Maldição do petróleo ameaça venezuelanos

TRABAJADORES TOMARON EL CONTROL DE CAMPOS PETROLEROS DE LA FAJA PETROLÍFERA DEL ORINOCO

“Em vez de mudar e investir os seus petrodólares para um período de escassez de óleo, o presidente Nicolás Maduro recorreu a uma velha artimanha usada por Hugo Chávez, seu predecessor. Inventou um inimigo do Estado para desviar a atenção da sociedade da corrução e da má condução do governo. Expulsou três diplomatas americanos, acusando-os de complô para sabotar a economia.”

Christian Science Monitor

 

A dispersão dos recursos provenientes do petróleo deixou a economia da Venezuela em frangalhos, embora seus líderes coloquem nos EUA a culpa pela situação de sua economia. Outros países com grandes reservas aprenderam a se esquivar da “maldição do petróleo” e Caracas poderia seguir na mesma direção.

Entre os poucos países abençoados com grandes quantidades de petróleo em seu território, a Venezuela é um exemplo lamentável do que não se deve fazer com uma abundante riqueza natural. Produtos de primeira necessidade são escassos, a inflação explode e os apagões são comuns. Filas de pessoas em busca de vistos para sair do país são longas.

Em vez de mudar e investir os seus petrodólares para um período de escassez de óleo, o presidente Nicolás Maduro recorreu a uma velha artimanha usada por Hugo Chávez, seu predecessor. Inventou um inimigo do Estado para desviar a atenção da sociedade da corrução e da má condução do governo. Expulsou três diplomatas americanos, acusando-os de complô para sabotar a economia.

O mau uso das benesses temporárias provenientes do petróleo e outros minérios é similar ao fenômeno comum dos ganhadores de loterias que logo acabam falindo. Nações como Noruega, Botswana, Chile e Canadá adotaram alguns princípios básicos para ampliar os ganhos obtidos com a exploração dos seus recursos naturais.

Em primeiro lugar, são transparentes quanto ao destino do dinheiro, o que exige um certo compromisso com a democracia. Em segundo lugar, a riqueza é distribuída de modo equitativo, especialmente para as futuras gerações, e não é canalizada secretamente para uma elite bem relacionada. E, em terceiro, procuram duplicar a riqueza investindo os recursos em educação, novos empreendimentos e infraestrutura.

À medida que mais países exploram novos depósitos de gás e petróleo, especialmente em formações betuminosas, eles começam a aprender qual a melhor maneira de reciclar os ganhos obtidos. A orientação, com frequência, parte de grupos privados e de organizações globais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Muitos países com recursos naturais de grandes proporções, especialmente no Oriente Médio, não são democráticos. Os economistas discutem se é a riqueza de recursos ou a história de cada uma deles que explica isso. A riqueza não teria um efeito corrosivo se mais países adotassem práticas básicas, como abertura, uma poupança prudente e liberdade política.

A Venezuela não precisaria transformar os EUA num espantalho se começasse a entender que a maldição do petróleo é algo que um país cria sozinho.

/ TRADUÇÃO DE TEREZINHA MARTINO

 

Fonte: Christian Science Monitor via Estadão 

67 Comentários

  1. a Venezuela era um apsi que tinha uma elite que dominava tudo e essa elite eram e são pelegos e vao fazer de tudo para tentar desestabilizar esse pais
    mas a cada ano que passa mais o estado da Venezuela controlara seus recursos e suas produções
    prova disso é que com a entrada no mercosul os produtos que estão em falta serão supridos por industrias de brasil argentina e etc e tal
    como os produtos anteriores eram sempre importados dos estados unidos os autores se fingem de bestas ao achar que os gringos não tem nada a ver ,e sobre a elite venezuelana um bando de baba ovo de yanke igualzinho a uma parte da elite brasileira ,não passam de cablocos querendo ser ingleses
    com o tempo a Venezuela ira vencer ,foi assim com seus meios militares ,todos falavam mau dela hoje ela esta muito melhor do que antes na época que a elite baba ovo de americano dominava
    hoje em dia as forças armadas venezuelanas tem até canal de televisão ,isso significa LEI DOS MEDIOS AQUI NO BRASIL JÁ !!!!!!!!!!!!!!

    • Dilma está pedindo aos colegas bolivarianos da Venezuela para saldarem suas dívidas com empresários brasileiros. Existe muita gente saindo da Venezuela, pois o risco de calote é grande. O país está a um passo de quebrar. E se quebrar, o Brasil sozinho não sustenta Cuba.

      • esse papo que a Venezuela vai quebrar esta ai na praça desde que hugo chaves foi eleito
        até agora só conseguiram desabastecer o comercio venezuelano ,pois como eu já disse tudo era importado dos estados unidos
        e por mais que vocês queiram cuba continua de pé mesmo com embargo criminoso dos estados unidos ,mas os reportes da mídia golpista vao falar que isso não existe também a sabotagem dos gringos não existe também
        para finalizar a Venezuela no mercosul faz com que o grupo fique muito mais forte e favorece as indústrias brasileiras

      • Cuba é o lixo do lixo na Terra, pior que Cuba somente a. Coreia da Morte. Se vc estivesse em Cuba não teria acesso a internet e muito menos a liberdade de expressão, e claro teria direito a uma ração por mês cobrada na caderneta. Um colega foi a Cuba, e acreditem pessoas o esperavam fora do Hotel pedindo por sabonete, nada de dinheiro, dólares, sabonete. Eu conheço a Venezuela, e este é o segundo lixo da America Latina, com o povo pedindo para trocar dólares contigo, para tentar conseguir alguns dólares, o estado está quebrado. Como Cuba, carros velhos, emissões altíssimas de monóxido de carbono e claro falta tudo no supermercado. O pior dos mundos é o Brasil colar nesta gente, mas aqui o buraco é mais embaixo, se a linha for ultrapassada, o pau come, e esta gente é retirada a .50 do poder. Eles sabem disso, parecem crianças restabdo os pais, e sabem que a coisa vira de tal forma que não sobrará ninguém pra contar a história.

      • tirar os outros do poder kkkkk de ponto 50 ,
        tenta a sorte !!!!!
        margaret tata kkkk puta veia que agora esta de quatro para o capeta
        cuba e venezuela exemplo de luta contra o imperialismo !!!!

      • rsrsrsrsrsrsrs… cuba e venezuela… EXEMPLOS DE NADA !!!… a não ser do que não presta… lá vc se sentiria realmente em casa, né, trilobita ???… sentado no colinho do papai fidel, o velhinho chifrudo do uniforme adidas… 🙂

  2. O pior ê que vemos com freqüência práticas adotadas na Venezuela e Argentina sendo copiadas no Brasil.
    1- Bolsa Família. Chavez adotou uma luz para todos, lembram? Além dos armazéns populares, etc.
    2- Mais médicos. Chavez foi o pioneiro em dar morada aos médicos cubanos.
    3- Restrição a atividade jornalística. Aqui tentaram um novo marco regulatório para a atuação da imprensa, mas fracassaram, mas ainda assim, continuam a tentar ou atentar contra a liberdade de imprensa. No fundo desejam o controle da mídia, como na Venezuela e Cuba.
    4- Criatividade econômica. Para manter as metas positivas do balanço entre exportações x importações, vale de tudo, adiantar entrada dos pagamentos das concessões do pré-sal a exportação de plataformas da Petrobrás e depois o aluguel da mesmas, sem nunca estas plataformas terem saído do país. Sem contar o aparelhamento do IPEA, instituto de estatísticas federal e os números da inflação. Fazem tudo isso de forma amadora e depois tentam ganhar investidores na lábia. Brincadeira.
    5- Quebraram as companhias nacionais. A PDVSA e YPF são exemplos que a Petrobrás teima em seguir. Utilizando-se do congelamento artificial de preços para fins políticos eleitorais, e que se da e o acionista, ou sócios destas companhias. Quando uma grande companhia como Petrobrás vai mal, podem contar com uma centenas de outras grandes companhias sangrando junto.
    6- Carimbo de Marxista na testa. Quando vc encontra um colega comum estrangeiro e ele lhe diz que Venezuela, Argentina são economias não confiáveis, socialistas, populistas, fica difícil mudar nem com a melhor agência de publicidade do mundo. O povo sério foge destes mercados como o diabo da cruz. Fica o espaço para os aventureiros, não é mesmo Eike?!
    7- Violência em alta. Os maiores índices de assassinatos na AL estão em Caracas. Não é difícil imaginar algo diferente no Brasil.
    8- Baixa competitividade e exportação de industrias. Todos sabemos que existem grandes empresas que ao invés de produzir no Brasil, se deslocaram para a China. Você tem grandes marcas que fabricam uma qtde. mínima de produtos localmente e importa a grande maioria.
    9- Inimigo externo. Qual será o nosso?! Talvez por isso a reação de Obama com a Dilma foi diferente de sua reação para com Angela Merkel?! Não nos levam a sério e nos colocam no mesmo balaio dos Bolivarianos?!
    10- inflação.

    • PERFEITAS CONSIDERAÇÕES… e precisas também… é a síndrome do dinheiro público fácil de desviar e manipular que leva a esse estado de coisas… temos que fortalecer nossas instituições públicas com mecanismos legais para que coíbam a prática da corrupção governamental que leva qualquer país a bancarrota, mesmos os riquíssimos em recursos naturais…

  3. Uma premissa não exclui a outra, existem inimigos externos da Venezuela sim e também internos, e a economia pode ter sido sim má gerida pelos últimos governos daquele país, assim como com certeza foi pelos anteriores. Ainda que esses últimos estivessem imbuídos na intenção de se pagar uma divida social que as oligarquias deste pais fizeram com sua cidadania.
    Erram quando ficam atribuindo apenas aos inimigos externos a responsabilidade pelos seus problemas, deveriam mostrar suas capacidades humanas e potencialidades fugindo do lugar comum.

    • DIVIDA SOCIAL SE PAGA É COM TRABALHO DISPONÍVEL PARA TODOS E EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E NÃO COM COITADISMO ELEITOREIRO E FALÁCIAS POPULISTAS… “Erram quando ficam atribuindo apenas aos inimigos externos a responsabilidade pelos seus problemas, deveriam mostrar suas capacidades humanas e potencialidades fugindo do lugar comum.
      “… falou tudo… isso que vc disse também seria muito bom se fosse aproveitado em nosso país… coitadismo não leva a nada que seja edificante… TRABALHO DURO e EDUCAÇÃO DE QUALIDADE sim… é bem simples… e porque não implementam isso aqui ???… eis a questão…

  4. “3- Restrição a atividade jornalística. Aqui tentaram um novo marco regulatório para a atuação da imprensa, mas fracassaram, mas ainda assim, continuam a tentar ou atentar contra a liberdade de imprensa. No fundo desejam o controle da mídia, como na Venezuela e Cuba.”
    ——————————————–

    Nesta questão, até a rainha Elizabeth aderiu ao “chavismo”…

    Em 2013, o debate sobre o poder ditatorial dos meios de comunicação e sobre a urgência da regulação democrática da mídia ganhou impulso no mundo inteiro.

    Até o Reino Unido, chocado com os escândalos de corrupção e invasão de privacidade do império de Rupert Murdoch, aprovou uma dura legislação.

    A Rainha Elizabeth 2ª se tornou, na visão dos barões da mídia, a nova “chavista” do planeta.

    A nova legislação britânica, assinada em outubro, cria um órgão regulador para a mídia imprensa, estabelece um código de ética para os veículos e fixa multas de até R$ 3,7 milhões para os crimes da imprensa. Ela se soma à regulação já existente há décadas sobre as concessões públicas de rádio e televisão.

    Os poderes públicos se viram pressionados pela sociedade, que não engoliu os crimes praticados pelo jornal “News of the Word”, do empresário australiano Rupert Murdoch. O tabloide, que subornou e grampeou telefones ilegalmente, inclusive foi fechado e seus diretores podem ir para a cadeia.

    Pela lei aprovada, o novo órgão regulador poderá aplicar multas de até 1 milhão de libras (R$ 3,7 milhões), além de impor correções e pedidos de desculpas por parte de jornais e revistas com o mesmo destaque dado pelas matérias caluniosas.

    Ele será composto por integrantes indicados de forma independente, sendo vedada a participação de editores dos veículos privados. Já o código de ética exige “respeito pela privacidade onde não houver suficiente justificativa de interesse público”. Qualquer pessoa que alegar ter sido atingida por reportagens poderá acionar o órgão.

    • Mais um projeto de ditador querendo convencer alguém do inconcebível… faz um desserviço ao país… calar a boca da imprensa é calar a NOSSA boca… é isso que vcs querem, não é mesmo, comunistazinho ???…DITADURA

      CENSURA, NUNCA MAIS…

      • censura nunca mais. clap clap clap.

        mas e quando a censura foi praticada pelo regime militar brasileiro? ai era justificavel?

      • Não te conheço, sophos, não sei qual a sua idade, mas minha geração foi as ruas pedir o fim da censura e não precisamos pegar em armas para conquista-la… agora, será que teremos que pegar em armas para defende-la ???…

  5. por LUCENA
    .
    .
    .
    E falando em petróleo,o nosso pré-sal se não cair toda a riqueza não for consumida pela nossa elite corrupta más se e for destinada para a Educação e infra estrutura sanitária, será a nossa redenção e a garantia de um futuro próspero para novas gerações de brasileiros.

    • Pede pra dilma propor uma lei que garanta recursos do pré-sal para a educação majoritariamente… a pergunta agora é: e ela quer ???…

  6. Até parece que a Venezuela estava no paraíso antes do ano 2000. Na falta do que dizer falam qualquer coisa.

    E eu fico por aqui porque analisar texto dos Cristãos pela Ciência é perda de tempo.

  7. Brasil, Venezuela e Equador lideram redução da pobreza na América Latina
    Número de pobres brasileiros cai pela metade em oito anos e desigualdadetambém se reduz. Estudo da Cepal mostra que 164 milhões ainda vivem sem condições básicas na América Latina

    Indígenas do Paraguai sofrem com extrema pobreza: região terá de encontrar novas fórmulas de redução

    São Paulo – Venezuela, Equador e Brasil lideram o ritmo de redução da pobreza entre os países da América Latina. Estudo divulgado hoje (5) pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), da ONU, mostra que a proporção de brasileiros considerados pobres ou extremamente pobres se reduziu pela metade entre 2005 e 2012, de 36,4% para 18,6% – os chamados indigentes foram de 10,7% para 5,4%.

    Entre 2011 e 2012, o Brasil conseguiu uma redução de 2,3 pontos na proporção de pobres, o que o coloca entre as nações que melhores resultados alcançaram no ano passado. Significa dizer que 48 milhões de brasileiros, ou 24% da população, permanecem nestas duas faixas sociais. Na Venezuela a taxa caiu 5,6 pontos, de 29,5% a 23,6%, enquanto no Equador o recuo foi de 3,1 pontos, de 35,3% para 32,2%.

    No geral, porém, a Cepal mostrou-se pouco otimista com os resultados alcançados em 2012, que mostram, no balanço da região, um ritmo menor de redução da pobreza, que ao longo de toda a década apresentou um recuo considerado histórico. A estimativa é de que 164 milhões de pessoas sejam pobres no fechamento de 2013, o equivalente a 27,9% da população, em patamar muito parecido ao registrado no ano anterior.

    PS: Não é o melhor do mundos…. mas também não é fim do mundo.

    • As custas do crescimento econômico baixo, altas taxas de impostos do trabalhador de classe média brasileiro, paternalismo estatal, clientelismo, populismo barato e sabemos qual o final desta história. A ascensão de parte da população da pobreza extrema a um mínimo de dignidade é louvável, porém deve-se fazer com chances de emprego e educação, não com bolsas fraudes, vale mercado, etc. Este tipo de ação é um foco de corrupção e desvio de dinheiro enorme e não transforma estas pessoas, não as dá chances de melhorar e sim as fazem refém dos estado. Qunado o dinheiro acabar ou mudar o Governo, o que estas pessoas fazem, voltam a catar lixo?! Ou abrem uma fábrica de lâmpadas de LED?
      Vivemos o famoso me engana que eu gosto.

      • Traga números e a fonte!

        E aí começaremos uma réplica civilizada… mas tem que ser com dados factíveis….

        PS: Apesar de eu ter esquecido de mencionar a fonte acima…..

        Valeu!

      • Calma, sei que vc não lê jornal, que vc deve somente ler o Metro, pois o governo ainda não criou o bolsa midia…vá ler sobre o Franklin. Martins 😀 e sobre os mensaleiros, estes bandidos sugadores dos recursos da Nação. Qual o crescimento deste país nestes 12 anos de desmandos neste país? Quais os números da inflação? Quais as obras de infra-estrutura finalizadas por estes Bolcheviques? Nem a transposição do São. Francisco conseguiram finalizar. sei que vc não deve utilizar o transporte aéreo, mas vá aos domingos aos aeroportos observar o caos reinante nestes lugares. Observe as mortes nas estradas. Quantos km de estradas foram feitos neste governo, quantos km de ferrovias foram realizados? Mostre vc os números. Não seja pelego deste regime desastroso que está no fim.

      • jornal ???? veja rede esgoto de televisão e etc e tal isso é o lixo d imprensa vendida,rsrsrs ,
        lei dos médios já

      • Que tal o carta estatal !!!???… rsrsrsrsrsrsrs… perebento, vc é uma piada pronta… se vc pedir novamente a lei dos médios, vou lhe mostrar meu dedo médio como resposta… 🙂

      • Vc não tem vergonha de postar essa merda chapa branca como exemplo de algo que preste ???… vai passar um óleo de peroba na cara, pau de sebo… porque não postou logo o vermelho.org… pelo menos não tenta disfarçar o peleguismo como esse site alugado pelo partidão que vc postou como suposta fonte de alguma coisa que presta… bem falou o Wolfpack: vão ler as misérias com que estão acostumados a engolirem… não a toa são uns pândegos… também, com o que consomem !!!…

  8. A Venezuela que a mídia esconde

    A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) acaba de confirmar que a Venezuela cumpriu com a meta principal dos Objetivos do Milênio da ONU antes do prazo estabelecido de 2015. O país reduziu pela metade o número de pessoas em pobreza extrema. Segundo o estado intitulado “Estado da insegurança alimentar no mundo”, divulgado no final de outubro, o percentual de venezuelanos subnutridos hoje é inferior a 5%. Em 1992, a subnutrição vitimava 13,5% dos habitantes da nação vizinha.

    Segundo o embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Arvelaiz, “essa conquista é um dos principais resultados da implantação das ‘missões sociais’ levadas a cabo pelo governo bolivariano na área de alimentação, agricultura e erradicação da fome”. Em 2000, os 198 países membros da ONU acordaram os “Objetivos do Milênio” para superar a miséria e agora a Venezuela é reconhecida como um dos primeiros países a cumprir as metas. Em 2005, a ONU também elegeu o país como “território livre do analfabetismo”.

    http://altamiroborges.blogspot.com.br/2012/11/a-venezuela-que-midia-esconde.html

    PS: Alguns olhando um copo com água até o meio. Vão falar que está meio cheio. Outros meio vazio…. Mas, totalmente vazio, tem que ter uma mente tacanha…

      • Acho que você não prestou atenção no (PS:)

        Leia de novo! Não dói!

        É quase o mesmo caso do Irã. Durante os últimos 30 anos, ia ser bombardeado pelo menos 4 vezes ao ano….

      • Cara eu te pago agora uma passagem para sua Cuba maravilhosa, por que vc não migra para lá, faria um bem para o povo deste país. De sua Cuba, o povo foge nadando, prefere enfrentar o mar e tubarões a permanecer sob uma ditadura familiar que visa somente se perpetuar no poder. Seria este o futuro do nosso país, não. As próximos eleições nos apontarão novos rumos e destinos a nosso povo, muito longe do bolivarianismo. Cara trabalhe e construa algo, e por favor pague impostos e não somente viva do bolsa família. Se trabalhar vc poderá até viajar para sua Cuba maravilhosa, pegar algumas prostitutas do regime e beber umas margueritas.

      • E alguém precisa provar que aquela merda onde fidel pisoteia a todos não presta para se viver !!!???… rsrsrsrsrsrs… cara, vc é um palhaço mesmo… muito engraçado !!!… mas ir para lá, nem pensar, não é mesmo ???… Wolfpack, eu também ajudo na passagem do nascimento… e de lambuja manda também o perebento do pé de chulé … 🙂

  9. Não custa nada lembrar….

    Dilma só não leva no primeiro turno se não quiser

    – 50 milhões de beneficiados pelo Programa Bolsa Família

    – 3 milhões de casas próprias pelo Programa Minha Casa Minha Vida

    – 15 milhões de lares com energia elétrica pelo Programa Luz para Todos

    – 5,8 milhões de beneficiados pelo Programa Saúde não tem Preço

    – 20,2 milhões de empregos criados com Carteira Assinada

    – 3,6 milhões de empreendedores individuais com acesso aos diretos trabalhistas

    – 22,7 milhões de pessoas beneficiadas pelo Programa Mais Médicos

    Já sobre o Estadão que é fera em economia, física quântica, astrofísica, bola de gude…. Está na falência e ninguém compra. Ou seja vai sangrar até morrer.

  10. Olhem que bela notícia

    Cuba encerra 2013 com menor taxa de mortalidade infantil da históriaIlha caribenha se mantém como um dos melhores países do mundo neste índice, à frente de Brasil e Estados Unidos, por exemplo

    Cuba terminou 2013 com uma taxa de mortalidade infantil de 4,2 por cada mil nascidos vivos, o número mais baixo da história da ilha, informaram nesta quinta-feira (02/01) os veículos de imprensa oficial do país.

    Leia mais: 50 verdades sobre Fidel Castro

    A primeira vez que os cubanos registraram taxa inferior a 5, foi 2008, com 4,7. Desde então, os índices foram 4,8 em 2008, 4,5 em 2010, 4,9 em 2011 e 4,6 em 2012.

    De acordo com a ONU, a média mundial de mortalidade infantil no ano passado era de 48 para cada mil nascidos. No Brasil, em 2012, esse índice era de 12,9. A dos Estados Unidos, por sua vez, era de 7 mortes para cada mil nascimentos. Veja o último informe completo da ONU aqui.

    http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/33258/cuba+encerra+2013+com+menor+taxa+de+mortalidade+infantil+da+historia.shtml

    • A taxa de mortalidade em Cuba, e fraudada, o indice e computado com crianças a partir de 1 ano de vida, e sabe-se que o maior numero de mortes nesta taxa, se da abaixo disto.
      Alem de o aborto ser liberado a torto e a direito, e constata-se que existe uma verdadeira epidemia de abortos em Cuba.

      • Cara!

        Vocês são cansativos!

        Traga números e a fonte. Ou pelo menos um antes e um depos (Comparativo entre governos).

        Só assim poderemos discutir pontos de vista.

        De boa! (gíria carioca).

        Esta notícia está no site da ONU!

      • Cara, não estou falando de oposição ou situação, estou falando do futuro deste país. Estou falando que devemos valorizar o mérito, e favorecer aqueles que trabalham e pagam seus impostos, não este bando de aproveitadores, sangue-sugas, avessos ao trabalho que se instalaram no Planalto. Esta turma que presa o clientelismo, o fisiologismo, o aparelhamento da maquina publica com acéfalos saídos das linhas sindicais que por natureza foram incompetentes para vencer em suas profissões, e optaram pelo escudo do sindicato, do muleta da estabilidade, de não poder ser mandado embora. Se escondem em suas incompetências e fazem deste país experiência socialista, marxista infantil e amadores. Quando um estúpido de um ministro da economia se ve no direito de propor abandonar a meta de ABS e airbags nos automóveis, medida testa tardia, discutida há mais de 8 anos, para mascarar, maquiar a inflação, dá o tom deste desgoverno. Nosso país está se tornando pária nas mãos destes corruptos Trotskistas. O povo dará sua resposta nas urnas, em breve.

      • O povo continua é votando com o estômago desde 2003. Mas ao que tudo indica a fonte de tanto paternalismo estatal vai acabar secando. Inclusive a que paga para você ficar aqui Trollando pelo PT

    • Olha as fontes que o energúmeno do nascimento posta… putz !!!… é de dar dó… esquerdopatismo puro !!!… o operamundi cita o jornal Granma como fonte de dados de sua matéria… rsrsrsrsrsrsrs… logo o Granma, panfleto pertencente ao imperador cubano fidel… o Granma é o jornal oficial do Comitê Central do Partido Comunista Cubano… como pode ser tão cretino assim, nascimento ???… vai taxar outros de idiotas…

      • leia pelo menos a última frase onde está escrito “Veja o último informe completo da ONU aqui”.

        E vá la verificar! Né!

        kkkkkkk!

    • Segundo o seu raciocínio. Eu também não entendo como a oposição perde uma eleição atrás da outra. Mesmo com interferência dos irmão do norte.

      • Cara, não estou falando de oposição ou situação, estou falando do futuro deste país. Estou falando que devemos valorizar o mérito, e favorecer aqueles que trabalham e pagam seus impostos, não este bando de aproveitadores, sangue-sugas, avessos ao trabalho que se instalaram no Planalto. Esta turma que presa o clientelismo, o fisiologismo, o aparelhamento da maquina publica com acéfalos saídos das linhas sindicais que por natureza foram incompetentes para vencer em suas profissões, e optaram pelo escudo do sindicato, do muleta da estabilidade, de não poder ser mandado embora. Se escondem em suas incompetências e fazem deste país experiência socialista, marxista infantil e amadores. Quando um estúpido de um ministro da economia se ve no direito de propor abandonar a meta de ABS e airbags nos automóveis, medida testa tardia, discutida há mais de 8 anos, para mascarar, maquiar a inflação, dá o tom deste desgoverno. Nosso país está se tornando pária nas mãos destes corruptos Trotskistas. O povo dará sua resposta nas urnas, em breve.

      • Você não contraditou a informação que o amigo Wolfie postou pois ficou sem argumentos. Assim portou-se tal como um pombo enxadrista, o que aliás é uma especialidade de vocês petralhas.

      • Se você assina embaixo do link dele. Indique como matéria para planobrazil.

        Teremos o maior prazer em discorrer sobre o assunto.

  11. ENQUANTO NOSSOS PORTOS ESTÃO SUCATEADOS E PENAMOS COM UMA INFRA-ESTRUTURA PRECÁRIA PARA IMPORTAR E EXPORTAR, ESCOAR NOSSAS SAFRAS, OLHA OQUE ESTE DESGOVERNO CONSTRUIU COM SEU DINHEIRO EM CUBA, COM DINHEIRO DOS SEUS IMPOSTOS E TODOS SABEMOS QUE QUEM PROPORCIONOU ISSO TUDO ESTÁ PRESO NA PAPUDA EM BRASILIA.
    JAN 6 2014
    Isso é que é camaradagem

    Porto de Mariel – Cuba
    Enquanto os portos brasileiros não atendem à demanda, Cuba vai inaugurar um, novinho, feito com investimento do BNDES que é mantido sob sigilo pelo governo petista

    LEONARDO COUTINHO

    Uma potência agrícola com portos tão inadequados é uma Ferrari com um reles motor 1.0. A exuberância fica empacada. É o caso do Brasil. 0 principal porto brasileiro, o de Santos, está assoreado e isso impede que os cargueiros de última geração, que exigem profundidades superiores a 14 metros, atraquem no terminal. As obras de dragagem ali avançam, mas em ritmo cubano. Opa! Quem nos dera! Em Cuba, com dinheiro do povo brasileiro, as obras de infraestrutura progridem velozmente.

    Em 2014, o Brasil vai perder 22% da riqueza gerada pela maior safra de soja da história, de 55 milhões de toneladas. A causa disso são os gargalos da infraestrutura portuária brasileira e da perda de carga em acidentes de caminhões nas péssimas estradas. Isso significa que o governo brasileiro dedicou a essa questão a prioridade máxima, investindo o máximo possível na melhoria das estradas e dos portos brasileiros? Não. Apenas 7% dos 218 milhões de dólares previstos para ser investidos nos terminais brasileiros em 2013, ou 15,5 milhões de dólares, foram aplicados. O maior investimento brasileiro em portos nos últimos anos foi feito onde? Em Cuba.

    No fim de janeiro, a presidente Dilma Rousseff vai à ilha dos irmãos Castro inaugurar o Porto de Mariel. O governo brasileiro investiu 682 milhões de dólares nos últimos três anos na construção de um terminal em Cuba, onde a ditadura de Fidel e Raul Castro, perdoem a repetição, vive sua fase terminal. O Porto de Mariel terá capacidade 30% superior à do Porto de Suape, o principal do Nordeste brasileiro. O descalabro é obra de Lula. Foi no governo dele, em 2008, que o BNDES decidiu financiar 71% do orçamento da construção do porto. Para entendermos o senso de prioridade do governo do PT, o BNDES emprestou aos cubanos três vezes mais do que destinou a melhorias e ampliações no Porto de Suape desde a sua inauguração, em 1983. Cuba não pode esperar. O Brasil pode.

    Acrescente-se aos dados acima o fato de que o negócio com a ditadura cubana transcorreu sob segredo de Estado. Em junho de 2012, o ministro Fernando Pimentel, do Desenvolvimento e Comércio Exterior, classificou o conteúdo do contrato como “secreto”, com validade até 2027. A justificativa foi proteger “informações estratégicas”. Acabava de entrar em vigor a Lei de Acesso à Informação quando Pimentel decidiu classificar o negócio com os cubanos como secreto.

    O BNDES financia obras de infraestrutura em quinze países, mas apenas três contratos — dois com Cuba e um com Angola — são considerados secretos. Um documento arquivado na biblioteca do Senado antes da blindagem feita por Pimentel e o relato de um funcionário público familiarizado com as negociações em torno do empréstimo para o Porto de Mariel dão uma pista do tipo de informação que o governo tenta esconder. A única garantia exigida pelo empréstimo foi a abertura de uma conta em uma agência do Banco do Brasil nos Estados Unidos na qual Cuba se compromete a manter um saldo equivalente a três parcelas do pagamento da dívida com o Brasil, cujo desembolso começará apenas em 2017. Em caso de atraso no pagamento, o Brasil, teoricamente, poderia sacar os valores da conta de Havana no BB. Teoricamente, pois os termos do contrato secreto são desconhecidos e podem conter cláusulas ainda mais favoráveis aos ditadores de Cuba. Por exemplo, o valor das três parcelas pode ser irrisório.

    A promessa dos cubanos é depositar na agência do BB nos Estados Unidos parte da receita de suas exportações de açúcar. Como Cuba produz hoje menos açúcar do que há 55 anos, quando os Castro substituíram a ditadura de Fulgencio Batista pela deles, não há nenhuma garantia. Havana pode simplesmente deixar de depositar o dinheiro. O porto estará prontinho. E estará dado o calote — aliás, recorrente nos negócios com Cuba. Nem ao falecido Hugo Chávez o Brasil ofereceu tanta facilidade. Uma das razões para não ter vingado a participação da petroleira PDVSA na construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, foi o fato de o BNDES ter exigido que o venezuelano buscasse junto a bancos privados as garantias necessárias para a liberação do crédito. Chávez queria a mesma mamata dada pelo PT aos cubanos. Ofereceu dar como garantia uma conta a ser abastecida com as divisas geradas pelas exportações de petróleo. Não funcionou.

    “Cuba é conhecida pelos calotes. Os contribuintes brasileiros podem considerar esse dinheiro como uma doação de seu governo para a manutenção de uma ditadura”, diz José Azel, professor do Instituto de Estudos Cubano-Americanos da Universidade de Miami. Em 2004, o governo do México recorreu à Justiça italiana para embargar 40 milhões de dólares de uma conta da empresa de telefonia de Cuba, na tentativa de reaver parte de um empréstimo de 500 milhões de dólares. Em novembro passado, o México acabou perdoando 70% da dívida e parcelou o saldo de 150 milhões de dólares em dez anos. O mesmo foi feito pelo Japão, que abriu mão de 80% de uma divida de 1,4 bilhão de dólares.

    Cuba já pleiteia um novo empréstimo do Brasil. Desta vez para construir uma zona industrial ao redor do Porto de Mariel. Em novembro passado, Rodrigo Malmierca, ministro do Comércio Exterior cubano, esteve no Brasil para convencer empresas brasileiras a se instalarem na ilha. Malmierca prometeu isenção fiscal e o fim do confisco de metade do salário pago aos trabalhadores — um dos itens da legislação escravocrata implantada pelos comunistas. Nenhuma empresa brasileira topou. Vai ver, Malmierca já acertou tudo em segredo com o governo brasileiro.

    O monopólio dos militares

    Em 2006, o total de empresas registradas em Cuba era de 3519. Em setembro passado, quando o Escritório Nacional de Estatísticas e Informação de Cuba divulgou o mais atual levantamento empresarial da ilha, apenas 2491 empreendimentos estavam com as portas abertas. Uma redução de 29%. 0 fracasso da indústria, do comércio e do setor de serviços nada tem a ver com o embargo americano, até porque nada impede Cuba de fazer negócios com o restante do mundo. Trata-se, isso sim, do resultado da crescente concentração das atividades econômicas nas mãos de oficiais das Forças Armadas, um processo que começou em 1994, quando o país comunista “se abriu” a investimentos externos. Como as empresas estrangeiras não podiam ser 100% donas do negócio, associaram-se aos militares. Em 2012, as empresas das quais eles eram sócios ou únicos donos – desde lojas de roupas e sapatarias até a Almacenes Universales S.A., que controla toda a importação e exportação de produtos – movimentaram 80% do PIB do país. A administração do Porto de Mariel será feita pela Almacenes, que também será a sócia compulsória de quem se aventurar a investir no parque industrial previsto para as proximidades. No Brasil, a filial da empresa foi aberta em 2010 por Fidel Castro Puebla, que vive no bairro dos Jardins, em São Paulo, e cujo nome é uma homenagem da mãe, a general Esther Puebla, ao ditador cubano e ex-companheiro de guerrilha. Sob o nome de Comercial Brasraf Importação e Exportação Ltda., a filial da Almacenes faz a intermediação do comércio entre Brasil e Cuba.

    Revista Veja

    • Cadê que o amarelo do nascimento contesta as informações postadas pelo Wolf ???… é um penico vivo… só se encontra m… dentro dele… típico de PETRALHAS… descompasso tem mesmo, mas é de vcs esquerdopatas com a realidade… VENDIDOS… LEILOADOS A PREÇO VIL…

  12. Eu acho que tem descompasso logo no início…

    Mídia engole 89 milhões/t de soja

    O Brasil é líder mundial em exportação de soja, mas na safra de 2012/2013, o maior exportador tornou-se também o principal produtor do planeta, desbancando os EUA.

    O custo social e ambiental desses feitos da monocultura nunca é contabilizado no panegírico do agronegócio.

    Mas o fato é que, sozinha, a soja responde por 45% de toda a safra brasileira de grãos, estimada em 195 milhões de toneladas este ano.

    http://altamiroborges.blogspot.com.br/2013/12/midia-engole-89-milhoest-de-soja.html

    Quanto a revista veja aqui no Rio ela é vendida em camelos e ninguém compra.

    Até hoje eu lembro da matéria sobre o boi-mate.

    PS: Te vejo no próximo final do mundo que pode ser do O Globo, Estadão, Folhas… ou pelo menos enquanto eles durarem….

    • Pois é né? E enquanto isso a Carta Capital de vocês é processada por calúnia:

      MP denuncia CartaCapital por calúnia contra ministro
      Por Pedro Canário

      O Ministério Público Federal apresentou no início do mês denúncia criminal contra Mino Carta e Leandro Fortes, dono e repórter da revista CartaCapital, respectivamente, e os empresários Dino Miraglia Filho e Nilton Antonio Monteiro pelo crime de calúnia contra o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. A acusação é de que eles vincularam o nome do ministro a uma lista de pessoas que receberam dinheiro de um esquema de caixa 2 em campanha política para o governo de Minas Gerais.

      A reportagem em que as imputações são feitas foi publicada pela CartaCapital em agosto de 2012. Assinado por Leandro Fortes, o texto afirma que Gilmar Mendes recebeu R$ 185 mil de um esquema financeiro montado pelo empresário Marcos Valério para abastecer o caixa 2 da campanha de reeleição de Eduardo Azeredo, hoje deputado federal pelo PSDB mineiro. A ‘prova’ apresentada por Fortes é uma ‘lista’ fornecida à revista por Dino Miraglia e Nilton Monteiro.

      Monteiro hoje está preso pelo crime de estelionato e já esteve preso outras duas vezes, sempre pelas acusações de fraude ou crime conta o patrimônio. A tal lista apresentada por ele como prova à CartaCapital é sabidamente falsa. É a famosa Lista de Furnas, tida como forjada já desde 2002 pela CPI dos Correios, e que foi produzida no computador de Nilton Monteiro. Uma das prisões do empresário foi pela falsificação de documentos e assinaturas.

      O tal “documento” apresentava duas listas. Uma com doadores de campanha, com a quantia que cada um doou, e outra, com os beneficiários da campanha, com as importâncias que cada um recebeu. Tudo com o selo da SMP&B. O caso chegou ao Ministério Púbilco depois de representação apresentada pelo ministro Gilmar Mendes, representado nos autos pelo advogado Rodrigo Mudrovitsch.

      “Todas essas acusações fundamentaram-se em documentos cuja falsidade de conteúdo era evidente, e provenientes de fonte — Nilson Antonio Monteiro — notoriamente indigna de crédito. Ademais, à época da publicação da notícia, a falsidade estava já estampada em inquérito policial no bojo do qual restara demonstrado que fora fabricado nos computadores pessoais de Nilton Antonio Monteiro, os quais já haviam sido objeto de busca e apreensão em cumprimento a decisão judicial exarada em 18 de outubro de 2011”, diz a denúncia.

      Para o MP, a intenção da reportagem era “diminuir a autoridade moral” do ministro Gilmar Mendes, “imputando-lhe falsamente a prática do crime de corrupção passiva”.

      Ainda de acordo com a denúncia, assinada pelos procuradores da República Luciana Sperb Duarte, Gustavo Torres Soares, Ana Letícia Absy, Andrey Borges de Mendonça, a reportagem teve “motivo torpe”. A primeira reportagem que acusa Gilmar Mendes foi publicada no dia 27 de julho do ano passado, na iminência do julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão, pelo Supremo. Isso, dizem os procuradores, “faz evidente que os acusados pretendiam influenciar indevidamente os trabalhos da Suprema Corte, criando falsamente a impressão de suspeição de um de seus 11 ministros”.

      O pedido é da condenação prevista no artigo 138 do Código Penal, que define o crime de calúnia e prevê prisão de seis meses a dois anos, com as causas especiais de aumento da pena descritas no artigo 141, incisos II e III. Com isso, a pena seria aumentada em um terço pelo fato de o crime ter sido cometido contra funcionário público (inciso II) e “na presença de várias pessoas, ou por meio que facilite a divulgação de calúnia, da difamação ou injúria” (inciso III). Também é apontado o agravante do artigo 61, inciso II, alínea “a”, que qualificam o crime caso ele tenha sido cometido por motivo torpe, como alega o MP.

      A revista Consultor Jurídico não conseguiu contato com os acusados até a publicação desta reportagem.

      http://www.conjur.com.br/2013-jul-15/ministerio-publico-denuncia-cartacapital-calunia-gilmar-mendes

      • E as suas referência estão indo brejo por falta de leitores.

        kkkkkkkkkkkkkkkkk!

        Isso aqui é diversão garantida!

        kkkkkk!

  13. E depois disso tudo a PresidentA fica surpresa porque existiu espionagem da NSA sobre dados do Governo. Que Nação no Mundo vai confiar neste tipo de Governo Bolivariano?

  14. MOODY’S: BRASIL NÃO TERÁ RISCO REBAIXADO EM 2014

    Derrotistas perdem mais uma; principal agência de risco do mundo afirma que nenhuma revisão na nota de risco do País será feita antes das eleições presidenciais; rebaixamento era mais uma aposta furada de setores da oposição; segundo o analista-sênior Mauro Leos, se o desempenho no período apontar para crescimento anual de 2% e um superávit primário ao redor de 2% do Produto Interno Bruto (PIB), conforme a expectativa da agência, não deverá haver mudanças na atual perspectiva estável do país.

    http://www.brasil247.com/

    PS: Passarinho que acompanha morcego amanhece de cabeça pra baixo.

    • Brasil247… mesma linha do carta estatal… nem vale a pena comentar… tá ficando chato entrolhar o “nana”… 🙂 se ele fosse mais esperto fazia um upgrade e deixava de trollar no PB e montava mais um sitezinho chapa branca do tipo desses que ele cita e ganhava mais vendendo postagens mentirosas para os petralhas… podia começar tentando melhorar a podre imagem do zé dirceu e do genóino… tão apodrecendo em vida… rsrsrsrsrsrsrsrss…

      • É isso aí!

        A matéria já saiu página 1… todo mundo foi embora… vamos ficar aqui trocando ‘gentilezas”.

        kkkkkkkk!

        Valeu!

Comentários não permitidos.