Brasil é bem avaliado por 61% dos americanos

CITES13-319x319-12-Bdr

O Brasil é o país emergente com visão mais positiva pelos americanos, segundo pesquisa feita pelo instituto Pew, um dos maiores centros de estudos dos EUA

 

RAUL JUSTE LORES

DE WASHINGTON

O Brasil é o país emergente com visão mais positiva pelos americanos, segundo pesquisa feita pelo instituto Pew, um dos maiores centros de estudos dos EUA.

Dos americanos pesquisados, 61% disseram ter opinião “favorável” sobre o país, contra apenas 15% de “desfavorável”. O Brasil empatou com Israel no quesito “a favor”, mas Israel tem visão negativa para 26% dos ouvidos, 11 pontos acima.

Mas o número de americanos sem opinião formada sobre o Brasil é o maior entre todos os países pesquisados: 24% dos consultados não opinaram sobre o país.

Reportagem da Folha em dezembro havia apontado que o Brasil tinha uma presença considerada modesta nos EUA por especialistas em relações internacionais.

A visão negativa é majoritária para outros países emergentes, como China (55%), Rússia (54%) e até o vizinho México (52%).

Os resultados são de uma pesquisa chamada “O Lugar da América no Mundo”, feita a cada quatro anos pelo Pew em conjunto com o Council on Foreign Relations, outro centro de estudos.

14007597

Realizada entre outubro e novembro, ela também revelou a queda pelo desejo de intervencionismo (ou de maior presença americana) no resto do mundo: 52% dos americanos dizem que o país “deveria cuidar de sua própria vida e deixar outros cuidarem de seus problemas por si”, o maior número desde o início da pesquisa, em 1964.

“As opiniões dos americanos também mudam muito, apesar de o desinteresse em temas internacionais estar em alta”, diz Bruce Strokes, diretor do Projeto de Atitudes Globais do Pew.

“Em 2003, na discordância sobre a guerra do Iraque, só 29% tinham imagem positiva da França, hoje é de 59%. A visão desfavorável da China em 2006 era de 29%, hoje saltou para 55%”.

VISÃO RECÍPROCA

Apesar das relações desgastadas entre Brasília e Washington pelas denúncias de espionagem americana, as opiniões das sociedades são reciprocamente positivas.

Uma pesquisa anterior do instituto descobriu que apenas 7% dos brasileiros consideram os EUA um país inimigo, número bem inferior aos argentinos (23%), mexicanos (18%) e turcos (49%).

Dos brasileiros, 73% dos entrevistados têm imagem positiva dos EUA, um índice superior ao de aliados históricos dos americanos, como os japoneses (69%) e mexicanos (66%).

Fonte: Folha de São Paulo 

9 Comentários

  1. “apenas 7% dos brasileiros consideram os EUA um país inimigo”.

    O 7% deve tá lá em Brasília mamando, chup chup chup, mamando, chup chup chup, na teta do povo bobão (eu) que daqui a um mês terá q declarar imposto…

    • Significa que menos de 7% da população é esquerdopata… mas querem mandar… a hora que os 93% acordarem, ai eu quero ver…

  2. Ora ora ora … quer dizer os detentores do Brasil putênfia dos blogs de DEFESA, AVIAÇÃO,GEOPOLÍTICA, GEOESTRATÉGIA não estão incluídos nos 61% rs rs rs .
    Na verdade isso não é importante, a nossa SOBERANIA não pode estar subordinada a opinião pública de estrangeiros … é a eterna e diária luta pela INDEPENDÊNCIA deste país.

    Soberania e independência total … inclusive a tecnológica né ??? ; a alimentar , energética e commoditites nós já temos , só falta baixar os preços para todo o povo ter acesso… né dilma e manteiga ???

    • “só falta baixar os preços para todo o povo ter acesso”

      O problema é que baixar os preços não é tão simples. Baixando os preços a demanda aumenta, os estoques diminuem, assim muitos empresários sobem os preços novamente gerando inflação.

      Um bom exemplo disso é a produção de álcool e açúcar no brasil.

  3. brasil melhor avaliado para a naçao americana do que o isruel putenfia rsrs
    na proxima paga um lobista israel senao acontece isso

  4. Curioso mesmo é a posição que a Arabia Saudita tem ante o povo estadunidense: 27% são favoraveis e 57% são desfavoráveis !

    E apesar disto, a Casa de Saud é unha e carne com os serviços secretos e o governo do EUA há décadas.

    Prova de que, quando se trata de um país como o EUA, que tem domínio sobre a informação que a mídia corporativa divulga, a “Realpolitik” se faz nas sombras, ao largo das antipatias e simpatias populares…

  5. por LUCENA
    .
    .
    “(…)O Brasil é o país emergente com visão mais positiva pelos americanos, segundo pesquisa feita pelo instituto Pew, um dos maiores centros de estudos dos EUA (…)”
    .
    .
    Isso se pode explicar;lá não existe; americanófilo,Rede GLOBO,revista VEJA,Boris Casoy,Folha de São Paulo…só por exemplo….rsrsrsr
    .
    Lá,essa praga de parasitas de americanófilos, não existe…que bom para os americanos… 😀 😀

Comentários não permitidos.