Separatistas no leste da Ucrânia dizem ter vencido referendo com 89%

Região de Donetsk. Foto: Reuters

Segundo organizadores, 75% dos eleitores foram às urnas em Donetsk

Separatistas pró-Rússia disseram nesta segunda-feira ter obtido uma vitória esmagadora de 89% dos votos em um pleito sobre autonomia realizado na região de Donetsk, no leste da Ucrânia.

Em outra região do leste, a de Luhansk, também foi realizada uma votação semelhante; os organizadores disseram que divulgariam os resultados ainda nesta segunda-feira.

Repórteres da BBC estiveram presentes nas votações nas duas regiões e disseram ter visto diversos indícios de irregularidades – como colégios eleitorais sem urnas ou cadastros de eleitores.

Uma mulher foi filmada votando duas vezes. A cidade de Mariupol, com quase meio milhão de habitantes, tinha poucas urnas. Uma professora pró-Ucrânia disse ter sido ameaçada de morte por se recusar a oferecer seu colégio para o referendo.

A Ucrânia disse que os referendos são uma “farsa criminosa” organizada pela Rússia. A União Europeia e os Estados Unidos também rejeitaram os pleitos.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, havia pedido que as votações fossem adiadas para que houvesse tempo de se criar condições necessárias para um diálogo. No entanto, os pleitos acabaram sendo realizados no fim de semana.

O governo russo ainda não se pronunciou depois da votação.

Os separatistas divulgaram que duas pessoas foram mortas por ativistas pró-Ucrânia na cidade de Krasnoarmiisk. Algumas cidade se recusaram a realizar votações.

Roman Lyagin, diretor da comissão eleitoral da República Popular Donetsk (como os separatistas batizaram a região), disse a jornalistas que 89,07% dos eleitores votaram a favor da autonomia – com 10,19% contra e 0,74% de urnas inválidas. Ele diz que 75% dos eleitores compareceram às urnas.

O líder separatista Denis Pushiin disse à uma agência russa de notícias que, quando os resultados forem confirmados, todas as tropas ucranianas em Donetsk serão consideradas “forças de ocupação”.

Uma segunda rodada de votações será realizada daqui a duas semanas, na qual os eleitores se manifestarão sobre a possibilidade de se juntar à Rússia. Os organizadores deste referendo prometeram também que boicotarão as eleições presidenciais ucranianas, marcadas para o dia 25 deste mês.

Fonte: BBC Brasil

14 Comentários

  1. Sinceramente…!
    O território é ucraniano e se tem gente insatisfeita que vá para a Russia ou para o Diabo que os carregue, por outro lado a Ucrânia merece isso por não se armar quando em tempo de paz e agora como sabem que a Ucrânia é um estado incapaz se aproveitam para fazer essas safadezas.

    • Caro Carl a questão não é tão simples assim como vc coloca,muitas dessas famílias estão nesse território antes da fundação do Estado da Ucrania,então a questão não é simples como vc coloca,some a isso um tempero etnico,muitos habitantes dessas regiões tiveram parentes que foram mortos pelos Nazistas e que foram apoiados por parte da população das reiões contrarias a esse referendo,isso deixa feridas,já pelo lado da poupulação contraria a Rússia há o ódio contra os crimes de Stalin.esse lugar é um verdadeiro barril de Polvora.
      E enquanto isso a verdadeira preocupação dos E.U.A está se fortalecendo e chegará o tempo em que E.u.a e China se confrontaram e a Rússia desempenhará papel decisivo,o que os E.U.A deveriam fazer é trazer a Rússia para o seu lado,pois Rússia e China tem mais diferenças do que interesses em comum.

      Obs:Uma das primeiras coisas que esse pessoal que está no poder fez,foi revogar a lei que proibia a representação de símbolos Nazistas e derrubaram a Estátua do Soldado Anônimo simbolo da luta contra o Nazismo.

  2. O problema é simples quando o Ocidente botou fogo no rastilho de pólvora esqueceu de combinar com os Russos e agora a Ucrânia vai pagando o pato.
    E volto a dizer o que já falaram aqui quando está peleia começou – esperem chegar Dezembro

  3. novamente a bbcterira tenta desqualificar a DEMOCRACIA de outros países ou dos novos países rsrs
    mas na verdade desmoralizada é a democracia americana principalmente a do george bucha dos yankes

    aquela eleição americana foi a maior fraude eleitoral dos tempos modernos !!!

    novamente as regiões das republicas do leste depois de perceberem que a ILUSAO DO CAPITALISMO rsrs essa que era tao falada anteriormente apenas jogou seu pais para mais fundo do que antes

    e o povo a maioria quer se aproximar da russia pois se for para seguir nesse capitalismo destruidor de recursos naturais e catástrofes climáticas e ecológicas é melhor estar do lado dos seus irmaos russos

    o ocidente quer dizer os estados unidos rsrs só quer que a russia perca tempo tendo que ajudar as suas republicas do leste , os gringos seguirão tentando colocar neonazistas em republicas do leste para assim prejudicar quem terá que ajudalas depois ,pois na verdade a russia que terá comdiçoes de ajudalos pois a união europeia apenas quer endividar todo o leste para que seus bancos anglo sionistas lucrem com a fome do povo do leste

  4. Eu teria até um título para a matéria… “A volta dos filhos pródigos”.

    Mas a pergunta que não quer calar é… Cadê o Blue eyes?

    • kkk , o que aconteceu foi que o zoinho azul aproveito a deixa !!!
      e foi se isolar pois na verdade nunca acertou nada em geopolítica rsrs

      aquele munrar so aparecera se aconteceram manifestações que acordem ele da sua tumba !!!!

  5. Nascimento 13 de maio de 2014 at 8:45
    Eu teria até um título para a matéria… “A volta dos filhos pródigos”.

    Mas a pergunta que não quer calar é… Cadê o Blue Eyes? ==== Tbm faço essa pergunta sobre ele e oFrancoorp ,IIlya. HmsTireless,Terópode ,1Maluquinho…assim ñ tem graça.Sds.

Comentários não permitidos.