Plano Brasil/Sugestão de Leitura: “As ideias Conservadoras”

1229287-250x250Sinopse: Em um país de democracia recente e marcado historicamente por ditaduras como o Brasil, o pensamento político conservador costuma ser associado ao autoritarismo e à supressão das liberdades individuais.
O audacioso objetivo deste livro é desfazer esse equívoco e apresentar ao leitor as ideias conservadoras, que não se confundem com as doutrinas reacionárias.
Para o autor, o jornalista e cientista político João Pereira Coutinho, o conservadorismo é o modo de a sociedade preservar o melhor que, com base na tradição democrática, ela criou para garantir a paz, a liberdade dos cidadãos e o vigor das instituições.
Com linguagem clara e envolvente, o autor expõe o pensamento dos principais filósofos conservadores, ao mesmo tempo que tece uma reflexão política de importante significado para a atualidade.
Contra radicalismos crescentes à direita e à esquerda, Coutinho defende o primado da lucidez e do equilíbrio.

3 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    “(…)o pensamento político conservador costuma ser associado ao autoritarismo e à supressão das liberdades individuais. (…)”
    .
    .
    Essa associação com que muitos tem com o conservadorismo ao autoritarismo se dá porque ultimamente,aqueles que são simpatizante ao autoritarismo ( fascismo ) sempre buscam no conservadorismo a sombra.
    .
    O ser conservador é um estado de ser diante a um dilema,você pode ser conservador para umas coisas e ser progressista em outras coisas.
    .
    Geralmente todo estado tirano ele por excelência é conservador,basta vê as oligarquias no Oriente Médio,como por exemplo os aiatolás.
    .
    O Ocidente em especial os EUA é conservador quando se refere ao seu ” status quo” porém quando vão insuflar e conspirar contra aqueles governos conservadores islâmicos,ai eles são progressistas .. 🙂
    .
    O Conservadorismo e o progressismo,poder ser bom ou pode ser mal,depende com que interesses reais se pratica esse posicionamento.
    .
    Existe muito dono(a) de prostíbulo que é conservado,basta em que sentido se é conservador em um ambiente desse … rsrsr
    .
    Ultimamente,muitos mamíferos depois que aprendeu a soletrar a palavra conservador,esta abusando dele … até parece que sabe realmente o que realmente venha ser conservador .
    .
    .
    OBS:
    .
    .
    E eu pensava que o texto iria mais ao fundo no tema … hahhaahh …isso me lembra daquela pegadinha onde alguém pegou um gato e jogou em um canil só para vê o bicho que vai dá … hahahah … quem sabe na próxima vez …. hahahah

  2. “o conservadorismo é o modo de a sociedade preservar o melhor que, com base na tradição democrática, ela criou para garantir a paz, a liberdade dos cidadãos e o vigor das instituições.”… eis o resumo dos fatos e da verdade que não quer calar… ao contrário dos quitutes desconstrutivistas impostos a nossa sociedade pela esquerda mentirosa, o conservadorismo se mantêm forte e impávido… sabemos que essa onda de ocupação esquerdopata irá passar e reinará a senhora do tempo: A RAZÃO… saudações aos que amam a verdade e a essa pátria mais que a si mesmos… esses prevalecerão… aos demais esquerdistas, incautos e mau intencionados, o julgamento sereno e implacável da história…

Comentários não permitidos.