria terra, sua pátria…e se fosse VOCÊ ?!?!” Sds. ;-(

Comentários não permitidos.