Acredite se quiser: independência das nações indígenas já está sendo reconhecida na Justiça brasileira

!cid_image001_jpg@01CF87E5Tribuna da Imprensa, 13/06/2014 

Carlos Newton

Vamos conhecer hoje uma inovadora e alucinada sentença do juiz Aluizio Ferreira Viana, da Comarca de Bonfim, em Roraima. Estava em julgamento um homicídio cometido pelo índio aculturado Denilson Trindade Douglas. Embriagado, ele foi à casa de seu irmão Alanderson e o matou a facadas.

O Ministério Público fez a denúncia, mas o juiz decidiu arquivar o processo, sob argumento de que o homicídio fora cometido em terra indígena e criminoso já havia sido julgado e punido pela própria comunidade.

Na sentença, o juiz reproduz o resultado do “julgamento indígena”, que simplesmente condenou o índio Denilson a “sair da Comunidade do Manoá e cumprir pena na Região Wai Wai por mais 5 (cinco) anos, com possibilidade de redução conforme seu comportamento.

“PENA INDÍGENA”…

Na sentença, o juiz então explica que a “pena indígena” aplicada ao homicida foi a seguinte:

“Cumprir o Regimento Interno do Povo Wai Wai, respeitando a convivência, o costume, a tradição e moradia junto ao povo Wai Wai; Participar de trabalho comunitário; Participar de reuniões e demais eventos desenvolvido pela comunidade; Não comercializar nenhum tipo de produto, peixe ou coisas existentes na comunidade sem permissão da comunidade juntamente com tuxaua; Não desautorizar o tuxaua, cometendo coisas às escondidas sem conhecimento do tuxaua; Ter terra para trabalhar, sempre com conhecimento e na companhia do tuxaua; Aprender a cultura e a língua Wai Wai. Se não cumprir o regimento será feita outra reunião e tomar outra decisão.”

Com toda a certeza, é a mais branda punição de homicídio qualificado na História do Direito Universal.

JUSTIFICATIVA

O mais incrível é a extravagante justificativa do juiz Aluizio Ferreira Viana, sem base legal concreta e redigida nos seguintes termos:

a) Nos casos em que autor e vítima são índios; fato ocorre em terra indígena, e não há julgamento do fato pela comunidade indígena, o Estado deterá o direito de punir e atuará apenas de forma subsidiária. Logo, serão aplicáveis todas as regras penais e processuais penais.

b) Nos casos em que autor e vítima são índios; o fato ocorre em terra indígena, e há julgamento do fato pela comunidade indígena, o Estado não terá o direito de punir. Assim, torna-se evidente a impossibilidade de se aplicar regras estatais procedimentais a fatos tais que não podem ser julgados pelo Estado.

In casu, o acusado índio Denilson foi julgado pelo Conselho das Comunidades Indígenas antes mesmo do início da instrução criminal, o que acarretaria, em tese, a absolvição sumária.

Contudo, é de comezinho conhecimento penal que absolvição sumária pressupõe análise de mérito, nos termos do art. 397, do CPP, e este representante do Estado-juiz não tem poder para tal, pois o Estado não detém o direito de punir nesse caso concreto.

Em outras palavras, o Estado deve apenas pronunciar a sua ausência de poder de punir, uma vez que o acusado já foi julgado e condenado por quem detém o direito.

Ante ao exposto, deixo de apreciar o mérito da denúncia do Órgão Ministerial, representante do Estado, para DECLARAR A AUSÊNCIA IN CASU DO DIREITO DE PUNIR ESTATAL, em face do julgamento do fato por comunidade indígena, relativo ao acusado DENILSON TRINDADE DOUGLAS, brasileiro, solteiro, agricultor, nascido aos 13/03/89, filho de Alan Douglas e Demilza da Silva Trindade, com fundamento no art. 57, da Lei nº 6.001/73 e art. 231, da Constituição da República.

DELÍRIO JURÍDICO

Com a máxima vênia, é preciso dizer que o juiz Aluizio Ferreira Viana extrapolou completamente suas funções, entrou em delírio jurídico e interpretou a lei às avessas.

O magistrado baseou sua inusitada e criativa sentença no artigo 57 do Estatuto do Índio, que estabelece o seguinte: “Será tolerada a aplicação, pelos grupos tribais, de acordo com as instituições próprias, de sanções penais ou disciplinares contra os seus membros, desde que não revistam caráter cruel ou infamante, proibida em qualquer caso a pena de morte.

Mas é claro que “será tolerada” não significa, de forma alguma, que a justiça das tribos prevalecerá sobre a justiça do país. Não se sabe como o juiz chegou a essa conclusão, pois citou equivocadamente o art. 231 da Constituição, que em nenhum momento prevê que os indígenas criminosos sejam julgados exclusivamente por suas tribos.

Aliás, na Constituição está previsto exatamente o contrário, no art. 232, que determina: “Os índios, suas comunidades e organizações são partes legítimas para ingressar em juízo em defesa de seus direitos e interesses, intervindo o Ministério Público em todos os atos do processo”. Isso é o óbvio, pois até as portas dos tribunais sabem que quem é parte ativa em processo, por consequência, também é parte passiva e tem de ser processado.

E é assim que, pouco a pouco, as mais de 200 nações indígenas vão se tornando independentes do Brasil, já ocupando um território equivalente a mais de 20% do país, se levarmos em conta as terras ainda a desmarcar.

Fonte: Tribuna da Internet

100 Comentários

  1. Agora eu quero ver!

    Quando os moradores das Malvinas disseram que queriam ser da grã bretanha, os trilogienses diziam que isso era democracia!

    E agora? E agora que os indígenas querem ser independentes?

    O que aqueles hipócritas vão dizer?

    Aliás, é notória a enxurrada de criticas que a Russia recebeu por fazer com a crimeia o mesmo que a Inglaterra fez com as falklands …

    A cara de pau daqueles sem vergonhas não tem limites

    Seria fantástico se pegassem uma daquelas naves que ANDAM NA VELOCIDADE DA LUZ (SIC) que os EUA estão desenvolvendo e fossem embora pro mundo deles

    O piloto todo mundo já sabe quem é: aquele que fez pós graduação em pilotagem pela internet

    • Bá meu.

      “Seria fantástico se pegassem uma daquelas naves que ANDAM NA VELOCIDADE DA LUZ (SIC) que os EUA estão desenvolvendo e fossem embora pro mundo deles’

      Ninguém falou em naves que “ANDAM NA VELOCIDADE DA LUZ”!
      Você ainda não entendeu a matéria?

      E tomara que os índios consigam sua independência, assim os agricultores não queimarão a floreta inteira. A amazônia é deles.

      • não disse senhor Rafa Positron…rs..aqui por conta de questões político ideológicas…por conta de alinhamentos a ideologias,países ou blocos..chegam a sabotar ou ir de contra a soberania,auto determinação, independência e desenvolvimento do próprio pais..o maior inimigo do Brasil é o brasileiro…

        o problema neste pais é que temos grandes massas de mulas de curral eleitoral seja de direita ou de esquerda…que dão mais valor a ideologia do que a “OUTRA COISA QUALQUER” …são uma gente que põem suas militâncias/orientações político ideológicas acima de qualquer coisa…acima de tudo…até mesmo dos interesses do próprio pais..até mesmo acima do melhor para o pais..até mesmo acima da soberania de seu próprio pais..

        estes militantes nas suas alienações de alinhamentos a pais/ideologia/bloco x ou y…chegam por conta dessas coisas a sabotar e ir de contra ao seu próprio pais…aos interesses e soberania de sua própria nação….a maioria destes militantes defendem abertamente mesmo que devamos ser “alinhados” incondicionalmente, total e completamente a outros países…mesmo que isto sabote nossa soberania, auto determinação ou desenvolvimento..

        Ao invés de ficarem “escolhendo lados” e se dividindo em “esquerda” e “direita”…se é que podemos usar estes termos hoje em dia…devemos analisar os atuais acontecimentos e tirar o máximo dos erros e acertos dos países envolvidos para que quando algum país vier ameaçar nossa soberania como país… não nos deixarmos levar pela mídia… pois esta normalmente atende aos interesses de grupos diferentes dos que deviam nos representar….Russos, Chineses e estadunidesnses são da mesma laia….E na hora que acharem melhor eles vão produzir um motivo qualquer, mesmo que seja mentira como no Iraque, e o mundo vai acreditar nesse motivo, justificando uma invasão….que o Brasil fique de olho aberto pois além de potências estrangeiras intervindo em nossos assuntos internos o que não falta no nosso país são os “quinta colunas” e os “pseudo-patriotas”….É só observar os comentários de alguns no site….

        não devemos nos alinhar a nada e a ninguém..a pais ou ideologia alguma…a nada..apenas a nós mesmos…devemos nos alinhar apenas ao Brasil e aos Brasileiros..

      • A Amazônia, é dos índios, eles chegaram aqui primeiro. Melhor ficar para eles do queimarmos a floresta inteira. Com os indígenas nossa floresta será preservada.

        E os índios são os verdadeiros brasileiros e nossa economia não depende das floretas. Dependem da indústria! Plantar soja e criar gado não vai nos levar ao desenvolvimento.

        Deus salve a Amazônia, e que não cometamos os mesmos erros que americanos e europeus cometeram.

        Por acaso o Sr. Maquina Troll sabe o que é e biodiversidade?
        Tenho certeza que não.

        Eu estuei paleontologia e sei como nossas florestas são únicas e importantes.
        Precisamos preservar nossa natureza, não só pelas alterações climáticas mas também pela a cura de várias doenças que podem ser encontradas na vegetação da selva.

        Não precisamos desmatar amazônia para para nos desenvolvermos.
        Temos que protege-la e explora-la para descobrir remédios e curas para inúmeras doenças.
        Temos é que fortalecer a nossa edução e a nossa indústria, isso sim levará o Brasil para a frente.
        Já basta o que fizeram com a Mata a Atlântica, não vamos cometer o mesmo erro dos americanos e europeus com nossa Amazônia.

        Deixem as florestas para os índios, pois eles são os verdadeiros donos. O que não podemos aceitar são as queimadas,o desmatamento e a exploração de madeira ilegal.

        Não vamos, e não podemos, cometer os mesmos erros dos EUA e Europa.

        Salvem a amazônia. nossa riqueza não depende dela,e sim de ciência, tecnologia e educação..

        Prefiro a nossa floresta na mão dos índios do que na mão fazendeiros inescrupulosos.

        Não precisamos da selva!

      • “Deagol
        19 de junho de 2014 at 17:03

        A Amazônia, é dos índios, eles chegaram aqui primeiro. Melhor ficar para eles do queimarmos a floresta inteira. Com os indígenas nossa floresta será preservada.

        E os índios são os verdadeiros brasileiros e nossa economia não depende das floretas. Dependem da indústria! Plantar soja e criar gado não vai nos levar ao desenvolvimento. ”

        um certo político famoso estadunidense uma certa vez afirmou: “Controlando o petróleo, se controlam os países. Controlando a alimentação, se controlam as populações.”…..Plantar soja e criar gado são a base de nossa economia…é o que nos fazem o maior produtor de alimentos e celeiro do mundo..e sexta maior economia do mundo..a demanda por alimentos sempre será uma necessidade básica e fundamental principalmente para grandes países consumistas como os eua e europa…que apesar de suas vastas, grandes e eficientes capacidades de produções de alimentos não conseguem e nunca conseguirão suprir sozinhos suas próprias demandas internas ..cuja tendência é só de crescer ainda mais..

        “Eu estuei paleontologia e sei como nossas florestas são únicas e importantes.”

        “Não precisamos da selva!”

        é estudei porr#$%…ESTUDEI…animal…vc é uma completa barata tonta..uma hora diz uma coisa.. outra hora diz outra completamente inversa…se contradiz totalmente..não diz coisa com coisa..deve ser da turma do cebolinha..só pode…deve ter dado um tapa na macaca antes de comentar…rs..

        https://www.youtube.com/watch?v=6rMloiFmSbw

        “Por acaso o Sr. Maquina Troll sabe o que é e biodiversidade?
        Tenho certeza que não.”

        e por acaso o senhor sabe escrever? tenho certeza que não..rs…

      • Deagol, a Amazônia brasileira, e parte Indissolúvel do território brasileiro, assim manda a constituição. Assim desejam os povos da região, entre eles indigenas, caboclos, cafusos e demais populações, Indio nascido no Brasil, e brasileiro,ele não e o indio de 500 anos atrás, ele tem televisão LED, Celular, computador etc.
        Não existe nem existirá independência da Amazônia, apenas a grilagem e fatiação da mesma, por intereces internacionalistas, estes pequenos grupos de comunidades indigenas, estão cooptados por estes interesses> os próprios pequenos grupos ao qual vc se refere( que não representam a grande maioria dos indios brasileiros) e quem vão abrir a porteira para o globalismo destruir a floresta de vez, sem nos dar nenhuma satisfação.O cavalo de Troia são as Ongs de fachada internacionais, que estão em atividade no Norte do país.
        Seremos desconstruídos por dentro.

      • M Troll

        vocês defendram a os direitos da Criméia e agora que é o basil são contra.
        Para ver como você é hipócrita.

        Além de piada em todo que ecreve.

      • Companheiro, os nativos da terra que se mantem em seu estado natural são pouquíssimos.Resumindo, os que podem ser considerados índios mesmo.
        Os “” índios “” , não tem nenhuma intenção de proteger a floresta. Eles querem é vender madeira, e controlar os garimpos e os garimpeiros. Eu tenho um amigo dos tempos de escola. Ele tentou se aventurar no norte, fronteira do Amapá com Guiana. Ele me disse que negócio do Índio lá é cobrar pedágios altíssimos dos garimpeiros, e derrubar floresta. Índio lá anda é de Pick-up importada. O governo seria completamente idiota, em reconhecer esses territórios indígenas. No Brasil é assim, quem se faz de coitado e que consegue benesses do governo.

    • “Rafa_positron
      19 de junho de 2014 at 13:02

      Agora eu quero ver!

      Quando os moradores das Malvinas disseram que queriam ser da grã bretanha, os trilogienses diziam que isso era democracia!

      E agora? E agora que os indígenas querem ser independentes?

      O que aqueles hipócritas vão dizer?”

      irão dizer abertamente e cinicamente que apoiam senhor Rafa_positron..o que se vê naqueles comentaristas e alguns blogs por ai são sempre ações gratuitas de ataque contra o Brasil sistematicamente…ataques gratuitos contra qualquer ganho cientifico-tecnológico, industrial, político ou econômico para o pais…e buscas como uma cortina de fumaça em partidarizar assuntos que são de estado.. são 5º colunas que buscam a submissão e a subserviência do pais a interesses estrangeiros…usando como ponto de referência as doutrinas e os postulados da política estadunidense,ou seja,“se é bom para os EUA é bom para o Brasil”….rs..

      • Que os indígenas sejam independentes, cuidarão da floreta
        floresta mais do que nós.
        Não torceram pela democracia na Criméia? Agora torçam pela democracia na Amazônia.

      • fico triste do brasileiro ser tão subserviente a ponto de achar que países que destruíram suas florestas e as alheias estão aptos a cuidar da Amazônia…porque a madeira brasileira está toda na europa…e o que fizeram na África… destruíram esse continente espoliaram, roubaram suas riquezas, massacraram sua gente e é esse povo que estamos querendo para tomar conta de nós?…Pobres cucarachas….

      • “enojar um porco..rs..’

        desculpe,nãoqueia deixar você com nojo.

        Além do mais, opiniões de trolls não contam.

    • É a hora de cobrarmos daquele TRAIDOR do luis ignácio da silva, vulgo MOLUSCO BARBUDO, a trairagem que ele fez a nação brasileira na RAPOSA SERRA DO SOL… o que os HIPÓCRITAS da esquerda VENDIDA irão dizer ???… que o pt é nacionalista e antiamericanista ???… RSRSRSRSRSRS… vou rir em maiúsculas para não morrer de raiva dessa GENTALHA IMUNDA E APÁTRIDA… merecem a morte por alta traição ao povo brasileiro…

      • Caro Blue Eyes, Na Resistência

        Deixemos a floresta para os índios, ela faz muito pouco pela nossa economia. Os índios além e preserva-la terão uma vida digna. A Amazônia é quase irrelevante para a economia brasileira. Deixemos para os indígenas, eles cuidarão melhor dela do que nós.

        São os verdadeiros brasileiros….

        Sds.

      • Deagol, são os indios cooptados na região, que estão autorizando que multinacionais destruam a floresta.A imagem de indio puro inocente defensor da floresta que vc tem, não existe mais.

      • Caro Capa Preta!

        Admito, que me expressei mal em meus comentários. Não desejo que a amazônia seja entregue totalmente aos índios, mas sim que eles tenham direito a territórios autonomos, sem a intervenção dos homens brancos.
        Sei que existem índios falsos e pressões de ONGs mal intencionadas, mas na maioria dos casos os índígens são brasileiros mesmo.

        E minha defesa a eles se deve ao fato de estarmos destruindo a floresta e eliminando espécies raras que são são encontradas em determinados locais isolados.

        Concordo que não devemos abrir mão das nossas riquezas minerais e naturais.

        Só critico aqui pesoas que defenderam o plebicito na Criméia e agora são contra a independência dos povos indígens. Dois pesos duas medidas.

        Me entende?

        Abraço!

      • Eu acredito que o Brasil é dos brasileiros….Esses estrangeiros são capazes de cuidar de seus paises?..Eles assinaram o tratado de Kioto ???…

      • Amigo, não compartilho dessa sua visão… não vou questionar o porque dessa sua escolha, mas a Amazônia é NOSSA e deve ser explorada SIM… por brasileiros… até porque, se formos pensar assim, TODO o Brasil seria dos indígenas… assim também os EUA… o tema “choque cultural” não caberia aqui, nestas parcas linhas, mas sempre uma cultura superior absorve a outra… é o que deve acontecer com os nativos nacionais (que quase nada resta mais, somente para os interessados direta e indiretamente na questão… o numero deles pode ser considerado irrelevantes…) e não se petrifica por imposições políticas alienígenas a nação brasileira… saudações…

      • Me dê 7000 hectares de floresta, que eu ganho dinheiro só fazendo manejo florestal, trabalhando com frutas exóticas da amazônia.Sabe quanto custa 1 quilo de açai na Europa?? 10 Euros.Os gringos estão usando os índios, como massa de manobra. Eles estão de olho nos minérios e no petróleo da Amazônia. Já destruiram a natureza Africana e Asiatica, e adora querem acabar com a nossa floresta.

    • Rafrutinha Positrônico, você é simplesmente tão burro que eu apenas consigo setir pena de você. Desde quando a questão das Falklands ( E não Malvinas seu burro!) tem algo a ver com as questões indígenas? Você já leu a Constituição Federal? Claro que não! Se tivesse lido saberia que não existe a menor hipótese de reserva indígena separar-se do Brasil.

      e quanto às Falklands, A população local quer apenas estar onde está ou seja, serem britânicos, algo que a perua louca dos Pampas quer usurpar.

      Entendeu ou quer que eu desenhe minha cara vítima da “educação inclusiva” do PT?

      • por LUCENA
        .
        .
        A classe mais abastada,aquela que faz parte da classe média alta principalmente,que arrota caviar e que tem a cara-de-pau de dizer que sofre descriminação e bullings dos descamisados etc,etc …
        .
        Agora, já querem eleger os índios para o seu saco-de-porrada !
        .
        Essa mesma classe de ancas gordas, que fizeram um rolezinho na abertura da copa,a que auto intitula de descendentes dos europeus,em especial a aristocracia conservadora paulistana que detesta vê o seu espaço público,onde seus descendentes frequentam;ser dividido com os filhos dos seus empregados.
        .
        Essa mesma elite “branca”, onde seus descendentes mimados;( os mauricinhos e patricinhas ), adoram de brincar de fazer churrasco com Índios em especial da “raça” pataxós,agora querem dá uma de brasileiros e defensores da pátria para cima dos índios … que hipócritas malvados !!! ;(

      • O Nacional-Socialismo Petista

        Sim, eu estava perplexo com o “Dilma, vai tomate cru”! Pensava: “O que aconteceu com o povo cordial dos que não leram Sérgio Buarque de Holanda e dizem que o nosso povo é cordial?”. Muitos cronistas se arrepiaram de emoção com o hino a capela e de horror com o protesto, especialmente porque quem cantou uma coisa também cantou outra. Deve ser bom se arrepiar por tão tolos motivos… De súbito, apareceu o coro dos Catões dispostos a moralizar a República, rebaixando os torcedores a uma “elite branca sem calo na mão”. Houve até quem pedisse desculpas a Dilma em nome dos brasileiros! Em meu nome? Não endosso xingamentos. Mas eu é que espero que a Soberana se desculpe por ter usado o meu dinheiro para tirar uma casquinha eleitoral da Copa. Ela não tem o direito moral de recorrer à Rede Nacional para não ouvir o Itaquerão.

        O PT pode se perder nos fatos, e está perdido, mas sempre se arranja nas versões. Esta semana foi tomada por uma avalanche de notícias assegurando que as vaiais foram excelentes para a presidente porque ela pôde, assim, exercer o poder da vítima. Não é Nietzsche, mas malandragem política. As vaias e os xingamentos teriam servido à estratégia petista de fazer a luta do “nós” (a turma do amor) contra “eles” (a turma do ódio). Então tá!

        Se assim é; se, há tempos, os petistas esperavam uma boa notícia para a campanha eleitoral, e se as vaias e os xingamentos ajudaram o PT a encontrar um discurso, o que dizer? Vai ver os companheiros decidiram se comportar como Odorico Paraguaçu, de “O Bem-Amado”, de Dias Gomes. Quando ele queria um pretexto para empastelar o jornal da oposição, mandava pichar na parede: “Odorico é ladrão”. Se as ofensas são um ativo eleitoral, quanto mais, melhor! O PT me obriga a ser binário: então quem vaia vira cabo eleitoral de Dilma. Qual é a razão do chororô?

        É evidente que o lado positivo da vaia é cascata. Essa versão é obra de “spin doctors”, cujo trabalho só é efetivo quando conta com a opinião abalizada de “especialistas” e com a sujeição voluntária ou involuntária da imprensa.

        No dia seguinte à vaia, o PT e suas franjas no jornalismo e no subjornalismo a soldo já espalhavam a versão de que a hostilidade era obra da “elite branca”, em conluio com a oposição e com a imprensa. Desta feita, o partido inovou. O sr. Alberto Cantalice, seu vice-presidente, publicou no site da legenda uma primeira lista de profissionais do mal: Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes, Diogo Mainardi, Lobão, Demétrio Magnoli, Danilo Gentili, Guilherme Fiuza, Marcelo Madureira e Arnaldo Jabor.

        Segundo ele, nossas “pregações nas páginas dos veículos conservadores estimulam setores reacionários e exclusivistas da sociedade brasileira a maldizer os pobres e sua presença cada vez maior nos aeroportos, nos shoppings e nos restaurantes”, de sorte que “o subproduto dos pittbuls (sic) do conservadorismo teve seu ápice nos xingamentos torpes e vergonhosos à presidenta (…)” –aqueles mesmos que, dizem os próprios petistas, fizeram um imenso bem a Dilma…

        É calúnia e difamação, mas isso é para o tribunal. Falas como a do sr. Cantalice têm história. Fiz uma tradução (is.gd/iOAfO5) do discurso proferido por Goebbels no dia 10 de fevereiro de 1933, 11 dias depois de Hitler ter assumido o cargo de chanceler. Seu alvo era a “imprensa judaica”, que acusava de “ameaçar o movimento Nacional-Socialista”. Advertiu: “Um dia nossa paciência vai acabar, e calaremos esses judeus insolentes, bocas mentirosas!” Cumpriu a ameaça.

        À lista de Cantalice seguiu-se um previsível silêncio na própria imprensa –vai ver somos mesmo os “judeus insolentes” da hora. Mais uma advertência de Goebbels para quem está aliviado por ter sido poupado: “E, se outros jornais judeus acham que podem, agora, mudar para o nosso lado com as suas bandeiras, então só podemos dar uma resposta: ‘Por favor, não se deem ao trabalho!'”.

        Pronto! Já escrevi o que queria, menos uma coisa: “Goebbels, vai tomate cru!”.

        http://www1.folha.uol.com.br/colunas/reinaldoazevedo/2014/06/1473310-o-nacional-socialismo-petista.shtml

    • por LUCENA
      .
      .
      .
      UUUFA !!! … suei de frio mais, quando vi que era o marqueteiro das mazelas para o Brasil … me ” tranquilizei ” … hehehehhe … os únicos aquém devemos ficar de olho, é com os ratos e quinta colunas … hahahah..
      .
      Como tem gente que adoraria vê este pais estraçalhado e invadido pelos yankes e ter o mesmo destino do Iraque ou da Ucrânia é impressionante hahahah .

      • por LUCENA
        .
        .
        Só faltou colocar um charuto na boca do Mario Juruna ao lado do Fidel Castro … hahahah … não adianta fazer foto shop com o Evo ai é sacanagem …. hahahah
        .
        E depois, criticam a voz da Rússia … hahahahha

      • por LUCENA
        .
        .
        Queda da informalidade na economia não dá manchete na imprensa
        .
        O trabalho informal (ou subterrâneo, na linguagem dos economistas) atingiu o índice mais baixo da história recente do país, o equivalente a 16,2% do PIB.
        .
        (*) fonte : cartamaior
        .
        .
        (…) No reinado neoliberal de FHC, a informalidade bateu recordes, como consequência do aumento do desemprego e da queda da renda dos trabalhadores. A imprensa tucana, porém, evitou dar destaque para este importante avanço social dos últimos dez anos. Os urubólogos da mídia, que habitam as redações dos jornalões e das emissoras de tevê e rádio, não fizeram escarcéu sobre esta conquista.(…)

      • por LUCENA
        .
        .
        Santos para Dilma: “Brasil foi importante no diálogo com a guerrilha”
        .
        Antes de acompanhar a partida entre Colômbia e Costa do Marfim, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, o presidente colombiano se reuniu com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio da Alvorada. Segundo informações publicadas pelas agência de notícias, no encontro de cerca de uma hora e meia, Santos disse que conversou com Dilma sobre integração da América Latina e Copa do Mundo.
        .
        (*) fonte : vermelho.org.br/noticia/244443-7
        .
        .
        (…) De acordo com ele, o Brasil teve papel importante nas negociações do governo colombiano com o Exército da Libertação Nacional (ELN), a segunda maior guerrilha em atividade no país. “Não tenho palavras de agradecimento ao Brasil”, disse sobre o tema que foi decisivo na campanha presidencial.(…)

      • Bá, nenhum dos seus comentários teve qualquer ligação com a questão indígena.
        Nem se sabe do que você está falando…

      • “UUUFA !!! … suei de frio mais, quando vi que era o marqueteiro das mazelas para o Brasil … me ” tranquilizei ” … hehehehhe … os únicos aquém devemos ficar de olho, é com os ratos e quinta colunas … hahahah..”




        Isso é que é patriotismo de boutique, coisa de quem apenas mostra valentia atrás de um teclado mas na hora enfrentar o mundo real (inflação, insegurança pública, altos impostos, tentativas de bolivarianizar o Brasl e por aí vai) fica caladinho, pianinho. Esse é o famoso “silêncio cúmplice”tão típico das massas ignaras e que se deixam enganar pelo binômio “Pão e circo”, cada vez mais atual nesses dias de bolsa família e Copa do Mundo.

        Contudo, o mais irônico aqui em banânia é que o vaticínio de Marx ( A história se repete ora como farsa, ora como tragédia) torna-se perturbadoramente real. Vemos agora, no “Brasil PuTênfia”, a repetição do que ocorria na época do “Brasil Grande” do Regime militar, época em que caras como eu, Deagol e Blue Eyes seriam chamados de “comunistas”, “Vermelhos”, “viralatas a serviço de Moscou”e por aí vai.

        Os mesmos patriotas de boutique que antes cantavam as glórias dos generais e adesivavam seus carros com “Brasil, ame-o ou deixe-o”, hoje chamam as vozes divergentes de “ratos”, “entreguistas”, etc e tal. Como dizia um historiador “País que não conhece a sua história está fadado a repeti-la”

    • Patetico como sempre ,pimenta no fiofoh dos outros eh refresco kkkkkk ,aplaudem quanto terroristas pro-russia criam instabilidade na ucrania , mas ficam com diarreia quando percebem que esta naçao de imbecis possui grande potencial para ser vitima destas campanhas separatistas,kkkkkk ,tipico de quem eh um psitacideo de pirata,kkkkkkkkk

  2. Nesse país o individual prevalece sobre o coletivo,não falo sobre Direita ou Esquerda,mas sim de uma caracteristica de muitos Brasileiros,que pra ficar bem perante os Meios de Comunicação Nacionais ou Estrangeiros,Ong,Organizações Internacionais e tb par posarem de Paladinos,sacrificam o seu povo e o seu País.

    Obs:Depois surgem críticas relativas a mão de ferro que os Militares exerciam sobre os 3 Poderes.Mas a minha esperança é que esse Juiz seja caso raro no Judiciário.

  3. todas essas movimentações que vemos ai na síria ou na ucrania mostra bem o quão fácil é “salvar” floresta ou povo indígena desse pais aqui …é bom começarem a por as barbas de molho ou prestarem atenção com esses cinismos/descaramentos que vemos ai senhores….já já começarão a fazer o mesmo aqui através de índios “oprimidos e injustiçados”…e de florestas “pulmão do mundo” devastadas…tem índio de pais vizinho sendo importado para este pais pra fabricar cenário/factoide assim..

    • A ESQUERDA é pródiga em praticar esse tipo de trairagem com desculpas de coitadismo de certas gentes que habitam esse solo… é só ver o caso dos índios, quilombolas, mst e sem tetos… a ESQUERDA não sobreviveria sem o coitadismo e os coitados para aparentemente defende-los… vcs devem dar uma olhada nos índios de Roraima e verificar o qnto foram abandonados depois que o pt entregou a RSSol para eles (leia-se grupos internacionalistas)… TRAIÇÃO TOTAL…

    • “O Brasil precisa aceitar uma soberania relativa sobre a Amazônia”. François Mitterrand, 1989, então presidente da França;

      “As nações desenvolvidas devem estender o domínio da lei ao que é comum de todos no mundo. As campanhas ecologistas internacionais que visam à limitação das soberanias nacionais sobre a região amazônica estão deixando a fase propagandística para dar início a uma fase operativa, que pode, definitivamente, ensejar intervenções militares diretas sobre a região”. John Major, 1992, então primeiro ministro da Inglaterra;

      “Ao contrário do que os brasileiros pensam, a Amazônia não é deles, mas de todos nós”. Al Gore, ex-Vice-Presidente norte-americano:

      “A Amazônia é um patrimônio da humanidade. A posse dessa imensa > área pelos países mencionados (Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru e Equador) é meramente Circunstancial”. Conselho Mundial de Igrejas Cristãs reunidas em Genebra, 1992.

      Devemos como povo instruído entender os mecanismos utilizados por aqueles que podem um dia tornarem-se nossos algozes, intervindo em nossos assuntos internos os quais só cabem á nós mesmos. Com o potencial energético, humano, industrial e econômico que o Brasil possui, somos alvos da cobiça internacional travestida de “operações humanitárias ou ecológicas” as quais estão em voga nos dias de hoje…

    • Nós queimamos e desmatamos o equivalente a uma cidade grande todos os dias na amazônia. Vamos acabar com a floresta em poucas décadas, melhor deixa-la para os povos indígenas antes que a gente destrua tudo.

      • 17 De Maio de 2004, Brasil perde patentes para estrangeiros….Exemplos: cupuaçu e guaraná….O termo biopirataria é relativamente novo, embora sua prática no País seja bastante antiga, iniciada no Século XVI com a exploração do pau-brasil pelos portugueses, sem nenhuma indenização aos indígenas que viviam nas matas litorâneas brasileiras….Em pleno Século XXI, a biopirataria permanece no Brasil, atingindo a fauna e a flora, principalmente na região amazônica….A questão ganhou destaque com o recente episódio do cupuaçu,cujas marca e patente haviam sido depositadas por empresas japonesas….A reação brasileira sustou o processo em relação ao cupuaçu….Mas existem dezenas de outros produtos da fauna e da flora brasileiros já patenteados por estrangeiros no exterior….O popular guaraná tem patente depositada nos Estados Unidos…..Plantas brasileiras como quebra-pedra, espinheira santa e andiroba também foram registradas no exterior….Os Estados Unidos, Japão, Inglaterra e França lideram a lista de países detentores de patentes de produtos(lê-se vida vegetal e animal) da flora amazônica……

      • É?
        E pq o governo brasileiro não faz o memo?

        Pq não investem em ciência e não usam a nossa capacidade intelectual para explorar as riquezas da floresta ao invés de queimar tudo para criar gado e plantções?

        Se o amercanos e europeus exporam e criam patentes através de nossas riquezas pq não tentamos impedi-los, pq não saímo s na frente.

        Destroem, queimam, desmatam e deixam tudo abandonado, depois reclamam que os estrangeiros se aproveitam.

      • Deveriamos ter um polo educacional, e um centro de referencia em bio tecnologia em Manaus.
        Mas infelizmente somo um povo medíocre, governados por iguais. O deve ter por la e um “centro de estudos do marxismo”
        Merecemos, todos nós….

      • E digo, OS INDIOS NÃO SÃO NOSSOS INIMIGOS. A maior parte de nossas tropas de fronteira e formada por indigenas e descendentes. O que temos são pequenos grupos de malndros, cooptados pelo internacionalismo, e o entreguismo de nossos governantes.
        Lula e FHC deveriam serem enforcados em praça publica, pela traição a pátria, no caso Raposa Serra do Sol.
        Segue o link com o Patriota General Heleno, sobre a questão indigena.Fala esta que fez o vendido Petê o perseguir no fim da sua honrada de de bons serviços prestados a nação, algo que eles não fazem a minima ideia do que seja.
        Gen Heleno – Arnaldo Jabor – A Fragmentação do Território Brasileiro
        https://www.youtube.com/watch?v=Vklvo1UJAJw

        E do saudoso Dr. Enéas sobre Nióbio; ONGs+reservas indígenas.
        https://www.youtube.com/watch?v=WQhR0Dvtnn8

  4. Isso tá com uma cara de hoax. Porém não me surpreenderia muito se fosse verdade. Só quero entender a relação disso com uma independência indígena. Um juiz não possui autoridade para decidir sobre tal, além do mais, a decisão sobre o suposto crime é esdrúxula, e é obvio que(se for verdade) irão recorrer em instâncias superiores.

    • O problema, amigo, é aquilo que em direito se chama “precedente”… cria-se jurisprudência forçada… mesmo que não tenha efeito prático nesse instante, muda-se a consciência jurídica e política sobre o tema… devagarinho vamos sendo traídos pela esquerda que ai está, plácida e sorrateiramente, nos entregando…

      • rsrsrsrss… mais um apaixonado pelo Vader… rsrsrsrsrsrsrss… deve ser aquela capa preta que ele usa, ou aquela voz gutural… rsrsrsrsrsrs… Freud explica… 🙂

      • se esqueceu de seu grande sabre vermelho e pulsante…rs..só tem tarado pervertido aqui…cada um com suas taras e parafilias seja com marinheiros estrangeiros másculos e vitaminados ou com super vilões do sabre grosso… 🙂

      • Blue Eyes, nunca pensei que iria concordar com você, mas é isso mesmo, criar precedente e jurisprudência e depois abrir debate par se discutir o assunto e posteriormente fazer alguma gambiarra legal, coisa que não duvido, mesmo sento totalmente inconstitucional.

        Olhem o absurdo do texto:

        ==Em outras palavras, o Estado deve apenas pronunciar a sua ausência de poder de punir, uma vez que o acusado já foi julgado e condenado por quem detém o direito.==

        Quem detém o direito de julgar e punir é o Estado, e mesmo em exceção como o julgamento do Presidente pelo senado, é necessário autorização constitucional. Esse juiz é louco.

        Essa noticia quase me infartou.

    • “Só quero entender a relação disso com uma independência indígena.”

      É bem simples Lucas Senna.

      A Constituição de 1988, no que tange aos povos indígenas no Brasil, seguiu o mesmo princípio adotado na legislação dos EUA sobre o mesmo tema: como estas populações já estavam aqui anteriormente a colonização europeia, considerasse justo que vivam de acordo com suas crenças e costumes, dentro de um espaço a eles definido pelo Estado, até porque foram proibidos de interagirem como pessoas dentro da formação da sociedade brasileira que se instalou aqui posteriormente.

      Este é um problema enorme porque poe em conflito princípios criados para sustentar o Estado de Direito dentro do conceito de Estado-Nação (no caso brasileiro, mais baseado em conceitos de Jean J. Rousseau; no caso anglo-saxônico, mais baseado em conceitos de John Locke – os dois possuem diferenças mínimas, mas importantes), pois o indígena é um elemento “excepcional” dentro de uma estrutura legal que afirma que todos são iguais frente a lei. Daí os conflitos. A rigor, os índios no Brasil podem construir estruturas econômicas que eles quiserem, como os índios norte-americanos, para manterem sua cultura dentro de suas reservas, mas não podem impedir ações do Estado brasileiro quando este achar necessário pois este é soberano para uso do solo e subsolo, mas não pode interferir culturalmente. É por isso que, por exemplo, genocídios infantis cometidos por índios dentro de reservas indígenas não são punidos de acordo com nosso sistema legal se forem praticados com base na herança cultural do grupo indígena (caso clássico são os assassinatos de bebês albinos). Por outro lado, se um indígena cometer qualquer crime fora da reserva será julgado dentro do processo civil/criminal comum que conhecemos, e que sabidamente não funciona lá aquelas coisas.

      Mas tão ruim quanto a nossa forma de perceber este conflito é ser induzido por textos como este acima, principalmente no trecho denominado “Delírio Jurídico”. O objetivo aqui está claro: jogar lenha na fogueira dentro do debate sobre a delimitação das reservas e do que é apresentado erroneamente como “privilégio”. Não estou defendendo incondicionalmente os índios, mas não vou aplaudir um texto que não tem outro objetivo alem de atiçar a ignorância das pessoas à violência. Até porque só se fala de índio neste país quando ocorre um crime ou quando há problema de demarcação de terras. Nunca se informa, por exemplo, que durante a maior parte do século XX, o sistema de telégrafo que foi extremamente importante para integração nacional, foi competentemente operado, a maior parte do tempo, por índios. E este serviço era organizado pelo Exército.

      Então é revoltante ver a notícia? É. Tanto com é nojento perceber que o texto não busca solução, apenas revolta. Então é texto acéfalo e inútil.

      Como ilustração do tamanho do problema, e por analogia, segue abaixo link para uma série televisiva dos EUA, ambientada em uma cidade do interior e que tem seu cotidiano influenciado por esse tipo de situação. Não sei se passa na TV (não vejo TV a anos), mas é uma rara série de boa qualidade artística para os padrões atuais. O título é “Longmire”.

      Abs

      http://www.seriesvideobb.com/2012/06/assistir-longmire-1-temporada-dublado-e.html

      P.S.: por óbvio, se alguém possuir conhecimentos jurídicos sobre o tema será bem vindo para colaborar com o esclarecimento desta situação específica.

  5. Meus caros leitores, sinceramente uma das maiores incógnitas desse país pra mim é a Amazônia, pois sabemos que existem diversos países trabalhando através de ONG’s para realizar “feitos” um tanto estranhos, nada que acrescente muito na vida dos indígenas. E claro, sabemos que essa região é rica em literalmente tudo!!! minérios raros, biodiversidade vasta e ainda muito desconhecida, além é claro, de milhares de milhares de milhares de hectares para plantio de qualquer coisa. Não estranharia se os EUA e Europa apoiassem a “independência” dos índios em relação a sua própria nação (dentro da nação).

    • Caro amigo ARC.

      Ao contrário do que parece o solo d Amazônia não fértil como se pensa! Ele é fertilizado pelas milhares e folhas e amimais que vivem e morrem nele. Sem a floresta derramando folhas e animais, o solo logo empobrece e precisa ser fertilizado para o plantio em poucos anos.
      Por mim, a Amazônia não é necessária para o crescimento do Brasil, devemos investir na indústria e nas áreas plantáveis que já temos.

      Acho que os índios cuidariam das florestas melhor do que nós, que queimamos, desmatamos e poluímos. Não acho uma má ideia deixarmos a floresta para eles, com certeza cuidarão melhor do que nós.
      E nossa economia não precisa dela, precisamos de educação, ciência e tecnologia. Deixemos a floresta em paz.

      Tenho uma boa teoria sobre a biodiversidade, ensinada por um paleontólogo, em outra ocasião terei prazer em explica-la. É bem interessante.

      • Olhe o que diz logo no Artigo 1º da Constituição do Brasil:

        Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

        Então qualquer ideia que saia fora disso (união indissolúvel), não existe.

      • Edison

        “Olhe o que diz logo no Artigo 1º da Constituição do Brasil:’

        Tudo bem colega. Não sou dono da verdade, e também não desejo a amazônia inteira para os índios. Desejo espaços para que possam criar pequenas nações sem a nossa interferência. Podem continuar sendo brasleiros, mas devem ter seus territórios reseitados.

      • Camarada…como é que você diz que não precisamos da amazônia?

        pelo simples fato de ser parte integrante do território, já é motivo suficiente para mantê-la assim, fora os trilhões de dólares em minérios que lá existe, fora biodversidade e etc,,,

        E outra…não serão eles (os indios) que cuidarão da amazônia, serão as empresas privadas e governos que se oferecerão para explorá-las…

        pelo amor de deus..

        http://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,por-milhoes-de-dolares-indios-vendem-direitos-sobre-terras-da-amazonia,846761

      • Caro Vymple!

        Admito que expressei mal. O que eu quis dizer é que os nossos índios devem ter territórios próprios para viverem sem a influência de fazendeiros e outras desgraças

        Te dou razão, meu comentário foi mais que ingênuo. E quanto pensei em indepedência na verdade, estava pensando em autonomia e não em criar pequenos países na nossa floresta.

        Acho que suas riquezas minerais e naturais devem ser aproveitadas sim, mas sempre respeitando os direitos dos povos da região.
        Ou levando benefícios a eles.

        Uma das explicações sobre a biodiversidade se deve ao fato de que, depois do fim da última glaciação, a vegetação mudou e várias espécies de plantas e animais desapareceram, mas em algumas partes fauna e flora antiga sobreviveram, cercadas por uma nova floresta, formando quase que ilhas ondde certas espécies só sobreviveram, se desenvolvem evoluem ali.
        Assim, espécies raras são encontradas apenas em pequenas e isoladas partes da floresta.
        Ou seja, o desmatamento de apenas alguns hectares já é suficiente para extinguir espécies únicas e inestimáveis.

        E sobre o desenvolvimento do Brasil, acho que está na hora de investirmos em educação, ciência e tecnologia. Seria um próximo passo, além da agropecuária e extração de hematita ou ouro.
        O que não poso admitir é ver adestruição da nossa maior riqueza por interesse econômicos
        de algumas minorias.

        Mas te dou razão! Meu comentário foi impensado.

        Abraço!

      • os índios já possuem 13% das terras do Brasil e são apenas 0,3% da população…CHEGA DE DAR TERRAS AS ONGs INTERNACIONAIS A SERVIÇO DO G7…

      • A Amazônia não nos fornecerá só plantações e criação de gado extensivo, caro amigo… ela é riquíssima em petróleo e minerais… arvores podem ser replantadas e cultivadas em série… hoje, até mogno é cultivado extensivamente… essa história que a Amazônia tem que ser preservada imaculadamente não interessa ao povo brasileiro… deve-se sim, desenvolve-la sem destruições gratuitas e burras… agora, mantê-la como uma virgem no altar é tolice…

      • Concrdo Blue Eyes.

        Quando usei o termo independência deveria ter usado o termo autonomia.
        Concordo que suas iquezas devem ser exploradas, mas não do jeito que é hoje.
        Devemos respeitar os povos nativos e trazer benfícios a eles ao invés de queimar, desmatar e poluir.
        Nossa floresta pode ser explorada, mas acima de tudo deve ser preservada.

        Admito que errei em meus comentários.

        Abraço!

      • No problem, man… quem nunca se equivocou que atire a primeira pedra… no nosso caso serve a máxima acima… no caso dos esquerdinhas, rsrsrsrssrsrs, não são mais réus primários… é burrada atrás de burrada… 🙂

  6. Curioso é que a letra W, de Wai Wai, não faz parte do alfabeto português, e portanto, também não faz parte do alfabelo brasileiro. O correto seria uai uai.
    Mas…

  7. Rafa_positron
    19 de junho de 2014 at 13:02

    Agora eu quero ver!

    Quando os moradores das Malvinas disseram que queriam ser da grã bretanha, os trilogienses diziam que isso era democracia!

    E agora? E agora que os indígenas querem ser independentes?

    O que aqueles hipócritas vão dizer?

    Aliás, é notória a enxurrada de criticas que a Russia recebeu por fazer com a crimeia o mesmo que a Inglaterra fez com as falklands …

    A cara de pau daqueles sem vergonhas não tem limites

    Seria fantástico se pegassem uma daquelas naves que ANDAM NA VELOCIDADE DA LUZ (SIC) que os EUA estão desenvolvendo e fossem embora pro mundo deles

    O piloto todo mundo já sabe quem é: aquele que fez pós graduação em pilotagem pela internet.. ========= Pura traíragem…essa tal raposa serra do sol..e essas ONG’s;só tem canalha , vendilhões,..q n FAs fikem atentas ..p ontem.Sds. 🙂

    • Não sei o que é melhor. as acho uma boa ideia deixar a amazônia para os indígenas. Eles cuidarão da floresta melhor do que nós, que queimamos, desmatamos e poluímos. A economia brasileira não precisa da amazônia. Precisa e indústrias, educação, ciência e tecnologia. Deixemos a floresta em paz

      • Indio e gente, não o elo ´perdido.
        Eles querem indústrias, educação, ciência e tecnologia.
        E quem esta oferecendo isto a eles vem de fora, o estado brasileiro omisso, e tocado pela intentona comunista, que de patriota não tem nada, esta nos jogando na boca dos lobos.Não e preciso invadir a Amazônia brasileira, basta comprar politicos, juizes e falsos lideres carismaticos populistas, que facilitam o trampo e entreguismo.

      • “Deagol
        19 de junho de 2014 at 17:51

        Não sei o que é melhor. as acho uma boa ideia deixar a amazônia para os indígenas. Eles cuidarão da floresta melhor do que nós, que queimamos, desmatamos e poluímos. A economia brasileira não precisa da amazônia. Precisa e indústrias, educação, ciência e tecnologia. Deixemos a floresta em paz”

        um povo que não têm acesso a educação básica DE QUALIDADE , jamais saberá seus direitos e principalmente seus deveres !

      • O contrabando de nossas riquezas minerais, vegetais e animais vão para esses mesmos que apoiam a internacionalização…

      • Quem falou em internacionalização?
        Deixe de bancar o retardado.
        Todo mundo ri de você, tenha vergonha e não se manisfeste..

      • Uma vez estudando sobre o famoso “progresso” que tanto pregamos em nossa sociedade, percebi algumas falhas um tanto complicadas. A primeira delas é achar que progresso é fazer do verde cinza, da madeira o concreto, e por aí vai, respeito quem acha que a Amazônia deveria ser desfrutada, e não discordo até certo ponto , mas sou totalmente contrário ao ponto de achar que tudo o que nos cerca só serve para nos produzir dinheiro ou recursos a serem gastos em prol do “progresso”, acredito que os índios devem ter seu território respeitado, acredito que devam manter sua cultura e traços característicos como povo que são, e acredito que deveriam ser feitas leis específicas para a Amazônia, leis de extração e afins, que respeitem a vida que lá vive, seja fauna ou flora, pois se continuar dessa forma, não teremos nada mais do que cinza e mais cinza por todo o mundo, e podem julgar minha opinião um tanto infantil, mas a história me mostra que o animal mais cruel é o ser humano, ainda mais quando se envolve dinheiro, e vejo por todo o mundo regiões única serem destruídas por conta de má administração, ou simplesmente porque um ser medíocre com recursos desejava ter uma mansão lá. A Amazônia em grande parte é brasileira, assim como a responsabilidade de mantermos ela viva.

    • quando os EUA tomarem conta da Amazônia os índios terão um tratamento igual aos dos índios da América do norte…Os EUA foram fundados sobre o genocídio de 10 milhões de nativos. Só entre 1940 e 1980, 40% de todas as mulheres em reservas índias foram esterilizadas contra sua vontade pelo governo norte-americano……Esqueçam a história do Dia de Ação de Graças com índios e colonos partilhando placidamente o mesmo peru em torno da mesma mesa. A História dos Estados Unidos começa no programa de erradicação dos índios. Tendo em conta as restrições atuais à imigração ilegal, ninguém diria que os fundadores deste país foram eles mesmos imigrantes ilegais, que vieram sem o consentimento dos que já viviam na América. Durante dois séculos, os índios foram perseguidos e assassinados, despojados de tudo e empurrados para minúsculas reservas de terras inférteis, em lixeiras nucleares e sobre solos contaminados. Em pleno século XX, os EUA iniciaram um plano de esterilização forçada de mulheres índias, pedindo-lhes para colocar uma cruz num formulário escrito em idioma que não compreendiam, ameaçando-as com o corte de subsídios caso não consentissem ou, simplesmente, recusando-lhes acesso a maternidades e hospitais. Mas que ninguém se espante, os EUA foram o primeiro país do mundo oficializar esterilizações forçadas como parte de um programa de eugenia, inicialmente contra pessoas portadoras de deficiência e, mais tarde, contra negros e índios……

  8. Este juiz não tomou as atitudes coretas por dois motivos INCAPASCIDADE,ou INTERESE PRÓPRIO em manter os olhos da imprença longe da localidade do crime mas o tiro saiu pela culatra melhor é melhor o ministerio publico investigar tenho certeza que não é somente um caso de briga entre familia com final tragico,quanto ha nação indigena julgar seus crimes sou a favor contanto que os crimes não envolvão morte,trafico de drogas qualquer tipo de trafico, estupro,MAS DIVIZÃO DO BRASIL NEM PENÇAR O HOMEN FOI CRIADO POR DEUS PARA EVOLUIR.

  9. Tudo começa com a educação.Desde pequeno ensinado que tem que gostar de futebol e televisão, que certos assuntos são despresáveis e outros proibidos,incluindo política…..Ensinado que dinheiro é mais importante que honestidade e honra, passando essa “cultura” durante gerações,esse é o brasileiro que criamos, esses são os políticos que estão lá, estão nos representando sim, estão representando o “jeitinho de brasileiro” que lhe foi ensinado….Sempre virando motivo de piada em outros países…

    • M Troll

      “Ensinado que dinheiro é mais importante que honestidade e honra, passando essa “cultura” durante gerações,esse é o brasileiro que criamos”

      Esse é você colega, que critica todo os páis e não é mlhor do que ninguém, pelo contrário escreve mentiras para sustentar eus ontos de vista ideológicos ultrapassados.

  10. Não se surpreendão se este indio aparecer morto,mais provavel que a policia constate suicidio HÁ e o juiz por ter cido inconpetente no desfexo da cituação e DESAPARECIMENTO TAMBEM PODE OCORRER.

  11. primeiramente a matéria é totalmente alarmista ,que apenas prova o descaso do judiciário não apenas com os índios mas com os negros e pobres desse imenso pais continente ,a justiça sempre foi feita para ajudar e apoiar apenas os ricos vide o caso das pessoas expulsas do pinheirinho

    segundo é ver o deagogó mostrando sua face separatista ,como sempre eles se escondem na direita ,mas depois de usarem sua metarmofose para se esconderem eles aparecem com suas super ideias ridículas rs

    deagogól a amazonia é nossa e assim sera mesmo que precisemos derramar sangue de porco separatista de qualquer lado norte sul leste oeste

    sobre os índios eu confio mais neles do que em muitos deagogól da vida !!!

    zoinho azul e agora a sua única contribuição foi NAO SEJA INOCENTE rsrs , e se diz patriota ,
    inocente é voce zoinho azul que acha que pode ser truta de separatista !!! vai ser o primeiro a tomar uma facada nas costas para deixar de ser bizonho

    vai passar paninho rsrs ficar adulando ,mas eu te entendo zoinho são tao poucos que acreditam e puxam saco dos americanos e se você pegar no pé dele talvez ele fique pegando no seu ,rs não é mesmo ,mas isso para mim é sinal de covardia ridícula da direita brasileira que aceita de tudo em suas fileiras

    sobre o governo do picolé de xuxu alkimini ,deixou o black bobo se reunir hoje destruir para depois acionar o batalhão de choque ,quem manda no governo de são Paulo é o alkimini ou o grupo gafe sionistas toma vergonha nessa sua cara de pinoquio mocorongo .

  12. A hora que começarem a caçar (e inclusive não aposentar servidores banidos com proventos integrais) juízes que concedem soltura a bandidos, que abrandam penas, que fazem vista grossa à corrupção, bandidagem e interesses de grupos econômicos talvez o judiciário consiga ser mais efetivo no Brasil. Aos retardados que dizem que a Amazônia é dos índios… a Amazônia é do BRASIL e como todos os demais cidadãos que aqui habitam os índios fazem parte desta nação, desta sociedade e devem seguir as mesmas Leis que nós! Achar que estes irão cuidar da Amazônia é muita inocência ou descaramento pois se deixar a coisa solta estes apenas serão servos de interesses estrangeiros através de ONGs de fachada que já inundam nossas terras. Ou já esqueceram da quantidades de medicamentos (princípios ativos) que são patenteados lá fora e só encontrados justamente na Amazônia? Voando sozinhos para a Europa, Japão e EUA é que não foram…
    Essas “nações indígenas” foram o primeiro passo para uma futura desintegração do Brasil através de intervenções internacionais para proteção de “povos oprimidos”… espero que nunca aconteça mas a semente já foi plantada e quando terminar o entretenimento no oriente médio e leste europeu não duvidem para onde poderá se virar o interesse de algumas potencias.
    Abraço,

    • me diga ai onde é que eu assino nessa porr@#$ ai senhor Henrique…porque eu assino totalmente em baixo com o que vc disse..

  13. “Deagol
    20 de junho de 2014 at 8:30

    Caro Capa Preta!

    Admito, que me expressei mal em meus comentários. Não desejo que a amazônia seja entregue totalmente aos índios”

    é impressionante como o sujeito é cara de pau..o elemento em vários comentários aqui defende descaradamente e cinicamente a internacionalização do que é NOSSO..de nossa soberania..e agora por conta das reações fica ai tentando inventar desculpas esdrúxulas e esfarrapadas para se explicar…patético….é um banana mesmo..a barata tonta mesma se sabota…agora vc é que é o mais desprezado aqui…bem vindo ao clube dos Trolls meu jovem aprendiz iniciante…HAHAHAHA…

    • M troll

      Nunca falei em internacionalizção, essa ´mais uma ds mentiras suas.

      Vá arrmar uma mulher que te aguente, pois é disso precisa!
      façao um facebook, vai trollar em em outo lugar.

      É o rafa obcecado peo Vader e vcê obcecado por mim?
      Troll é troll, você não é respeitado em nenhm lugar. É piada no cavok. KKKKKKKK

  14. Fatos como este serão mais frequentes daqui pra frente.Sempre digo que os índios serão um excelente pretexto para as ” intervenções humanitárias ” de OTAN/EUA.
    Nós devemos aproveitar que eles estão ocupados e enrolados no leste europeu e oriente médio para nos armar e preparar para um conflito assimétrico. Vencer os corsários é impossível mas vender bem caro a derrota irá faze-los pensar duas vezes antes de tentar uma aventura nos mares do sul.
    Já postei o video abaixo várias vezes aqui mas é sempre bom relembrar que as linhas gerais do plano foram traçadas anos atrás.
    http://m.youtube.com/watch?v=tzBaui-zTRE

  15. Nossa… quanta discussão ..

    1. Santa inocência achar que índio vai cuidar melhor da Amazônia:
    Lição de lógica: O homem é corruptível… o índio é homem… então o índio é corruptível…
    Acho que todos conhecem os casos de índio fazendo cintamento de árvore para que as mesmas morram e vendam sua madeira correto? Ou alguém aqui é inocente de não acreditar nisso? Tão achando que índio só quer pescar, fumar cachimbo, deitar na rede e nadar? Erro seu cara-pálida! Eles querem educação, trabalho, saneamento básico e tudo mais que querem todos os brasileiros…

    2. Amazônia é Brasileira e parte indissolúvel do território nacional:
    Isso não é ‘ser contra reservas’… isso é ser brasileiro e contra nossa desintegração… Acho que a maioria aqui que está criticando o juiz e as reservas não são pessoas contra a ideia de reservas… são sim contra a ideia de uma reserva na qual os índios se sobrepõem ao poder do estado… isso é inadmissível…

    Agora para os que afirmam que “a Amazônia não é representativa para o PIB”:
    Tostines é fresquinho porque vende mais ou vende mais porque é fresquinho? Oras, será que a Amazônia não é “aproveitada” justamente porque há muitos entraves legais (leia-se IBAMA, FUNAI, etc, etc, etc) para se atuar na área?

    E por último para aqueles que afirmam que “os gringos destruíram as matas deles e agora se voltam pra nossa”: Isso é verdade amigos, agora veja que americano e britânico não destruiu sua mata pra manter meia duzia de índio cintador de árvore ou madeireira terceiro-mundista andando de highlux e comprando lancha – eles fizeram uso das mesmas para gerar desenvolvimento industrial, tecnológico e social! … e considerando a população da Amazônia e a quantidade de riquezas naturais existentes na região, poderíamos gerar muito desenvolvimento para TODOS, índios e não índios…

    Podem citar maus exemplos de exploração da Amazônia se quiserem… tudo no Brasil é problema de forma… explorar essa riqueza com comedimento (respeitando-se a manutenção da flora e fauna) e responsabilidade (evitando os superfaturamentos, controlando remessas de divisas que devem ficar no país, cobrando o investimento social e cultural por parte das empresas) ela pode somar na vida de todos: brasileiros (desenvolvimento industrial, social e tecnológico), empresas (lucros) e governo (impostos)…

    • Caro colega Mangano!

      “Santa inocência achar que índio vai cuidar melhor da Amazônia:”

      Tens razão, mas nem todo o índio é corrupto alguns ainda nem conhecem dinheiro ou comércio. Sei disso pq um coronel, amigo meu, já fez várias expedições à áreas isoladas de nossa floresta.

      Admito que fui errado em minhas afirmações.
      Não desejo países independentes dentro de nosso território, muito menos a internacionalização da Amazônia como alguns mentirosos afirmam aqui. Desejo reservas independentes e intocáveis para os índios, mas que nosso governo garanta a sua proteção.

      Quanto a destruição das floretas americanas e europeias eu concordo com você, uma das principais razões foi pq “fizeram uso das mesmas para gerar desenvolvimento industrial, tecnológico e social! …” Também lembrando que lá o frio do inverno é intenso é muita lenha deve ser queimada para aquecer casas e construções. Além da ignorância das pessoas que viveram a séculos atrás e tinham pouco respeito e conhecimento sobre as consequências de seus atos.

      Gostaria de dizer também, que devemos descobrir formas de explorar nossos recursos sem a destruição da nossas riquezas naturais. Biodiversidade não é um fenômeno espalhado por toda a floresta, e sim ilhas, com espécies únicas, localizadas em determinados pontos, um diferente do outro. Destruindo isso não há como recuperar mais tarde.

      Podemos fazer como os americanos fazem, explorar nossas riquezas, descobrir remédios e outros produtos para criar nossas próprias patentes, antes que outros o façam. Mas para isso, é necessário investimento e apoio do governo.

      Quanto as riquezas minerais também devemos tirar proveito delas mas sem abusos, sem a derrubada de milhares de hectares de floresta, sem o massacre de espécies animais, sem a poluição de rios e sem desrespeitar povos indígenas.

      Porém, acima de tudo, acredito eu, que é chegada a hora de investirmos em educação, ciência e tecnologia, assim como fizeram países como Alemanha, Japão,Coréia do Sul entre outros. Devemos desenvolver capital intelectual gerando empregos e dinheiro, que na minha humilde opinião, trará mais recursos do que apenas exportação de commodities.

      Saudações

  16. Fica bem claro que o pensamento de um Juiz não dita jurisprudência. Evidente que não se aplica o direito nacional do aculturado contra os indígenas fora dessa condição, como também não se aplica a estrangeiros em determinados casos.

    Isso ocorre devido ao fato de que os índios são criados de acordo com sua cultura, suas tradições, que precisam ser respeitadas. A exceção são costumes que remetam contra a dignidade da pessoa humana.

    Na ação que definiu as condições da Reserva Serra do Sol foram impostas inúmeras limitações ao uso da terra pelos indígenas. Foi disciplinada a possibilidade de construção de estradas e unidades militares necessárias à defesa do território e a exploração das riquezas do subsolo, pertencentes à União.

    Os Índios são tão brasileiros quanto qualquer um de nós. Não possuem mais direitos, visto que as terras são de uso da comunidade, não propriedade individual de qualquer deles.

    A maioria das comunidades indígenas depende absolutamente dos serviços prestados pelo governo brasileiro. Seja na área da saúde, da educação, do transporte e até da segurança (contra grileiros e traficantes).

    Devemos conquistar o carinho e o amor dos indígenas antes que povos aventureiros o façam.

    • Valfredinho fique be claro tambem que a presidencia da republica não cria leis e nem tampouco altera a constituição.E fique claro tambem que a presidencia da republica não é dona do Brasil e sim empregada do brasil e dos Brasileiros.
      Se todos apenas se limitassem a seus quadrados e fizessem suas partes tudo seria mais facil.

  17. Pode ser reconhecida ate no conselho de segurança da ONU a hora que realmente se efetivar alguma coisa a esse respeito voces vão ver o que vai acontecer porque a maioria de nossas forças armadas não aceita isso e a maioria de nosso povo tambem não.
    Não confundam a babaquice ativista que na verdade é o cancer que gera tudo isso e grande parte ate iludida por humanismo espiritualizado quando na verdade é usada por propositos externos para impedirnos de desenvolver-nos,nos fracionarem e nos dominarem.
    Ninguem reivindica nada na caatinga,la não tem riquesas minerais.
    A hora que o povo Brasileiro tiver ciencia que esta sendo expoliado vai berrar.
    E mais É INCONSTITUCIONAL porque TERRAS DA UNIÃO pertence ao Brasil,aos Brasileiros,e riquesas no subsolo tambem pertencem a União.
    Sou contra a POSSE DA TERRA a minorias,terras que pertencem a união.Sou a favor sim que tenham o direito de usos e frutos enquanto existirem.
    O problema é que politico não tem coragem de tomar uma atitude efetiva por varias razões então sera preciso acontecer uma guerra interna para isso?
    Nossso povo é relaxado e pacifico mas quando se toca em segurança Nacional o Brasileiro vira canibal.
    Quem viver vera.

  18. Tai vamos devolver o Brasil pros Indios e darmos a segurança e a defesa da nação ao narco-trafico pois é isso que politicos,ativistas e toda a maquina midialitica imunda tentam fazerem a todo instante.
    lembrem-se de uma coisa o unilateralismo corsario acabou.aquele tempo que usavam o falso argumento do humanismo espiritualizado não surte mais efeito nenhum quando se tem disposição.
    O que acabarão arrumando é um golpe de Estado não com intenção de poder mas sim de dar um basta em todo esse banditismo generalisado que ja estrapolou tudo o suportavel.
    Basta jogar todos esses vermes no calabousso e fechar com a Russia ou a China e fica todo mundo caladinho.
    Então toda essa manipulação entreguista e ate mesmo os oportunistas que so visam se beneficiarem da situação a qualquer instante não passarão de apenas alimento aos vermes da terra.

Comentários não permitidos.